VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Morre Nilcea Freire, que implantou embrião do programa de cotas na UERJ
Foto Elza Fiuza/Agência Brasil
Política

Morre Nilcea Freire, que implantou embrião do programa de cotas na UERJ


29/12/2019 - 09h14

Nilcea Freire, ex-ministra de Lula e ex-reitora da UERJ, presente!

Como reitora da UERJ, no período de 2000-2004, foi implantado o embrião do sistema de cotas para estudantes egressos de escolas públicas e negros.

Do Jornal GGN

Nilcea Freire, que foi ministra de Políticas para as Mulheres do governo de Luiz Inácio Lula da Silva entre 2004 e 2011 morreu ontem, sábado, dia 28, aos 66 anos, no Rio de Janeiro.

Nilcea tinha câncer e recebia tratamento médico em sua casa.

Ela foi a primeira mulher reitora da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), era médica, professora e pesquisadora.

No governo Lula, foi responsável pela I Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres que resultou no Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

Nilcea presidiu o Conselho Nacional de Direitos da Mulher e, durante sua gestão no governo Lula, com destaque para a Lei Maria da Penha, criação do Ligue 180 e do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

Como reitora da UERJ, no período de 2000-2004, foi implantado o embrião do sistema de cotas para estudantes egressos de escolas públicas e negros.

O projeto foi criado e muito debatido nos anos seguintes, sendo por fim adotado em outras dezenas de universidades públicas.

Como militante do PCB (Partido Comunista Brasileiro), na época da ditadura no Brasil, Nilceia foi ameaçada por órgãos de repressão e acabou por se exilar no México, entre 1975 e 1977.

Últimas unidades

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



1 comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

a.ali

29 de dezembro de 2019 às 12h37

em algum lugar do universo há um mundo paralelo, pois os bons estão sendo pinçados e levados e aqui tem nos deixado só a catrefa!

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.