Marcos Coimbra analisa o primeiro debate

Tempo de leitura: 3 min

O primeiro debate

Marcos Coimbra*, no Correio Braziliense

Em uma das eleições presidenciais mais previsíveis que fizemos no Brasil moderno, o que esperar do primeiro debate entre os candidatos na televisão? Que fosse … previsível, tanto quanto o que a Bandeirantes realizou quinta feira. Nele, tudo que se imaginava aconteceu.

Era previsível uma baixa audiência, e foi o que tivemos. Pelos números preliminares disponíveis, o pico de audiência alcançou pouco mais que 5% na Grande São Paulo e dificilmente terá sido maior no conjunto do país. Para deixar dramaticamente claro quão pequeno é o interesse do telespectador médio por programas de conteúdo político, na abertura do debate a emissora perdeu metade da audiência. Polícia 24 horas terminou com 6% e o encontro dos presidenciáveis começou com 3%. Mais adiante, a proporção de televisores sintonizados caiu a pouco mais que 1%.

Era previsível que esse debate fosse tratado como um episódio na guerra entre as emissoras e foi o que elas fizeram. Enquanto não mudarmos nosso modelo, em que cada uma faz o seu debate, é isso que sempre teremos. Faz sentido o que está combinado para este ano, em que os candidatos irão a todas, apenas por que essa é a conveniência delas? Será que um dia chegaremos ao bom senso de ter debates em rede, como os americanos, onde a competição entre as emissoras é mais acirrada que aqui? Espremido entre o futebol de uma e a habitual profusão de programas populares das outras, o debate foi o perdedor na batalha pela audiência noturna da quinta feira.

Era previsível que os abnegados que fossem assistir aos programas (especialmente os poucos que ficaram até o fim, depois da meia noite) tivessem características bem diferentes do eleitor comum. As pesquisas sobre o perfil da audiência não estão concluídas, mas é fácil apostar no que mostrarão, pois é o que acontece no mundo inteiro: que terão visto o debate eleitores de escolaridade e renda mais elevadas, mais velhos e predominantemente do gênero masculino. Mas o fundamental é que terão sido pessoas de interesse significativamente mais alto por questões políticas, mais informadas, mais atentas ao cotidiano do processo eleitoral e mais curiosas a respeito dos candidatos.

São pessoas que costumam ter identidades políticas e/ou partidárias estruturadas e fundamentadas, e que, em função disso, se decidem precocemente. Para elas, a eleição começa cedo, os prós e os contras dos candidatos são logo avaliados e a dúvidas sobre o que fazer no dia da eleição mínimas.

Quem vê com atenção um debate como esse, em um horário como aquele, já decidiu se vota Dilma, Serra ou Marina, ou se não vota em nenhum dos três. Por seu interesse e informação, é uma pessoa que, tendo chegado a uma escolha, não a muda por impulso, talvez como fizesse outra para quem a questão fosse menos importante. Para ela, o escorregão, a gafe, o gaguejo de um candidato são irrelevantes: não fazem com que deixe de votar no candidato escolhido ou que opte por um em quem havia decidido não votar. Ela ri das dificuldades dos adversários do seu candidato, mesmo que se incomode com os deslizes que ele ou ela cometem.

Era previsível que não fosse um debate acalorado e emocionante, cheio de tiradas espirituosas e de eloquências. Quem conhece os candidatos que temos não esperava que eles repetissem o que antigos mestres faziam em situações parecidas. Nenhum é um Brizola, e isso estava nítido.

Era previsível que o nervosismo afetasse de maneira diferente os candidatos e foi o que as câmeras mostraram. Serra, no seu enésimo debate, era o mais à vontade, tanto quanto pode estar alguém cujas perspectivas se tornam, a cada dia, mais preocupantes. As estreantes Dilma e Marina (pois não se pode considerar que a experiência anterior da senadora a tivesse preparado para uma noite como aquela) estavam mais tensas. Quanto a Plínio de Arruda Sampaio, sua posição era a que se espera de quem nada tem a perder. De todas, a mais confortável.

