Na frente anti-Copa, o ataque do PSTU aos Black Blocs

Tempo de leitura: 4 min

terça-feira, 28 de Janeiro de 2014
A necessidade da autodefesa dos movimentos sociais

Jean de Saline, de São Paulo (SP), no site do PSTU

Uma das polêmicas surgida entre os ativistas das passeatas de junho e das mobilizações que se seguiram foi sobre a violência da polícia e de como combatê-la.

É um fato que existe uma maior polarização da luta de classes.  O país não é o mesmo desde os protestos. Muitos trabalhadores e jovens que nunca participaram de mobilizações vieram para as ruas. Lutaram e gostaram, porque aprenderam que  “é possível lutar, é possível vencer”. Depois de junho, essa mudança na consciência continuou a se manifestar nas inúmeras mobilizações populares, sindicais e estudantis ocorridas.

Hoje, o que era “normal” se tornou intolerável. Os trens sempre quebraram, mas agora tem quebra-quebra quando um deles para no meio da viagem. A juventude negra sempre foi morta nos bairros da periferia. No entanto, recentemente, houve um levante popular após o jovem Douglas ser assassinado pela PM em São Paulo. O leilão de Libra provocou uma greve nacional dos petroleiros.  Como a situação concreta dos trabalhadores e do povo em geral só tende a piorar, é possível prever uma polarização crescente da luta.

Repressão vai aumentar


Os governos vão apostar nas eleições para desmobilizar as mobilizações, apontando uma falsa saída. Por outro lado, vão utilizar todas as formas possíveis de repressão para evitar que a Copa de 2014 seja questionada por mobilizações gigantescas, como ocorreu na Copa das Confederações.

A justiça está buscando criminalizar os movimentos sociais, com leis dos tempos da ditadura, e cria novas leis ainda piores. A polícia reprime duramente toda vez que pode. A greve dos professores no Rio mostrou uma repressão violenta contra os trabalhadores. A ilegalidade da ação da polícia é impressionante. Passam por cima do direito constitucional de greve.

A ordem dos governos (começando por Dilma) é tentar intimidar os movimentos sociais para evitar as mobilizações durante a Copa. A mesma postura pode-se observar com a ação da polícia nos bairros pobres e negros. Dá para se observar uma postura policial ainda mais dura. Vão querer impor o terror nesses bairros para “evitar problemas” durante a Copa.

O direito de autodefesa

E o movimento, o que pode fazer frente a isso? Não pode ser que a violência policial decida a sorte do país. A ditadura militar, cujo aniversário de 50 anos se completa em março de 2014, caiu há três décadas.

Dizem que o gigante acordou em junho. Não pode ser que cassetetes, gás lacrimogêneo e balas de borracha o façam dormir de novo. Os trabalhadores têm o direito de fazer greve. Os estudantes de ocupar as ruas. O povo de exigir saúde, educação e transporte público decentes. Não pode ser que o PT – que sofreu essa mesma repressão nas greves da década de 1980 – agora queira acabar com as mobilizações na porrada.

Os movimentos sociais têm o direito de se defender contra a violência policial. A autodefesa do movimento é uma tarefa que deve ser assumido por trabalhadores em greve, por ocupações de terras e pelas mobilizações estudantis.

Um exemplo a ser seguido


O exemplo da ocupação William Rosa é importante. As 3.900 famílias que ocuparam um terreno em Contagem, em Minas Gerais, foram brutalmente reprimidas no dia 1° de novembro pelo 18º batalhão da PM. Segundo o Frei Gilvander Moreira, da Comissão Pastoral da Terra, a polícia jogou bombas no meio das barracas, atiraram com balas de verdade e lançaram gás lacrimogêneo de helicópteros. A ocupação não se amedrontou e se manteve.

Depois disso, os ocupantes se organizaram para resistir à polícia. Conseguiram montar seus escudos e sua defesa com materiais conseguidos ali mesmo. Querem que a polícia saiba que será mais difícil bater em gente desprevenida. Esse povo tem o que defender: seu direito de lutar pela moradia, sua esperança de conseguir escapar do aluguel.

Autodefesa do movimento ou ‘tática Black Bloc’?

O exemplo da autodefesa da ocupação Williams Rosa deve ser conhecido por todos os ativistas das greves, passeatas e ocupações do país. A luta militar coletiva dos moradores da ocupação é uma extensão da luta popular. É necessário estender essa prática para os outros setores.

Os Black Blocs surgiram durante as passeatas de junho. De certa maneira são uma expressão da radicalização do movimento. Expressam uma enorme indignação com a polícia e com as grandes empresas. Alguns vêm da classe média, outros dos bairros pobres e assistiram a polícia matar outros jovens. Assim, é fácil entender como conseguem ter popularidade em setores da juventude.

É fácil entender, mas é necessário discutir se essas ações ajudam ou atrapalham as mobilizações. A nosso ver atrapalham.

Para os Black Blocs as mobilizações devem terminar em quebradeira para mostrar que são contra os bancos e empresas. No entanto, isso afasta os trabalhadores das manifestações. O resultado é que a luta coletiva contra essas empresas se enfraquece.

Da mesma forma, para os Black Blocs, a decisão sobre como e onde enfrentar a polícia não é dos trabalhadores em greve ou dos ocupantes de um terreno, como a Wiliiam Rosa. Para eles, um Black Bloc tem o direito de iniciar um conflito com a PM sem que isso tenha sido decidido pelo movimento. Mais precisamente as passeatas devem sempre terminar em confronto com a polícia, independente da relação de forças concreta e oportunidade política.

Isso significa que a luta militar, a defesa do movimento não é uma extensão da luta sindical, popular ou estudantil, que deve ser assumida pelos movimentos sociais. É uma atividade em si, descolada de tudo, que pode ser decidida pela cabeça de cada um deles na hora em que queiram.

O resultado, em geral é a precipitação de derrotas. A ação dos Black Blocs facilita a reação da polícia que encontra o movimento despreparado. As passeatas são dissolvidas e terminam de forma prematura. Para o movimento, o resultado é desastroso. Para os Black Blocs muitas vezes não.

Os Black Blocs se auto-intitulam os “defensores do movimento”. Mas ninguém lhes concedeu, ou votou essa tarefa. Assumem muitas vezes a linha de frente das passeatas, tentando impor sua política e sua metodologia. Isso não tem nada de democrático, menos, muito menos “horizontal”. Na verdade é uma postura antidemocrática, burocrática perante os movimentos.

Por esses motivos é importante que os movimentos sociais assumam sua própria autodefesa, a exemplo da Ocupação William Rosa.

