“Moro ajudou a derrubar a esquerda e agora assumiu cargo político”, escreveu procuradora que questiona conteúdo de mensagens

Tempo de leitura: 4 min
Reprodução de vídeo

Se eu pegar um papel escrito e dizer que foi fulano que escreveu, há o teste grafotécnico. Na escrita digital, não é diferente. A extração de dados tem que ser feita de forma a possibilitar a conferência. Sem esse cuidado, não pode ser considerado sequer “prova“. Monique Cheker, que não assume a veracidade das mensagens publicadas em nome dela.

Da Redação

Novos diálogos vazados pelo Intercept Brasil mostram que procuradores do Ministério Público Federal e da Lava Jato, inclusive o chefe da Força Tarefa de Curitiba, Deltan Dallagnol, eram contra a indicação de Sérgio Moro para o Ministério da Justiça no governo de Jair Bolsonaro.

“Temos uma preocupação sobre alegações de parcialidade que virão”, escreveu Dallagnol à colega Janice Ascari.

Anteriormente, em conversa com outro colega, Janice já havia concluído: “Moro se perdeu na vaidade. Que pena”.

João Carlos de Carvalho Rocha, o procurador com quem Janice conversava, lembrou-se de um episódio histórico, a República do Galeão, quando investigadores trabalharam ativamente para incriminar o então presidente Getúlio Vargas, que depois viria a cometer suicídio.

No resumo da Folha sobre o episódio:

“República do Galeão” foi como ficou conhecida a Base Aérea do Galeão, no Rio, quando lá foi montado, em agosto de 1954, um aparato da Aeronáutica para interrogar suspeitos no atentado da rua Tonelero. No atentado foi ferido Carlos Lacerda, o principal opositor público do então presidente Getúlio Vargas, e morreu o major da FAB Rubens Vaz. Os interrogatórios transcorriam em meio à crise do governo e às acusações de corrupção contra o presidente e aumentavam a pressão sobre Vargas. O chefe de sua guarda pessoal, Gregório Fortunato, acusado de ser o mandante do atentado, foi preso e interrogado na base. A “República do Galeão” só foi dissolvida após o suicídio de Vargas.

Embora na troca de mensagens o procurador Carvalho Rocha não tenha feito menção direta a isso, é óbvio o paralelo com Lula, cuja condenação imposta por Moro no caso do tríplex foi o passo inicial para tirar o ex-presidente da disputa eleitoral de 2018, ou “matá-lo” politicamente.

Desde que Lula foi condenado, o PT fez deste seu mote: a sentença teria sido resultado de uma ação política de Moro.

Numa mensagem de primeiro de novembro de 2018, a procuradora Monique Cheker acabou assumindo, privadamente, que o argumento petista ganharia força com o ex-juiz federal assumindo o Ministério da Justiça de Bolsonaro: “Moro ajudou a derrubar a esquerda, sua esposa fez propaganda para Bolsonaro e ele agora assume um cargo político. Não podemos olhar isso e achar natural”.

Cheker, que exerce seu cargo em Petrópolis, no Rio de Janeira, é muito ativa nas redes sociais e uma das mais ferrenhas defensoras da Lava Jato.

Chegou a sugerir, em julho de 2018, que ministros do Supremo Tribunal Federal ganharam dinheiro para dar decisões contrárias aos interesses da operação.

“Não há limite. Vamos pensar: os caras são vitalícios, nunca serão responsabilizados via STF ou via Congresso e ganharão todos os meses o mesmo subsídio. Sem contar o que ganham por fora com os companheiros que beneficiam. Para quê ter vergonha na cara?”, Monique Cheker chegou a escreveu no tweeter.

Uma das decisões que ela questionava era a soltura do ex-ministro José Dirceu pela Segunda Turma do STF.

Por causa da acusação, foi aberta uma representação contra Cheker no Conselho Nacional do Ministério Público.

À época, a procuradora se defendeu dizendo que não tinha feito referência direta a ministros do STF como aqueles que ganhavam “por fora com os companheiros que beneficiam”.

A procuradora nunca escondeu seu antipetismo.

Quando o ex-presidente Lula foi preso, em abril de 2018, e estava sob custódia da Polícia Federal antes de viajar para Curitiba, Cheker fez piada no twitter: “Em direção ao IML. Vão fazer teste de alcoolemia?”.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nelson

Como podemos ver, tudo “gente fina, elegante, sincera”, ilibada, proba, impoluta. Gente que estaria imbuída do melhor dos propósitos. Qual seja, salvar o Brasil do socialismo, comunismo.

Pretensos amantes da democracia e da liberdade, para eles, para, supostamente, “salvar” nosso país de uma suposta “ditadura da esquerda”, vale até implantar uma “ditadura da toga”. Os fins justificam os meios.

Tudo gente boa, pois. Nosso Brasil está salvo.

Zé Maria

Os Meliantes do Antagonista, do Psicopata de Veneza,
estão dando elementos para os Patifes da Força Tarefa
contestarem a autenticidade das Mensagens.
A contestação resume-se a dizer que houve edição.

O Glenn talvez não tenha dito, mas conversas em áudio
devem ser transcritas para publicação em texto.
Às vezes, é preciso repetir o óbvio, principalmente no Brasil.

