Marcos Coimbra: Serra cai além do esperado

Tempo de leitura: 3 min

5 de Setembro de 2010 – 16h58

Marcos Coimbra: a força da TV na disputa eleitoral

no Correio Braziliense, via Vermelho

Hoje é o 20º dia de veiculação da propaganda eleitoral na televisão e no rádio. É quase a metade do total de 45 dias, que termina na antevéspera da eleição. Já dá para avaliar seu impacto inicial e estimar que efeitos poderá ter de agora em diante.

Nas pesquisas feitas em âmbito nacional e nos estados, vê-se que estas eleições confirmam o padrão de audiência que conhecíamos de outras. O chamado “programa eleitoral”, veiculado no início da tarde e à noite, está tendo uma audiência cativa relativamente pequena. Os comerciais, espalhados na grade das emissoras ao longo do dia, atingem contingentes muito maiores do eleitorado.

Embora nossos legisladores tenham escolhido faixas de horário em que aumenta a chance de alcançar um grande número de eleitores, a previsibilidade dos programas faz com que sejam vistos por um segmento bem particular do eleitorado: as pessoas que se interessam por política. Não é pelo fato de ser veiculados na hora em que as pessoas estão, na maior parte dos casos, almoçando ou jantando que eles despertariam a curiosidade dos desinteressados.

Chama atenção a diferença de assiduidade na audiência dos programas dos candidatos a presidente, governador e senador. A proporção de pessoas que diz ver os programas às terças, quintas e sábados, quando os presidenciáveis estão no ar, é quase o dobro da que vê os programas das segundas, quartas e sextas. Nesses dias, por sua vez, o costume é olhar com mais atenção o começo do horário, quando se apresentam os candidatos a governador, que o final, na hora dos senadores.

Existem três tipos de espectador desses programas, com tamanhos que variam em função da eleição. Nas presidenciais, 20% dos entrevistados são espectadores “habituais”, pois dizem vê-los “sempre ou quase sempre”. Outros 30% são “eventuais”, pois só os assistem “de vez em quando” ou “raramente”. Os 50% restantes são “não-espectadores’: simplesmente não os veem.

Importa pouco, para os eventuais e os não-espectadores, se o aparelho de televisão permanece ligado ou se estão no ambiente onde alguém assiste aos programas. São pessoas que não dão noticia do que está sendo veiculado, a não ser de maneira fragmentária.

Mesmo nos estados onde a cadeira de governador é objeto de disputa acirrada, a proporção de espectadores habituais dos programas dos candidatos ao cargo é menor. Na maior parte deles, não chega aos 15%. Os eventuais são 30%, o que quer dizer que perto de 60% dos eleitores não vê os candidatos a governador.

Mesmo com todas as ressalvas e excluindo os não-espectadores, é grande o número de pessoas que, toda noite, se senta na frente da TV para ver os programas. Somando parte dos habituais e alguns entre os eventuais, é provável que não menos que um quarto do eleitorado veja cada um.

A maioria, no entanto, só é alcançada pelas inserções. Na eleição dos prefeitos, rapidamente, pois apenas eles as têm. Nas gerais, mais lentamente, pois todos os candidatos, a todos os cargos, têm direito a elas. A grade fica mais concorrida.

Nestes primeiros 20 dias de propaganda, não tivemos viradas espetaculares ou “disparadas”, seja no plano federal, seja nas eleições de governador ou senador. Mas muita gente cresceu e alguns caíram, prenunciando mudanças para as próximas semanas.

Dilma continuou sua ascensão, com pequeno aumento da velocidade de crescimento. Ela manteve a tendência de ganhar intenções de voto entre indecisos e subiu mais um pouco tomando eleitores de Serra. Era o que se imaginava que aconteceria quando Lula fosse à televisão. O que vai além do esperado é quanto Serra caiu. Mesmo no comitê petista se calculava que seu mínimo era superior a 25%. Hoje, não se sabe.

