Marcos Coimbra: Com jogo micado, levar 2018 para tapetão é a última cartada dos golpistas

Tempo de leitura: 3 min

2018Levar 2018 para o tapetão é a última carta da coalizão que derrubou Dilma

Em meio à falência das elites, pretende-se tirar Lula da corrida presidencial. Mas somente o povo pode julgá-lo

por Marcos Coimbra, em CartaCapital,  em  09/02/2017 

Em janeiro de 2016, a coalizão que derrubou Dilma Rousseff tinha uma certeza e muitas esperanças. A primeira era de que os dias do governo petista estavam contados. Estavam mesmo.

Já em relação ao que esperavam do futuro, não foi igual. Tudo deu errado. Um ano depois, não se confirmou nenhuma das expectativas daquele conglomerado de interesses empresariais, oligopólios de comunicação, partidos antipetistas e setores do aparelho estatal.

Ela caiu, mas o cenário complicou-se para essas forças. Hoje, nada garante que conseguirão consolidar a vitória que obtiveram quando a tiraram da Presidência e assumiram as rédeas do Estado.

O problema é o tempo. De que adianta governar por alguns meses, sem um horizonte razoável de continuidade? Fora os negocinhos (e os negociões) que geram frutos imediatos, nada que realmente vale a pena traz retorno no curtíssimo prazo.

De que serve, por exemplo, uma mudança constitucional se seu futuro é incerto, se um novo governo pode revertê-la tão logo eleito, legitimado pelos milhões de votos recém-conquistados? Que serventia tem uma reforma como essa da Previdência, burra e cruel para com os mais frágeis, sujeita a ser cancelada logo após a promulgação?

Os vitoriosos de 2016 achavam que a história se repetiria e que Michel Temer seria um novo Itamar Franco. Que, apesar da insignificância, Temer poderia produzir um “novo fenômeno”, uma reencarnação de Fernando Henrique Cardoso, prontinho para salvar o primitivo capitalismo brasileiro, livrando-o dos perigos do “lulopetismo”.

O que tivemos, no entanto, foi a confirmação da velha regra, de que, na segunda vez, um episódio histórico se torna farsa. Temer é pior do que Itamar em qualquer quesito, a começar pela honorabilidade.

Henrique Meirelles, o candidato a novo FHC, que, no Ministério da Fazenda, assinaria uma espécie de novo Plano Real, foi um devaneio de banqueiros que não durou um mês. Seu programa econômico não funciona, é rejeitado pelo País e é mal recebido até pelo Fundo Monetário Internacional.

Deu também errado a aposta na morte da liderança de Lula e no fim do PT. Estavam convencidos de que nenhum dos dois resistiria aos ataques diários que sofrem na mídia conservadora, mas todas as pesquisas mostram que as intenções de voto em Lula crescem, enquanto afunda a avaliação do governo.

Frustrou-se a suposição de que a opinião pública aplaudiria a troca de Dilma por Temer. Achavam que a insatisfação era tamanha que a derrubada da petista desanuviaria os espíritos e aliviaria as tensões acumuladas durante os longos meses de crise política. Chegaram a acreditar em “manifestações de massa” a favor de Temer e repúdio ao PT. Não houve nenhuma.

Ainda no correr deste ano, entraremos na campanha aberta para as eleições presidenciais de 2018. Os vitoriosos no golpe de 2016, que supunham que, a esta altura, teriam boas cartas na mão, estão com um jogo micado. Seus candidatos iam mal e pioraram.

Queriam um Itamar e têm, no máximo, o José Sarney do quinto ano, com o mesmo formalismo vazio, a mesma falta de respaldo popular, a mesma incompetência e inoperância. Idênticos na dúvida que provocam de se vale a pena mexer nas instituições para terminar perambulando pelos corredores do Palácio do Planalto.

Proibidos de enunciar o nome de seus candidatos na eleição seguinte, para não terminar de inviabilizá-los.