Publicado originalmente no Opinião Socialista 473

Leia também:

Porta-voz do Contra a Copa diz que manifestações vão continuar


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Vinícius Camargo

Caros, para esclarecer quanto à diferença de escala entre a Vale do Rio Doce e a Petrobras, vai um comparativo (antes do Pré-sal):

Contribuição da PETROBRAS ao País (só impostos e contribuições) – 1.269% do que a VALE contribui – Relatório de Valor Adicionado – ANO – 2006

Petrobras (a maior empresa do país e uma das maiores do mundo) – Repasse Governos (Brasil) – R$ 72,041 Bilhões

(Veja o arquivo anexo: Petrobras 2955_rmf_br_gaap_4t06_port_reapr pag 25.pdf)
(See attached file: Petrobras 2955_rmf_br_gaap_4t06_port_reapr pag 25.pdf)

Vale (a maior empresa, privada, do país) – Repasse Governos (Brasil) – R$ 5,673 Bilhões
(Veja o arquivo anexo:Vale itr_brgaap_4t07p pag 08.pdf)
(See attached file: Vale itr_brgaap_4t07p pag 08.pdf)

E quanto à possibilidade do petróleo e outros combustíveis fósseis ficarem obsoletos ou serem substituídos em 30 anos, se avalia que mesmo que os investimentos, todos, passassem às energias renováveis, a matriz energética mundial permaneceria majoritariamente suprida por combustíveis fósseis, dentre eles, o Petróleo, por muitos anos ainda. No entanto, se isto pudesse ou vier a acontecer, será pela mudança ética do nosso sistema de “desenvolvimento”.

Antonio

E DE MARINA SILVA, NINGUÉM FALA?

Não falem só da participação do PSTU. Foi a MARINA SILVA, da futura Rede (de intrigas), que prometeu manifestações contra Dilma a partir do começo deste ano. A primeira já ocorreu e nós conhecemos o resultado.

MARINA SILVA é uma Black Bloc dissimulada. Não usa máscara porque nunca esteve na frente de batalha (nunca brigou contra a polícia) por ser covarde demais. Mas estimula os jovens a levarem porrada “em nome de Deus”.

MARINA SILVA está possuída pelo ESPÍRITO MALIGNO da depredação e precisa urgentemente de um EXORCISTA. Mas ela prefere ficar na toca, esperando por mais dinheiro do Itaú.

Como é que alguém explica uma decisão tão estapafúrdia como esta? Uma pessoa que tinha 20% das intenções de voto cedeu a cabeça de chapa para um aventureiro que tinha 5%? Finalmente, ao votar em Eduardo Campos você estará votando em quem? No Dudu, na Marina ou nos interesses do Itaú? E não me venham com essa história de dizer que o Itaú está apostando na Copa do Mundo. A Rede Globo também está, não está? A Rede Globo está cortando dos dois lados: quer faturar com a Copa e derrotar a Dilma com a Copa. Eita samba de fascista louco da porra!!!

O lugar desse povo é na lata do lixo. Do lixo da história e do aterro sanitário.

PS: quer ganhar dinheiro com a expressão Black Bloc? Sugira este nome como marca de um uísque escocês ou de uma cachaça mineira, e cobre direitos autorais. A ideia é minha, mas o lucro é todo seu.

Bonifa

Não acreditamos que o PSTU venha a evoluir ao ponto de chegar a ser um partido que tenha importância no cenário político nacional. Mas, quem sabe, ele talvez venha a colocar o debate ideológico aberto e a análise séria dos problemas do país no centro da geração de suas metas e de sua linha de atuação. Nunca se sabe. Por enquanto, parece mais uma agremiação misteriosa de pessoas reunidas em torno de um grupo com ideias fechadas e muito pessoais.

Ramalho

Movimento popular revolucionário brasileiro, Black Blocs, ops, escrevi certo? Black Blocs, coisa bem brasileira, popular, ao gosto do Povo. Esses coxinhas…

Não sei de nenhum líder revolucionário do PSTU que esteja preso. No entanto, o conservador PT tem líderes presos, e nunca ouvi o PSTU propor, por exemplo, a invasão do STF. Extrema esquerda e não tem ninguém preso? Essa extrema esquerda é muito conveniente à direita.

O PSTU é mero insuflador, pescador de águas turvas, daqueles que jogam a moçada, ou militância iludida, pra linha de frente. Enquanto a turma leva pau, os “líderes” se escondem e se protegem.

Ah, e como já foi dito aqui, O PSTU reclama da esquerda e faz coro com a direita. Extrema esquerda…

Quanto à Copa, quero a Copa sim. Não fora essa estupidez e traição ao país, os benefícios da Copa para o Brasil seriam muito maiores. Mas de traidores, esperar o quê?

Luciano

Estamos colhendo assinaturas em uma petição que será enviada ao Senado Federal com um pedido de Impeachment do Presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa em razão dos seus constantes ataques a democracia brasileira. Clique no link abaixo, assine e divulgue! A Internet tem poder!

https://secure.avaaz.org/po/petition/Senado_Federal_Impeachment_de_Joaquim_Barbosa/?copy

Luís Carlos

Caiu por terra o “mito do fusca”. As imagens de tv e manifestação do motorista do fusca, o serralheiro Itamar, que desmente versão que teria “passado por cima de colchão em chamas” desmontam a tentativa de culpar a vítima. A declaração do motorista está em vídeo no blog da Cidadania do Edu Guimarães. Os black blocks usaram argumento semelhante aquele que tenta culpar mulher de ser estuprada alegando que “ela provocou”, ou seja, a vítima da violência ser culpada pela violência contra ela própria. A “tática” deveria assumir sua responsabilidade e demonstrar compromisso com família de trabalhadores que quase foram mortos pela violência descontrolada.

Maria Izabel L Silva

O PSTU alimentou esse monstrengo americanizado chamado black block. Agora querem segurar a fera. É muito cinismo. Manifestante que usa mascara e ataca tudo e todos indiscriminadamente, não passa de um terrorista, moleque, irresponsável e babaca. Se um dia pensei em participar de alguma manifestação de rua, nos tempos de hoje, prefiro ficar em casa do que me misturar com essa canalha. E digo o impensável: todo apoio a POLICIA.Se um mascarado desse encostar no meu carrinho de professora,meu UNO Vivace, que eu uso para trabalhar todos os dias, e que ainda estou pagando, eu juro que passo por cima desse verme. Legitima defesa da minha honra e do meu patrimônio suado.

    Leo V

    Eu posso ter mil e uma divergência com o PSTU. Mas é completamente absurdo dizer que PSTU “alimentou Black Bloc”.

    Nem sequer uma análise racional dos fatos e da realidade os governistas de internet são capazes de fazer. Esse ano pelo jeito será aquele em que ficará patente que os comentaristas de internet governistas e os direitistas dos ‘blogs de esgoto’ são exatamente iguais em termos de irracionalidade e modus operandi. São como torcidas organizadas de dois times diferentes apenas.

    Eduardo Rodrigues Vianna

    Torcidas organizadas de futebol. É bem por aí mesmo, Leo.

    Andre

    Racionalidade é queimar um colchão em via pública e colocar em risco a vida de um trabalhador pobre.Se comentaristas e blogs que não apoiam a tática black block- que você em uma jogada de propaganda chama de governistas (PSTU governista???)- são como torcidas de futebol, os black block são como os holligans.

    Leo V

    Quem estou chamando de governista é quem acha que PSTU alimentou Black Bloc. Está claro no que escrevi.

    Eu acho racional em determinadas situações, quando a repressão avança, se fazer barricada na rua para retardar o avanço.

