Maria Inês Nassif: Serra chega aos pobres pelo medo

Tempo de leitura: 4 min

O voto do pecado e o poder satânico

Maria Inês Nassif, no Valor, em 07.10.2010

A campanha religiosa contra a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, estava em andamento e foi subestimada pelo comitê petista. O staff serrista prestou mais atenção nisso. No dia 14 de setembro, a mulher de José Serra, Mônica Serra, em campanha para o marido no município de Nova Iguaçu, no Rio, falou a um eleitor evangélico, para convencê-lo a não votar em Dilma: “Ela é a favor de matar criancinhas”, disse, segundo relato do jornal “O Estado de S. Paulo”. Mônica quis dizer, usando cores muito, muito fortes, que Dilma era a favor do aborto, e portanto não merecia o voto de um evangélico. Não deve ter sido da cabeça dela – falou porque as pesquisas qualitativas do PSDB já deviam mostrar que a onda “antiabortista” estava pegando, embalada por bispos e padres da Igreja Católica e pastores evangélicos.

Da parte da ala conservadora da Igreja Católica, a articulação foi feita com alarde, de forma a induzir os fiéis de que a recomendação de não votar em Dilma, ou em qualquer outro candidato do PT, veio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A CNBB reagiu timidamente a essa ofensiva, com uma carta que foi também instrumentalizada pelos conservadores, que hoje não são poucos. “Falam em nome da CNBB somente a Assembleia Geral, o Conselho Permanente e a Presidência”, diz a nota, para em seguida lembrar que o documento oficial sobre as eleições, tirado na 48ª Assembleia Geral, foi a “Declaração sobre o Momento Político Nacional”, que não faz referência direta a candidatos ou partidos. Um trecho da carta oficial, todavia, foi apresentado aos fiéis paulistanos como prova de que a Igreja, como instituição, vetava o voto aos petistas. “(…) incentivamos a todos que participem (…), procurando eleger pessoas comprometidas com o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana”.

A campanha da Igreja conservadora contra Dilma está usando um sofisma: o “respeito incondicional à vida” torna a igreja antiabortista; o PT defendeu o aborto; logo, o voto em Dilma é pecado. É esse sofisma que foi colocado aos padres de São Paulo pela Regional Sul 1 da CNBB como uma ordem. A secção da CNBB no Estado está impondo a campanha política nas igrejas como obrigação de hierarquia: há uma determinação para que os padres falem na homilia que o voto ao PT é pecado. Os padres estão obrigados também a distribuir jornais de suas dioceses na porta das igrejas, que não raro colocam o veto ao voto no PT como uma determinação da “CNBB”, sem especificar que é da CNBB da Regional Sul 1.

Com ajuda da Igreja, Serra chega aos pobres via medo

Guarulhos é o grande foco, mas não o único. O bispo Luiz Gonzaga Bergonzini declara publicamente “ódio ao PT”. Sua diocese foi uma das formuladoras, na Comissão da Vida da Região Sul, do documento que deu “subsídios” para o manifesto anti-PT que está sendo distribuído nas paróquias como posição oficial da Igreja Católica. Um padre de Guarulhos conta que Dom Luiz Gonzaga vai se aposentar em sete meses, e tem aproveitado seus últimos momentos como bispo para militar ativamente contra o partido de Lula. Para isso, tem usado seu poder de “mordaça” – a autoridade máxima da paróquia é a diocese, e o bispo pode impor suspensões a padres que não seguirem as suas ordens, ou criticarem publicamente suas posições.

Segundo uma senhora que é católica militante, bem longe de Guarulhos, no bairro de Campo Limpo, os bispos levaram ao pé da letra a orientação da regional da CNBB. A senhora ouviu do padre da sua paróquia, durante a pregação do sermão, que os católicos que votassem em Dilma Rousseff deveriam se confessar depois, porque teriam cometido um pecado. Preferiu o discurso da corrupção ao discurso so aborto. E garantiu que recomendava o voto contra o PT por ordem do bispo.

O vereador Chico Macena (PT), da capital paulista, que é ligadíssimo à Igreja, conta que várias paróquias da região de São Lucas falaram contra o PT na homilia. Ele acredita que esse movimento da igreja conservadora paulista influenciou o voto contra Dilma em algumas regiões.

Na campanha de Dilma, soou o alarme apenas na semana anterior às eleições. Foi quando a candidata se reuniu com líderes religiosos e garantiu a eles que não havia defendido o aborto.

A guerra religiosa não se limitou a sermões de padres ou pregações de pastores evangélicos. Espalhou-se como um rastilho pela internet uma “denúncia” de envolvimento do candidato a vice de Dilma, o deputado Michel Temer (SP), com o “satanismo”. O site Hospital da Alma, ligado à Associação dos Blogueiros Evangélicos, diz que Dilma, se vencer a disputa, morrerá por obra de Satã, para que o sacerdote Temer assuma a Presidência.

As versões religiosas sobre a candidatura governista são inventivas e, no conjunto, ajudam a formar um clima de pânico que, em algum momento, pode resultar numa explosão em que a racionalidade da escolha do candidato ao segundo turno escorra pelo ralo.

Não deixa de ser irônico. A Igreja progressista esteve na base da formação do PT, embora limitada a regras da não militância política dentro das paróquias. Teve um papel fundamental em São Paulo. É aqui no Estado, que deu uma guinada conservadora durante e após os governos de Fernando Henrique Cardoso, que a Igreja Católica tem imposto os maiores prejuízos à candidata petista. Dois papados conservadores reduziram os progressistas católicos de São Paulo a um rebanho desorganizado e destituído de poder na hierarquia da Igreja.

A outra ironia da história é que, no momento em que perdem significativamente a força os chefes de política locais, em função dos programas de transferência de renda do governo, e o PT passa a ser o interlocutor preferencial junto aos pobres, os seus adversários tenham arrumado um “atalho” para chegar a esse eleitor humilde, via o temor religioso. O voto colocado como “pecado”, e a eleição como obra de um “poder satânico”, recolocam o eleitorado mais pobre e menos escolarizado nas mãos de líderes conservadores, mas pela força do medo.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

RESPOSTA DE UM NEOBOBO AO EXCELENTISSIMO SR. EX-PRESIDENTE, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. | Val51mabar's Blog

[…] http://www.viomundo.com.br/politica/maria-ines-nassif-serra-chega-aos-pobres-via-medo-html […]

joão g. leira

Uma pena que nosso querido presidente não tenha escolhido uma peça melhor dentro do partido, nós estamos cheio de gente muito mais qualificada que esta sra. Dilma infelizmente ela foi nos imposta pelo pres. Lula, teria sido muito mais facil com alguem mais conhecido POLITICAMENTE de dentro do partido. Uma pena, corremos i risco agora de perdermos tudo o que foi feito.