Deixando de lado as avaliações dos torcedores (pois quem tem simpatia por uma candidatura sempre diz que seu candidato foi superior aos demais), é quase consensual a opinião de que ninguém ganhou o debate. Superado um primeiro momento visivelmente favorável a Serra, Marina e Dilma se equilibraram e empataram com ele, indo assim até o final. Quem viu, com alguma isenção, mais que o primeiro bloco dificilmente dirá que houve perdedores e ganhadores.

Se essa impressão de jornalistas e profissionais for confirmada pelas pesquisas de impacto direto e secundário na opinião pública, quem talvez mais tenha lucrado foi Dilma. Não perder é um bom resultado para quem está na frente. Adicionalmente, adquiriu experiência para os próximos, aumentando sua autoconfiança, que é o que mais conta para um bom desempenho neles.

Serra e Marina é que têm de reverter as tendências que estão em curso. Para ambos, o debate da Bandeirantes não foi ruim, mas não foi tão bom quanto desejariam (ou precisariam).

*Marcos Coimbra, sociólogo, preside o Instituto Vox Populi


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Fabio_Passos

A repercussão da vitória do Plinio está por toda a rede… é um absurdo o Marcos Coimbra do Vox Populi tentar impedir que isto seja mensurado.

"Em 1º debate, Dilma e Serra travam batalha de comparações; Plínio rouba cena" http://noticias.r7.com/eleicoes-2010/noticias/dil

"
Apesar da troca de farpas entre o tucano e a petista, foram as críticas do candidato socialista que deram o tom ao embate, no qual a presidenciável verde pouco apareceu.

Assumindo o papel de o “ignorado pela mídia”, Plínio chamou a ex-ministra do Meio Ambiente de “eco-capitalista” e acusou Serra e Dilma de ignorarem os movimentos sociais.

A eloquência de Plínio fez com que ele ganhasse uns pontinhos no Twitter, sendo o único dos quatro adversários a ficar entre os pontos mais comentados na rede social, no início da madrugada desta sexta.
"

    Gabriel

    Dar espetáculo no debate, não é ganhar o debate.
    Plínio ficou no campo das idéias, e não tratou de como fazer-las funcionar. Deixou a entender que tudo se resolve numa simples canetada.
    Quanto às redes sociais, é fácil perceber que nelas repercute o que parece ser mais polêmico.
    Em minha opinião, como de costume nesses debates, ninguém ganhou, nem mesmo os telespectadores.

Messias Macedo

Alckmin tirou dinheiro das Apaes.
Chora, Serra
EPÍLOGO

Na noite anterior, o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, usou o tema para questionar a candidata do PT, Dilma Rousseff, durante o primeiro debate entre os presidenciáveis. Serra acusou o governo de “discriminar” e “perseguir” as Apaes ao ter cortado o transporte escolar e ter proibido a entidade de atuar como escola. Informações do G1.
FONTE: http://www.bahianoticias.com.br

NOTA: Este (S)erra além de hipocondríaco, protagoniza uma tragicomédia! Nestes últimos dias, tenho recorrido a doses cavalares de *Gargalhaditil®!
*Gargalhaditil® é um medicamento genérico produzida pela BAHIAFARMA, estatal extinta(!) pelos governos carlistas [aliados do (S)erra erra até no vice!]. Este medicamento é usado para a prevenção e tratamento de crises indomitas de gargalhadas!

República Desta Direitona Hilária, Aloprada e MENTEcapta
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Messias Macedo

ENTENDA O QUE É BAIXARIA!
… Serra evitou se comprometer com a proposta feita por sindicatos de reduzir a jornada de trabalho. “Eu concordo com a redução para 40 horas quando os sindicatos convencerem os empresários”, afirmou o presidenciável, que lamentou a ausência de Dilma no evento organizado pela Associação Comercial de São Paulo. A entidade foi presidida até recentemente por Guilherme Afif Domingos (DEM), candidato a vice ao governo de São Paulo na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB).