    Não é racional é acusar os outros de colocar fogo em carro com trabalhador dentro quando não foi isso que ocorreu, ou quando não se tem subsídios para afirmar isso.
    Menos racional ainda achar que alguém que estava ali tinha desejo de colocar fogo em uma família. Parece republicano norte-americano, querendo fazer imagem de comunista comedor de criança.

Fernando

O PSTU é a vanguarda da esquerda operária.
É tão vanguarda que a pobre classe trabalhadora, não consegue ver ou ouvir los, estão muito, mas muito a frente.
Eles são a esquerda operária, ou melhor, são a extrema esquerda, mas são tão à esquerda que já deram a volta, estão ali, lado a lado, ombro a ombro com a direita fascista.
Bando de divisionistas que desde sempre prestaram serviços à direita, dividindo os movimentos sindicais e sociais.
Quando o governo é de direita eles se recolhem à sua insignificância, são gatinhos mansos e inofensivos. Quando o governo é trabalhista eles aparecem, instrumentalizados pelos patrões (que eles juram odiar mais sempre ajudam)se transformam em leõs.
Mas isso só dura até a próxima eleição vencida pela direita. Com a Direita no poder, o PSTU volta ao seu habitual estado de inanição.
Quando o PSTU atacou os governos do PSDB do Brasil ou de SP? Nunca, nem pode.
quando adolescente fui membro do Alicerce da Juventude Socialista, braço estudantil da extinta Convergência Socialista, corrente interna do PT que foi expulsa do partido por não acatar as determinações emanadas da maioria dos membros do partido. Queriam impor suas posições mesmo depois de perde-las no debate. Muito democrático.
Pois bem, no periodo em que comecei a militar no Alicerce da Juventude Socialista o movimento sindical ainda fervilhava no ABC paulista, eram idos do começo da decada de 1980.
Lembro das assembleias convocadas em especial pelo então Sindicato dos Metalurgicos de SBC, em todas elas o pessoal da Convergência participava e buscava desacreditar e desestabilizar a diretoria do sindicato, contudo, quando o couro comia, quando a jiripoca piava, quando o pau cantava (e como cantava) eles sumiam, evaporavam, escafediam-se, abandonavam a luta e se recolhiam à sua sede. aguardando a próxima oportunidade para exercitar seus discursos vazios e divisionista.
Querem um exemplo do PSTU vejam os Sindicatos da região do vale do Paraiba em SP. Muito revolucionários…

Savio

Cont. 02:
Se nós brasileiros fossemos cidadães conscientizados, teriamos nossos direitos respeitados. Os nossos protestos, seria muito mais eficaz, bastariamos fazer um verdadeiro “BOICOTE” ou ameaça de cancelamento de alguns serviços, eles surgem efeito imediato, vou citar apenas dois exemplos: eu ameacei cancelar o cartão de credito, e imediatamente “A ANUIDADE DO CARTÃO FOI REDUZIDA”, cancelei a assinatura da linha telefonica, a velox (internet), e a empresa reduziu drasticamente os valores para apenas 1/3 do valor (antes eu pagava R$ 150,00), hoje pago menos menos que R$ 50,00 (linha telefonica e velox internet), porediamos fazer o mesmo contra os bancos e outras empresas, bastava pedirmos cancelamento da conta bancaria em massa, bem como transferencia do plano de saude para outra empresa, e boicotar os produtos de determinada empresa por certo tempo, se “BOICOTASSEMOS” os jogos dos campeonatos estaduais, o campeonato brasileiro, os preços dos ingressos seriam reduzidos e os horarios alterados, hoje, os horarios dos jogos são danosos para o torcedor, depende de nós, outras melhorias obteriamos, mediante pressão aos nossos politicos, afim de que a “REFORMA POLITICA, TRIBUTARIA, FISCAL, DO CODIGO CIVIL E A APROVAÇÃO DA LEI DA MIDIA”, a falta dessas reformas, e a falta de uma lei da midia, é que nos causa grandes prejuizos, na area da saude, educação, segurança, transporte publico e etc. etc., pensem nisso, no dia que os trabalhadores efetivamente se sindicalizarem, e participarem ativamente das reuniões, bem como os cidadães se organizarem em associações representativas, aí teriamos força politica, e tantos os empresarios e politicos nos respeitariamos, se as pessoas criam torcidas organizadas de times, porque não criamos torcidas, associações de defesa dos nossos direitos, está lançada a proposta, podem copiar, e se organizarem, a internet, é uma otima ferramenta.

Savio

Cont. 01:
Futebol hoje em todo o mundo, é sinonimo de “MARACUTAIA”. Há na verdade, verdadeiras mafias, é uma enorme “LAVANDERIA” de dinheiro sujo, fruto de ganhos ilicitos e corrupção. A alegria do futebol, acabou-se há bastante tempo, e os “OPORTUNISTAS”, viram no futebol, bem como em outros segmentos esportivos o mapa da mina como “ENGANAR e ALIENAR” as pessoas, todos os clubes brasileiros estão falidos, porem, jogadores, treinadores e empresarios, estão milionarios ou riquissimos, “PORQUE EMPRESAS DE PLANOS DE SAUDE, DE TELEFONIA, DE GERAÇÃO DE ENERGIA, PETROLIFERA E BANCOS”, despejam verdadeiras fortunas nos cofres dos clubes e nas contas bancarias dos jogadores, e nós consumidores temos “PESSIMA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO MEDICO DOS PLANOS DE SAUDE, DE PREÇOS EXORBITANTES DA TARIFA TELEFONICA, DE PREÇOS EXORBITANTES DA TARIFA DA CONTA DE ENERGIA, DO PREÇO DOS COMBUSTIVES E TARIFAS E JUROS ESTRASTOSFERICOS BANCARIOS”, se não fossem esses patrocinios e propagandas milionarias “DESNECESSARIAS”, poderiamos ter “MENOR PREÇO DOS PLANOS DE SAUDE, CONTA TELEFONICA, CONTA DA ENERGIA, MENOR PREÇO DOS COMBUSTIVEIS, E MENOR TAXA DE JUROS E TARIFAS BANCARIAS”, alguem protesta contra isso? (continua no proximo comentario).

Savio

Caro Lindivadio, esses anuciados protestos previstos para acontecer durante a copa do mundo aqui no Brasil, todo ele é planejado pelos partidos (psdb, dem, pps, psb) que querem chegar ao poder na base do golpe, a maioria dos politicos desses partidos é mais sujo que pau de galinheiro, e o pior, não tem projeto algum para o país, basta observar o “DESGOVERNO DO FHC”, só sendo muito cego para não ver as melhorias que o povo brasileiro teve nos oito anos de governo de Lula, e nestes tres anos do governo Dilma, o que vi nos protestos de junho de 2013 foi um bando de jovens que não sabiam o real motivo dos protestos, a filha de um amigo meu, é universitaria, nunca utilizou o transporte publico para ir a escola, supermercado, à praia, e agora à faculdade, que razão ela teria para ir as ruas atazanar a vida de outras pessoas que utilizam exclusivamente o transporte coletivo para tudo (ir ao trabalho, escola e ao lazer), a resposta da filha do meu amigo foi: “MEUS AMIGOS VÃO”, e 99% dos seus amigos tambem não utilizam o transporte publico, na verdade, aparecer nas tais manifestações eram o “MAXIMO”, bastam vem as fotos que eles tem em suas paginas na internet, eu não torço pela dita seleção brasileira há bastante tempo, a razão, é a enorme “SAFADEZA” existente no ambito futebolistico, hoje qualquer perna de pau vai para a seleção, basta ter um bom empresario. (continua no proximo comentario).

