Mauricio Dias: PMDB quer Dilma refém

Tempo de leitura: 2 min

por Mauricio Dias, em CartaCapital

Em atividades comerciais, há leis rígidas que protegem direitos dos sócios minoritários diante do poder dos majoritários, como acontece, por exemplo, nas sociedades anônimas. Nas associações políticas, no entanto, não chega a ser assim. Mas é  que o PMDB quer ter mais poderes do que já tem.

A demissão do ministro Palocci voltou a estimular o partido a cobrar o suposto direito de “sócio” que não existe em alianças políticas. Assim ocorre com a coalizão eleitoral entre PT/PMDB e outros partidos menores, em torno da candidatura vitoriosa que levou Dilma Rousseff à Presidência da República.

É hora de fazer um redesenho da articulação política do governo. E o PMDB quer e vai participar”, afirmou categoricamente o senador alagoano Renan Calheiros, um dos mais influentes quadros do partido.

Agora, ela (Dilma) vai estabelecer um novo desenho de governo”, concordou, em outro momento, o senador José Sarney sem o ímpeto de Calheiros. Mas as palavras “redesenho” e “desenho”, no discurso dos dois peemedebistas, denunciam o objetivo comum.

Esse discurso tem uma tradução: o PMDB quer tornar Dilma sua refém.

É um vício instintivo desse velho e incômodo aliado. Sem condições de construir uma candidatura majoritária própria para chegar ao poder alia-se com quem pode. Fez isso também no governo tucano de FHC. Sem a voracidade de agora. Isso se traduz em um combate com o PT pelas posições mais importantes na máquina administrativa do governo.

O que deveria ser normal numa aliança política bem-sucedida na eleição de 2010 vira, para o PMDB, um combate decisivo.

Assim ele irriga a horta da qual se nutre: tem a maior bancada no Senado e a segunda maior na Câmara, onde, pela primeira vez, o PT fez maioria. Sem o PMDB, Dilma teria enorme dificuldade de governar.

Esta situação tornou de dupla utilidade, ou seja, “dois em um”, o gabinete do vice-presidente peemedebista, Michel Temer: ora é “gabinete de conciliação”, quando o interlocutor é o peemedebista Romero Jucá, líder do governo no Senado, ora é “gabinete de conspiração”, quando o diálogo é com o Henrique Alves, líder do PMDB na Câmara.

Dilma tem enfrentado com dificuldade a fúria desse dragão. Foi assim na votação do Código Florestal. Foi assim na luta da oposição pela convocação de Palocci. E é assim na despedida de Palocci.

Há uma rebelião, mais uma no PMDB. A reação, ainda verbal, surgiu com a escolha da senadora Gleisi Hoffmann pelo fato de Dilma não ter se consultado com Temer. Ele soube meia hora antes, reclamam. Um privilégio, na verdade, diante da decisão praticamente solitária da presidenta.

A cúpula peemedebista fez uma reunião de emergência na noite de quarta-feira 8, no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente Temer. Estavam lá, entre outros, os já citados Sarney e Renan, além de Romero Jucá, Henrique Alves e o reaparecido Eduardo Cunha. O nome do deputado Eduardo Cunha na lista da reunião com Temer remete aos primeiros dias do governo. Naquele momento, Dilma, em nome da probidade, desafiou os peemedebistas e acabou com a influência política de Cunha em Furnas, um dos pomares onde o PMDB comia a fruta do pecado.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

JOSE DANTAS

Na realidade o PMDB cobra o preço por ter colaborado decisivamente para essa discussão sobre Dilma ser presidente ou presidenta, caso contrário teríamos o Presidente Serra, bastando para isso que oferecessem o nome do Temer como vice na chapa dos tucanos. Um outro e principal apoio da Dilma foi o do Lula e depois a blogosfera teve uma participação importante em sua eleição. O Lula cobrou pouco da Dilma, por questões óbvias, já que pensa 2014, com o PMDB a coisa tem que ser agora e ao modo deles, inevitável para governar sem mensalão instituido e a blogosfera cobra agora um peso político que certamente conquistará talvez na próxima década, a depender da penetração da banda larga nos lares brasileiros. Assim, quando a blogosfera começa a detonar o ministério a Dilma queima junto e o PIG bate palmas, já que só tem a ganhar com isso. A Dilma sem apoio no congresso será o próximo Collor, já que motivos para impeachment sempre existirão e sabemos que não conta com o apoio popular que salvou o Lula, como ele próprio diz. Imposição de vontade tem dado em ditadura, ditabranda e do jeito que vamos poderemos desaguar numa "ditafera".