Fabio_Passos

O Vermelho – que está engajado na candidatura Dilma – destaca o excelente desempenho do Plinio no debate:

"Debate: Plínio aparece, Dilma se supera e Serra vê trunfo escapar" http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=1

Saca só…

"
Plínio acende, Marina apaga

… o candidato do PSOL soltou-se. Logo no início, questionou o isolamento que a mídia promove contra os candidatos de pequenos partidos. Com uma postura despojada e tiradas irônicas, Plínio conseguiu aparecer, agradou ao público jovem que acompanhava o debate pela internet e seu nome acabou alçado ao Trending Topics do Twitter. Plínio foi responsável pelos poucos momentos divertidos do debate, como quando chamou Marina de “ecocapitalista” e José Serra de “hipocondríaco”.
"

No passado o PCdoB sofreu muito com o terrorismo da burguesia..
Hoje qualifica a proposta Socialista do Plinio como "radical".

Eu penso que radical não são as propostas Socialistas do Plinio.
Radical é uma "elite" crápula que mantém o Brasil uma das sociedades mais injustas do planeta.

Fabio_Passos

Os ecocapitalistas choram pela derrota diante do Plinio no debate.
Pelo que conheço do Plinio… vem muito mais.

"Desempenho de Plínio no debate ameaça Marina Silva" http://colunistas.ig.com.br/poderonline/2010/08/0

"
O balanço que o próprio PV faz, reservadamente, do primeiro debate eleitoral não é bom para o partido.

Os verdes concluíram, como todo mundo, que o candidato do Psol, Plínio de Arruda Sampaio, foi quem se saiu melhor, talvez porque não tivesse o que perder. Mas o fato é que ele impôs sua presença entre os demais candidatos e assumiu o papel de que era, ali no debate, a novidade, o único realmente diferente.

E isso não foi bom para Marina. O PV esperava que sua candidata assumisse este perfil.

Pior. Quando tentou fazer “uma tabelinha” com Plínio de Arruda Sampaio, Marina foi rechaçada e acabou ouvindo: “Você é uma eco-capitalista”. Ou seja, o candidato do Psol avançou em cima do eleitorado de esquerda que os verdes querem atrair.

Os verdes temem que, se Plínio de Arruda Sampaio crescer, isto ocorra em cima do eleitorado de Marina, o que definitivamente não era com que eles contavam até agora.
"

Não será uma bela surpresa uma onda socialista?

    ratusnatus

    Muito interessante Fábio. Mais interessante ainda que passou despercebido de todos os analistas, incluside os da tríade bloguista.

De Paula

Alguem está fabricando noticias sobre o Plinio para alavancá-lo por julgarem-no mais palatável à classe média que a insossa Marina. Êle sabe mais doque ninguem, que seu papel neste jogo é fundamental para levar a eleição para o 2o. turno, recebendo da mídia direitista, em troca, visibilidade e substância eleitoral para o seu nanico PSOL. Até que êle não estará errado se esta postura resultar em fortalecimento das forças populares, com crescimento de sua representação no legislativo federal. Mais força no colegiado = menos necessidade de composição com a direita.

Jairo_Beraldo

"Instituições privadas sem fins lucrativos – como as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) – que oferecem atendimento educacional especializado para alunos tiveram recursos cortados durante a gestão do tucano Alckmin no governo de São Paulo (2003-2006). Mais de R$ 12 milhões previstos, entre 2004 e 2006, não foram aplicados em educação a alunos com deficiência e foi descumprida a meta de ampliar o número de atendimentos em 18% – 42.863 crianças deixaram de obter benefício."(CloacaNews)

O Zé está escaldado…já conta a mentira, antes que vire boato!

ferrera13

Tem troll pró plínio na rede?

    beattrice

    O pessoal do Graeff tá dando duplo expediente para que o Plínio ajude o Zé TRolloló a chegar ao segundo turno.

    assalariado.

    beattrice,a pior merda que tem é quando a "esquerda" critica a outra pela direita.O PIG,é craque nisto,por que em vez de criticar a esquerda(de fato),voces não apresentam um programa de governo com alguma coisa de esquerda.porque até o momento a pequena burguesia petista só fez desenvolver o capital para os capitalistas,em troca de algumas migalhas caidas do banquete burgues.Stalin era bom nisto,atacar os socialistas,de fato,mas nunca foi capaz de apresentar um projeto de socialismo para o seu povo,deu no que deu.

    augustinho

    Isso! mesmo porque estaria dificil demais critica-los ' pelo lado da ultra ultra esquerda !!
    Porem teu problema é que mais de uns 75% dos brasileiros estão achando que, apesar de não se sentirem NADA capitalistas , Lula lhes possibilitou um razoavel capital e com chances de melhorarem ainda mais logo a frente.