Eduardo Rodrigues Vianna

Um momento, um momento.
Estão todos ERRADOS ao dizer que o PSTU e os Black Blocs são a mesma coisa: não são, nem nunca foram. Desde junho de 2013 o PSTU vem criticando duramente o BB, como qualquer pessoa informada saberá.
Quanto à violência policial, é chegada a hora de darmos forma e fôlolego à luta pela extinção da PM. Ou vocês, petistas, não acham? É uma forma justa de combater o governo tucano em São Paulo, e não porque os cabeças ocas dos Black Blocs dizem isso, o buraco é mais lá pra baixo. Não sou do PSTU e não estou defendendo o PSTU, mas um pouquinho de coerência não faz mal a ninguém, e este vosso governo “popular” é sim um fiasco do ponto de vista da libertação do povo e da luta pelo socialismo, ainda que a situação tenha realmente melhorado em alguns aspectos desde que Lula se elegeu.
Quanto à responsabilidade da União frente à onda de repressão irracional, desmedida, com direito a tribunão de exceção a encargo da FIFA, que corremos o risco de ver. Não sei se vocês estiveram em Marte nos últimos dias, mas o Governo Federal aprovou um documento, semelhante a qualquer coisa produzida pela ditadura militar, com instruções de como as forças do estado deveriam combater os manifestantes. Agora, o Governo Federal recuou: Amorim disse que esse documento será modificado.
Por fim, a luta contra a Copa é legítima, e deve ser feita, por motivos tão óbvios, mas tão óbvios, que me recuso a enumerá-los aqui. Pessoalmente estou com Stédile: é urgente nos esforçarmos para erguer de novo a POLÍTICA POPULAR em nosso país, contra os desmandos do sistema, a mediocridade do lulismo e todas as oligarquias do Brasil. É simples assim, embora não seja fácil.

    Mauro Assis

    Eduardo?

    Luta pelo socialismo? O Lula não era socialista nem quando metalúrgico… já naquele tempo ele era o pragmático de hoje: o negócio era aumentar salários e benefícios dos trabalhadores e só. Hoje o lulismo se resume a fazer com que as pessoas possam comprar tênis de marca e TVs de LED.

    É muito, mas é só.

    Eduardo Rodrigues Vianna

    É verdade, Mauro.

    Leo V

    Eduardo,
    concordo com vc.

    mas vc está exigindo demais dos governistas que comentam aqui. Está pedindo para eles pararem de babar e usarem o cérebro.

Marat

Os braqui-bróqui não devem boicotar a copa, afinal de contas seu time, os estragos Unidos vai participar. Lógico que os ianques não têm time para passar da segunda fase (seria o máximo que fossem eliminados pelo Irã!). O drama, para os moleques massa de manobra da direita burra brasileira, será ver seu time perder e, quem sabe, o Brasil ou a Argentina conquistar o título… a dor de cotovela será muito grande. Ai, se forem querer quebrar tudo, por raiva, não poderão reclamar das borrachadas!

psdb NUNCA MAIS!

É triste ver um partido tentando liderar manifestações violentas que vitimam o cidadão comum.

AlvaroTadeu

Conheço muita gente boa no PSTU, mas são pessoas que não leram ou não deram a menor bola sobre as análises disponíveis sobre a vitória de Hitler em 1932. Quem não aprendeu com a História, vai se estrepar quando ela se repetir como farsa. O Partido Comunista Alemão identificou a Social Democracia como a maior inimiga. Foi assim, atacando a Social Democracia que perderam ambos e Hitler venceu, mesmo sendo minoria. O resto da História, basta ver os filmes de Hollywood sobre o assunto para se ter uma pálida ideia da tragédia que foi, dos milhões de mortos e dos 50 anos de atraso político e econômico, os golpes militares na periferia do mundo capitalista, etc. Não precisam gostar da Dilma, mas atacá-la como se fosse a maior inimiga, ou dizer que não há diferenças entre um governo do PT e do PSDB (o partido fascista hoje no Brasil), dizer que não há diferenças é dar um tiro, não no pé, mas na própria bolsa escrotal. Quem apostar no quanto pior melhor, verá que os cães de guarda do capitalismo estão quietinhos, esperando a melhor oportunidade para o golpe que pode vir.

Maria Rita

Esses mascarados tem como base de ação, dizem eles, o Anonymus, um filminho bem fraquinho, o personagem parece saído de um filme de capa e espada, do período pré-revoluções burguesas. Prefiro o filme Edukators, muito mais próximo dos dias de hoje. E mais criativo. E mais corajoso. Mais didático para os yuppies e coxinhas do sistema financeiro. Mais dialético, mais divertido, mais inteligente.

eu

O engraçado é que a extrema esquerda vive acusando o PT de degernerar de suas virtudes iniciais,mas,é o verdadeiro macaco que não olha pro rabo. Que tal entender as coisas como sendo assim: O PT faz o que pode pela esquerda e a extrema esquerda faz o que pode pela direita. Como explicar que mal ao começar o primeiro governo Lula e já caem de pau,mais pesado que a direita,racham e criam o psol. O que faz o psol e a tal rede hoje? Criam coligações visivelmente de viés de direita e até extrema direita,tais quais a rede( que é outra dissidência do PT) fez com Eduardo Campos,que,por sua vez é parceiro do psdb-aécio… Quer dizer,macaco que cuida do rabo do outro,acaba enroscando o seu qualquer erva daninha,ficar trancado e nem perceber.

Luís Carlos

Assisti vídeo sugerido por Andre em mensagem abaixo de entrevista sobre black Blocks. Além disso, assisti também vídeo do Occupy Oakcland sabotado pelo Black Block. Interessante como movimento Occupy foi esvaziado pela “tática” black block. A quem beneficiou isso? Aos trabalhadores? Não.

Lindivadlo

Ei, pessoal

do PSTU, PSOL (que estão fazendo o jogo do PSDB, com o apoio do PIG);
do MPL (que fez fama com uma ideia roubada do PT, mas nunca protestou um só dia contra a roubalheira do Trensalão);
do Partido da Imprensa Golpista;
do PSDB, PSB, DEM, PPS (partidos sem votos e de ultra-direita que desesperadamente querem ganhar as eleições tocando fogo no País);
do black-blocs;

Com licença,

Eu e a imensa maioria dos brasileiros queremos assistir à copa em PAAAAAZ!!!!!!!!!!