Por enquanto, nas eleições para governador, a grande mudança acontece em Minas Gerais. É o único estado em que uma candidatura que parecia favorita já perdeu esse posto. Hélio Costa, apesar do apoio de Lula e do PT, viu sua vantagem de mais de 20 pontos desaparecer e está empatado com Antonio Anastasia, que tem o apoio de Aécio.

Mas não é apenas em Minas que as eleições de governador (e senador) ainda podem reservar surpresas. Em alguns estados, nas últimas semanas, ainda vai correr muita água por baixo da ponte. Na batalha paulista, por exemplo, o cenário está longe de definido. Em relação ao Senado, nem se fala. Há mais de 20 vagas em disputa aberta.

*Marcos Coimbra é sociólogo e presidente do Instituto Vox Populi


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Américo

Acho que o piso do só…erra não tem limites
pode ser a sete palmos abaixo do piso mínimo.
tanto é que o apelido dele agora é
ZÉ do caixão
ou na lingua mãe , dele é claro,
Coffin Joe

Urbanos

Sabidamente o Presidente Lula iria conseguir transferir seus votos para a Dilma Rousseff. Sabidamente o zé contra-rampa, o mitômano, ficaria apenas com os quatro por cento dos que detestam o Presidente Lula e o Brasil, acrescido do voto dos conterrâneos dele, logo ele teria mesmo que cair no buraco negro, em que está caindo. Tudo dentro do script. Também, sabidamente, fora de São Paulo o zé contra-rampa, o mitômano, não é eleito nem para presidente de liga de dominó.

    Américo

    Me desculpe caro Urbanos,
    perguntar não ofende, mas
    o que você tem contra a liga de dominós????

Marat

Serra cai além do esperado, porém, cai aquém do merecido…

Ed.

Como o Serra gosta de dar aula no ensino fundamental, ele pode ensinar, algebricamente, que está subindo negativamente.

Ed.

O que resta unicamente a Serra é o PIG.
Como o que resta unicamente ao PIG é o Serra…
A coisa tá ficando feia!

Baixada Carioca

Putz! Vou ter que rever minhas previsões, as quais me alicercei nas do Brizola Neto. Disse que Serra ficaria com 25. Pronto! Já estou prestes a dizer 18, mas vou esperar mais um pouco. Mas mantenho a previsão de que Marina vai terminar com 3,5%. Não mais que isso.

Fred Oliva

Dilma não para de subir… Serra não para de cair… Se levarmos em conta que esta amostra consultou apenas 1/4 da amostra, o resultado da "Semana Kamel/Frias de Terror" foi um autêntico desastre para Serra e sua mídia golpista.

Tracking Vox Populi/Band/iG: Dilma 55%, Serra 22%
No sexto dia de medição, petista oscila positivamente acima da margem de erro

No sexto dia das medições do tracking Vox Populi/Band/iG para a eleição presidencial, a petista Dilma Rousseff obteve 55% e o tucano José Serra 22% das intenções de voto. Pela primeira vez desde o início da medição, no dia 1 º de setembro, a petista oscila positivamente acima da margem de erro que é de 2,2 pontos percentuais. O mesmo ocorre com o candidato tucano, que oscila negativamente além da margem de erro. No dia 1º, Dilma tinha 51% e Serra 25%.

Helcid

Uma pequena frase descreve esse cara: " Seu Casseta, você é um otário"
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-casset

A cassetada que saiu pela culatra
Enviado por luisnassif, seg, 06/09/2010 – 12:48
Por Rafael Santana

Olá Nassif

Boa Tarde!

Falando nisso, parece que o "Casseta" não aguentou a Cassetada.

SURRA DE DILMA!

Ok.. ok.. nocaute !

Vocês ganharam ! Piada é feedback e a da Dilma/Dunga saiu pela culatra. Achei que estava sendo crítico e engraçado, pra alguns fui, pra maioria absoluta, não. Ingenuamente, confesso que não contava com tamanha "resposta", fui muito "lesado" ao cutucar militância com vara curta.