    Fabio_Passos

    Até agora não vi nenhum.
    Só gente decente comemorando – com razão – a vitória do Plinio no debate.

    Melhor se acostumar…

ferrera13

Ou seja, tudo aquilo que já comentamos por aqui. Lembro-me de um comentário que disse exatamente o mesmo que Coimbra no 8° parágrafo. A diferença está na assinatura de quem subscreve o artigo né?

Felipe Lopes

Descordo plenamente da opinião constante no artigo, visto que ignorou a ampla supremacia do candidato Plínio de Arruda Sampaio ante os três domesticados candidatos.

    Emilio_Matos

    Foi fácil notar que Plínio fala muito bem, olhou direto para a câmera, conversou melhor com o telespectador. Quanto à forma da apresentação, sem dúvida foi a melhor. Agora, dizer que ele teve uma ampla supremacia pressupõe que se concorda com o conteúdo do discurso dele, o que pode ser a sua opinião, mas não é nem de longe uma opinião generalizada. Como o artigo mesmo diz, os torcedores de um candidato sempre vão dizer que ele foi o ganhador…

José Paulo

A declaração do Plinio, no sentido de que o governo FHC fez mais pela Reforma Agrária do que o governo Lula, foi profundamente irresponsável, vingativa, inconsequente e por várias razões, dentre as quais por ele saber, de antemão, que a ex-ministra não teria como desmentí-lo em pouco mais de 1 minuto.
Não haveria tempo para explicar questão tão complexa, cuja síntese é mais ou menos a seguinte:
1 – Enquanto os números do governo FHC estão disponíveis para estudo, os dados do governo Lula em grande parte só estão atualizados até 2006, e uma pequena parte até 2008, além do que o governo Lula ainda não terminou para que se justifique uma alegação desse tipo.
Talvez, ao fim e ao cabo, o números de assentamentos efetivados acabe até se revelando menor, mas dizer isso hoje, quando os dados não estão disponíveis para uma comparação criteriosa, é pura irresponsabilidade e fanfarronice.
2 – O governo FHC – do qual o Sr. Plinio puxou o saco em rede nacional – um ano antes de apear do poder conseguiu a aprovação de uma Medida Provisória (MP 2.183/2001) que a um só tempo CRIMINALIZOU o movimento de luta pela terra, e ao mesmo tempo inviabilizou a hipótese mais direta, objetiva e natural de se fazerem os assentamentos a partir de áreas ocupadas (ou invadidas), passando o legado maldito para o governo Lula.
Vale dizer, até aquele momento (2001) boa parte dos assentamentos tinham sido feitos não tanto por iniciativa ou vontade do governo FHC, mas por que ele foi forçado, compelido, obrigado a transformar áreas já ocupadas ou invadidas em assentamentos. Daí que aparece nos relatórios, sim, um número significativo de famílias assentadas de 1995 a 2000, havendo, no entanto, após a edição da malfadada MP 2.183/2001, uma vertiginosa queda no número de assentamentos.
3 – Quanto à reforma quantitativa do FHC, em comparação com a reforma qualitativa do governo Lula, faço minhas as palavras do sociólogo Antonio Inácio Andrioli: "…Mas não somente o número de famílias assentadas é importante na Reforma Agrária, pois nos assentamentos realizados no governo de FHC 62% estão localizados na Amazônia, onde ANTIGOS POSSEIROS FORAM TRANSFORMADOS EM ASSENTADOS; 27% são referentes a projetos de governos anteriores; 90% não dispõem de abastecimento de água; 80% não têm acesso a estradas e à energia elétrica; 57% não teve acesso ao crédito para habitação e 53% está excluída de assistência técnica. Portanto, o simples assentamento de famílias, sem uma infra-estrutura adequada, não permite às famílias assentadas as condições mínimas de sobrevivência na terra." http://www.espacoacademico.com.br/031/31andrioli….
Percebeu? O FHC legalizou a situação de quem já estava numa situação relativamente confortável e, ainda por cima se apropriou, CONTABILIZOU COMO SEU 27% dos assentamentos iniciados nos governos anteriores! O Plinio sabe disso, mas para ele o FHC pode mais…
4 – Durante o primeiro mandato do FHC a luta pela terra assumiu uma dimensão jamais alcançada, saindo inteiramente do controle, não sendo demais lembrar os tristes episódios de Corumbiara (1995) e de Eldorado de Carajás (1996), e isso sem contar que a própria fazenda dele foi invadida pelo MST, se não me engano, em duas oportunidades.
Atestado melhor do que esse, da duvidosa política de reforma agrária praticada de 1995 a 2002, é impossível de achar. No entanto, o Plinio adorou!
5 – Nunca dantes neste país se fez tanto pela reforma agrária?! Não! Não é bem assim, e talvez esteja aí um dos pontos mais fracos do governo Lula. No entanto uma coisa é certa: ele fez o que seria possível fazer com o Congresso que tinha (e tem) e com a correlação de forças predominante na sociedade brasileira. Basta dizer (pouca gente sabe disso), que há representante da bancada ruralista até mesmo dentro do PT!
O Plinio sabe de tudo isso e mais um pouco. No entanto, preferiu se vingar do PT e do Lula da maneira a mais inconsequente e rasteira.