Almir Oliveira

ótima reportagem e lamentável procedimento dos seguimentos religiosos envolvidos em tal maledicência. Atuação inclusive condenada para qualquer religioso. Não se pode sair por ai destruindo pessoas e ainda mais colando em jogo o destino de uma Nação que a olhos vistos está caminhando para ser a mais importante de todo o planeta, dado aos seus recursos naturais, a mistura das raças, posição geografica (tectônica) e atualmente sua posição política social diante do mundo. Temos falhas, claro que temos. Mas temos amplas condições de resolver, bastando o governo continuar no caminho em que está e as ONGs, a Mídia e as Religioões assumirem seus papéis, e nos tornaremos exemplo para o mundo em tudo. Rogamos a Deus que faça com que as distorções sejam reestabelecidas, que o povo faça uso da conciência e coloque DILMA no comando do País, pois o Progresso não pode parar e a Ordem deve ser realmente confirmada. Obridado a todos e reafirmo que DEUS ilumine a todos.

Josnei Di Carlo

Serra incorporou Nosferatu de uma vez por todas.

    Herbert

    Então a Dilma entrou nele!!

Baixada Carioca

E eu acho que nós não aprendemos a chegar aos pobres. E não aprendemos porque não temos banda larga de verdade para o povo. Não aprendemos porque as TVs (e Rádios) são comandos de campanha do tucano. Não aprendemos porque não temos jornal popular a levar informação verídica e sem distorções. Não aprendemos a nos comunicar. Foi isso!

ruypenalva

Hoje no Valor Econômico tem três coisas interessantes a se ler: Uma é esse artigo da Inês Nassif. A segunda é uma reportagem do WSJ sobre as novas hidrelétricas do Rio Madeira (imperdível, Dilma poderia até usá-la como libelo). A terceira é uma entrevista de Armínio Fraga sobre câmbio, China, investimentos. Armínio é um direitista pragmático, daqueles que se deve ter num governo.

francisco.latorre

Grupos católicos formalizam apoio a Dilma em Minas
http://osamigosdapresidentedilma.blogspot.com/201

..

alexandre de melo

azenha e' hora do pt fazer a comparacao entre os governos pt x psdb, por exemplo salario minimo pt 300 dolares
salario psdb 68 dolares , embaixador do psdb tirando os sapatos para xerifes caipiras americanos, embaixador do pt
mediando conflitos tripartites internacionais.
e muitas comparacoes que mostram a diferenca entre pt e psdb,
se o povo voltar com o psdb , que se foda , o povo merece pois depois destas comparacoes esta tudo
esclarecido, so' vota no psdb quem for idiota.,
ou seja a maioria, conforme nelson rodrigues.

Larissa Magalhães

Meus caros,
Nós já vimos este filme triste, que faz parte de um passado sombrio deste país. Onde a igreja católica marchava nas ruas apoiando o golpe militar. Que Deus é este ?,
na concepção destas pessoas que se aproveitam de suas posições religiosas e seguestram o íntimo, a consciência de um ser humano. Eles não gostam do PT, é demais , ter que aceitar a continuidade do PT, só as ditaduras militares são aceitas por estes seguimentos religiosos. Há uma enorme contradição em suas homílias, ao passo que há uma enorme coerência por parte do PT. Pregou e cumpriu inclusão social, distribuição de renda, controle da inflação. E tenho certeza que nunca, em nenhum governo houve tanta interlocução com todos os movimentos organizados e não organizados. O meu Deus é outro, é o Deus da inclusão social, do livre pensamento sem ter que prestar contas com pessoas humanas como eu, que erra e que peca.

    jonh

    ESSES PADRES TEM A OBRIGAÇÃO DE PREGAR O ENVAGELHO DE jESUS CRISTO, não se pode odiar um partido e querer se apoiar na relegião para ataca-lo ,devem se lembrar que voçes responderam perante DEUS sobre isso. A pessoa bem envangelizada não precisa que alguém diga em quem se votar( o queé contra a lei) , uma vez conhecedora da palavra de DEUS e com Cristo no coração ela saberá decirnir aquilo que é melhor para o país ,pregadores devem cuidar das almas e não querer se estabelecer atraves da politica .lá em cima nossa falta com os deveres cristão certamente responderemos por cada alma perdida por nossa causa,quanto ao aborto ,casamentos guey, e direito de professar sua fé , é o senado e a camara quem decide as deretrizes e não o presidente da republica.
    TA na hora desses politicos mostrarem seus projetos pelo país ao invés de sairem dizendo sou cristão fulando não .isso é obra satanica e voces estão caindo numa armadilha preparada por santanás,se coloquem de joelhos e clame a DEUS e ele certamente os ouvirá e ira orienta los em seus caminhos. Chega dessa campanha feita de baxaria ,coloque se de joelho e orem peçam a DEUS por seu candidato e não fiquem ouvindos essas bobagens para que seus dias não se tornem tão vazios como são vazios e sinistro a vida desses que tais coisas praticam.
    Fiquem com DEUS ,sejam donos de suas mentes não se deixem enganar por esse tipo de baixaria.
    jonh

    Baixada Carioca

    Martin Lutero conheceu o deus que essa igreja defende. Foi com este deus que o papa Pio XIII construiu a Basílica de São Pedro e com ele dominou muitas nações na Europa. Com a reforma foram obrigados a tomar uma posição mais popular, mas logo mostrou que entre a pregação e a prática, vale o que o deus determina. Daí veio a inquisição e aqueles que não obedeciam aos "líderes" eram queimados em praça pública. Esse deus, até o diabo adora.

Messias Macedo

[Serra ataca – novamente, adendo nosso!- Dilma e promete "debater valores" para virar eleição
Maurício Savarese
Do UOL Eleições
Em São Paulo
07/10/2010 – 19h18]

############################

… É SOMENTE UMA IDEIA!

Se a campanha do Zé, O Caluniador, o nosso [Vladimir] Pútin da Inquisição, insistir nas baixarias, proponho, respeitosa e humildemente, que a candidata Dilma Brasileira Rousseff, A Magnífica, anuncie, na campanha eleitoral, a indicação do presidente Lula para ocupar um dos seus ministérios! Em havendo a anuência de Luiz Inácio Brasileiro Lula da Silva, o ínclito se comprometeria, publicamente, em aceitar a missão cívica… Lula poderia assumir um Ministério convencional, a exemplo do ‘Trabalho e Geração de Renda’ ou seria criado o ‘Ministério da Interlocução com as Massas’! A tarefa precípua do ministro Lula seria a de percorrer o país, detectando os problemas regionais, as demandas sócias, os problemas com o andamento das obras, reunindo-se com as comunidades, sindicatos, empresários, estudantes, professores, trabalhadores urbanos, camponeses… Construindo uma parte entre o Brasil Real – e agudo – e o governo da presidente Dilma Brasileira Rousseff!…

… É somente uma ideia, para a reflexão coletiva! Analisemos os prós e os contra deste encaminhamento!…
Com a palavra os homens e as mulheres de bem deste país, que, verdadeiramente, objetivam construir uma nação desenvolvida e civilizada – para um povo feliz e soberano!