Quando se "sacaneia" alguma celebridade sempre se deve contar com a reação até raivosa dos fãs, mas acabei provocando uma ira santa, uma jihad.

Entonces, foi mal aí… fui mesmo idiota em não contar que a pegada da piada machucasse tanto. Também me surpreendeu o tamanho da "nóia", quanta gente que vê conspirações e inimigos para todos os lados, mesmo tendo a maioria esmagadora de apoio popular e o favoritismo eleitoral absoluto. O desejo de censura, as ameaças, as "propostas" para cercear a liberdade de expressão, também aparecerem em grande quantidade nos ataques (ou contra ataques) que recebi.

Mas tudo bem… quem entra na briga é pra bater e apanhar. Nesse caso, a surra recebida foi bem maior que no meu antológico embate com Las Tequilleras, que foi menos violento e mais "prazeiroso".

Ok… ok… nocaute!

Aos que se sentiram, sinceramente, ofendidos, que acharam a piada agressiva e grosseira… minhas desculpas. O freguês tem sempre razão.

Aos que se manifestaram, porque estão mesmo é defendendo o leitinho das crianças, aos que têm os Chávez da vida no coração, aos que sonham pelo controle da opinião alheia, aos que sempre atacaram ferozmente, mas não aceitam o troco… a esses não me desculpo, não!

Encerro aqui a temática eleitoral in my brógui. Aceito o conselho dos que me recomedaram pular fora dessa seara tão "apaixonada".

Beijunda!

fonte: Blog do Claudio Manoel

link :http://tvglobo.casseta.globo.com/claudio-manoel/

Fabio_Passos

É claro que jose serra pode cair mais.
4% é o piso do sujeito.

A campanha da direita resume-se ao golpismo udenista mais tacanho da história.
Não há proposta alguma!
Nada.
Zero.

A campanha serra está totalmente dependurada na mídia – rede globo / veja / fsp / estadão – sua única fonte expressiva de apoio.

A oportunidade de derrotar a pior "elite" do mundo em São Paulo é continuar avançando sobre o eleitorado que hoje ainda vota em serra.

    Baixada Carioca

    Funcionando assim: ele (o tucano mentiroso) faz um comentário que supostamente é capa dos principais jornais e os jornais replicam a verborragia tucana. Ele (o tucano trololó) pega o que foi publicado e diz que foram os jornalistas que disseram. Nenhum deles assume a autoria do discurso, mas fica lá, como se a verdade estivesse encerrada ali. Percebeu que um é a fonte do outro?

Marcos

Novo tracking divulgado, com Dilma com 55% das intenções de voto e Serra com 22%.

Fabio_Passos

Hilário…

"domingo, 5 de setembro de 2010
VENDILHÃO QUE AFUNDOU O BRASIL É FILIADO AO PSDB DESDE 1988" http://cloacanews.blogspot.com/2010/09/vendilhao-

Omar

Bando de fanáticos! O Serra vai passar essa mulherzinha, tenho certeza! Com a tendência obtida com mais esse escândalo petista tenho certeza que vai, ora se vai… Calma gente, o Serra vai passar a Marina!

Mauro Batista

O Çerra vai perder de maneira desastrosa e o Mercadante vai beneficiar-se desta derrota dele e se depender da torcida da maioria o Mercadante leva esta numa boa!

sergio

resumindo, serra já perdeu!

Remindo Sauim

Se a Dilma continuar subindo um ponto por dia e a Marina ficando na faixa dos 10 dos voptos válidos, não vai sobrar voto para o Serra. É só fazer as contas.

Yacov

Tudo sempre pode piorar, não é mesmo, tucanalha???? Depois do vareio que tomarão em outubro, ficarão até com vergonha de colocar seus bicos para fora de casa. O BRASIL é grande mas muito pequeno para abrigar o povo BRASILEIRO e a tucanalha. Um dos dois terá que espirrar. E eu desconfio que não será o povo BRASILEIRO.