    Marco

    Não resta dúvida que a política neoliberalizante de FHC foi de grande malefício ao Brasil e à reforma agrária. De fato, os tucanos tem por hábito tratar problemas sociais como crime e os movimentos populares organizados e legítimos como quadrilhas criminosas. Até professores estaduais e servidores do judiciário eles tratam a balas e cassetetes. Mas, sugiro que o comentarista José Paulo procure pelos trabalhos do geógrafo e Prof. Ariovaldo Umbelino, e poderá comprovar que a reforma agrária no governo Lula não passa de um engodo.

    Ale

    Concordo em genero numero e grau porque não gosto de ser mais realista do que o rei. Se o Stedile e os liders do MST baixaram a bola com o presidente Lula é porque a atuação dele na parte agrária está sendo boa. Dilma 2011 no primeiro turno!!!

    souzão_1964

    nada disso.eles estão levando uma boa grana e um bom emprego para ficarem calados.

Marcelo de Matos

Oposição e mídia deflagram a operação “cresce nanico”. Já notaram como a grande mídia tem elogiado a atuação de Marina e Plínio? Esse último é apontado como o grande vencedor do debate da Band. Alguns blogs, talvez inocentemente, têm reforçado essa campanha. Agora já dá para compreender o objetivo. A Folha publica hoje matéria do experiente blogueiro Fernando Rodrigues: “Tudo considerado, a oposição tem um problema de tamanho razoável à frente: precisa não apenas manter Serra acima dos 30%, mas torcer para Marina e os nanicos chegarem mais robustos ao dia da eleição. Caso contrário, a chance de destronar o PT do Planalto pode terminar já em 3 de outubro”.

PFiga

Perfeito o comentário do Marcos Coimbra. Não assisti ao debate, pois preferi a decisão da semifinal da Libertadores! O trabalhador comum não consegue assistir a debates no horário estabelecido. Não assisto a debates pois já tenho minha candidata, e conheço as virtudes, os defeitos e limitações. Não acredito que debates, nessa campanha, mudem significativamente o voto do eleitor! Prefiro acompanhar as análises posteriores! O LULA conseguiu estabelecer a disputa entre a escolha entre continuidade (que de acordo com as pesquisas tem agradado a maioria do povo brasileiro) ou mudar (que na "cabeça" do povão é incerto)!

assalariado.

