Miguel do Rosário: A última luta contra a ditadura

Tempo de leitura: 4 min

por Miguel do Rosário, no Óleo do Diabo

A julgar pelos editoriais, a imprensa brasileira se acha uma vítima trêmula e indefesa, pronta para ser devorada pelo bicho papão totalitário. Claro que há o constrangimento de ter apoiado a ditadura, contra o mesmo bicho papão, mas se ele (o papão) não existia antes e mesmo assim justificou-se um golpe de Estado, não é tão difícil inventar novamente o mesmo inimigo; dessa vez não exatamente para dar um golpe, mas algo mais fácil, como queimar um candidato e eleger outro. Considerando que esses jornais transformaram-se em poderosos conglomerados econômicos à sombra do regime militar, pode-se especular que nossa batalha contra os desmandos desses grupos consiste na última luta dos brasileiros contra o fascismo que pendurou nossa liberdade e nossas esperanças, por vinte longos anos, num pau de arara.

Como empresas privadas, os jornais têm liberdade para defender ou atacar seja quem for, mas a Constituição ficaria grata se evitassem desrespeitar o direito dos indivíduos à honra e à privacidade e, sobretudo, se se esforçassem em conter seus ódios pessoais e tratassem as instituições democráticas e seus representantes com um mínimo de decoro e respeito. Não pedimos isenção. Ao contrário, pedimos honestidade em declarar sua preferência partidária, como fazem os jornais norte-americanos, o que ajudaria os leitores a separar notícia de opinião e entender melhor o que estão lendo.

Conhecemos a imprensa de outros países e francamente não observamos em lugar nenhum do mundo (com exceção dos EUA, onde imprensa deixa bem claro de que lado está) um engajamento partidário tão enlouquecido e agressivo como vemos no Brasil.

A imprensa de fato tornou-se um quarto poder, mas à diferença dos outros poderes, goza de uma liberdade quase selvagem. Pode incentivar as pessoas a tomarem remédios que não precisam, espalhar informações falsas sobre partidos, destruir a reputação de inocentes, pressionar juízes a emitir ordens de prisão (ou de habeas corpus), desestabilizar governos… E quando setores da sociedade, como as associações de medicina, por exemplo, iniciam debates para criar leis que regulamentem o uso de informações sobre saúde, os grupos de mídia não apenas se recusam a dialogar como lançam pesadas acusações contra os que desejam o debate. Eles se pretendem intocáveis. A liberdade de imprensa converte-se, portanto, em objeto de luxo de uso exclusivo de meia dúzia de proprietários de jornais e tv.

Não temos ilusão quanto aos defeitos de nossa classe política e seus representantes, mas também não nos iludimos quanto à perseguição seletiva praticada por uma imprensa desde sempre identificada com ideais conservadores – e portanto com os partidos afinados com esses ideais.

Protestamos, em suma, contra hábitos sinistros que estão se arraigando em nossa imprensa, como fazer acusações sem provas e prejulgar pessoas e instituições de maneira açodada, desrespeitando o princípio da presunção da inocência. Com seu poder, a mídia consegue intimidar inclusive juízes, produzindo outra aberração contra a democracia, que é obstruir o direito de todo cidadão ou empresa de ter um julgamento isento e livre, longe das paixões políticas.

Protestamos, principalmente, contra a tentativa de interferir no processo eleitoral, através da criação de factóides que vão parar diretamente, às vezes no mesmo dia, na página de alguns candidatos. Denúncias devem ser feitas, claro, mas embasadas num mínimo de provas e fundamentos lógicos. Os escândalos que pipocam não nascem da intenção louvável de aprimorar o funcionamento da máquina pública, e sim do desejo mal disfarçado de produzir estragos políticos no adversário da vez.

Enfim, quando vemos a mídia engajada em campanhas partidárias, e ainda lançando suspeitas de que há forças querendo censurá-la ou silenciá-la (o que é mentira); e, para culminar, participando de seminários no Clube Militar, como o que deverá acontecer dia 23 de setembro deste ano, intitulado “Democracia Ameaçada”, muitos cidadãos começam a se questionar, preocupados, se haveria alguém imaginando um golpe, seja um violento, com uso de armas, seja um “pacífico”, como fizeram em Honduras no ano passado, onde o presidente eleito, após decisão do Supremo Tribunal Federal (convertido assim num poder quase monárquico, acima da soberania popular), foi preso pelo exército e conduzido para fora do país. Todos, incluindo o golpe contra Chávez, em 2002, tem algo em comum: a cumplicidade entre oposição conservadora e corporações midiáticas.