Podemos, ou vocês vão chamar a CIA e a quinta frota dos EUA…

Francisco

“Não pode ser que cassetetes, gás lacrimogêneo e balas de borracha o façam dormir de novo. Os trabalhadores têm o direito de fazer greve. Os estudantes de ocupar as ruas. O povo de exigir saúde, educação e transporte público decentes. Não pode ser que o PT – que sofreu essa mesma repressão nas greves da década de 1980 – agora queira acabar com as mobilizações na porrada.”

E tem alguém sendo contra? O que não pode é grupo “de esquerda” tocar fogo no fusca da classe trabalhadora.

Quanto à repressão e imposição de limites, seu filho deve ser uma pessoa ótima e conviver…

flavio cunha

Nada mais cômodo do que ser de “ultra-esquerda”. Nenhum governo presta. O PT se vendeu, etc.. Quando se sabe que nunca teremos que administrar nada, nunca governaremos nada, fica fácil apontar defeitos. E o pior, se algum dia, por uma razão imponderável qualquer, eles chegassem ao poder, dividir-se-iam e ficariam de novo na oposição num grupelho “mais à esquerda”. Essa história é velha1

renato

Os black blocs estão fazendo vaquinha para comprar um fusca par devolver ao cidadão do Brasil que eles defendem.
Falta o número da conta…

Maria Libia

O PSTU é o partido pequeno, tão pequeno quanto as pessoas que participam dele. Este partido me passa ódio, rancor e um desejo de que se destrua o PT. Não importa que o FHC vendeu, a preço de banana, a prata da casa que TODO brasileiro havia conquistado com o seu trabalho. Voces viram eles irem para a rua? Já perceberam que eles não falam mal da mídia? Como também não cobram a sonegação do globo? A prisão do jornalista de Minas fora aceita como normal num pais com democracia. O que fez, ao longo de sua existência que possa ser bem recebido? Na verdade não passam de psbdistas, com a capa de extrema esquerda. Posso supor que até são financiados pela extrema direita e pelos banqueiros.

    Vinícius Camargo

    Quanto a vender a preço de banana, a entrega do petróleo do pré-sal é a maior privataria que já tivemos (deve equivaler, muito por baixo, a umas 10 VALES do Rio Doce) avalie o fato – http://www.viomundo.com.br/denuncias/fernando-siqueira-estamos-leiloando-um-bilhete-premiado-retorno-do-brasil-em-petroleo-ja-descoberto-sera-de-42.html e http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2014/01/22/sucesso-exploratorio-no-pre-sal-e-de-100-em-2013/#

    Quanto às realizações políticas – um exemplo – foram às ruas e impulsionaram o Impeachment de Collor, mesmo contra a direção petista que só se posicionou quando viu que ia perder o bonde da história.

    Quanto a ser pequeno, de fato, é minúsculo, e mesmo assim bem contribuí com as manifestações proporcionando que todos aprendam que só a participação política direta é que faz com que a Política se renove e produza resultados em favor de todos. E não só, como muitos entendem que, pelo exercício pontual do direito de voto (a terceirização da política), a evolução estará garantida.

    Quanto ao financiamento, inclusive o eleitoral, veja o fato – http://www.pstu.org.br/node/20203 (ADI 4650 – Contra o Financiamento Empresarial nas eleições) – Quem paga a banda escolhe a música. Estamos dançando a música, até hoje, que os outros escolheram porque compraram as eleições e tornaram isso lei.

    E quanto às demais questões quanto à adesão/apoio às lutas variadas, quem procura saber ou está nas ruas, vê, ouve e sente quem luta contra a democracia dos ricos. Quem não tem procurado entender e conhecer as diferentes e complexas ações e posições dos variados participantes do movimento, talvez, por preconceito (construído pela grande mídia), permanecerá ignorando os fatos e as políticas propostas e se auto iludindo.

    Luiz Moreira

    Mestre!
    Reorganize seus conhecimentos sobre os bens da VALE e sobre a industria naval, e sobre a compra da reeleição do FHC, e sobre a PETROBRAX que não saiu. Não esqueça a plataforma que afundou, a queima da favela de Cubatão, e vais ver que não são tão bons os teus conhecimentos. Ainda, olhe a posição da imprensa sobre o campo de LIBRA, para ter dúvidas de teu acerto. E, se não sabes, o único país com capacidade de retaliação que não assinou as 200 milhas chama-se EUA. Não deram bola pois vão atuar no seu gás de xisto. Dentro de 20-30 anos o petróleo vai começar a entregar os pontos como fonte energética. Aí, a LIBRA não valeria 1 centavo.

    Vinícius Camargo

    Vai a resposta:

    Caros, para esclarecer quanto à diferença de escala entre a Vale do Rio Doce e a Petrobras, vai um comparativo (antes do Pré-sal):

    Contribuição da PETROBRAS ao País (só impostos e contribuições) – 1.269% do que a VALE contribui – Relatório de Valor Adicionado – ANO – 2006

    Petrobras (a maior empresa do país e uma das maiores do mundo) – Repasse Governos (Brasil) – R$ 72,041 Bilhões

    Veja o arquivo anexo: Petrobras 2955_rmf_br_gaap_4t06_port_reapr pag 25.pdf

    Vale (a maior empresa, privada, do país) – Repasse Governos (Brasil) – R$ 5,673 Bilhões
    Veja o arquivo anexo:Vale itr_brgaap_4t07p pag 08.pdf

    E quanto à possibilidade do petróleo e outros combustíveis fósseis ficarem obsoletos ou serem substituídos em 30 anos, se avalia que mesmo que os investimentos, todos, passassem às energias renováveis, a matriz energética mundial permaneceria majoritariamente suprida por combustíveis fósseis, dentre eles, o Petróleo, por muitos anos ainda. No entanto, se isto pudesse ou vier a acontecer, será pela mudança ética do nosso sistema de “desenvolvimento”.

    Pode ser melhor apagar o comentário que ficou postado (sáb, 01/02/2014 – 16:30) apartado das colocações às quais se vincula.

Marcelo

O PT é perfeito, os outros partidos , a elite , os preconceituosos ,os radicais e os alienados perseguem o PT injustamente.O que vemos de errado hoje na verdade é manipulação da grande mídia.Basta abrir sua janela , sair a rua e ver como tudo mudou no Brasil nos últimos anos. Saúde , educação , segurança , previdência social, burocracia, transporte, tudo funciona bem agora. Obrigado PT, valeu Lula , valeu Dilma, o governo de voces mudaram nossa realidade.E perdoem esses alienados que teimam em não reconhecer a perfeição do governo do PT, eles só sabem criticar.

CONSULTA

Existem critérios políticos e ideológicos, de tamanho de texto, etc, para a publicação de comentários? Se existem, os publique, por favor!. Continuarão sendo, certamente, seus critérios pessoais, agora explícitos. Como o sítio é seu, não cabe a mim nem a ninguém, questionar tais critérios. Isso dará ao comentarista a oportunidade de usar o tempo que desperdiçou digitando um texto inadequado a estes critérios, por não conhecê-los, para fazer outra coisa qualquer de seu interesse. Só posso navegar esporadicamente, pois não possuo computador pessoal, e tenho que pagar 2 reais para acessar a um computador alugado(para quem vive com cerca de 1000 reais por mês, tendo que pagar aluguel e as demais despesas de reprodução de vida, é bastante grana, creia-o).