BRASIL NAÇÃO
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

    creusa

    Olha aí zé!

    Eu apoio a idéia do messias! E vou além. Há uma fatia magníficamente significativa do eleitorado brasileiro que são os aposentados, por tempo de serviço, e, que perderam somas significativas no governo FHC que a Dilma poderia aproveitar em seu discurso, para revalorização das aposentadorias.
    Um discurso fechado, martelado de reposição de perdas tomaria consideravelmente o eleitorado dos narigudos.
    Há uma fatia da população muito grande e insatisfeita que votaria em massa na Dilma, que são os profissinais da educação nas áreas das ciências humanas, professores de história, geografia, Estudos Sociais, filosofia e psicologia que perderam suas grades durante o processo de redemocratização no Brasil. Principalmente estudos sociais que coloca a juventude no palco da cidadania e do senso cívico. Zé se a Dilma se comprometer no resgate da valorização desses profissinais com programas de reinclusão desses cursos com uma grade maior, não sobrará nada para os tucanos.

    edu

    Pode crer. se o povo tiver a certeza que o Lula continua no governo a coisa pode ser bem diferente.

francisco.latorre

tem mais é que detonar a igreja.

quer dizer.. nós.

que o pt tem que ficar na dele.

..

oportunidade imperdível.

hora de tirar a máscara da igreja.

aí eles recuam.

..

Arnaldo Costa

Perguntas para o Zé Baixaria:
– O seu diploma de economia foi emitido pela imprensa?
– Caso ganhe, venderá o Petrobrax, o BB, a Caixa e outros, por preço de banana?
-As privatarias são um bom negócio? Geram caixa para a campanha e riqueza para turma?
-Através das alianças, principalmente com o ex-PFL, ex-PDS, os news coronéis, a elite separatista e a velha politicagem estarão bem representadas em seu desgoverno?
-Você continuará apoiando a ditadura da imprensa? Inclusive mandando despedir quem fizer oposição a seu governo?
-Os trabalhadores e professores continuarão a ter o mesmo tratamento?
-Qual a sua participação na ALSTON?
-Você legalizou o aborto clandestino ou o oficial?
-Você ainda é contra o bolsa família ou já mudou de opinião?
-Você tem pelo menos um parágrafo de plano de governo ou seu plano é apenas o pessoal mesmo de chegar ao poder?
-Você acha moral toda essa baixaria e jogo rasteiro de sua campanha?
-Sua filha já fechou a empresa no paraíso fiscal?
-Como Caetano, você continuará acordando só depois das onze?

    Baixada Carioca

    Perguntas que se Dilma lhe tivesse feito nos debates do primeiro turno, teria deixado o tucano mentiroso numa brutal enrascada. Talvez tivesse ganho no primeiro turno.

Arnaldo Costa

Perguntas para o Zé Baixaria:
– Com a contusão de Arruda e a fuga de Aécio, a chapa ficou desfalcada de vice?
– Você pretende em seu governo continuar sendo o maior cliente das revistas da Abril?
– Por que você se apropriou de programas e realizações de outros governos? Foi por falta de ter algo para chamar de seu?
– O buraco do metrô, bem como o alagamento generalizado em São Paulo, foram fortuitos? Apenas incidentes de percurso?
– Você acredita na frase: "Quem não faz, não erra. E quem não erra é promovido"?
– Você fará no Brasil o mesmo que não fez em São Paulo?
– Os pedágios são um bom negócio?
– Na falta do apoio do Arruda, você teve que abraçar o Roriz?
– O ex-deputado cassado Jeferson é um bom exemplo para sua campanha? Vocês irão baixar o nível da campanha mais ainda? Não têm medo de se afundarem na lama?

Lucila

Caro Azenha,
URGENTE!
Amanhã ás 10:00 na Faculdade de Direito no Largo de São Francisco

ATO PRÓ DILMA.
Presentes:
Eduardo Suplicy
Dalmo Dallari
Paulo Teixeira
VÁRIOS Professores da Faculdade de Direito

Luci

Ocorreu segundo turno porque os marqueteiros da campanha erraram , isolaram a candidata do povo. Agora corram atrás. Serra ir para o segundo turno é demais. Jantarzinho, chazinho de portas fechadas com a elite e a burguesia já era.

francisco.latorre

inquisição.

tão caçando a dilma.

demonizando.

os mesmos que perseguiam 'herejes'. que não gostam de mulher. o atraso do atraso.

vamos assistir?..

e ainda teremos que afagar a mão que apedreja?..

tavam preocupados com a lapidação no irã.

e agora lapidam a mulher. dilma.

..

grave. o pior é que o plano é esse mesmo.

serra é bush.

ned-cia na parada. cuidado.

..

obscuras forças medievais. vaticano opusdei. de ratzinger natzinger.

e a maçonaria. vassala do usamerika. unidos. como sempre.

e mais os incriticáveis. sabem quem.

mais fácil converter os evangélicos.

vão por mim.

..

lucas

http://www.youtube.com/watch?v=vIURFp9D1Q8 : é por isso que dilma vai ganhar !

patricio

Viva!
A resposta finalmente veio:
http://www.dilma13.com.br/verdades

Petras

Houve censura aos meus comentários já postados? Por acaso falei o que não devia?

    Conceição Lemes

    Não, Petras. Por favor, mande de novo. abs

Leonardo Oliveira

Tomara que agora no segundo turno a comunicação na TV feita pelo PT seja mais sensacional em relação aos tucanos. Não é hora das frivolidades do marketing. É hora do choque de realidade do que foi o governo de FHC e Serra. Lembrar as pessoas para que elas não esqueçam nem por um segundo sequer a tragédia que a oposição fez no país.

Cabe até um mini documentário da venda da Vale do Rio Doce, com opiniões de técnicos, economistas, políticos, sobre aquele processo. No final, a entrevista do FHC, em que diz que o Serra foi o principal responsável pelo doação da empresa.

Se o PT insistir nesse nhenhenhém do marketing, pode entregar o ouro aos bandidos.

    Zecarlos

    E tem mais uma coisa, Leonardo, quem tem, hoje, de 16 a 25 anos, era muito jovem na época e não sabe bem avaliar o governo FHC. Eles não têm como comparar o governo Lula com o anterior.

    Baixada Carioca

    Lula já deixou o recado dele. Tem que se deslocar dos marqueteiros um pouco.