Falamos apenas dos jornais. Quanto à mídia televisiva, os fatos são muito mais graves, porque são concessionárias de serviço público, e há leis que proibem a veiculação de material entendido como propaganda partidária.

Quando chamamos a imprensa de golpista, portanto, referimo-nos não só a seu papel fundamental na preparação do golpe de 64 e na consolidação política do regime militar, como também no esforço constante, até hoje, para derrubar ou eleger governantes a partir de artifícios nada éticos de manipulação da notícia.

Reiteramos nosso apreço pela liberdade de imprensa e de expressão, mas observamos que estas liberdades não são direitos exclusivos dos donos de jornal: elas também valem para o leitor, que não deve ser enganado; e para o jornalista, que deve ter direito a trabalhar sem se submeter aos caprichos ideológicos do patrão.

Por fim, convidamos a todos a se libertarem do vício triste de pensar com a cabeça alheia, e a conhecerem a blogosfera política, onde se trata a informação com muito mais profundidade: ela é verificada, checada, conferida novamente, revirada de todos os lados, discutida, rechaçada, e de novo aceita; e onde, principalmente, respeita-se a inteligência do leitor e procura-se fazer com que ele a use efetivamente, pensando politicamente por si mesmo.

Somos os representantes da edição fluminense de uma articulação nacional, os Blogueiros Progressistas, ou seja, de esquerda, e nossa luta mais importante, nas últimas semanas, tem sido desmontar as manipulações midiáticas que visam confundir e influenciar o eleitorado, deturpando a vontade popular.

Data: 23 de setembro, 19 horas

Local: Auditório do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo

(Rua Rego Freitas, 530, próximo ao Metrô República, centro da capital paulista).

Presenças confirmadas de dirigentes do PT, PCdoB, PSB, PDT, de representantes da CUT, FS, CTB, CGTB, MST e UNE e de blogueiros progressistas.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Carlos Marques

A direita relativiza a Constituição Federal sempre que lhe for conveniente. Hoje falam em soberania da Constituição. A soberania da Constituição vigorante em 1964 foi ignorada solenemente pelos hipócritas, em nome de seus interesses de classe.

Gil

Pois é, mas aí a gente vê pessoas como Hélio Bicudo e D. Paulo Evaristo Arns (estarão senis?) assinando aquele manifesto espúrio …

Paulo Cesar

CIDADANIA
Neste momente crucial da nossa Democracia
Este texto é muito didático
Merecedor de análise por todos os brasileiros
E, especialmente, pela nossa juventude.
Deveria ser usado pelos professores
Como uma prática honesta de CIDADANIA

Bernardo

"Por fim, convidamos a todos a se libertarem do vício triste de pensar com a cabeça alheia, e a conhecerem a blogosfera política, onde se trata a informação com muito mais profundidade: ela é verificada, checada, conferida novamente, revirada de todos os lados, discutida, rechaçada, e de novo aceita; e onde, principalmente, respeita-se a inteligência do leitor e procura-se fazer com que ele a use efetivamente, pensando politicamente por si mesmo."

Infelizmente, isso não é bem uma verdade. Apenas parte da chamada blogsfera é assim. Basta dar uma olhada em blogs como o do Reinaldo Azevedo.

    van

    Uncle King não é blogsfera política. É um circo aquilo lá. Dos horrores ou dos terrores, mas política não é.

Marcos C. Carvalho

Onde estão os porcos do PIG Myriam Leitão, Sardenberg et caterva que não denunciam a insensatez do candidato Serra?
Onde está a crítica à falta de respeito ao erário público ao prometer 10% de aumento para os aposentados, R$ 600,00 de salário mínimo e 13º de Bolsa Família? Ou prometer o Paraíso na Terra o candidato Tucano pode? Será que esses "jornalistas" têm lado?

@stelles_13

Faltou só dizer que o #RioBlogProg fica no http://rioblogprog.blogspot.com, esse texto do Miguel ficou maravilhoso, sem dúvida!