    Luiz Carlos Azenha

    Não existem. Por favor não escreva em maiúsculas, nem inclua ofensas. abs

Aline C. Pavia

É a “esquerda” que a direita adora. A direita-Miami ou neo-lacerdinhas.
Com licença, vou ali vomitar e já volto.
Daniel Cohn-Bendit de 1968 consegue ser mais moderno e revolucionário do que esses analfabetos políticos, os inocentes úteis do Bertolt Brecht. Boa noite.

Silva/Recife

Os Black Bostas deveria fazer um movimento não vai ter carnaval, o queria ver se eles eram machos mesmo. O roubo das prefeituras e governos estaduais com o carnaval e coisa de louco e ninguém diz nada o país para, a droga come solta, a prostituição e tudo se ver na Globo.

zé eduardo

O PSTU é um partido de massas. Domina milhões de DCEs pelo mundo afora. rsrsrs

ricardo silveira

“Como a situação concreta dos trabalhadores e do povo em geral só tende a piorar, é possível prever uma polarização crescente da luta.” Não sei de onde se tirou isso, pois, o que se sabe com base em dados é que o emprego, a renda e a escolaridade dos trabalhadores melhoraram muito nos últimos 12 anos. Pode-se até conjecturar que após a melhora vem a piora, mas ainda é muita especulação e não se faz movimento social com esse argumento, muito menos se cria uma sociedade socialista. Muito diferente do “Contra a Copa”, porque significa ser contra emprego, etc., é a ocupação para habitação que tem ampla sustentação na sociedade, e o caso Pinheirinho é de triste memória para quem quer democracia e há que se resistir de todas as formas democraticamente possíveis, e, possíveis correspondem àquelas que não façam a população perder mais.

Gustavo

Jean, você é muito bonzinho!!!

henrique de oliveira

Na verdade os Black Bostas estão a esgotar a paciência da população , os protestos de Junho , perderam o rumo logo no segundo dia , voce perguntava por que o pivete filhinho de papai estava ali e eles não sabiam bem porque, no primeiro dia foi os R$ 0,20 do ônibus depois viram o ridiculo que eram por estar na verdade sendo pau mandado das grandes midias , ou seja ja ouvi manifestante daquela empreitada se achando um idiota pro entrar nessa onda.
Uma coisa é voce fazer uma manifestação , outra é voce praticar vandalismo.Quando essa gangue deu um cacete num oficial da PM paulistana que todos vimos ele ser linchado com o braço quebrado e a clavicola em miudos, era legal , democratico , agora voce mata um FDP desses moleques (não importa a idade) ai a PM é truculenta , ontem no buteco que frequento tinha um tiozinho dizendo que todo cacete nessa moçada é pouco.
Essas gangues de Black Bostas , a turminha do MPL etc e tal ja foram esquecidadas e encheram o saco é so ver as manifestações do ultimo dia 25 em São Paulo meis duzia de gatos pingados como idiotas nas ruas e outra meia duzia de apresentadores de tv a lhes dar ouvido.
É no minimo imbecilidade achar que as “manifestações” de Junho vão mudar alguma coisa , isso é papo de derrotista do PIG que sabe que nada disso muda o desfecho das eleições.

RicardãoCarioca

Uma coisa para mim é certa: Se doesse no bolso, as manifestações seriam pacíficas.

O problema desse país se divide entre uma CF cidadã demais e uma classe de intelectualoides que adora passar a mão na cabeça de quem protesta com violência desnecessária, tentando colocar no mesmo saco ações violentas de polícias para dar um verniz de razão aos arruaceiros.

Eduardo

Sintetizando a confusão manifestada no artigo: A policia está certa. Os BB não são rebeldes sem causa, são mesmo maus elementos e criminosos. O PSTU é partido de causas confusas( Quer. Mas não sabe o quê nem como! ) Consegue liderar apenas bagunças. É muito rudimentar o partido! É o lado burro da democracia! Assim dão razão ao sociólogo entreguista FHC !

André Sanchez

Por falar em representar, a quem o chamado “porta-voz” acha que representa?

NANOGP

Assim como existe a Ultra-direita, existe a Ultra-esquerda … nenhum deles oferece oportunidade real de debate … indo desse jeito, só tende a movimentar o repúdio e a indignação da população em geral.

augusto2

Eder, denise – ver se nao seria de momento, a tática de curto prazo da midia para insuflar manifestaçoes ate a copa (e depois) a seguinte: nao verbalizar muito as critica ao vandalismo, que é por si evidente mas DETER-SE com muito tempo e imagens nos excessos e erros da policia na TV e no radio!
O efeito liquido disso é turbinar o protestos em sequencia, que é objetivo. O que acham?

Iza

Esse pessoal do PSTU não passa de um bando de malucos!
Os caras não conseguem eleger um vereador, um deputado, a ainda vem falar em nome do “povo”?

j.albergaria de macedo.

Perigo a vista. Esses manifestantes estão sendo massa de manobra da direita brasileira,e interesses internacionais.

Andre

Tenho dito várias vezes: os black block são uma instrumento do neonazismo repaginado. Creio que a maioria dos black blocks nem sabe disso, são jovens que sofrem controle mental pela internet. E não adianta vir com ‘são jovens da periferia’ porque a maioria dos nazis e da extrema direita européia hoje é formada por jovens de classe média, desempregados e ‘excluídos’, o velho lumpem. Consciencia de classe não nasce com condição de classe.
OS novos nazistas se infiltram na esquerda, usam táticas e lemas de esquerda especialmente anarquistas; formam um grupo internacional que se denomina ‘terceira posição’; nem direita nem esquerda (ops já ouvimos isso por aqui não?); seu discurso é anti-capitalista, querem ‘destruir o sistema’ como alguém falou em um comentário aqui, são anti-globalização,contra o imperialismo americano e o capital financeiro(que para eles é um código para anti-semitismo; reparem que os black blocks fazem questão de quebrar todos os bancos que encontram pela frente e que essas imagens apareçam na TV, bancos que são usados por trabalhadores).
O objetivo deles é se infiltrar em manifestações de esquerda, desorganizá-las e trazer adeptos para as posições deles. Há um movimento articulado de levante e estratégia de tensão promovido ou aproveitado pela extrema direita. Enquanto a tropa de choque (policia + grupos violentos, a SA pós-moderna) espalha o terror nas manifestações os grandes tubarões ficam clamando pela ordem, culpando a esquerda e negando qualquer ligação com esses grupos. Isso aconteceu no Egito, no movimento OCcupy nos EUA e agora na UCrania, onde a esquerda nunca esteve na rua, é só levante nazista mesmo.

Vixe

O Black Block de hoje é o Integralista do passado ou a TFP da ditadura.
Infiltram-se para justamente desestabilizar qualquer movimento, propositalmente.
Desconfio que aí tem dedo de “juventude tucana” no meio.
São similares aos famosos ‘bate paus” do movimento sindical paulistano, ligados principalmente, a certas centrais sindicais a serviço de patrões.