Leonardo Oliveira

Era a única chance que a direita tinha, tornar o debate medíocre e simplista. Não tinha como discutir temas mais complexos. Não tinha como discutir crescimento econômico, geração de emprego, distribuição de renda. Então a oposição vai tentar vencer com uma comunicação baseada no desespero, que tem efeito rápido e disseminador.

Dependendo das pesquisas, o PT vai ter que reagir na mesma altura. Não dá para combater estupidez com razão. Até porque o tempo é curto, não dá para explicações mais complexas. Há material suficiente dos tucanos, do Serra, do FHC, para fazer uma corrente de emails exibindo o que é a direita hoje. E o melhor: é tudo verdade.

El Cid

No tema aborto, Serra, espertamente, está jogando como se fosse absolutamente contrário, para obter votos dos religiosos. Contudo, foi o próprio que, quando Ministro da Saúde, baixou atos regulamentando a prática de aborto no SUS. Tais atos estão publicados o Diário Oficial da União e, provavelmente, foram objeto de entrevistas em rádios, jornais e telejornais. Seria o caso de divulgar isso, mais ao final da campanha do segundo turno?

    Baixada Carioca

    Mas a mídia esconde isso. Como a maioria das classes C, D e E não tem acesso à internet, e os que tem são discadas ou 3G, ferramentas que não permite navegar, ver vídeos, ouvir áudios etc. Então…

El Cid

Na Noite de São Bartolomeu de 1572, os católicos massacraram os huguenotes na França. Somente em Paris, três mil protestantes foram exterminados nessa noite. A violência estava espalhada por todo o país, o número de huguenotes mortos foi de dezenas de milhares.

Poucos dias antes, era calmo o ambiente na capital. Celebrara-se um matrimônio real, que deveria encerrar um terrível decênio de lutas religiosas entre católicos e huguenotes. Os noivos eram Henrique, rei de Navarra e chefe da dinastia dos huguenotes, e Margarida Valois, princesa da França, filha do falecido Henrique 2º e de Catarina de Médici.

Margarida era irmã do rei Carlos 9º. Alguns milhares de huguenotes de todo o país – a nata da nobreza francesa – foram convidados a participar das festas de casamento em Paris. Uma armadilha sangrenta, como se constataria mais tarde.

Casamento sobre o Sena

A guerra entre católicos e protestantes predominou na França durante anos, com assassinatos, depredações e estupros. E agora, um casamento deveria fazer com que tudo fosse esquecido?

O casamento não foi realizado na catedral. O noivo protestante não deveria entrar na Notre Dame, nem assistir à missa. Diante do portal ocidental da catedral, foi construído um palco sobre o rio Sena, no qual celebrou-se o casamento. Margarida não respondeu com um "sim" à pergunta, se desejava desposar Henrique, mas fez simplesmente um aceno positivo com a cabeça. Como era comum na época, o casamento tinha motivação exclusivamente política.

No século 16, o maior esteio da França não era o rei, mas sim a Igreja. E ela estava inteiramente infiltrada pela nobreza católica. Uma reforma do clero significaria, ao mesmo tempo, o tolhimento do poder dos príncipes. Assim, a nobreza – tendo à frente os Guise – buscava a preservação do status quo.

Casamento forçado seguido de atentado

Os Guise – a linhagem predominante na França – observavam com profunda desconfiança a cerimônia ao lado da Notre Dame. O casamento foi realizado por determinação da poderosa rainha-mãe Catarina de Médici – uma mulher fria, detentora de um marcante instinto de poder.

Poucos dias depois da cerimônia, almirante Coligny sofreu um atentado em rua aberta. O líder huguenote teve apenas ferimentos leves. Ainda assim, os huguenotes pressentiram uma conspiração. Estava em perigo a trégua frágil, lograda através do casamento. Por trás do atentado, estavam os Guise e Catarina de Médici.

O casamento era parte de um plano preparado a longo prazo. Carlos, o rei com olhar de louco, ficou furioso ao saber do atentado a Coligny, que era seu conselheiro e confidente. Os católicos espalharam então o boato de que os huguenotes estavam planejando uma rebelião para vingar-se do atentado.

Começa o plano diabólico

O rei Carlos foi pressionado por sua mãe, Catarina. Carlos vacilou, ficou inseguro. Mas cedeu, finalmente, e ordenou a execução de Coligny. E exigiu, de repente, um trabalho completo: não deveria sobrar nenhum huguenote que pudesse acusá-lo posteriormente do crime.

Coligny foi assassinado com requintes de crueldade na noite de São Bartolomeu. Com ele, milhares de pessoas que professavam a mesma fé.

Henrique de Navarra sobreviveu à noite de São Bartolomeu nos aposentos do rei, que tinha dado a ordem para o massacre. Henrique teve de renegar a sua fé e foi encarcerado no Louvre. Quatro anos mais tarde, ele conseguiu fugir. Retornou ao seu reino na Espanha e, anos depois, subiu ao trono francês.

Henrique, que permaneceu católico, mas irmão espiritual dos huguenotes, concedeu-lhes a igualdade de direitos políticos através do Édito da Tolerância de Nantes. Uma compensação tardia para os huguenotes. Henrique defendia a coesão do país: "A França não se dividirá em dois países, um huguenote e outro católico. Se não forem suficientes a razão e a Justiça, o rei jogará na balança o peso da sua autoridade

Alexandre Caxito

Vejam esse grande confronto do Filme “O Homem Sem Face” com Mel Gibson. (apesar de tudo) Filme que trata da boataria religiosa em uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos.

É semelhante ao momento final do eleitor em frente a sua urna contra a boataria.

Tente fazer a tradução!!!e Postem!!!
http://www.youtube.com/watch?v=eJ1DtBGAwJk

    Baixada Carioca

    Assistam ao filme Martin Lutero e vocês entenderão porque um padre se revolta com a própria igreja.

Cícero

E que direito tem essa igreja conservadora pra julgar os outros? Essa Igreja que outrora assassinou inocentes, queimando-os "vivos" em fogueira de madeira? Essa Igreja que criminaliza o aborto, mas se omite, cala, silencia, em relação aos crimes de pedofilia praticados por seus PADRES PEDÓFILOS em todos os cantos da Terra

Ao longo dos séculos, não existe outra instituição no mundo que tenha praticado tantos crimes e acobertado tantos ditadores sanguinários como a Santa Igreja Católica.