ValmontRS

Excelente!
Façamos uma campanha pela democracia:

RECOMENDE OS BLOGS PROGRESSISTAS AOS SEUS AMIGOS.

É muito mais eficaz do que recomendar voto, pois aqui se trava a verdadeira luta contra a ditadura midiática.

    ivete frança

    oi, isso eu tenho feito, mas considero ainda tão pouco e me sinto tão indefesa diante desses ataques todos à Dilma e à democracia…
    Ivete França- Niteroi

Marat

Imprensa no Brasil é piada. Aqui há uma impren$$$a obtusa e burra, que defende cagamente os interesses das classes A e B, além dos interesses estadunidenses. Como eles querem ter algum tipo de apoio?

Orlando Bernardes

IMportante continuarmos na luta. Quem puder vá ao encontro no sindicato dos engenheiros de SP.

Nada mais verdadeiro do que a frase " o povo unido jamais será vencido ".

Marcelo de Matos

Nossa mídia venezuelana dá o tapa e esconde a mão. Os paparazzi da Rede Globo, usando potentes objetivas, conseguiram captar a conversa entre um ministro e uma ministra do STF em seus notebooks. Isso deixou a ministrada meio temerosa e não foi difícil para os intocáveis conseguirem a suspensão da Lei de Imprensa. Bastou o Miro Teixeira fazer o pedido. Agora vaza de tudo na nossa mídia, mas, claro que só quando há figuras do PT envolvidas. Não há o mínimo escrúpulo. O engraçado é que eles ainda posam de vítimas. Estão sendo perseguidos por Lula. Coitados: estão tolhidos em sua liberdade de criar factóides, de produzir vazamentos criminosos, de tentar colocar de joelhos as instituições da República, de interferir no livre exercício da cidadania e do voto.

Ronaldo Caetano

Tenho alertado para o jogo de equipe que Datafolha e IBOPE fazem – especialmente nas eleições para Governador…

No caso do Datafolha, me parece que está tentando usar a mesma tática usada na última eleição para Prefeito de SP (Marta e Kassab foram para o 2o Turno mas a diferença projetada de votos era bem menor do que a sugerida – na verdade Kassab terminou o 1o Turno na frente). Estão tentando criar um efeito "atropelamento" de Serra neste final de 1o Turno para, no início do 2o Turno passarem a percepção de que a "atropelada" é irresistível.

Ou como diria a eterna Cantanhede Zero a Zero, o jogo recomeçará do zero, ainda que Dilma coloque 15 pontos na frente.

Mas, reconheço… o poder maligno desses canalha, especialmente o da Rede Globo, repercutindo os factóides da canalhada miúda, é ainda muito forte e pode complicar muito a vida de Dilma e Lula nesta reta final.

Archibaldo S. Braga

Maravilhoso texto, parabens!!! Vamos em frente!!! Estarei em espírito e continuo na minha posiçao: PARA O QUE DER E VIER!!! A. S. Braga.

O pior é se fazer de vítima e não assumir o lado… « Livre pensar é só pensar!

[…] Leia mais… […]

Mariano S. Silva

Percebam que a nova manipulação está se realizando nas derivadas, ou taxas de variação, feitas dentro da banda de êrro para não dar muito na pinta. Estão tentando criar uma onda que motive o voto daqueles que não "gostam de perder seu voto" em direção a um segundo turno. Tem-se que atuar para mudar, nem que seja levemente, a inclinação das curvas. Pois,se isto ocorrer, não haverá mais tempo de agirem. Se houver uma alteração, mesmo pequena, das intenções de voto a datafalha terá que seguir, caso contrário, será desmentida nos resultados das urnas.
Conspirações, são muito eficientes porque operam a nível de poucos indivíduos e a propagação de informações entre eles é rápida e irradia imediatamente para os canais servos (executores). Os processos democráticos ocorrem em direção contrária e as informações percolam muito lentamente cadeia acima. Entretanto, a solidez desse último é maior porque reside num processo coletivo de massa. Como não temos muito tempo, um grupo pequeno terá que se reunir em segredo e armar uma estratégia de reação o quanto antes. Tem que sentar com os dirigentes de campanha e armar esquemas alternativos que serão postos ou não em marcha. Não se pode discutir muitas destas ações em público.
Lembrem-se poder é escamoteamento de informação!
Continuaremos fazendo nosso trabalho de formiguinha, mas alguém tem que trabalhar em silêncio…