    Andre

    Me lembra mais a SA nazista. É só olhar a atuação desses grupos no resto do mundo – black block, anonymous – e ver com quem eles andam e apoiam.

Michel

Incrivel coincidencia essa mea culpa do pstu e psol logo apos a publicacao do video que mostra o criminoso chutando o colchao embaixo do fusca.

Denise

O objetivo dos BBs é claro, desautorizar os movimentos sociais, impor sua ideologia de direita e facista. O PSTU pensou que viu uma coisa, mas era outra, que muitas pessoas experientes, de início, perceberam, agora atacam os BBs que antes festejaram. Por que será?

    carlos-fort-ce

    masturbação ideológica, denise.
    não vejo outra explicação para tanta incoerência política dessa rapaziada do pstu.

Euler

O autor do texto critica a repressão policial e tenta associar esta repressão somente ao PT. Ora, quem controla as polícias estaduais? Em SP, que eu saiba, o governo é do PSDB. No Rio, é do PMDB de Cabral. E em Minas, em cujo estado ele cita exemplo de ocupação que fora reprimida pela PM, é governado pelos tucanos há quase duas décadas. Por que motivo então o autor não faz nenhuma referência aos governos tucanos e ataca somente ao PT e a Dilma? Depois, esta “esquerda” radical na forma, apenas, reclama quando é taxada de linha auxiliar da direita golpista no Brasil.

    Valmont

    Parabéns pela observação, Euler.
    Foi na veia.

    Maria Rita

    A gente até poderia dizer que é falta de informação. Mas aí é forçar demais, né? Em pleno uso das redes sociais dizer que ataca o PT pelos motivos argumentados (mal), só tem uma explicação: é má-fé, é guerra mesmo. Ainda bem que tem leitores observadores para desconstruir a falácia do PSTU. Parabéns, Euler.

    Alexandre Tambelli

    Excelente Euler! Disse tudo o que gostaria de dizer! Fiquei lendo o post e veio essa mesma constatação. Abraço, Alexandre!

    zé eduardo

    Perfeito, Euler!

    nona fernandes

    “Como a situação concreta dos trabalhadores e do povo em geral só tende a piorar, é possível prever uma polarização crescente da luta.” Com base em que, esse tal de Jean Saline chegou a essa conclusão acima? Querendo, ou não, a vida dos trabalhadores e do povo mais carente, nunca melhorou como nos 11 anos do PT. É pouco, é. Mas se a consciência de todas as classes sociais vem acordando como nunca, por que “tende a piorar”? Ah, me poupe!!

Marcos Doniseti

Na Campanha das Diretas-Já e pelo Impeachment de Collor, milhões de pessoas saíram às ruas de todo o país e não tivemos nenhum tipo de baderna ou vandalismo.

Isso aconteceu porque naquela época ainda não existiam patetas e imbecis que acreditam ser possível fazer a ‘revolução’ apelando para a idiótica ‘tática’ da depredação de pontos de ônibus, estações de metrô, bancas de jornais e botando fogo em Fuscas com uma família inteira dentro do mesmo.

O fato concreto é que aqueles que não tem voto voto para chegar ao poder, apela para essa violência irracional que não gera preocupação aos detentores do Capital, e que é promovida por um bando de analfabetos que pensam que Bakunin é uma marca de Vodka.

Rasec

Defesa? PSTu e Black Block tudo a ver! Uma vergonha essa esquerda sem programa que quer o caos!

    Andre

    Rasec você leu o mesmo texto que eu??? Por favor, né distorção do que está escrito no texto tem limites, esse é um texto do PSTU Contra os black blocks.

Silva/Recife

Vamos ajudar o Itamar a comprar outro fusquinha.
O link abaixo:

http://www.blogdacidadania.com.br/2014/01/ajude-itamar-a-comprar-outro-fusca-vaiterfusca/

Claudio-SJ

Esse partido pstu, que tem por obstinação atacar o PT e o governo de Dilma, usa do mesmo expediente da violência para atingir seus objetivos.
Esse partido controla o sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos há mais de 16 anos. Durante todo esse tempo sempre utilizou-se da violência contra os próprios trabalhadores nos portões das fábricas quando decretavam greve.
Esse mesmo partido recrutava dezenas de moradores do famoso “Pinheirinho” para serem seus “soldados”, conhecidos como “bate-paus”, em suas manifestações e em suas assembléias nas portas de fábricas. Armados de porretes e bandeiras batiam nos trabalhadores que não aceitavam parar em suas assembléias.
Então, esse partido (pstu) não tem nenhuma moral para criticar os outros.

Nelson Menezes

O PSTU,PSOL,são um bando de manipulados,até agora eles apoiaram e colocaram mascaras,participaram de todos os quebra-quebras nas manifestações,só que com a repercução negativa, vem eles com este papo morno, como se não fossem titulares deste mau-feito,a copa e bem quista no mundo inteiro traz muito lucro e investimentos,no brasil a politizaram porque quem as trousse foi o governo tralhista do PT,porque se fosse o PSDB que estivesse no governo a copa estaria bombando,um sucesso total,este papo de prefiro educação,segurança e hospitais e conversa molé,porque se o FHC do PSDB que não aceitou trazer a Copa em 2002,e seguindo a lógica teriamos desde esta época padrão fifa em todos estes setores que são cobrados hoje,coisa que não corresponde a realidade,portanto quem cai no barulho da imprensa é manipulado sim.

Luís Carlos

Os Black Blocks estão em manifestações em outros países como Ucrânia, por exemplo? Quem financia os BBs?

    Andre

    Luis Carlos, os black blocks estiverem no movimento OCcupy desorganizando a manifestação. Chris Hedge, um intelectual ‘liberal’ – no sentido americano da palavra – chegou a chamar o black block de cancer do movimento(ok é horrivel essa metáfora). Procure os videos do OCcupy Ockland e veja como os black blocks conseguiram destruir uma greve geral construida pelo movimento. No Egito os black block começaram a atuar depois que o governo Mubarak foi derrubado contra o governo eleito democraticamente; o resultado todos sabem.NA Europa e no CAnadá já foram desmascarados por sindicalistas e grupos de esquerda, procure videos que mostram como os black block e a policia são duas faces da mesma moeda.
    Quanto a Ucrânia a situação é outra. Lá não são necessários disfarces, os grupos neonazi atuam livremente e inclusive são um dos partidos de oposição legalizado. Não sei quanto aos Black Blocks mas o ANonymos, o braço cyber da nova extrema direita, tem atuado lá em apoio ao levante neonazi.

    Luís Carlos

    Vou procurar, obrigado.

    Leo V

    É uma pergunta importante.

    Quem financia as roupas pretas?

    Deve custar uma fortuna se vestir de preto e ir pra rua numa manifestação.

    Deve-se perguntar também: quem financia os rolezinhos?

