VIOMUNDO

Diário da Resistência


Moro escrachado em Nova York : “Criminoso do ano”, dizia cartaz; veja vídeos e fotos
Fotos: Reprodução do You Tube, Defende Democracy in Brazil e Lula Marques/Agência PT
Política

Moro escrachado em Nova York : “Criminoso do ano”, dizia cartaz; veja vídeos e fotos


15/05/2018 - 19h28

Moro é escrachado e chamado de “criminoso do ano” em Nova Iorque

Sindicalistas dos Estados Unidos e ativistas brasileiros realizaram nesta terça-feira (15), em Nova Iorque, um protesto contra a entrega do prêmio “homem do ano” dado ao juiz Sérgio Moro pela Câmara de Comércio Brasil/EUA.

Uma das faixas citava Moro como “criminal of the year” (criminoso do ano), numa referência a sua atuação na operação Lava Jato contra os interesses nacionais e em defesa de empresas norte-americanas no Brasil.

Organizada por coletivos que defendem a libertação de Lula e denunciam sua prisão política por Moro, a manifestação de repúdio reuniu dezenas de brasileiros e norte-americanos.

Os ativistas denunciaram o golpe parlamentar, midiático e judicial que derrubou a presidenta eleita Dilma Rousseff há dois anos e frisaram que Lula é, de fato, prisioneiro político desde o dia 7 de abril e é vítima de uma perseguição promovida por setores do Judiciário e do Ministério Público, que têm como objetivo impedir a sua candidatura à presidência da República nas eleições de outubro.

Lawfare

“Eleição sem Lula é fraude”, dizia um dos cartazes. “Moro pratica lawfare”, dizia outro, referindo-se à prática fascista de Moro de usar a lei para alcançar objetivos político-ideológicos.

O juiz de Curitiba condenou Lula por supostamente ser proprietário de um tríplex no Guarujá (SP), mas não apresentou uma prova sequer para incriminar o ex-presidente.

O líder do PT na Câmara, Paulo Lula Pimenta (RS), observou que o ato em Nova Iorque levanta uma suspeita sobre os motivos de um “juiz de província” ser tão homenageado nos EUA.

Um dos motivos, em sua opinião, seria uma compensação a Moro por serviços prestados a empresários que faturaram alto com o desmonte da economia e de empresas brasileiras promovido pela operação Lava Jato e o golpe de 2016 liderado por Michel Temer, Eduardo Cunha, Aécio Neves, PSDB e DEM.

Gradualmente, vários sindicatos de peso dos EUA têm se unido ao Comitê Defend Democracy in Brazil para defender a libertação de Lula.

Participaram do ato a AFL-CIO (Federação Americana do Trabalho e Congresso de Organizações Industriais), o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos (USW), o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Automobilística, Aeroespacial e Agrícola dos Estados Unidos (UAW), o Sindicato dos Trabalhadores de Alimentos e sua Comercialização (UFCW), o Sindicato do Varejo, Atacado e Lojas de Departamentos (RWSDU) e os ativistas do Defend Democracy in Brazil.

“A situação no Brasil agora reflete o que pode acontecer quando você tem pessoas em posições de poder com a intenção de oprimir qualquer movimento para melhorar a vida dos trabalhadores”, disse o vice-presidente da USW International, Fred Redmond. “Moro está buscando uma mudança de regime no Brasil, não justiça”, completou Redmond.

O protesto teve início por volta das 17h (hora local) e ocorreu na entrada do Museu Americano de História Natural, onde ocorreu um jantar em homenagem a Moro e ao ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, com convites que chegaram a custar US$ 26 mil (mais de R$ 90 mil) por pessoa.

Texto atualizado para acréscimos de informações

Abaixo fotos do início do protesto

Fotos: Defend Democracy in Brazil

Livro do Luiz Carlos Azenha
O lado sujo do futebol

Tudo o que a Globo escondeu de você sobre o futebol brasileiro durante meio século!

A Trama de Propinas, Negociatas e Traições que Abalou o Esporte Mais Popular do Mundo.

Por Luiz Carlos Azenha, Amaury Ribeiro Jr., Leandro Cipoloni e Tony Chastinet



6 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Fabio

16 de maio de 2018 às 09h22

Esse Moro deveria estar preso, esse traidor da patria, lixo.

Responder

Julio Silveira

16 de maio de 2018 às 08h56

Enquanto esse agente tem o reconhecimento que merece fora do ambiente criado pela Globo, seus parceiros daqui, tucanos, compram o triplex, do “Lula”, da OAS em leilão.
Agora resta saber se os recursos carreados serão transferidos pela OAS para a Petrobras, pelo Lula, ou pelo agente estrangeiro ora escrachado. Por que, se acontecer no primeiro e ultimo caso, pode ser considerado armação associada baseado na cumplicidade pelo medo do que um tirano pode causar, para firmar a tal convição. O que para bom entendedor.

Responder

Manuela Dias

15 de maio de 2018 às 23h03

Para exercer certos cargos públicos a pessoa tem que ser brasileiro nato. O que adianta ser um brasileiro nato igual essa turma do golpe lesa a patria. Parecem mais americanos e europeus.
Eles vao escancarar o golpe, usar a força, o canhão, perto das eleiçoes ou um pouquinho depois, pois o psdb nao tem a menor chance de ganhar nas urnas. Em nenhuma eleiçao presidencial os tucanos estiveram tao na rabeira.
Nao estao fazendo tudo isso para entregar o poder de mao beijada para a oposição. Me parece bastante claro que essa turma vai radicalizar o golpe, começar a usar o canhao contra o povo. Na epoca apos Jango a violencia do estado ditatorial foi aumentando gradativamente.

Responder

a.ali

15 de maio de 2018 às 22h59

o criminoso do ano foi lá receber sua “beirinha” por serviços prestados…

Responder

Jose fernandes

15 de maio de 2018 às 22h55

Claro o serviçal já fez seu trabalho sujo, agora será homenageado. Pelo patrão EUA. Que lixo,que bosta,que merda, que moro.

Responder

João Lourenço

15 de maio de 2018 às 22h28

Pessoal ,não dava pra botar o fotoshop aí ?? Tá tão pífio a coisa né e lá tem mortadela ou foi bacon ? Aqui em Curitiba a mortadela estragou !kkkkkk

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
O lado sujo do futebol

Tudo o que a Globo escondeu de você sobre o futebol brasileiro durante meio século!