Durante as cruzadas, cavaleiros católicos, instigados por bispos, saquearam cidades, torturaram e mataram milhares de seres humanos, para impor, pela tática do terrror, a SUA verdade. Os que não aceitassem a "sua verdade" eram mortos de forma cruel, impiedosa e violenta. Em 1099, por ordem do Papa, os cruzados invadiram Jerusalém e massacraram, num só dia, 70 mil pessoas, entre elas 20 mil criancinhas. Na França, o Rei Luiz (que hoje é tido como um santo católico) condenava à morte quem se opusesse ao papa, matando-os em pelourinhos com ferros em brasas. Em 1231, a Igreja criou a Santa Inquisição que julgou, condenou e matou 1 (um) milhão de pessoas que não concordavam com seus dogmas. Antes da sentença de morte, as vítimas eram submetidas a cruentos flagelos e mutilações, a pele dilacerada e os ossos quebrados por torturadores católicos. Os que não aceitassem a conversão durante o flagelo, eram queimados vivos em fogueira de madeira verde para que a agonia se prolongasse. E enquanto o fogo martirizava o corpo da vítima, os inquisidores louvavam a Deus.

Hoje impera na Igreja a pratica da pedofilia e o abuso sexual de mulheres. Nos últimos anos, só nos Estados Unidos, 1.200 (mil e duzentos) sacerdotes foram condenados por terem abusado sexualmente de mais de 4 (quatro mil) crianças. Algumas dioceses norte-americanas foram fechadas para pagar indenizações às vítimas. O abuso à mulheres também é comum nas paróquias do mundo. Segundo a socióloga Regina Soares Juskewicz, quando esse tipo de crime é cometido por padres ou bispos, a postura da Igreja é acobertá-lo a qualquer custo.

É essa Igreja que hoje prega o ódio e a intolerância contra Dilma Rousseff, uma serva de Deus, cristã por convicção e não por conveniência. Essa Igreja que tolera a pedofilia dos seus padres, condena a Dilma, mas não "se importa de conviver com um rosário de pecados".

    jose dantas

    Parabens Cícero pelo seu brilhante comentário. Sou católico desde criancinha, inclusive estudei em colégio de padre. Todavia, estou revoltado com a decadência da igreja católica. Cadê os seguidores de D. Helder Câmara? Nunca ví uma siutração tão decadente da igreja católica como agora. Padres pedófilos e caluniadores incitando as pessoas inocentes a se revoltarem contra Dilma. Hoje nossa paróquia estará celebrando a missa de nós funcionários públicos. Em protesto não irei ou talvez não sei quando voltarei a assistir uma missa.

Maridalva Vilela

Azenha, o apresentador Raimundo Varela da TV Record da Bahia, em seu programa do meio dia mostrou um
jornalzinho com a manchete: "Pastores evangélicos não apoiam a Cantidata do PT Dilma Russef", aí ele
bateu na mesa, apresentou um cartão vermelho e falou que é uma grande mentira, os pastores da IURD apoiam Dilma,
que é uma baixaria, que as pessoas são livres prá votar em quem quiser, a Bahia já se libertou do medo ao
eleger Wagner pela segunda vez, e mais dois senadores, entrevistou o prefeito de Camaçarí do PC do B que também
comentou de forma clara condenando esta atitude e chamou a atenção para os 18% de ABSTENÇÕES, quase o
mesmo percentual de Marina. Precisamos alertar para este fato, que pode ter sido em grande parte a tardia atitude do
Pt, e o telefonema de Serra/Gilmar, que por sinal já foi esquecido.

Atenir

Para mim o programa da Dilma deveria espalhar omedo também. É só dizer que o serra ia cortar todos os programas sociais do governo Lula. É simples.

    francisco.latorre

    é a bomba atômica.

    tá guardada.

    engatilhada.

    ..

Marroni

Esqueçam essa conversa de aborto.

Já é cartucho disparado.

Agora é hora do plebiscito.

Agora é hora de mostrar as diferenças concretas entre os dois projetos de governo.

O neoliberalismo subserviente do PSDB contra o desenvolvimentismo nacional do PT.

FHC e Serra x LULA e Dilma.

N. Faria

Enquanto ficamos pregando para nós mesmos, cada vez mais os boatos se espalham pela internet e pelas igrejas. É preciso agir antes que seja tarde. Por exemplo, hoje na FSP há uma matéria com Eva Blay. Quem é ela? Pois bem, ela foi senadora suplente de FH, e quando este tornou-se ministro, a Blay assumiu o cargo de senadora e apresentou um projeto de legalização do aborto, sofrendo, na época, uma série de represálias dos movimentos religiosos.Sou da opinião que esta matéria deve ser disseminada pela internet e nas portas das igrejas. Não me venham com o papo de perder com dignidade. Que não se repita 89, quando Color usou a baixaria da Miriam Cordeiro contra o Lula, que preferiu não revidar no mesmo tom. Resultado: perdeu a s eleições.

Gorbachev

Sabendo que essa tal "Onda Verde" está concentrada principalmente nos jovens universitários, principalmente de instituições públicas, o PT bem que poderia se utilizar do mesmo "terrorismo político" usado pelo PSDB (especialmente no campo religioso), e alertar esses mesmos jovens sobre a possibilidade de privatização das universidades públicas num eventual Governo Serra. Aliás, o tema PRIVATIZAÇÃO DE ÓRGÃOS E EMPRESAS PÚBLICAS deveria voltar a pauta política com mais intensidade.

    Baixada Carioca

    Essa turma da Universidade Pública que tem consciência já sabe disso e não precisa de informação para votar na Dilma. O problema, a meu ver, estão nas Universidades privadas que tem muitos professores detonando a candidatura Dilma e elogiando o tucano.

Paulo palavra

Meus caros, interesante que todo mundo fala que a dilma perdeu a chance de vencer no 1° turno e esqueceram que o terorismo que diz que quem vota no PT vota contra a vida e se tornar pecador. foi perpetrado, principalmente, pela igreja de SP. Exatamente o ESTADO que teve um opus day (alkimico) vencendo no 1° turno por 0,65%, Sem contar com os votos do PSOL, PSTU, PCB e PCO não contabilizados por ordem da justiça e que segundo as pesquisa, dia anterior a votação, totalizavam 2%, ou seja, o bastante para levar para o 2° turno). O terrorismo midiático tinha o objetivo apenas de evitar (bala de prata) o 2° em SP (e uma possível derrota de alkimico diante de mercadante no 2° turno), já que para presidente , os golpistas tucademos, apenas adiaram o resultado vitorioso da dilma sobre o EMBUSTE do SERRA! OBS: A direita evitou o pior, ou seja, preservar SP como bastião da direita no país! TRISTE, mas é a realidade…Alkimin não aguentaria a pressão de mercadante no 2° turno com Dilma vitoriosa no 1° turno com a ajuda de LULA.

Psicanalista

Maria Inês Nassif escreveu: "A campanha da Igreja conservadora contra Dilma está usando um sofisma: o "respeito incondicional à vida" torna a igreja antiabortista; o PT defendeu o aborto; logo, o voto em Dilma é pecado."

Pois é. Mas, então, por que este sofisma não repercutiu, e ainda não repercute, sobre o Lula? Afinal, Lula é fundador do PT – enquanto a Dilma só entrou bem mais tarde, vindo do PDT.