Resta-lhes uma única carta, que não é boa, e nela depositam suas esperanças de permanecer no poder por mais tempo: tentar levar o jogo para o tapetão, fugindo do campo da disputa democrática.

Como não conseguem derrotá-lo, perseguem Lula e procuram impedir sua candidatura na próxima eleição. Com julgamentos enviesados, acusações baseadas em “convicções” e fanfarronices de delegados.

Não há sintoma maior da falência das velhas elites brasileiras do que estarem completamente nas mãos de meia dúzia de juízes, promotores e delegados que parecem ignorar o bê-á-bá do direito. Depois de se verem como os mestres do universo, que tudo podiam e faziam, triste o ponto a que chegaram.

Mas existe um Brasil maior, de gente menos parcial, mais capaz de respeitar a democracia e menos manipulável, assim como existem sentimentos civilizados na comunidade internacional. Juntas, essas forças precisam agir.

Quem tem de julgar Lula é o povo, plenamente capaz de fazê-lo.

Leia também:

O sobe e desce do Angorá no telhado


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

FrancoAtirador

.
.
https://pbs.twimg.com/media/C4WWtfdWEAAjJtS.jpg
https://twitter.com/StellaMendonca/status/830235439298707458

https://t.co/w22Wm72hkD

“Fachin vai liberar todos os vídeos das delações [da Odebrecht] de uma só vez.
Não dará tempo de decupar [analisar e editar] as imagens…
Você vai liderar uma força-tarefa em Brasília.
Sua equipe vai assistir a todos os vídeos das delações.
Assim que ouvirem “Lula” ou “Dilma”, coloquem no ar, na hora, ao vivo,
interrompendo qualquer programa, no Plantão. Depois a gente assiste o resto.
Dilma e Lula têm que ser denunciados na frente de qualquer outro delatado”

Diretora da Globo News Eugênia Moreyra
à Produtora que irá com ela à Brasília
para Liderar a Força-Tarefa da Globo
para Selecionar Delações da Odebrecht

http://www.blogdacidadania.com.br/2017/02/globo-cria-forca-tarefa-para-atacar-lula-e-dilma-semana-que-vem/
.
.

RONALD

Temer é pior do que qualquer coisa viva ou morta. Não há comparação; é uma fragorosa merda absoluta !!!!

Seu “mussolini”, plagiador de teses, sem rigor acadêmico ou crítico é bem a cara do seu “escolhedor”.

Somente a força do povo será capaz de amassar a pretensão destes gatunos do poder e colocá-los no lugar certo – a cadeia.

O poder é do povo e não dos 0,9999% !!!!!

Lula 2018 !!!!!!!

Luiz Carlos P. Oliveira

ROGÉRIO BEZERRA: análise perfeita. Eles estão colhendo o que plantaram. O que vemos hoje nas ruas, são lojas que passaram 12 anos ganhando dinheiro e hoje estão quebradas, muitas fechando as portas. Não tenho dúvidas de que 99% deles foram para as ruas bradar o “fora Dilma”. Acreditaram na canto da sereia, quando, na verdade, era um lobo vestido de carneiro. BEM FEITO, não tenho compaixão por eles.

emerson57

Para se desviar um asteróide que venha se abater contra o Brasil, um empurrãozinho dado com muita antecedência é o suficiente. Um tiquinho de desvio fará o cascalho passar longe.
Um bidú da praça, que eventualmente acerta uma, jura que em 2018 o eleito será o grande machão do Paraná, Sr. Alvaro Dias.
Ééééééééééca!
Talvez a hora do pequeno impulso seja agora.