Lúcia Amorim

Engraçado é que NINGUÉM se deu ao trabalho de pensar se "Carta Capital" disse coisa com coisa, nessa matéria. Quem, afinal de contas — além do jornalista de Carta Capital — acha que (1) Dilma algum dia foi ou será refém do PMDB? Os petistas precisam acordar.

Devo dizer, pros que não tenham lido, que Carta Capital, hoje, resolveu que Gilmar Mendes e aquela ministra loura muito reacionária são "a justiça" (pq queriam esquartejar Cesare Battisti). Ando muito decepcionada com Carta Capital.

dukrai

o PMDB dos caciques regionais está minguando, assim como a direita. falta o PT se apresentar como uma opção de esquerda de fato para continuar crescendo.

Conceição

Precisamos fazer uma campanha séria contra a imunidade parlamentar.
Muitos dos problemas de corrupção e ilegalidades desapareceriam.
Só depende de nós.
Precisamos afastar os "eduardos cunhas" do nosso pais.
Precisamos reagir as imundícies políticas.

    Pitagoras

    Apoiado. Vamos iniciar ao menos uma pétiçaõ pública. Melhor seria um projeto de iniciativa popular. Quem se habilita para iniciar a coleta de assinaturas?

Alexandre Bueno

Ah, O PMDB quer a Dilma refem?! Então avise logo o PT, o grande PT, que estendeu o tapete vermelho para o PMDB entrar ao fritar o Palocci.

Herminio

A solução é fazer leis pra beneficiar o povo e ao manda-la ao congresso, avisar que não haverá conchavos e os meios de comunicação que vivem às custas das propagandas oficiais dos governos federal, municipal e estaduais,tem é que divulgar o que é de benefício social. Utopia não? É por isso que esse sistema eleitoral tem que mudar e por mais que os partidos estejam em baixa com os eleitores (por culpa dos parlamentares), tem sim que ser pontado o partido nas votações e depois dentro do próprio seria feito uma escolha mediante apresentação de um nada consta e essa escolha seria referendada dentro de cada partido por seus filiados, e outra coisa, partido político pra existir teria que ter no mínimo 500000 filiados e com isso acabar com essa farra de partidos de aluguel que só enche a paciencia do povo e serve entre outras coisas principalmente pra pegar o fundo partidario e servir de guarida durante as eleições. Uma verdadeira esculhambação.

Paulo

O PMDB se transformou num hospedeiro insaciável. Instalou-se no PSDB de FHC até exauri-lo. Com o PT a coisa é diferente. o Partido é vacinado contra vermes patogênicos.

Rossi

Tolerar as pressões fisiológicas do PMDB,ok.Mas ter um Moreira Franco na SAE é dose prá elefante.

SILOÉ -RJ

Parabéns presidenta pela troca de ministros. SÁBIA DECISÃO: Ninguém melhor que a IDELI para essa queda de braço com a oposição, que por sinal está tão desesperada a ponto do presidente do DEM, Agripino Maia dizer que o governo agora é de "saias justas", morrendo de inveja por não poder usa-las.

Alexandre Bueno

Ah, O PMDB quer a Dilma refem?! Então avise logo o PT, o grande PT, que estendeu o tapete vermelho para o PMDB entrar ao fritar o Palocci.

Agora segura o rojão conservador. E não foi por falta de aviso.

betinho2

Enquanto o PT concentrou o poder em São Paulo, o PMDB foi aos rincões, sem descuidar de São Paulo. Mesmo assim, com 8 anos de Lula/PT na presidência, não tiveram capacidade de destronar os demotunganos em Sampa. Enquanto isso o PT em outros estados lutou em segundo plano. Agora Dilma redistribui o poder no PT. As duas últimas nomeações (Gleisi e Ideli), além de excelentes, também sinalizam que é hora da tomada do Paraná e Santa Catarina, reforçando ainda Rio de Janeiro com Luiz Sérgio agora na Pesca.
Pessoas certas no lugar certo, estratégia à curto, médio e longo prazo. Dilma enxerga longe, e como diria Brizola: "Ela vem de longe"

Silvio I

Continuamos com a política dando, e que se recebe. Os Ministros pertencem à presidenta. Ela e que convida, e ela solicita seu desligamento, quando por A o por B, não interessa manter um ministro. O PMDB sempre foi e continua insaciável, isso porque seus políticos vivem pensando no Brasil!