Lula perdeu algum ponto de popularidade com essa onda anti-aborto? Não que eu saiba.

Mas acontece que Lula é HOMEM. Minha avó repetia um dito popular, segundo o qual, "em homem não pega nada".

O que ler nesse dito? Homem não pega nada porque, só de ser homem, já está legitimado. Mulher só se legitima sob o prisma da maternidade, real ou metafórica.

Homem não engravida. Mulher engravida, e mesmo que isso tenha ocorrido contra a vontade dela, essa vontade não conta. Não deve contar. O filho em primeiro lugar!

Que para a produção de um filho tenha havido sexo, isso, por si só, já torna a mulher pecadora (o homem, não). Nem importa que isso tenha ocorrido por estupro; não sendo mais virgem, só pelos desvelos da maternidade a mulher vai recuperar algo de sua honra maculada com a "sujeira" do sexo.

A mãe ideal no imaginário brasileiro é a Virgem Maria – "sem pecado concebida", repete a reza. Isso fala por si só. Mãe assexuada, que só se importa com seu Filho. Imaculada. Santa.

O Brasil é machista. Quando a Dilma saiu candidata, muitos perguntavam se os brasileiros estavam preparados para eleger uma mulher. A onda Marina trouxe a seguinte resposta: votamos em mulher, desde que ela se mostre enquadrada, submissa ao Pai e ao Pastor, submissa aos dogmas, como convém.

Olha-se para a candidata, inconscientemente, com a seguinte pergunta: esta mulher cabe no estereótipo da mãe abnegada, pura, obediente às convenções morais? Ou parece uma mulher voluntariosa, dona de si, potencialmente perigosa, capaz de abandonar (ou mesmo abortar) seu filho em nome de algum outro desejo?

A criança desamparada que todos já fomos (e alguns ainda somos) responde daí. Vota na Marina, sem se importar se suas propostas são factíveis, que tipo de aliança ela faz, que tipo de governo realizaria. Vê na Dilma uma aborteira e terrorista, e não no Serra (e nem no Lula), porque a primeira é mulher do tipo "indomável". Os outros dois… são homens.

Vou bater nesta tecla mais algumas vezes. Espero que os marketeiros da Dilma ensaiem vesti-la com a imagem da mater dolorosa, explorem o estereótipo do coração de Maria cheio de espinhos e coisas do tipo. Senão, o horror irracional da mãe "desnaturada" pode prevalecer, legando o Brasil às trevas.

Barbosa

Será que o PT não deveria profissionalizar isso?! Rebater a maioria desses e-mails com a verdade?! E, na minha opinião, deveria começar a usar a mesma arma do PSDB. O primeiro e-mail contra José Serra seria um, direcionado aos evangélicos, com o vídeo da declaração dele de ontem em favor do aborto (que é o verdadeiro pensamento dele). Em anexo, deveria mandar os documentos do Ministério da Saúde, onde ele regulamenta os procedimentos do aborto, na época em que era ministro. Se a campanha da Dilma não se mexer, ela vai sangrar ainda mais. Serra tá apelando demais pra baixaria e tem muita gente que se deixa levar por essas baboseiras que ele veicula na net. Não tenho ligação com o PT ou qualquer outro partido, por isso, peço que vc, Azenha, faça essa sugestão à campanha da Dilma.

Barbosa

Azenha, hoje mesmo recebi um e-mail falando que alguns artistas, a exemplo do Gilberto Gil, não votariam na Dilma de jeito nenhum. E finalizava dizendo: "se eles não votam, vc vai votar?!" Não mexo com política, mas, de pronto, respondi a todos da lista enviando o link da coluna de ontem da Mônica Bergamo da Folha-SP. Nela, Gilberto Gil expressa claramente que irá apoiar a Dilma no 2º turno. A mentira foi, assim, desmascarada fácil.

    Carlos

    Informe o link da coluna.

    cleide reis

    nao eh verdade. Hoje no jornal atarde, de salvador, gil disse claramente que vai votar em dilma, caetano que nao falou em quem vai votar. isto eh mais uma baixaria nos jornais, que dizem que lula e o pt censuram a imprensa. imagimem,cade nosso direito de saber os dois lados da questão. qta mentira.

chanceLer

A armadilha do PSDB nesse segundo turno será levar ao guia eleitoral uma campanha propósitiva, desviando a coordenação da DILMA de tratar e esclarecer as questões que de fato a fizeram perder ou deixar de ganhar votos no primeiro turno.
O aceno de Serra sobre as privatizações é a isca. Que por sinal já foi modida pelo Alexandre Padilha.
Dilma tem de fazer desse turno um ringue. Mostrar que o Serra é tão a favor do aborto quanto ela, provar que o grã-tucano FHC inúmeras vezes se declarou ateu e não foi molestado pelos fundamentalistas de plantão, sequer um dia dos seus oito anos de mandato.
O PT e os partidos aliados tem de mourejar (sic!) a fim de trazer para Dilma boa parte dos votos da Marina.
O Espaço da diplomacia já se foi, agora, é guerra e, se for santa, deveremos está ao lado dos justos.

    Carlos

    "O aceno de Serra sobre as privatizações é a isca. Que por sinal já foi modida pelo Alexandre Padilha. "
    Pode ser mais claro, chanceler?

Almeida Bispo

Isso é Serra!
Ciro Gomes já advertiu: ele passa com o trator por cima do pescoço da própria mãe, se necessário pra ganhar uma eleição.
E tem como sócios os padrecos do Opus Dei, na sua versão religiosa; além do apoio dos extra-numerários da mesma Opus Dei que estão de olho nas riquezas do Brasil.

    francisco.latorre

    o lema opus dei é o mundo pra cristo.

    administrado por eles. claro.

    ..