Uma perfeita analise do pensamento unico (a serviço do senso comum),manipular é preciso.O donos do cerebro deste Marcos Coimbra com certeza,foram ao orgasmo politico,na medida que é ocultado(no 6º paragrafo) a presença do Plinio no debate,no 8º paragrafo cita Plinio mas,tenta reduzi-lo diante de sua "desimportancia",no 9º paragrafo,omite "sem querer" o nome do socialista,e nivela os outros,como que,mais do mesmo,no restante caiu no vazio de uma analise vazia,como se nada tivesse em disputa,bem ao gosto de seus donos.O que me impressiona são alguns comentaristas, também nivelarem por baixo as propostas da esquerda –(suponho que estes são da turma explora,mas nem tanto)–,é isso que da não fazer parte do senso comum da burguesia capitalista,principalmente,quando ser socialista(de fato),é não rezar na mesma cartilha das elites do capital.

    Emilio_Matos

    Elabore mais como são as idéias daqueles que são "socialistas de fato". Você sempre fala de como são os capitalistas, como são os socialistas "que não são de fato", mas não li ainda comentários seus falando das medidas concretas que você gostaria que um governo tomasse, e como elas se diferenciam daqueles que você critica. Por favor, não comece a ladainha d' "O Capital".

    Araquem

    Prá começar, nem precisa do Congresso ou do Judiciário: O PRONAF (Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar), com orçamento de 12 bi, destina 9 bi para o agonegócio e apenas 3 bi para a agricultura familiar (pequenos produtores). O Banco do Brasil opera o PRONAF. Não há nada mais humilhante que ver um assentado da Reforma Agrária ser extorquido pelos gerentes. Venda casada de produtos bancários, exigência de garantias infinitamente maiores que o crédito reivindicado, regras intervencionistas no modo de produzir, para dizer o mínimo.

    Medidas concretas: democratizar o acesso aos recursos, impedir a apropriação pelo agronegócio.

simonebh

Assisti ao debate desde o início. É claro que eu esperava mais. Entretanto, o modelo adotado não permite uma discussão mais aprofundada de coisa nenhuma. A tensão era generalizada, quebrada apenas pelas gracinhas do Plínio que, num certo sentido, teve uma atuação positiva, mas poderia ser mais equilibrada, considerando sua cultura e experiência política. A atuação de Dilma até me surpreendeu, já que ainda não havia participado de situações semelhantes. Acho que ela deve ter percebido suas próprias falhas quanto às armações e provocações dos adversários. Também poderá aprender melhor o estilo Lula de comunicação, falando diretamente para o eleitor, numa linguagem mais popular. Patéticas foram as palavras finais de Serra (lembrando sua filhinha) e de Marina com seu poema deslocado.

    ferrera13

    2 minutos para responder. Só se o assunto for muito conhecido a ponto de ser entendido com pouquíssimas palavras. Tensão é normal. Um dia, estava indo para o laboratório de entomologia da Fiocruz e vi uma repórter fazendo treinamento para entrar ao vivo numa chamada da Globo. Nossa! Parecia debutante. E olha que ela é jornalista e lida com isso todos os dias!…

    Beto Dertoni

    Concordo contigo. Discordo apenas a respeito do poema da Marina. Achei muito bonito e sério ao mesmo tempo!

André Sobrinho

É hilário o Mitre querer forçar uma influência do debate que não houve. Se ele ao menos conseguisse falar melhor…

blogdacoroa

Hahaha, até os DEMos estão escondendo o Serra! Aliás, escondendo não, fugindo!

Sai pra lá Serra
http://blogdacoroa.wordpress.com/2010/08/09/sai-p

Marcos Coimbra analisa o primeiro debate | CartaCapital

[…] * Matéria originalmente publicada no site Vi o mundo […]

Paulo Ribeiro

Plinio de Arrud Sampaio é um quatrocentão da elite paulistana brincando de esquerdista. No debate, jogou para aparecer no CQC e no Pânico – vmos conferir hoje no CQC? Suas propostas beiram o folclore, daqui a pouco ele vai reivindicar a nacionalização das empresas automobilísticas, regime de 30 horas de trabalho semanais e o fim dos impostos. Pobre PIG, quando o povo perceber que Plinio é um fantoche da imprensa golpista para evitar a vitória de Dilma no primeiro turno, eles terão que inventar um novo "Plinio"? Quem será? O Levi Fildelix?