    Luís Carlos

    Leo V
    Não se trata de pagar roupas, você deve saber disso, mas de custear toda despesa organizativa, de mobilização e mobilidade, estrutura, etc. Além disso, a pergunta é importante sim, pois diferente de um movimento de bairro, de classe, por exemplo, é a sincronia das aparições black black em diferentes e longínquas partes do mundo, sempre, se não me engano, em países que tenham alguma importância geopolítica/econômica para forças ocidentais hegemónicas.
    Black Block é igual movimento negro? Igual MST? Igual movimento feminista? Igual movimento sindical? Não, em minha avaliação são bastante diferentes. Não basta estar na rua para ser movimento de trabalhadores, em defesa de pautas dos trabalhadores, e ter consciência de classe tratpbalhadora. O Anonymous, por exemplo, é movimento que luta pela classe trabalhadora?

    Andre

    Siga os bitcoins.

    Leo V

    Luisa Carlos,

    Quem financia passeatas que aparecem em todo mundo ao mesmo tempo?

    68, com todas as suas nuanças mundiais, foi financiado por quem?

    As greves selvagens que se arrastaram ao longo dos anos 70 em diversos países foram financiadas por quem?

    Na cabeça de vocês então não existem fenômenos sociais para se compreender, mas apenas quem está financiando, quem está por trás.
    Entender o que há de comum em termos de subjetividade para saber porque o jovem do Brasil ou da China se trai pela tática black bloc não interessa né?

    Under_Siege@SAGGIO_2

    Quem financia os BBs?

    Gente da CIA, da NED e congeneres… deste tipo…

    Aquela gente que não quer perder a majestade de ser os donos do mundo…

    :((

Mello Cavalcanti

Viram que a população não tá aceitando as quebradeiras, que quase houve uma tragédia, agora estão querendo se desvincular dos blocs.

    Eder

    Também compactuo com a sua colocação.
    Movimento “mimimi”, isso sim é o que tem acontecido no Brasil de Junho pra cá, essa é a turma que nos fins de semanas largam a luta pra voltar às boates e encher a cara.

    henrique de oliveira

    Caro Eder voce esqueceu de dizer que alem disso eles pagam a conta da baladas com o cartão do Santander ou do Itau e se dizem anti-capitalista é de doer de rir , seria a mesma coisa que encontrar o Alckimim com uma camiseta do Tchê fazendo discurso contra corrupto.

    Apavorado com a cara-de-pau humana.

    O PSTU escreveu artigos desde o início contra os Black Blocks mas não controle interesses individuais de seus filiados.

    Denise

    Com certeza!

    Denise

    Concordo com vc Mello Cavalcanti

Ismael

Mentira, a maioria dos confrontos inicia-se com a truculência da polícia e a partir daí há a reação por parte daqueles que se utilizam da tática.

sergio

Que manifesto mentiroso e torpe: “O PT ….agora queira acabar com as mobilizações na porrada.”

A polícia não é comandada pelos governos estaduais?
Quem este pessoal pensa que engana?

    Eder Getirana

    Né isso Sérgio?!
    Todo o ônus querem atribuir ao PT, pois este sim é objetivo deles+direita e PIG deste País, derrotar o PT e seus aliados.
    Ainda vem com essa de que o PT agora pq é Governo quer desmobilizar, faz me rir, o Partido que mais mobilizou a classe operária deste País foi e ainda é o Partido dos Trabalhadores, mas compactuo com quem diz que a metodologia era e é diferente, pois o PT no auge de seu radicalismo DIALOGAVA, não destruía, fazia um contrapondo de forma racional e assim convenceu boa parte do eleitorado brasileiro.
    Agora me vem meia dúzia (os 15% de RUIM/PÉSSIMO nas pesquisas) querem pagar de moralizador, nata do movimento no País, pra mim, 90% deles não passa de baderneiros, que até podem ter pautas, mas não as põe para a sociedade e quando põe é com essa metodologia devastadora que só pensa em desgastar com o Estado.

    Nelson Menezes

    Vai pesquizar ,o meu ,quanta babaquisse.

Teco

Não importa! Os BBs são apenas resultado do processo, ou, a ponta do “iceberg”! Os verdadeiros criminosos são outros, não devemos perder o foco!!!!!!!!!!!!!!!

Lili

Nossa, até quando vocês insistirão em repetir essa balela que BB só quebra grandes empresas? E não estou repetindo o que diz a imprensa dominante (inclusive nem tenho tv e há bastante tempo não compro jornais), mas sim falando o que vi após passeatas no Centro do Rio. Onde passaram, havia destruição: bancas de jornais, pequenos estabelecimentos, pontos de ônibus, lixeiras, orelhões… além dos bancos (vários caixas automáticos estragados, o que prejudica mesmo é o cidadão no momento de pagar o raio das contas ou de fazer outros procedimentos).

Esses BBs estão arrasando com a única “arma” que a população possuía: tomar as ruas para clamar por melhorias nos serviços básicos.

    Denise

    Boa Lili

Lucas G.

concordo quase que integralmente com o articulista. Só precisa também que os movimentos sociais e os partidos tenham vontade de dialogar com os black blocs ao invés de apenas atacá-los moralmente como vinha fazendo o próprio PSTU. De qualquer forma, as manifestações só serão grandes o suficientes o dia em que os black blocs “descabeçados” de SP, que agem diferente dos do Rio, forem insignificantes em comparação com o resto das organizações.

Outubro Vermelho

Se eleição e’ uma falsa saída, qual será a “verdadeira”?

    Ismael

    A farsa está na ingerência do poder econômico predeterminando as peças do jogo. E na indisposição de quem está dentro do jogo em querer mudar. É preciso destruir este sistema.

    Edi Passos

    Vocês querem é destruir o Brasil! De um lado bandidos neonazistas treinados e adestrados em academias clandestinas; de outro, grupelhos de fundamentalistas sem voto e sem propostas que só sabem ser contra “tudo o que aí está”. No meio disso o honrado povo brasileiro, que às vezes parece predestinado a sofrer, eternamente impedido de progredir e ser feliz!

Rolinho primavera

É possível vencer em algumas causas sociais, se um protesto souber exatamente o que quer e não, como vimos, pequenos grupos que querem manipular a opinião pública, atrair atenção inconsequente (pois não têm propostas concretas) e jogar com o holofote de um grande evento. Transporte é sem dúvida a área mais atrasada do serviço público brasileiro, mas só vejo a bandeira fantasiosa do “passe livre” quando o problema é de fundo. Saúde e educação são serviços compartilhados entre as três esferas de governo, mas toda a responsabilidade em junho foi depositada na União. A “viúva” é culpada de tudo. Assim como a Copa também será culpada da nossa incompetência em organizar-nos coletivamente para uma sociedade mais justa.

lukas

Se não tiver polícia nas manifestações mesmo assim os black blocs vão quebrar tudo.

É da sua natureza.

    Under_Siege@SAGGIO_2

    A destruição e violencia gratuitas são a razão de ser dos BBs. A ESTÉTICA da violência… lamentável, lamentável. E altamente improdutivo.

    Quem estuda, trabalha, luta no dia-a-dia, não curte as coisas pegando fogo gratuitamente… não mesmo!

Deixe seu comentário

Leia também