Eduardo Zani

Que tentem um Golpe ou coisa que o valha, a direita raivosa desse pais, representada pelo que ha de pior na politica: pfl, psdb e ppb. Dessa vez, pessoas como eu, nao vao esperar 4 anos, e a repressao recrudecer pra pegar em armas. Haja visto a natureza controversa e ilegal quando qualquer membro do Estado, na envergadura de sua posicao, usurpa o Poder e regras/leis estabelecidas a bem, ou nao, de quem quer que seja. Ao momento que um Golpe contra às Instituicoes do Estado eh praticado, de completa ilegalidade esta seus feitos, e pior, sua genese; logo, eh afastada qualquer premissa de ilegalidade nos atos praticados por outros membros, mesmo que solapem a regra juridica atual e outrora vigente, contra feitos e instituicoes golpistas. Que fique o recado.
A burguesia, ao longo dos seculos, e em qualquer lugar do planeta, sempre procura achar um OTARIO pra exercer a Forca e atender seus interesses. Acredito que nas Forcas Armadas, este Otario, nao mais se fara. Restando à iniciativa privada, contractors e correlatos, pra essa tarefa. Pois, que a burguesia escolha bem, muito bem seus "defensores"(do indefensavel) e saibam que estamos na Era da Informacao, logo, se esconder atras de empresarios de sucesso, benfeitores da republica, fazendeiros, jornalistas, como na epoca da Ditadura, nao mais funcionara e vcs sagrarao certamente, como nunca aconteceu. Novamente, fica o recado.

Cícero

"A cumplicidade entre oposição conservadora e corporações midiáticas" – Essa frase resume tudo. É claro, público e notório esse conluio entre setores da mídia tradicional e os tucanos. Mas unidos somos fortes o suficientes para combater essa corja de 'chimangos' malditos, remanescência pútrida dos 'senhores de engenho', que pretendem a todo custo, valendo-se de todos os meios, retomar o poder. Mas isso não vai acontecer. Não podemos permitir. Dilma será a próxima presidenta do Brasil. Doa a quem doer.

Cid Ximenes

Excelente

SérgioFerraz

Amanhã todos na Rua Rego Freitas, vamos derrotar o último bastião da ditadura de 64 – a imprensa golpista e seus tentáculos nas instituições brasileiras.

    Ubiratan Rosa Passos

    Espero que sim porque, caso contrário, se houver segundo turno, vamos lamentar a nossa derrota.
    Em tempo, Sérgio: qual foi a repercussão daquela manifestação de intelectuias (?), artistas globais e de um representante da Igreja Católica, em São Paulo?
    Outra pergunta: se houver segundo turno, o que é o mais provável de acontecer, quem fará aliança com o PT? O PV? O PSOL? O PIG? A mídia golpista? O Clube Militar? O PT ficará soziho, com parte do PMDB e, aí, já era!
    Acorde PT!

Jorge Nunes

Muito bom eu vi o Miguel Rosário lá no CCBB e recebi este texto impresso, no palco Mauro Santayana e o Azenha falaram mais da vanguarda da internet, neste encontro percebi que nossa mídia tradicional tem muito que evoluir. A começar pela recuperação dos jornalistas de algum modo se tem que salvar toda essa nova geração dos crimes do passado e presente. Que o outro lado não seja somente ouvido e divulgado nos blogs.

A mídia tradicional vai ter que recuperar a inteligência perdida em nome de interesses mesquinhos.

Orellano Paz

Oh Miguel… quase perfeito. So' nao precisava o ufanismo fluminense no final. Esta e' a semente da soberba nacional, centralizadora, elitista, arrogante e excludente. Nao me faz pensar em amarrar os cavalos no obelisco, novamente, pois nao e' por ai'… (risadas…)Grande abraco gaucho

    Haroldo M. Cunha

    Cara, não entendi, de que ufanismo você está falando. Ele apenas diz está representando o Estado do Rio de Janeiro!

Marcos AC Lopes

Belo texto, parabéns e vamos à luta!

priscila presotto

Tb vi isso no site da Ulo.Fiquei assustada.

adilson (E agora?)