"O BRASIL para TODOS não passa na gLOBo – O que passa na gLOBo é um braZil para TOLOS"

Carlos G P Lenz

Azenha

Ruinzinho o titulo do post -> Marcos Coimbra: Serra cai abaixo do esperado

Fiquei na dúvida : caiu menos do que era esperado ou caiu mais ?

Me pareceu manchetona da foia… rsrsrs…

brincaderinha…

Domingos Sávio

Vamos aguardar. É DILMA lá.

EDUARDO

Marcos Coimbra como sempre credibilidade e competencia maxima. Dilma ja eh presidenta no 1o turno e não é porque o Montenegro disse porem pelo que o MC insinuou como o mais provavel de acontecer. Temos que trabalhar para levar o Mercadante ao 2o turno e depois fazer um mutirão em SP ate a vitoria final e consagradora. A coluna vertebral do paulistismo tucano estará definitivamente esmagada e sem qq perspectiva de resoldagem, ate pelas idades dos principais personagens. Será finalmente a independencia de SP.

    José Ruiz

    Eu não estou em São Paulo e pouco posso fazer… mas se depender de torcida, Mercadante será o próximo governador daquele estado… Quando ouço prognósticos do tipo "o jogo pode virar – em relação à atual vantagem do Alckmin", meu coração enche de esperanças…

Daniel

Imaginar que Dilma vai passar de 60% e Serra cair para baixo de 20% é surreal. O Serra têm um piso girando entre 20% e 25% e um teto girando em torno de 30%. Ele deve terminar essa eleição com (25% a 30%). Dilma fica entre (50% a 55%). Qualquer distância superior a 30 pontos entre os dois, é análise de apaixonado.

    Fabio_Passos

    O "piso" do serra é no mesmo nível de seu mentor: fhc.
    Pode cair abaixo dos 20% sim.

    Mauro Batista

    De qualquer modo é uma bruta vergonha pra estes TucanoDemos. Se depender de torcida ele cai a uns 15% e a Marina empata com ele. Bem entendido se ele aguentar a pressão e não renunciar. Aliás isto é muito provável!

    Dejair Brasil

    Concordo com a tua opinião, Daniel. É mesma minha, Serra entre 20% e 25% e no máximo 30%. A Dilma acho que pode ir um pouco mais. Talvez 57% á 60%. De qualquer maneira, companheiro, 50% mais um voto, para a Dilma está bom para mim. Uma abrço!

Paulo Franco

Azenha, permita-me sugerir uma retificação.
"(…) O que vai além do esperado é quanto Serra caiu. Mesmo no comitê petista se calculava que seu mínimo era superior a 25%. Hoje, não se sabe. (…)". Estas palavras, de Marcos Coimbra. estão em contradição com sua "manchete", "Marcos Coimbra: Serra cai abaixo do esperado"

Daniel Alves

Oproblema de São Paulo é que devido a uma vida muito extressante dos paulistas, eles ficam mais tempo em casa. Por isso gastam mais tempo assistindo ao Jornal Nacional, Fantástico, Boris Casoy, lendo a Veja, Folha de São Paulo, etc. Isto causa a falta de pensamentos progressistas!

    Yacov

    Eu diria que isso causa a falta de "qualquer pensamento".

    "O BRASIL para TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBO é um braZil para TOLOS"

@stelles_13

Eu não acho abaixo do esperado não, pq o Serra tem "base" de 4% q acham o governo Lula ruim ou péssimo, logo os outros 20% estão desinformados ou manipulados pela velha mídia.

