Nádia Campeão: Lamentarei se Marta Suplicy não ficar do lado de cá

Tempo de leitura: 4 min

Captura de Tela 2015-03-10 às 11.26.44

por Luiz Carlos Azenha

A vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, disse ontem no programa Gabinete Aberto, promovido pela própria Prefeitura para prestar contas à população, que lamentará se a ex-prefeita Marta Suplicy passar para o “outro lado”. Foi em resposta a uma das perguntas que este entrevistador fez à comunista, que também foi questionada pelo repórter Pedro Venceslau, de O Estado de S. Paulo.

Nádia Campeão foi secretária de Esportes durante o governo Marta. Elogia a ex-prefeita, mas pondera: “Eu lamentarei se a senadora adotar um caminho de afastamento do seu partido. Ela sabe que vivemos uma disputa muito acirrada no país. Ela vai ter de se perguntar ‘de que lado eu estou’? Espero que continue deste lado”.

A especulação é de que Marta deixará o PT nos próximos meses para ingressar no PSB, partido pelo qual disputaria a eleição — com apoio do PSDB de Geraldo Alckmin — contra outro político que serviu em seu governo, Fernando Haddad.

Nádia Campeão não demonstrou preocupação eleitoral com a possível guinada de Marta, que tem criticado seguidamente o PT, o governo federal e a presidenta Dilma Rousseff. Lembrei a ela que Marta é muito popular na periferia, mas a vice-prefeita rebateu que Fernando Haddad trabalha prioritariamente com a mesma faixa do eleitorado.

Quando, anteriormente, questionei Nádia sobre as pesquisas de indicam baixa popularidade de Haddad, ela lembrou que outros prefeitos ficaram próximos do mesmo patamar a esta altura do mandato, especialmente depois de aumento das tarifas de ônibus.

Em janeiro a tarifa subiu de R$ 3 para R$ 3,50. Em seguida, pesquisa Datafolha registrou queda na popularidade do prefeito. Mas ele ainda tinha, segundo o levantamento, 53% de ótimo, bom e regular.

Captura de Tela 2015-03-10 às 11.45.26

Nádia Campeão lembrou que Marta foi vítima de preconceito durante sua gestão municipal, especialmente quando implantou os Centros Educacionais Unificados (CEUs) na periferia, inicialmente vistos como “desperdício” — tanto quanto o Bolsa Família enfrentou rejeição quando foi implantado (observação nossa). Embora a vice-prefeita não tenha especulado sobre isso, será interessante ver se Marta ganhará os votos dos preconceituosos que a atacaram, especialmente depois do episódio “relaxa e goza”.

Quando tratamos da cobertura da mídia ao governo Haddad, ela destacou que a ênfase é nos aspectos negativos da gestão, como não se viu anteriormente nos governos Kassab e Serra. Ela afirmou que a Prefeitura poderia enfrentar isso com a destinação de verbas para a publicidade oficial, mas não o faz por ter outras prioridades. Demonstrou segurança de que, na campanha de 2016, na propaganda gratuita, será possível comunicar à população os avanços do primeiro mandato de Haddad.

Nas hostes petistas, a reeleição de Haddad em São Paulo é vista como fundamental para as eleições presidenciais de 2018, quando o ex-presidente Lula e o governador Geraldo Alckmin podem se enfrentar novamente.

Outros temas dos quais se falou na entrevista ou depois dela:

Uso das ciclovias — É também uma questão cultural, que leva tempo para mudar. O prefeito estuda formas de incentivar o uso da bicicleta, mas não pode mexer em impostos que incidem sobre o preço delas.

Enchentes — A prioridade é atacar os pontos de alagamento, que foram mapeados. Há várias obras em andamento. A cidade tem menos enchentes pontuais agora que no passado. Nádia não soube dizer se o governo municipal tem algum projeto para tornar as calçadas mais permeáveis ou se emprega o asfalto mais poroso, que reduz a rapidez das águas que correm para os bueiros.

Sub-prefeituras — Embora o prefeito tenha aceitado a indicação de vereadores, manteve o critério de nomear funcionários de carreira que tenham conhecimento da área em que vão atuar.

Inclusão digital — O wi fi já foi implantado em mais de 100 praças, mas a Prefeitura precisa fazer mais para promover o governo digital, ou seja, facilitar a vida do cidadão permitindo que a maioria dos serviços municipais seja acessível online.

Semáforos que apagam nas chuvas — São Paulo tem 6 mil cruzamentos. Foi feito um mapeamento completo dos semáforos. O trabalho de renovação já começou. Até 2016 a pretensão é derrubar a taxa dos que apresentam problemas para 1%.

Queda de árvores — São Paulo tem 600 mil árvores em ruas e avenidas. A queda se concentra nos bairros mais antigos, com árvores de 50, 60 anos. A Prefeitura, hoje, faz trabalho preventivo apenas a partir de reclamações de munícipes. Está em estudo fazer como em outras metrópoles, onde a fiscalização é periódica. O grande problema neste setor é a falta de árvores nos bairros periféricos.