    Jairo_Beraldo

    Se o que voce relata for uma verdade, então o PIG deu, em seu desespero, mais um tiro no pé. Vi eleitores do Zé, dizendo que acharam em quem votar, pois não votam em Marina, por ser traíra.

    assalariado.

    Jairo,aqui onde moro,também escutei isto,Plinio é um tiro no pé da burguesia(de fato e de esquerda),só os stalinistas petistas não enxergam isso.Vamos construir uma bancada de esquerda muito forte no congresso nacional.Abraços.

    Emilio_Matos

    Quando você diz as coisas que você pensa mais naturalmente, fora do esqueminha batido que você leu em comentários sobre "O Capital", ou no que você entendeu dele, os seus comentários ficam mais interessantes. Em vez de ficar igual a uma vitrola arranhada, você podia falar mais concretamente das medidas que você acha certas e do que está errado com as propostas dos outros candidatos.

    francisco.latorre

    xará assalariado..

    jura mesmo que um esquerdista de verdade.. vai na onda do plínio catolicão?.. do burguesão piedoso?..

    ou é falta de opção mesmo?..

    abraço proletário.

    ..

    assalariado.

    xara.latorre, a luta politica propicia,trancos e solavancos,de modo que,construir a hegemonia politica na sociedade,pela esquerda,não é tarefa facil.Dois exemplos: no caso petista diz-se que esta nada santa aliança com a burguesia capitalista,é pela governabilidade,e este governo governa pra quem? Outro é que,o Plinio sempre atuou pela esquerda e é coerente até hoje,isto sem falar,na sua luta pela democratização da terra,indo,"contraditóriamente" contra sua fé católica,sendo que,nós sabemos,esta latifundiaria igreja,é o 3º maior dono de terras no Brasil,o que fazer?

    A opção é,ser militante,e acreditar no materialismo dialético da história para construirmos a hegemonia necessária para atingirmos uma sociedade dos iguais.

    Saudações socialistas.

    francisco.latorre

    pode crer.

    a gente avança como pode.

    isso ou isso.

    ..

    francisco.latorre

    tiro no pé é a especialidade da casa.

    em vários sabores.

    ..

    assalariado.

    Paulo,esta sua analise é digna de um deboche ao nivel dos programas de tv a que voce se refere.Sua visão sobre Plinio e suas propostas socialistas é que são folcloricas.Sua cabeça condiz com um raciocinio de quem segue cegamente as instruções da ideologia pequeno burguesa,a serviço do capital.Quanto a Dilma,se não levar no 1º,leva no 2º turno.(sobre as 30 horas,fim dos impostos,fantoche,… isto,fica por sua conta…

    Marco

    Paulo Ribeiro, você parece bastante incomodado com o posicionamento do Plínio. O seu comentário debochado lembrou-me das respostas distorcidas do Maluf quando questionado sobre assuntos que lhe podem causar constrangimento. Seu comentário mostra-se como de um mero torcedor com "dor de cotovelo" de quem hoje está com Sarney, Hélio Costa, Garotinho, Sérgio Cabral etc ao seu lado e, evidentemente, não está a vontade para falar com seriedade de redução de jornada de trabalho sem redução de salário, do altíssimo custo da dívida pública que enriquece banqueiros e empobrece o povo, do devastador agronegócio, do destroçamento do código florestal, da violência no RJ etc. Então, quem toca nestes assuntos sem constrangimento ou temor é melhor desqualificá-lo como aventureiro, inconsequente, fantoche etc, ou seja, a desqualificação queimadora para fugir do debate político, conduta bem aos moldes da ultradireita ou do stalinismo.
    Aliás observe-se que quem andou ou anda se reunindo com a turma do PIG, inclusive em jantares na mansão da "senhora das Organizações Globo", é a Dilma, ou estou enganado?

    francisco.latorre

    bom mesmo é se isolar no gueto ultra radical.

    e blá blá blá..

    é isso?..

    ..