Sebastiana Lancaster

Governo incompetente e caindo pelas tabelas.

    betinho2

    Toma jeito Richard…rsrs. Isso tudo é pra exibir o enorme quarda roupa feminino?

betinho2

Sabem aquela campanha do PIG e dos demotunganos para derrubar Sarney da presidência do senado, quando o VICE era o PIRILLO/PSDB? Agora a vice presidente é a Marta Suplicy/PT . Que façam nova campanha para derrubar Sarney, dessa vez apoiaremos.

Chico Bicudo

Caro Azenha, postei em meu blog um texto sobre o assunto: "PMDB – livre, leve e solto". Se tiver um tempinho, passe por lá. Eis o link: http://bit.ly/lC8jN4. Será um prazer. Abraços, Chico.

Arau

O erro está na sociedade, que vota nesses políticos tradicionais, no pior sentido que isso possa ter.

O governo Lula cometeu um erro fatal: foi não contestou o poder da mídia.

Se as TVs são concessões públicas, então elas tem que prestar serviços relevantes à sociedade, e não ficar passando somente lixo, como BBB, Pânico, Domingo Legal, e outras porcarias.

Cadê o espaço da cidadania???

Povo informado vota em político sério, honesto e comprometido.

A revolução social tem que ser feita enquanto a esquerda está no poder, deixar essa oportunidade passar é abrir mão de mudar a sociedade no seu âmago.

A mim não interessa um governo de esquerda eternamente caridoso com seus pobres, no começo tudo bem, mas o passo certo rumo à cidadania tem que ser via conscientização.

E para isso as TVs, são o caminho mais rápido e democrático,

    Ronaldo Cananéia

    Arau,

    O PT é autista na hora de se comunicar com o povo brasileiro.

    Chama os carnavalescos para os programas do horário eleitoral e depois da posse, na vida real, só faz m…

    Veja quem é o ministro responsável pelo MiniCom.

    De onde menos se espera é de onde não sai nada mesmo . . .

    Arau

    Discordo, não há partido mais perto do povo que o PT.

    Procure um grupo social relevante e lá sempre estará gente do PT fazendo um trabalho social sério.

    Ronaldo Cananéia

    Arau,

    Eu não disse que o PT não é SÉRIO. Eu disse que o PT não sabe se COMUNICAR.

    Me cite uma iniciativa SÉRIA neste aspecto, de como se COMUNICAR com o povo, sem ser o horário gratuíto.

    O que o PT faz quando a imprensa hegemônica mente e calunia?

FrancoAtirador

.
.
Lições da crise

Por Emir Sader, em seu blog, na Carta Maior

1. Bombas de tempo podem tardar a explodir, mas terminam explodindo.

2. Devem ser examinados exaustivamente os antecedentes de todos os que vão ocupar cargos públicos.

3. Uma vez estourada uma crise como essa, melhor desativá-la rapidamente. Deixar sangrar provoca danos muito maiores.

4. O zelo pela questão da ética pública, além de ser um fim em si mesmo, afeta diretamente os setores mais dinâmicos de apoio ao governo: militância de esquerda, movimentos sociais, juventude, artistas, intelectuais, formadores de opinião pública em geral. Deve-se cuidá-los como a menina dos olhos.

5. Quando mudar, tratar sempre de inovar na escolha de quadros. A política brasileira precisa disso.

6. Acompanhar as mudanças com discurso que explica o significado delas.

7. A consciência das intenções de quem faz acusações pode ser clara, sem que elas deixem de ser verdadeiras.

8. A recuperação do prestígio da prática política requer um cuidado estrito com a ética pública.

9. Não precipitar declarações incondicionais de apoio a pessoas que recebem acusações, antes do apuro rigoroso delas.

10. Os partidos devem ter suas próprias posições, mais além do apoio firme ao governo. Devem expressar os sentimentos e as posições da militância do partido, dos movimentos sociais e do campo popular.