Prioridades — Lembramos à vice-prefeita que a mídia, preocupada com seus leitores/ouvintes/telespectadores, muitas vezes concentra a cobertura nos problemas do centro da cidade. Isso pode causar uma distorção nas prioridades da própria prefeitura? Ela respondeu que, no centro, o trabalho da Prefeitura é de “zeladoria”. A prioridade absoluta da gestão, disse ela, é na prefeitura. Basta analisar a soma dos investimentos, que devem incluir não só os hospitais e outras obras, mas o dinheiro gasto em transporte público. Ela definiu o governo como “de esquerda”.

Leia também:

Tarso Genro: Mídia omite que PP gaúcho apoiou Aécio


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

abolicionista

Não condeno a mudança de partido, tampouco a considero uma prefeita ruim. Acho que os céus e o bilhete único, entre outras coisas, foram positivos para a cidade. Mas alguns aspectos de sua atuação política, principalmente nos bastidores, desagradam muito. Ela é o tipo de político bem intencionado e sem ligação com movimentos populares que surgiu na fase cor de rosa do PT. Para mim partido de esquerda tem que estar na rua, e não assistindo a tudo de camarote e gastando sua energia política em intrigas palacianas.

    Romanelli

    Martha ? do que lembro agora
    .
    Acertou com os CÉUS e o bilhete Unico, deu prosseguimento a alguns piscinões, na regulação do transporte clandestino, na educação tb fez bonito ..saúde continuou aquilo de sempre e ao final prometeu, sem cumprir. mundos e fundos ..acertou na implantação da coleta seletiva tb
    .
    ERROU feio – ao esconder a separação com o SUPLICY ..ao querer implantar taxa de lixo ..ao construir um viaduto com erro de projeto em área nobre ..ao bancar o projeto caríssimo da ponte estaiada ..ao tentar um projeto BELEZURA – maquiagem – e não atentar pra áreas verdes ..ao implantar CÉUS em áreas alagadas (tipo do Jardim Pantanal) ..ao perpetuar o emprego de cobrador de ônibus que passou a ser assistente obrigatório de condutor, encarecendo o sistema ..ao ceder pras cooperativas de ônibus dominadas por facções criminosas ..ao, em sendo ARROGANTE, não oferecer diálogo e achar que estava com a bola toda
    .
    aqui não a reelegeram, o que poderia vir a responder a eventuais dúvidas suas
    .
    Particularmente acho-a melhor que Haddad, um prefeito barulhento, midiático, polêmico (com suas faixas desorganizadas e ciclovias descasadas) ..um cara demagogo (com suas cracolândias e apoio a invasões populares) ..populista (com suas bolsas tipo pra travesti, viciado, grafiteiro e estrangeiro) e..
    .
    ..e perdulário (por exemplo, com a instalação de caríssimos relógios em concreto, e ponto de ônibus muito sofisticados, por toda cidade) ..fora de alguns mimos como a instalação dum tipo dum coreto em madeira, desnecessário, na praça P,Duarte, por exemplo..
    .
    ..Pior, um cara que vive da imagem de se ser um santo milagreiro, mas que como ministro da educação, sequer conseguiu antever a necessidade premente de formarmos mais médicos e engenheiros.
    .
    e olha que eu não falei da limpeza, saúde e da mobilidade que continuam caóticas por toda cidade ..mobilidade que nos remete a maior transparência e BARATEAMENTO da tarifa do transporte, coisa que ainda tb esta devendo, apesar dos movimentos de 2013.

    abolicionista

    Romanelli, discordo de alguns aspectos que você colocou e concordo com outros. Há erros e acertos. Os pontos de ônibus sofisticados são mesmo uma porcaria. Feitos por engenheiros e designers que certamente nunca tomaram um ônibus na vida. Feitos de vidro e aço, eles ficam gélidos no frio e fervem no calor. Além disso, não protegem da chuva, por que são abertos nos lados. Os antigões, feitos de concreto, eram muito melhores (mas faz tempo que são ruins). Enfim, há erros e acertos.
    Agora, por mais erros que Marta e Haddad tenham cometido, eles não chegam perto da safadeza que foram as administrações de Pitta, Serra e Kassab. Sim, porque esses não erraram, eles acertaram o golpe que pretenderam dar nos cofres públicos. Se a Marta falhou em combater a máfia dos ônibus? Sim, falhou. Mas pelo menos tentou. Esses três patetas que citei nunca nem tocaram no assunto. Aliás eu sinceramente não consigo ver qual dos três é pior. Talvez o Serra, economista de araque (que nunca se formou) pelo caráter de privatizador irresponsável e pelo poder nefasto que exerce sobre a mídia (um exemplo grotesco foi o jornalista Heródoto Barbeiro ter feito uma pergunta sobre os pedágios no Roda-Viva e não ter voltado mais ao programa). Sim, Serra é o pior. Hoje está articulando um ataque à Petrobrás (que ele chama de “Petrobrax”). Aliás, Serra tem 20 páginas de Certidão de Crimes eleitorais e 3 processos ativos por corrupção. Certamente o pior…. ou talvez o melhor, se o parâmetro for a arte do crime.

tiao

A Dona Marta tem é que tomar vergonha e deixar de usar o nome de um homem íntegro que já não é seu marido
há muito tempo.Deixe de sujar o nome de um dos políticos mais dignos deste país.Faça-nos este favor.

lulipe

Martaxa sabe que o barco tá afundando…Vai para o lado dos 51.000.000 que compõem a maior elite do planeta..