Klaus

Gosto das análises de Marcos Coimbra pela sua isenção. ; D

Fabio_Passos

No Terra Magazine do Bob Fernandes… repercutindo a mutreta do Vox Populi, que tenta esconder a vitória maiuscula do Plinio no debate:

"
O candidato do Psol à presidência da República, Plínio de Arruda Sampaio, acusou, neste domingo (8), o instituto Vox Populi de excluir seu nome de uma pesquisa a ser aplicada no eleitorado brasileiro.

Em seu perfil no Twitter (@pliniodearruda), o socialista colocou seguinte mensagem: "Vox Populi faz pesquisa sobre debate e exclui @pliniodearruda do questionário (pesquisa registrada no TSE sob nº 22955/2010 – questão 27)".

Plínio obteve destaque na imprensa nos últimos dias por conta de seu desempenho no primeiro debate eleitoral entre os postulantes à cadeira de Lula, realizado pela TV Bandeirantes.
"

"Plínio acusa Vox Populi de excluir seu nome de pesquisa" http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/notici

    francisco.latorre

    vitória maiuscula?..

    menas. muito menas.

    desejo não é realidade.

    por aí dá pra começar a conversa.

    senão é melhor assistir o disney channel.

    ..

    Fabio_Passos

    É mesmo?
    Quem ganhou não foi o Plinio?

    Então quem foi?

    Negar a realidade não vai te ajudar em nada…

    francisco.latorre

    ganhou o que cara..

    melhor piada?..

    showman da semana?..

    mister simpatia?..

    ora.. pra ganhar tem que convencer..

    ganhou sim.. o coração dos sonhadores.. mas essa é fácil.

    ..

    por falar em negar a realidade..

    condições objetivas. ouviu falar?..

    ..

Fabio_Passos

"O sucesso você sente. Está no brilho do outro. Quando você olha para o outro lado e vê o adversário, você diz: 'ganhei, porque o outro está assustado'. É igual a uma luta de boxe, quem perdeu sabe"
Plinio de Arruda Sampaio… após deixar três adversários completamente grogues no debate.

"Para Plínio, adversários sabem que perderam o debate na TV" http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/notici

    francisco.latorre

    showman. bom de boca.

    politicamente.. nanico.

    de fato e de direito.

    ..

    Fabio_Passos

    Fosse nanico ninguém daria bola.
    Plinio é gigante!

Fabio_Passos

"
Para leitores do site, Plínio ganhou o debate

Em enquete feita pelo Congresso em Foco no Twitter, venceu a impressão de que candidato do Psol, na sua primeira oportunidade de aparecer, saiu-se melhor.
(…)
Ao final do debate, o Congresso em Foco perguntou a seus leitores no Twitter quem, na opinião deles, tinha se saído melhor. Prevaleceu a sensação de que foi mesmo Plínio, do Psol. Como uma espécie de franco-atirador, que tinha pouco a perder, Plínio pode ser mais sereno e incisivo que os demais. Reservou alfinetadas a todos os adversários e, com bom humor, conseguiu repassar as propostas políticas extremamente radicais de seu partido sem assustar tanto. Plínio centrava a discussão em três temas que, segundo ele, trazia por sugestão dos movimentos sociais: desapropriar todas as áreas acima de mil hectares, punir desmatadores de florestas e reduzir a jornada de trabalho.
"
http://congressoemfoco.uol.com.br/noticia.asp?cod

Silvio

Azenha:
Faltou disser, que quinta feira às 22 horas, não e um horário para o povo que trabalha, e a pesar de pouco, o melhor dito despolitizado totalmente, fosse assistir um programa político. Inclusive a Globo que junto com a CBF comandam o futebol, como negocio rentável, mudarão o dia de jogo, para tirar audiência da Band. O articulo está excelente, descrito bem como ocorreu.

Ed.

En passant, Marcos sugere uma interessante alternativa:
A produção do debate em um estúdio neutro ou público e a transmissão possível por várias emissoras.
Cada qual com sua audiência e o público sai beneficiado com a soma.

De Paula

Vi o debate inteiro e se soubesse analisar e escrever como Marcos Coimbra diria o mesmo que ele. Tudo, tudo.

Deixe seu comentário

Leia também