11. Apoio do PMDB é sempre abraço de urso.

12. A mídia privada continua com grande poder de definir a agenda nacional e derrubar ministros.

13. Fazer política, exercer o poder não é atividade técnica, nem de repartição de cargos, mas uma combinação de persuasão e força, isto é, construção de hegemonia.

Postado em 10/06/2011

http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostra

    Pitagoras

    Prof. Sader. Sempre lúcido e sábio!

    FrancoAtirador

    .
    .
    É Verdade!

    O Professor Emir Sader é um grande pensador brasileiro.
    .
    .

Pitagoras

A pose do Temer é de presidente-eleito. Dá palpite sobre tudo, vai à TV vangloriando-se dos feitos realizados pelo seu PMDB (reduto do que tem de pior na política nacional).
Afinal quem é o presidente e quem é o vice?
Dá para "impichar" um vice?

FrancoAtirador

.
.
O PMDB nunca foi um partido político.

O PMDB é uma frente de caciques regionais
que vai desde a esquerda populista do Requião
até à direita raivosa do Jarbas Vasconcelos.
.
.

    Helga

    Exato.
    Apenas uma correção: "a esquerda FAMILIAR do Requião"

    FrancoAtirador

    .
    .
    Valeu, Helga !

    Aceito a correção.

    É que, se comparado ao Jarbas, ao Sarney, ao Renan, ao JohnBin ou ao Angorá,

    o Requião é a extrema-esquerda do PMDB.

    Um abraço libertário.
    .
    .

    luiz pinheiro

    É verdade, esta é a história do PMDB. Só que recentemente, a partir do início do governo Dilma – que é um governo também do PMDB – algumas coisas importantes começaram a mudar. A bancada do PMDB na Câmara começou a votar em bloco, coisa impensável nos últimos 20 anos. Foi assim no salário mínimo e em outras matérias. Enfim, o que quero dizer é que o PMDB, sob a coordenação do vice-presidente Michel Temer – que aliás se deu até ao luxo de insultar o ex-ministro da Casa Civil – volta a articular-se como partido político efetivo, com contas a cobrar e projetos próprios para o presente, e buscando arregimentar forte poder de barganha para o futuro 2014.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Em pelo menos um aspecto, tens razão:

    O Michel Temer é o Primeiro-Ministro Do B.
    .
    .

Neo-tupi

O Dias descobriu isso agora?
Vamos desenhar antes do "redesenho":
1) Nenhum partido sozinho tem maioria no Congresso.
2) Os partidos de esquerda (quais são, exatamente? PSB e PDT tem gente de direita no meio) se fossem unidos, não teriam maioria. Precisam compor com pelo menos parte do centro.
3) O PT entrou na autofagia do fogo-amigo, e deixou o governo sem articulação política, a ponto de tirar sustentação de um dos ministros que fazia articulação.
No poder não existe vácuo, quem deixa espaço vazio, logo é ocupado por outro.
Dilma escolheu Ideli para RI. Boa escolha em termos de imagem perante a esquerda, mas… ela não poderá ser ministra do PT. Se quiser captar votos no Congresso terá que atender as demandas. O PMDB acabará sendo atendido em muita coisa, pegando espaço do PT, com a derrubada de Palocci. Quando a cabeça não pensa, o corpo paga.

    Elisabeth

    Ai, neo-tupi pare de chorar saída do Palocci!!!!!!rs jáo foi. IDELI é boa porque ela ocupa espaços… coisa tanto palocci e Luis Sergio não estavam fazendo… Ideli, tem um segundo nome :LEALDADE.Acredite não é minoria ou maioria que se governa, é não criar dependências de carências. Dilma não precisa de barganhas políticas para implantar seus programas de campanha. Só resta o “denuncismo” da oposição. Denuncias é que faz o PMDB chantagear. E Dilma mandou recado, NINGUEM é insubstituível.

    PS. Aos viuvas do Palocci, parem de chorar por ele!

    Neo-tupi

    Se a Ideli "ocupar espaços" para o PT, os demo-tucanos paralisam o Congresso por 4 anos com CPI do fim-do-mundo, com corpo-mole do PMDB.
    Palocci não vale uma única vela minha. Até prefiro a Gleisi e Ideli, mas se o PT não tirar lições dos desastres que comete como partido de sustentação quando está no governo, sempre deixará seus governantes na mão de outros partidos.
    A Ideli é ótima, leal, competente e de confiança. Mas se você pensa que ela foi escolhida para brigar com o PMDB, ledo engano. Ela foi uma das poucas senadores do PT que defendeu Sarney do PMDB, durante a crise no Senado? Lembra-se? Agora terá a mesma missão: consertar as lambanças dos petistas.