Pedro

E. finalmente…
Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo
Pe. Elias Wolff [email protected]
Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz
Ir. Delci Maria [email protected]
Pe. Ari Antônio dos ReisPast. [email protected]
Pe. Nelito Nonato DornelasProjeto Sup. da Miséria e da [email protected]
Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social
Profª. Anísia de P. FigueiredoSetor Ensino [email protected]
Sr. Aroldo BragaSetor [email protected]
Maria Eugenia Lloris AguadoSetor [email protected]
Ir. Élide FogolariSetor Comunicação [email protected]
Prof. Luiz Antônio de S. AmaralSetor Educaçã[email protected]
Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família
Pe. Luiz Antônio Bento [email protected]
COMISSÃO ESPECIAL
Comissão Episcopal para a Amazônia
Ir. Irene Lopes dos [email protected]

Pedro

Continua…
Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial
Pe. José Altevir da [email protected]
Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Bíblico-Catequética
Maria Cecília RoverSetor Bí[email protected]
Ir. Zélia Maria BatistaSetor [email protected]
Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé
Pe. Luís Henrique Eloy e [email protected]
Pe. Wilson Luís Angotti Filho [email protected]
Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia
Pe. Hernaldo Pinto FariasSetor Pastoral Litú[email protected]
Pe. José Carlos SalaSetor Música Litú[email protected]
João Martins de Oliveira FilhoSetor Espaço Litú[email protected]

Pedro

Sugiro o envio de e-mails aos membros da CNBB
SECRETARIADO GERAL
Pe. Antônio Silva da PaixãoSubsecretário Adjunto [email protected]
Pe. Ademar Agostinho SauthierSubsecretário Adjunto de [email protected]
Francisco Julho de SouzaEcô[email protected]
Pe. Geraldo Martins [email protected]
Pe. Luiz Carlos DiasCamp. da Fraternidade e Evangelizaçã[email protected]
Pe. José Ernanne PinheiroAssessoria Polí[email protected]
Sônia Antunes MinderProjetos [email protected]
Pe. Valdeir dos Santos GoulartEdições [email protected]
Pe. Antônio S. da PaixãoInstituto Nac. de [email protected]
COMISSÕES EPISCOPAIS PASTORAIS
Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada
Pe. Reginaldo de [email protected]
Comissão Episcopal para o Laicato
Antônio Geraldo AguiarSetor [email protected]
Pe. Carlos Sávio Costa RibeiroSetor [email protected]
Prof. Sérgio Ricardo C. dos SantosSetor [email protected]

eugenio

O ano de 2010 será visto pela historia como o "ano da guerra santa".

rubem

Azenha,
Sugiro divulgação neste BLOG o video do “youtube” onde Ciro Gomes fala em uma entrevista, de forma absolutamente clara, didatica e com dados incontestáveis a catástrofe do governo FHC SERRA para o Brasil é simplesmente sensacional. O nome do video é “Porque Serra e FHC não podem voltar ao poder”, é nitroglicerina pura, arrasa o governo tucano.
Favor apreciar e se gostar divulgar, o Brasil precisa ver este video.

Zé Cabudo

Tô cá com minhas dúvidas se a década de 1960 já acabou mesmo para a direitona.

    francisco.latorre

    parece que foi a idade meedia que não terminou.

    mas não adiante espernear.

    a história não anda pra trás.

    ..

Thiago

RELIGIÃO E POLÍTICA NO BRASIL DO SÉCULO XXI – QUERO UMA RESPOSTA DO GRANDE LEONARDO BOFF (PV) !!!

PRECISAMOS PRESSIONAR OS INTELECTUAIS DO PV E A PRÓPRIA MARINA !!!
http://arazaoporopcao.blogspot.com/2010/10/religi

joão

É bom saber quem é fascista e nazista nessa história. http://www.youtube.com/watch?v=Jr5Q5Volv88&fe

Setima Lua

Roger, meu raciocinio está andando mais ou menos por aí pela tua explanação

Roberto São Paulo SP

Maria Inês Nassif é sempre certeira e sóbria. São jornalistas dessa têmpera e dessa dignidade que dão vontade de ler jornais – caso houvessem muitas como ela nas redações, coisa que infelizmente não acontece.

O último parágrafo dela diz tudo que aconteceu aqui em SP e no Brasil:

"A outra ironia da história é que, no momento em que perdem significativamente a força os chefes de política locais, em função dos programas de transferência de renda do governo, e o PT passa a ser o interlocutor preferencial junto aos pobres, os seus adversários tenham arrumado um “atalho” para chegar a esse eleitor humilde, via o temor religioso. O voto colocado como “pecado”, e a eleição como obra de um “poder satânico”, recolocam o eleitorado mais pobre e menos escolarizado nas mãos de líderes conservadores, mas pela força do medo."

childerico IV

Hoje, o contrário da verdade não é o erro, e sim a mentira; e esta foi naturalizada dentro da política. Não estamos tratando da mentira tradicional que visava a enganar o inimigo, mas da manipulação feita para ocultar fatos ou desviar a atenção dos cidadãos dos mesmos. O resultado da naturalização da mentira na política é a corrosão da confiança pública, pois a verdade factual é frágil por dizer respeito a estar no mundo com outros, ou seja, com aqueles que são iguais em humanidade mas diferentes em suas características próprias. O fato está ligado à convivência de muitos, pois precisa de testemunhas e comprovação. E a convivência humana no lugar público fragiliza-se quando a confiança é quebrada. Este é o maior mal da corrupção e não as questões ligadas à vida material como desvio de verbas e a utilização do patrimônio público para interesses pessoais.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro.

Ramiro Tavares

Em que pese certa liberdade criativa por parte da Maria Inês, é bom o artigo e merece ser complementado com a leitura do post: http://pedroayres.blogspot.com/2010/10/brasil-e-o

Ivonildo Dourado

O Zé Baixaria (O Grande Caluniador) tenta fazer do aborto uma questão central do segundo turno para desviar o foco do debate sobre programa de governo, que ele não tem. Está partindo para uma guerra suja, para desqualificar a sua adversária. E, como não tem coragem para assumir a paternidade da sordidez, ele a terceiriza para os seus "Capangas"

Maria Inês Nassif: Serra chega aos pobres pelo medo « Blogdobello é um blog sujo!

[…] do blog Vi o Mundo […]

Rafael

Nem tanto assim. Antes ouvi várias vezez a igreja reclamando da diminuição de sua importancia. Sem falar nos escandalos de pedofilia, tudo isso diminui a credibilidade da igreja, agora na eleição estamos dando importancia exagerada a igreja. Não é tanto assim. serra não vai conseguir votos que o eleja com isso. Senão bastaria alkimi em 2006 ter feito isso. Pode ganhar de um lado, mas vai perder de outro.Tudo isso é sinal de que serra não encontra outra maneira de conseguir votos, tá numa situação péssima.

Luis Souza

Entendo que é muito difícil disputar alguma coisa contra um adversário que jogue sujo. A grosso modo, podemos comparar um combate entre um policial e um bandido. O primeiro tem que seguir regras claras, éticas e técnicas. Se preocupar com as pessoas prresentes e não utilizar procedimentos errados. Já o bandido, pode tudo. Pode atirar para onde for; pode sequestrar reféns durante a fuga; ameçar a todos com granada e etc. Pedir que se iguale nessa baixaria para a campanha de Dilma é pedir muito. É uma batalha desigual e difícil. Lá atrás, Lula travou batalhas muito piores do que essa. Minha preocupação nesse segundo turno é que a sociedade, num movimento de recuo conservador, decida não eleger uma mulher. Assim como mulheres recebem menos do que os homes, sofrem agressões e sofrem diversos preconceitos, talvez a Dilma seja discriminada. Mas vou continuar lutando, por que a ámeça de retorno dos tucanos seria um retrocesso no país. Cada vez que vejo a quadrilha reunida – Jereissate, Serra, Índio da Costa, etc – sinto náuseas.