Zé Maria

“juiz que atua como parte é um desvio punível que está em lei né?”
“a escadinha para tudo isso foi terrível”.

https://twitter.com/luizpaulor/status/1145074358202839040

Zé Maria

https://pbs.twimg.com/media/D-QbjXNXsAEEMry.jpg
Em alguns diálogos, Procuradores do MPF, de fora do Paraná,
questionavam a Aberrante Parcialidade do juiz Sergio Moro.
https://pbs.twimg.com/media/D-QbhNsWwAIDth_.jpg

Ângelo Augusto Costa – 10:00:07 – Cara, eu não confio no Moro, não. Em breve vamos nos receber cota de delegado mandando acrescentar fatos à denúncia. E, se não cumprirmos, o próprio juiz resolve. Rs.

Monique – 10:00:30 – Olha, penso igual.

Monique – 10:01:36 – Moro é inquisitivo, só manda para o MP quando quer corroborar suas ideias, decide sem pedido do MP (variasssss vezes) e respeitosamente o MPF do PR sempre tolerou isso pelos ótimos resultados alcançados pela lava jato

Ângelo Augusto Costa – 10:02:13 – Ele nos vê como “mal constitucionalmente necessário”, um desperdício de dinheiro.

Monique – 10:02:30 – Se depender dele, seremos ignorados.

Ângelo Augusto Costa – 10:03:02 – Afinal, se já tem juiz, por que outro sujeito processual com as mesmas garantias e a mesma independência? Duplicação inútil. E ainda podendo encher o saco.

Monique – 10:03:43 – E essa fama do Moro é antiga. Desde que eu estava no Paraná, em 2008, ele já atuava assim. Alguns colegas do MPF do PR diziam que gostavam da pro atividade dele, que inclusive aprendiam com isso.

Ângelo Augusto Costa – 10:04:30 – Fez umas tabelinhas lá, absolvendo aqui para a gente recorrer ali, mas na investigação criminal – a única coisa que interessa -, opa, a dupla polícia/ juiz eh senhora.

Monique – 10:04:31 – Moro viola sempre o sistema acusatório e é tolerado por seus resultados.

https://www.conjur.com.br/2019-jun-29/procuradores-desconfiavam-parcialidade-moro-juiz

Zé Maria

https://pbs.twimg.com/media/D-OuTuOW4AA2_g-.png

Procuradora do MPF Monique Chequer puta da cara
com a “Escadinha Terrível” do juiz Moro pelo Poder.

https://t.co/wGMWDvxnIA
https://twitter.com/ggreenwald/status/1144950402904969216/photo/1
https://theintercept.com/2019/06/29/chats-violacoes-moro-credibilidade-bolsonaro/

“E a ‘escadinha’ disso tudo foi terrível: Moro ajudou a derrubar a esquerda,
sua esposa fez propaganda para Bolsonaro e ele agora assume um cargo político. Não podemos olhar isso é achar natural.” @MoniqueCheker
Concordo com a procuradora. Só gente desonesta pode achar natural”
https://twitter.com/souguereira/status/1145034842213691392

Gomes Silva

Esse judiciario e MPF é uma vergonha mundial. É uma equipe de bandidos. E ainda tem o senão da fundaçao do mpf de 2 bilhoes, ou seja, ninguem apoiou as malvadezas do Moro de graça e nem o Moro fez tudo isso pq odeia o PT mas sim por muito dinheiro.
A essa altura do campeonato quem nao enxerga a parcialidade da justiça federal e do mpf é pq é mal carater igual esses juizes e procuradores.
Para que o MPF precisa de uma fundaçao com 2 bilhoes de bufunfa, para distribuir para os pobres promotores que ganham tao pouco.
Fica cada dia mais claro que o Moro é um bandido. O Moro é um ditador de leis, das leis inventadas por ele. Estuprou a constituição em beneficio proprio, cagou no CPP.

nivaldo jose farias

OLA BOA TARDE SINCERAMENTE COMO CIDADAO GISTARIA QUE NOSSA JUSTIÇA DESSE UM JEITO NESSES PROCURADORES, INVESTIGUE QUEM TIVER CULPA QUE PAGUR SE O EX. PRESIDENTE FOR INOCENTE PARECE QUE TEMOS QUE SOLTAR OU A JUSTIÇA FAZ UMA NOVA ELEIÇAO DEIXEM O POVO RESOLVER PORQUE SE ESPERAR POR JUSTIÇA NAO VAO RESOLVER NUNCA O BRASIL ESTA SENDO ENVERGONHADOPERANTE O MUNDO MAS AGORA COM ESSA DA COCAINA NO AVIAO. MAS A MORTE DA VEREADORA NAO E POSSIVEL QUE OS MILICIANOS TM MAS FORÇA DO QUE NOSSAS AUTORIDADE

Ernani

Tá tudo dominado. O brasileiro é mal carater e aceita na boa um juiz que comete crimes para se chegar a certo resultado esperado pelo juiz. Como é juiz tá certo cometer crimes ainda mais se forem contra o Lula e o PT. Juiz nao precisa seguir a lei.
Cada povo tem os politicos que merece. Povo mal carater, politico mal carater tb.
Quem nao votou no PT em 2014 e 2018 nao aceita a vontade de quem pensa diferente e votou no PT.
Bela democracia que temos.
Que povo maravilho. Que povo de carater. Que povo honesto.
Moro é no minimo omisso, nao faz nada contra o clã do bozo. É um cinico pior que o FHC.

Elena

Coitadinha da sra. Monique! A máscara caiu. Agora ela foi correndo no blog O Antagonista dizer que não é ela a tal Monique divulgada pelo The Intercept. Nossa! Como ela é óbvia demais, não?

Deixe seu comentário

Leia também