Regina Braga

No ínicio,Dilma, queria mais mulheres…foi obrigada a aceitar as negociações…Agora,na frente dos aliados,coloca as mulheres em pontos chaves…Temer e os outros, como o Guerra,vão ter que reconhecer…Meu Governo…Meus Ministros…E nós as mulheres gostamos de trabalhar e com grande capacidade…Oposição,tremei…Nunca vcs enfrentaram ,um Grupo Ministerial, como a Dilma está fazendo.Que Presidenta,atenta.

    Elisabeth

    Isso aí, republica do mulherio! Estou começando a gostar disso! rs

    luiz pinheiro

    Tomara, mas não me parece ser esta uma questão de gênero.

    dukrai

    Gleisi Hoffmann briga por isto, também.

Francisco Andrade

O PMDB, tem essa ousadia de fazer Dilma sua refém? Isso não existe!!! O PMDB esqueceu que a Mulher Pode.A Soberania Popular garante Dilma livre para exerer com sabedoria, a sua função de Presidente. Que o PMDB deixe a Mulher Trabalhar. Que o seu vice não a atrapalhe! Viva Gleisi. Viva Ideli!

Luiz Fortaleza

Lamentável como a FOLHA ON LINE bloqueia a gente. E ela é permissiva quando deixa pessoas usarem linguagem de baixo calão nos seus comentários. Fui expor isso pra ela na forma de denuncia, pois não é que ela me bloqueou, nem passo mais pelo filtro dos moderadores. Que jornalzinho sujo!

Guanabara

PMDB: aliado ou chantagista?

    nalia

    Chantagista sanguessuga carrapato sarna ou mais simplesmente é um PROSTITUTO da politica!

José Carlos JC

É, fica mesmo difícil de ler, além de ocupar muito espaço.
José Carlos JC

Flávio Luiz Sartori

Meu caro Mauricio, não entendo esta conversa de você e do Paulo Henrique Amorim contra o PMDB. Admiro a postura crítica de vocês em relação aos demotucanos e ao PIG, sinceramente.
O PMDB é governo, o PMDB foi eleito na mesma chapa que elegeu a Presidenta Dilma Roussef, elegeu bancada forte de Deputados Federais e Senadores, é um partido forte e decisivo no apoio ao Governo Federal.

Esta postura denuncista de vocês contra o PMDB em relação a participação do partido no Governo Dilma com maior divisão de rsponsabilidades com o PT e outros parceiros é meramente sectaria. Se o Governo tem o PMDB como fundamental na aliança política que govena o Brasil, o PMDB tem que compartilhar as obrigações e as responsabilidades, estamos falando de governabilidade, de defesa de um projeto político. Esta postura sectaria de vocês só favorece o discurso falso moralista da oposição de direita repercutido no PIG todos os dias.

    Luiz Fortaleza

    Concordo, temos que reler Maquiável para sabermos nos lidar com amigos, falsos amigos, mercenários, oportunistas… política e ética jamais andaram de mãos dadas na história da humanidade. Aliás a política é aética mesmo, amoral, isso não quer dizer que seja totalmente imoral… quebra regras ou viola regras normativas da ética… estamos numa fase conjuntural que não podemos cometer riscos, decisões arbitrárias e unilaterais. É preciso ouvir, mesmo que a decisão seja contrária às opiniões. É nesse jogo de conflito e confronto de ideias e interesses que a política se aperfeiçoa.

    betinho2

    Ainda assim é de bom alvitre retirar as maçãs podres do balaio. Elas contaminam o todo.

    Flávio Luiz Sartori

    Estamos falando de uma aliança política para governabilidade e não de um jogo político entre trairas, se existem exceções, a regra é só uma a governabilidade.