Rogério Bezerra

Antes de mais nada: O ódio venceu, não foi só aqui!
Temos: Febre alta, dormência nos membros e um estado de confusão mental
Talvez por isso ninguém consiga dizer que foram os multimilionários, em sua sanha de saquear, outra vez, o Brasil, que bancaram o Golpe.
Assalariados, autônomos (mérdico, dentistas e outros) servidores públicos (juízes, promotores, puliças e etc), médios e pequenos empresários todos, todos foram usados pelos Rentistas traidores.
Nas reuniões da grã irmandade nada é dito, mas eles perceberam que a corda partiu do lado deles, claro, estúpidos!
Até por que, os pobres sempre viveram muitas dificuldades. Já os remediados dos anos do PT nem lembram delas.
Vejo isso nas conversas no comércio e com os poucos vizinhos que ainda não estão “sedados” perdidos.
Minha parte eu fiz e faço: Fui às ruas contra o golpe em POA e FLN.
Continuo fugindo de multinacionais. Achei uma fábrica de fogão brasileira e de dentifrício local.
Compro detergente, desinfetante e outros também de firma pequena nacional.
Abasteço em posto de bandeira Petrobrás.
Minha mulher comprou 15 lembranças de natal com artesãos de Mogi das Cruzes-SP e em Minas…
É pouco? Talvez…
E toca falar por quem tem medo e muita gente tem.
Estamos na luta!
Os 11.000 larápios dos nossos sonhos e dinheiro tem que ser desmascarados.
Sem isso o país nunca deixará de ser um desperdício da natureza.

Messias Franca de Macedo

“O supremo decano” em tempo festivo de Projac!
Agora, a vez do ‘gatinho angorá’ do nazigolpista &$ [mega]corrupto MimiSHELL TEMERário/TEMERo$$$o do CUnha!
A conferir “o valentão do STFede”!
“O Celso de Mello é um advogado de merda.” Por jurista Saulo Ramos
https://www.youtube.com/watch?v=TX733Od3k4M

Roberto

Os resultados econômicos dos golpistas são EXATAMENTE aqueles que eles queriam: recessão, desemprego e miséria. Eles recebem ordens de Washington, e Tio Sam precisava destruir a nascente liderança do Brasil na América Latina.
Nada garante que haverá eleições em 2018. O golpe só poderá ser derrotado por uma Greve Geral combinada com um levante popular.

Messias Franca de Macedo

FHC tira a roupa da Lava Jato e desmoraliza Sergio Moro

Por ínclito e intimorato jornalista Miguel do Rosário

09/02/2017

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.ocafezinho.com/2017/02/09/fhc-tira-roupa-da-lava-jato-e-desmoraliza-sergio-moro/comment-page-1/#comment-220698

Messias Franca de Macedo

ATENÇÃO PARCELA DO BEM DA NAÇÃO BRASILEIRA
Será que “o supremo decano” do STFede, celso de mello, terá a coragem de ‘DESmoroLIZAR-SE’ ainda mais e o própria [suposta] suprema corte?
Vamos ver a conduta do “valentão” do STFede agora no [mega]escândalo ‘gatinho angora’ do nazigolpista &$ [mega]corrupto MImiSHELL TEMERário/TEMERo$$$o do CUnha!…
https://www.youtube.com/watch?v=2CPQ1jtAAOM

    Messias Franca de Macedo

    … Ainda sobre o STFede acumpliciado no golpe vagabundíssimo continuado ainda ora em curso…
    “o supremo” gilMAU (DEMoTucano-PSDBosta/MT) “orientando o voto do decano celso de mello no [mega]escândalo ‘gatinho angorá’ do MimiSHELL TEMERário/TEMERo$$$o do CUnha”…
    https://www.youtube.com/watch?v=hZgorhi6Fh8
    IMPORTANTE:
    no horrendo &$ tétrico vídeo acima o irresponsável DEMoTucano ‘gilMAU Abdelmassih DANTAS’ acusa o eterno e honrado presidente Lula de ser o chefe do Mensalão…
    Processo criminal neste energúmeno excomungado, leviano, covarde, nazifascigolpista…

Deixe seu comentário

Leia também