Uma anáilse perfeita!

ruypenalva

Depois, quem censura a Mídia é o PT. Leiam:

Coligação de Richa impede divulgação de pesquisa Vox Populi/Band
Aliança de candidato tucano alegou questão relacionada a registro. Em debate ontem, Richa reclamou de "campanha suja"

Francisco Camargo, iG Paraná | 21/09/2010 16:09

A coligação de Beto Richa (PSDB) impediu a divulgação de uma pesquisa eleitoral ao governo do Estado. A consulta do Vox Populi, impugnada na segunda-feira, 20, tinha sido contratada pela Radio e Televisão Bandeirantes e valeria para todo o Paraná.
Desde o começo de setembro, todas as pesquisas apontam para crescimento de Osmar (PDT). A diferença entre os dois candidatos, que já foi de 16 pontos e, agosto, caiu para 5 pontos na pesquisa Datafolha divulgada dia 16 de setembro.
A alegação para impugnar a última consulta do Vox Populi foi de que não consta do registro da pesquisa a ponderação do plano amostral. Na semana passada, a coligação impediu a realização de uma pesquisa Ibope no Oeste do Estado sob a justificativa que o instituto não colocara no questionário o nome de todos os candidatos a deputado.

Debate
No debate da RIC TV – emissora de Curitiba afiliada à Rede Record, na noite de ontem, dia 20, Richa lamentou no final da sabatina ser vítima de muitos ataques e boatos, “alvo de uma campanha suja e rasteira do meu principal adversário”. Mas, afirmou, “continuo minha caminhada, eu já esperava esses ataques; veja a que ponto chegam as maldades e o desespero para ser governador a qualquer custo.”
Osmar Dias (PDT) voltou a citar o presidente ao encerrar a sua participação: “É nos passos do Lula que vamos governar o Paraná”. Disse ainda que suas propostas têm endereço certo: a casa das pessoas; a ação do governo só é boa quando atinge a casa das pessoas”.
E retomou o tema de abertura ao declarar que vai avançar nas políticas públicas implantadas pelos governos federal e estadual, “que melhoraram a vida das pessoas no Paraná e no Brasil. Estamos no time do Lula, Dilma, Requião, Gleisi, meu vice, Rocha Loures e do governador Pessuti”, concluiu.

    Carlos

    Jornais de hoje (quinta) comentam sobre censura ao ibope…
    Álvaro Dias (PSDB) declarou voto no irmão do candidato a governador Osmar (PDT), apoiado por Lula.

Anarquista Lucida

Amanhã todos contra o Golpe da Midia!

Os golpistas não perdem por esperar:
http://migre.me/1nr1z

.

    Lia

    que nojo. blurg

    Lia

    o link migre, claro

CC.Brega.mim

Quanto trabalho nessa hora!
Manifesto e contra-manifesto http://vaiencarar.wordpress.com/2010/09/22/nosso-
Vídeo de terrorismo golpista
assustador
mas que se entrega freudianamente
entrega seu raciocínio político:
trator.
precisa ser comparado com o Brasil da Dilma… http://vaiencarar.wordpress.com/2010/09/22/atenca

José Fernandes

já tomei essa vacina irmão e tenho plena conciência do meu direito como cidadão,
amanhã galera às 19 horas, (Rua Rego Freitas, 530, próximo ao Metrô República, centro da capital paulista).

MirabeauBLeal

.
É absolutamente espetacular a produção intelectual da esquerda, nesta eleição !
.
Este talvez seja um dos principais fatos que praticamente aniquilou o pensamento único da direita conservadora
expresso pelos que, durante décadas, se arrogaram a prerrogativa de representantes exclusivos da intelectualidade brasileira exposta diariamente em editoriais, colunas e artigos da mídia corporativa neoliberal e, redundantemente, mercantil.
.
A esquerda está conseguindo finalmente liquidar com o monopólio do pensamento imposto pela direita político-midiática sobre o povo brasileiro !
.
Eles não suportam ser excluídos da condição de donos da verdade.
.
Também por isto a declaração de guerra por eles agora publicamente manifestada em tom de orgulho ferido, inveja e ódio.
.

Luiz Fernando Peito

Excelente, parabens

Helio

Excelente texto, e só pra lembrar recomeçou a manipulação das pesquisas eleitorais

    Jairo_Beraldo

    Será que alguém está se guiando por elas? Penso que nem olham!

Deixe seu comentário

Leia também