Romanelli

Ontem eu cheguei tarde e não pude fazer uma colocação pra ela. Sei que estou abusando, mas se não for pedir muito, gostaria de republicar..
.
..quem sabe ela possa aqui se defender do que dizem dela, ou mesmo, de defender suas idéias e posições que, no caso, divergem muito com as minhas, principalmente no que diz respeito a “forma de se reivindicar e se pleitear a construção de casas populares”.
.
mas ontem, retardatário, eu dizia:
.
São Paulo, Ipiranga, dias as mães do ano de 2013.
.
Uma enorme gleba de terra, de loteamento ainda irregular, fora negociada com uma construtora.
.
Imediatamente movimento ALIENÍGENA ao bairro tomou a gleba de assalto.
.
De início podia se constatar centenas de barracas de lona PRETA, desertas ..DESERTAS.
.
Levou alguns dias pra nem 10% ser ocupado ..paralelamente corria boato que o comando do ASSALTO fora dado pela Vice Prefeita Nadia Campeão, representada na ação por uma sua coligada, candidata derrotada, de nome Maura Augusta.
.
Passado um tempo, após acordo havido entre a PMSP, construtora e invasores, ficou acertado – segundo relatos – que toda a gleba seria desocupada pra invasão ser concentrada num lote de cerca de 70×70 metros. Tudo em troca de que ali, posteriormente, após a aprovação do empreendimento, fosse edificado um conjunto de moradias populares amparado pelo programa Minha Casa de Dilma.
,
Tudo acertado, de certo é que AINDA faltava povo ..e AINDA FALTA ..boatos sobre auxilio aluguel correram solto ..os lotes começavam a ser demarcados (hoje tem cerca de 100 barracos mal ocupados) ..construções de ALVENARIA começaram a surgir (o que de início falaram que NÃO haveria ali) ..hoje, até comércio oportunista tem, sem que a PMSP faça NADA ..agora, experimente você, pessoa HONESTA, construir sem alvará, vice prefeita ?
.
2014, conseguindo a reintegração, no dia da desocupação, TIROS, incêndio, fogo em ônibus, o pânico fora instalado num bairro pacifico pelos ALIENÍGENAS que se apossaram do local. Com base num decreto que disse do interesse social pela área, suspendeu-se a reintegração no último minuto (é a covardia eterna do nosso poder público) ..tudo para que logo em seguida o próprio decreto fosse tb anulado ..mas aí já era tarde, fora dado o GOLPE.
.
Hoje, após quase 2 anos, UMA FAVELA fétida ..antro de ladrões e traficantes, aonde alguns já revenderam 4, QUATRO vezes o seu barraco ..passado todo este tempo o local continua abandonado, porém com gato de luz e água (diz-se que feitos sobre a proteção de ARMA DE FOGO) ..dizem inclusive que o movimento inicial liderado pro Nadia e Maura perdeu o controle, ou interesse, e cedeu espaço a outro que é comandado remotamente de Heliópolis,e que de lá inclusive, administram venda e locação.
.
FATO, todo o bairro foi condenado, pessoas que adquiriram suas casas honestamente, há mais de 50 anos, foram prejudicadas ..imóveis se desvalorizaram ..a insegurança e decrepitude se instalou ..por enquanto, pela crise, o Minha Casa Minha DIVIDA não deu as caras e a construtora ainda não aprovou seu empreendimento
.
de certo apenas é que a cidade ficou mais pobre, ganhou GUETOS, a área ficou abandonada, tomada por arruaceiros, aventureiros, oportunistas, mercantilistas da miséria humana que, após a bagunça instalada, alguns sumiram sem dar cabo das promessas que fizeram.
.
Pergunta: A sra, Vice Prefeita, se sente capacitada para ajudar a gerenciar, a construir uma cidade amparada pela LEI, pela ordem e pelo urbanismo civilizatório ? ..ou será que Política Social pra você é isso ..o arregimentar de alguns desesperados entremeados de BANDIDOS que, na primeira chance invadem, pilham e tomam propriedades que não são suas para ali perpetuarem mais uma zona de miséria ? ..PIOR, ajudando a degradar logadouros que antes não eram dados como passivos de assistência ?
.
Você Vice prefeita, acha justo os que arregimentam famílias sabe-se lá´de onde, mas com o condão de fraudarem invasões e movimentos “ditos espontâneos” ao enviá-las a acampamentos CARENTES de tudo, e lá deixá-las abandonadas à própria sorte, quando não, reféns de uma máfia que só pensa em retirar-lhes o pouco e mínimo que ainda tem ?

Deixe seu comentário

Leia também