Talvez uma parte significativa desses 24% sejam de paulistas que prefiram ter um presidente que, por ser de seu estado, o privilegie como fazia FHC. Não vou me assustar se o Serra tiver menos de 2 dígitos de votos válidos e embolar ou até perder da Marina, no dia da eleição.

maria cristina

sp precisa ser resgatada do tucanato. sou professora da rede pública e clamo por justiça. há 20 anos gritava fora fmi, agora berro fora psdb.

Fred Oliva

Professor Coimbra sempre equilibrado e desapaixonado em suas análises. Bem diferente de Montenegros e Paulinos… E concordo inteiramente com o comentário final que a eleição em SP está longe de estar resolvida.

    Baixada Carioca

    Ele faz em cada comentário uma resposta bem fundamentada naquelas suspeitas que a Folha de São Paulo lançou sobre o Vox Populi. E é cada porrada!…

ruypenalva

Como se diz no Nordeste, quem muito abaixo o Sul aparece

Filipe Rodrigues

Na verdade a militância petista de Minas não está se esforçando em apoiar Hélio Costa, bem feito, o PT/MG tinha um excelente candidato (Patrus Ananias), até Pimentel era melhor que Costa, más o PT mineiro não quis. A campanha já está consolidada, não se espera mais um crescimento e uma queda acelerada de Dilma e Serra, Dilma não terá mais de 60% no 1º turno e Serra não terá menos de 20%. Lula e Dilma devem agora priorizar o Senado, eles devem aproveitar esse mês que falta das eleições para alavancarem as candidaturas petistas: Paim (RS), Vignatti (SC) Lindberg (RJ), Pimentel (MG), Pinheiro (BA), Pimentel (CE), Medeiros (PI), Mourão (TO), Wilson (GO) e etc.

    Leider_Lincoln

    Excelente análise!

    Jairo_Beraldo

    Pedro Wilson aqui em GO é cachorro morto. Ele fez por merecer. Não aparece nem na lista de pedido de votos da revista Caros Amigos, como um "amigo do país" e do governo. Não votarei nele.

    Filipe Rodrigues

    O grande defeito da esquerda brasileira é esse individualismo besta, em vez de querer extinguir o Senado, a esquerda devia se preocupar em tomar conta do Senado. Aqui em Minas eu também fiquei com muita raiva do ex-prefeito de BH Fernando Pimentel, más votarei nele, porque a Dilma precisa de maioria parlamentar (confiável) para fazer o que o Lula não pode realizar. Você prefere Jairo, que o PMDB saia das eleições ainda mais fortalecido no Congresso ? Atualmente, as demais candidaturas de esquerda (Plínio, Zé Maria) é que podem ser consideradas cachorro morto, pois elas não tem capacidade de levantar as massas e gerar mudanças.

    Jairo_Beraldo

    Eu disse que Pedro Wilson é cachorro morto, porque age e faz como Serra. Arrogante, prepotente. Quando prefeito, teve tudo para se mostrar. Foi um fraco. Está deputado federal. Só sobe na tribuna para reinvindicar algo para a PUC/Goiania. Nunca o vi agindo a favor do povo. Só ve seu umbigo. Pimentel, como voce fala, e eu sei, foi um grande prefeito em BH. Sei, porque sou mineiro, morei em BH e minha filha mora lá.

    Baixada Carioca

    No RJ, o César "vaia" já abandonou o tucano careca e mentiroso. Está prestes a perder posição para o Lindberg e me parece que é o que vai acontecer.

Fabio_Passos

Em São Paulo está o bunker do atraso.
Resgatar São Paulo das mãos da pior "elite" do mundo é o passaporte para um Brasil mais justo e próspero.

As forças progressistas precisam denunciar e enfrentar o golpismo da mídia que serve a candidatura do psdb/ex-pfl: globo, veja, fsp e estadão.

A máquina de propaganda afrikaaner está todo o dia o dia todo trabalhando prá livrar a cara e fazer de vítima a gangue privata que promoveu a maior roubalheira da história do Brasil.

    kodaly

    O título correto é "Serra cai além do esperado"

Deixe seu comentário

Leia também