Bernardino

O PMDB vende a Mercadoria CARA e nao entrega-diz o CIRO GOMES-com certeza ele conhece bem esse partido.Acontece que a constituiçao de 88 deu poderes demais ao congresso e com isso temos um Presidencialismo refem do parlamentoAqui é oito ou oitenta como manda a cultura latina.
Quero reafirmar que este BLOG nos oferece Materias com CONTEUDO e independencia como poucos da blogosfera por aí.além da liberdade de Expressão que nos proporciona.
Parabéns ao AZENHA ,CONCEIÇao e toda equipe que se desdobram para nos oferecer noticiario excelente!!

Bonifa

Não é propriamente o PMDB que está zonzo com a queda de Palocci, e está a desejar um novo desenho de governo que não venha a ameaçar seus interesses e que mantenha o terreno propício para seus negócios baseados na política. São todos os fisiológicos impedernidos, que configuram uma grande mancha sobre todos os partidos. Esta mancha é dominante no PMDB, mas também se estende até sobre uma fração do PT.

    luiz pinheiro

    Zonzo?

Carlos Cruz

As assombrações de um passado nefasto: Sirney, Renan Calheiros, Henrique Alves, Temer… Vamos convocar uma pajelança em frente ao Alvorada, com muito sal grosso, para espantar e limpar os ares, minha gente! (lembrei de outra mumia alagoana…) No Congresso Nacxional haja reza para livrar dos maus espíritos… Carma do Brasil eleger quem não presta…Vou rezar um terço todo dia pela Dilma!

    luiz pinheiro

    Passado?

Luana

Aliás, não porque Ideli seja ruim, é porque para o perfil da política brasileira cheia de vícios e um Congresso cheio de najas, infelizmente, o que Dilma pretende montar vai gerar conflito e tendo o PMDB como o fiel da balança ela que se cuide, porque se fizerem PMDB, mídia e Oposição com Dilma, o que fizeram com Palocci, com petistas e blogosfera divididos, ela cai. Todos sabiam que ia dar nisso, mas pagaram para ver, está aí o resultado.

    Elisabeth

    Luana,não conhece a Ideli, ela é boa em defesa dos ataques. Não se intimida. Quem enfrentou a guerra no epoca do mensalão. Ninguem derruba ela.Ela olha olho no olho ,solta o verbo. E o principal tem transito total entre os politicos, tem inimigo, mais tem fieis escudeiros.

    operantelivre

    A mídia PIGmentada não tem olhos para olhar pessoa alguma. Apenas tinta, imagem e palavras dirigidas aos seus ouvintes.

Luana

E vai ter, se Palocci foi difícil negociar com o PMDB, com Ideli, espero que esteja errada, será uma mão na roda. Todos sabiam que não podia se tirar Palocci, mas ecoaram com a mídia, agora está aí a situação.

Claro que Palocci deveria sair, mas não deveria sair por pressão. Deixa Ideli dizer um não ou dar chute como deu na CPI, espero que ela seja de diálogo não faça das RI o Congresso, que ela cai em dois tempos. Veja já publicou coisa contra ela e requentar é o que mais sabe a mídia. Deixa essa gente ter interesses contrariados para ver se não há mais uma crise. Quando vejo Geddel dizer que foi uma boa escolha, como boa baiana, já sem que vem m… por aí.

Leonardo

O PMDB elege os presidentes e depois apresenta a conta.

LULA VESCOVI

Eu tento ter boa vontade com meu antigo partido(PT),mas é dose.Não politizam,não ousam,não conclamam seus eleitores,muitos menos seus militantes(se ainda existem).Ficam nessa de governabilidade,tem medo das ruas,do PIG,de tudo.Vão morrer abraçados ao PMDB,até o governo federal mudar de mãos e aí voltam a ser combativos e ser oposição ao………..PMDB.

Fernando

http://abobrinhaspsicodelicas.blogspot.com/2009/0

O que a “imprensa livre” brasileira não mostra: o caso Jorge Troccoli.