    Marcia Costa

    Realmente Luis, concordo com você. Nessas eleições o PSDB joga sujo. ´e algo nausenate ver as acusações e as mentiras, enquanto Dilma se esmera em mostrar programas e projetos. Mas que fazer? Eles querem destruir o Brasil. O Brasil que muitos países estrangeiros hoje respeitam. Nos querem de novo de joelhos.

    Cícero

    Bem lembrado. É exatamente essa a situação: de um lado, a Dilma que é obrigada a seguir as regras, a jogar limpo (qualquer palavra ou atitude mais enérgica da Dilma, a imprensa golpista repercute negativamente). De outro lado, o Serra que, apoiado pelos golpistas, tudo pode, mente, calunia, ofende, joga sujo, mas nada, nada repercute na mída. Lamentável.

Fernando

Maria Rita Kehl no Terra Magazine
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI47…

nina

É preocupante,mas o conservadorismo da Igreja Católica sempre antecede momentos de golpe….lembro-me bem de 1964.
Só escuto vozes isoladas dentro da igreja apontando isso…..e como o Boff não pertence mais a essa igreja…..

sergio

,,,,,,depois a oposição do nordestino aprova e do bolsa familia.
Este assunto carece de:
a) lógica. Qualquer decisão sobre aborto, depende do Congresso. Para retirar o crucifixo de órgãos públicos o congresso não teve que ser ouvido? Por sinal, no que deu isto ?
b) fundamento religioso. Qual é o padre que ainda acha que crença se impõem? Se este padre vivesse nas grotas do Brasil até poderia ser imaginável, mas no estado mais rico do Brasil ? Sou católico, contra o aborto minhas convicções religiosas, mas estado tem que ser laico. Fico estarrecido com o atraso e com a opçõa dos bispos, padres e católicos de São Paulo.

…… Depois falam do bolsa família

    Maria 1

    Lamentavelmente, Sérgio, acredito que esse blá, blá, blá fundamentalista das igrejas, sob aprovação velada de sua alta hierarquia, é só o método para influenciar ou mesmo decidir a eleição presidencial. Interesses poderosos estão ocultos nessa cruzada hipócrita.

francisco.latorre

o nazista ratzinger enquadrou todo mundo.

opusdei no comando.

e a igreja.. como sempre.. com raríssimas exceções.. vai de ordem unida.

complicado.

..

    Carlos

    "Os padres estão obrigados também a distribuir jornais de suas dioceses na porta das igrejas, que não raro colocam o veto ao voto no PT como uma determinação da “CNBB”, sem especificar que é da CNBB da Regional Sul 1."

GEORGE MELLO

Creio que a campanha deveria posicionar um tópico "Amor à vida", falando do combate à miséria como foco principal. O público é o mesmo. Basta linkar as coisas. Dilma tem TV para se posicionar em relação ao tema aborto, mas concorodo com o colega sobre abrir novos temas. Marina cresceu como política dentro do PT. Foi o PT que a colocou lá. Apesar de haver saído, demonstrou, com a nomeação, respeito e compromisso com a sustentabilidade. O governo pautou isso com Marina. Quanto aos religiosos, creio que Dilma deveria aparecer com seu netinho na TV. Descobrir os interesses da igreja na candidatura de Serra também é igualmente importante. As duas grandes forças contra a miséria nos anos 80 foram o PT e a igreja.

    francisco.latorre

    amor à vida. dez.

    ..

Roger

Minha nossa, a coisa tá feia mesmo!! Olha só:

Aumento do poder aquisitivo? Obra do capeta! http://www.ubeblogs.net/
"A ilusão do poder aquisitivo
Antes de votar, analise se você está se enganando com seu poder de compra. O aparente crescimento econômico alegra o cidadão e anestesia a dor da pobreza. Disse aparente crescimento econômico, sim. É verdade que hoje o cidadão compra carro novo e o televisor de plasma 3D de última geração. Note bem, esse poder aquisitivo não acontece porque o dinheiro do pobre só fez aumentar em sua conta corrente. O pobre vai às lojas e encontra crédito maior. O crédito na praça aumentou e enriquece apenas os lojistas e as financeiras. Sessenta meses para pagar um carro e um eletrodoméstico! A somatória desse valor pago daria para comprar três carros novos, três televisores ultramodernos, ou mais! Em suma: os de cima sobem e os debaixo descem, como denunciava uma música da Bahia na década passada. Nada mudou no governo de Lula quanto a isso"

"O cristão que cede seu voto ao PT, está tomando a mesma sopa de Esaú, o aparente crescimento da economia é o conteúdo saboroso do prato de lentilhas. É quente, é saboroso, mas acaba muito rapidamente. Mas a fome sempre volta. A herança lá no céu é valiosa e eterna, não podemos negociá-la."

"Acabou o tempo de brincar e arriscar. É tempo de amadurecer a consciência política dos cristãos. brasileiros. Não podemos alimentar mais essa ditadura petista. Ela não pode crescer mais. Se deixar crescer, o autoritarismo que está havendo lá dentro do partido sairá dos seus recôndidos e terá forças para dominar a todos nós brasileiros. Basta de ditadura no Brasil, gente! "

Ditadura?? Onde essa alma vagueou nos últimos 20 anos?

    Ageu Loures

    É, tá feia mesmo, os dentes estão ferozmente à mostra.
    Mas, em contraponto ao texto acima:

    http://www.cartacapital.com.br/politica/eleicoes-

    Paralelo XIV

    Ótimo texto. O de Maria Inês Nassif também é excelente.

    Minha Nossa!! Daqui a pouco o Zé Chirico vai convocar os homens de bem para a Jihad!

José Manoel

Azenha: o Zé Caixão odeia pobre! Ele só vai ao encontro dele, porque precisa do voto, depois dá um solene pé na b…….. do coitado!!!! Esse é o Nosferatu!!!!!!

cesar

A questão do uso da pilula anticoncepcional para a igreja(setores) é abortiva e não vem sendo comentada pelas igreja catolica nossa canção.Nem o uso de preservativos que são contra.O Gabeira também participou da resistencia a ditadura militar , com participação mais grave como rapto do consul americano e a midia e as igrejas não tocam nisso.Não seria a hora da campanha tocar nisso , já que o nivel parece que vai ser esse

Armando do Prado

Não devemos ser pautados pela mídia golpista e pelo Serra Rubnei. Nossa discussão deve ser sobre privataria, politização da campanha e comparação dos 2 governos (Fhc e Lula). Que o Serra Rubnei tente instalar o seu governo dos Aiatolás.

Deixe seu comentário

Leia também