“Nas últimas semanas, o caso Cesare Battisti vem ocupando um grande espaço nos principais “veículos de comunicação” do país e a cobertura dada ao mesmo – para variar – tem sido extremamente tendenciosa. De modo geral, a grande imprensa brasileira tem feito coro às alegações do governo italiano de que o Brasil está concedendo o status de refugiado político a um “terrorista”, condenado por quatro homicídios, em seu país natal. No entanto…”

Sergio Barbosa

O grande o problema foi que durante os oito anos do governo LULA,o PT não conseguiu ou não quis construir uma maioria parlamentar sólida(Seria influência do PT paulista?).É claro que houve pedras no caminho como o caso do caixa 2 em 2005 apelidado de "escandâlo do mensalão"em que a mídia deitou,rolou,caluniou e mentiu("caso dos dólares Cubanos"),impedindo que o PT fizesse uma grande bancada de deputados e senadores em 2006.Porém este problema poderia ser evitado se o PT fizesse uma grande coligação nacional nas eleições municipais de 2008 e nas eleições nacionais de 2010 com partidos afins(apesar de algumas divergências pontuais) como o PC DO B,O PDT E O PSB,que garantiria uma maioria sólida no congresso nacional.Agora é desejar FORÇA para a Presidenta DILMA para enfrentar estas raposas velhas da política nacional.
PS:No inicio do governo LULA,2003,muitos figurôes do PT de São Paulo sonhavam com uma aliança "estratégica com o PSDB",os nomes eu acho que todos podem adivinhar.

Klaus

Acho que Ideli Salvatti tem condições de fazer no Ministério das Relações Institucionais um trabalho da mesma qualidade daquele realizado no Ministério da Pesca.

    operantelivre

    Não entendo a surpresa.
    Não vejo novidade.
    A roda é redonda.
    Isto é política. É a real.
    Partido com idéias homogêneas só no paraíso celestial.
    E deve ser um tédio.

    Lúcia Amorim

    Não é questão de as ideias terem de ser homogêneas, operante. Podem ser muito heterogêneas. O que não é possível é uns petistas dizerem "Dilma fica" e outros petistas dizerem "Dilma fora". Nesse caso, a política fica totalmente irreal, não real. E, pra piorar, a gente, cá do lado de fora, fica sem saber pra que lado vai.
    Partido bom é partido capaz de propor soluções diferentes, mas prôs problemas que todos concordem que são os problemas a atacar. Mas se metade do partido diz uma coisa e a outra metade diz o contrário, não se pode nem conversar. A conclusão é que o mesmo partido diz que é dia e o mesmo partido diz que é noite. ISSO é que é um tédio. O PT tem de acordar.

Elisabeth

Dilma disse para o PMDB e oposição! Quem manda sou eu!! Por isso ontem assinou o prolongamento da multa chamou pra si as negociações politicas!

    luiz pinheiro

    O prolongamento foi da isenção, não das multas.

SAVIO SOBREIRA

PERGUNTEM A ESSES SENHORES( RENAN, HENRIQUE ALVES E EDUARDO CUNHA), EM QUEM O POVO BRASILEIRO VOTOU PRÁ PRESIDENTE DA REPÚBLICA, PARA GOVERNAR ESTE PAIS????? 2- QUEM INFLUENCIOU O POVO A VOTAR EM DILMA , FOI O LULA OU O PMDB?????// PORTANTO, DILMA NÃO TEM QUE PEDIR LICENÇA AO TEMER OU AO PMDB PARA NOMEAR OU DEMITIR NINGUÉM !!!!!

    gilberto

    È Savio , vc pegou mal mesmo heimmm… letras maiusculas são gritos…vamos manter a calma.
    A Dilma sabe se virar mais do que precisa…

Elisabeth

O legal que o Luis Sérgio , vai pra secretaria da PESCA! rs Estou gostando muito do estilo da Dilma. O luis Sérgio não é que caiu, apenas foi para "repescagem"! hahahah

    Bonifa

    O deputado Luis Sérgio terá oportunidade de mostrar sua competência em ministério que exige muito, mas muito trabalho. Setor cuja importancia cresce com surpreendente velocidade, e onde quase tudo está por ser feito.

Jotapeve

Governar com estas aves de rapina do PMDB exige muita paciência e jogo de cintura, predicados que o Lula demonstrou possuir, mas nem por isso conseguiu implementar as grandes reformas que a população anseia. Será que a Dilma conseguirá?

Elisabeth

Eita!! caiu o ministro Luiz Sérgio ! A nova ministra Ideli Salvatti esta no tt, Dilma chamou o mulherio pra governar!!! Chamou para briga! hahaha Bem que desconfiei, ontem com Ideli Salvatti em Santa catrina e Ideli Salvatti foi condecorada pela marinha.Dilma convocou o mulherio bom de briga!

Deixe seu comentário

Leia também