Marcos Coimbra: Aécio defenderá a herança de Fernando Henrique?

Tempo de leitura: 3 min

A avaliação dos mandatos de FHC captada em pesquisas explica o motivo de Alckmin e Serra não terem defendido o seu legado. O que fará Aécio Neves?

por Marcos Coimbra, em CartaCapital, sugestão de Julio Cesar Macedo Amorim

Enquanto não surgir coisa mais avançada, as pesquisas de opinião continuarão a ser a melhor maneira de interpretar o pensamento da população a respeito das questões coletivas. Sem elas, ficamos com o que acha cada indivíduo ou dizem os grupos mais organizados e loquazes. Os sentimentos e atitudes da maioria permanecem ignorados. É como se não existissem.

Mas as pesquisas estão aí. E permitem uma compreensão dos juízos e as expectativas dos que não se expressam, não mandam cartas ou postam comentários na internet. Há outras formas de fazê-lo, mas nenhuma mais confiável.

Realizá-las não é extravagância ou privilégio. Não custam tanto e um partido político poderoso, como, por exemplo, o PSDB, pode encomendar as suas. Nem um jornal ficará pobre se tiver de contratar alguma.

Por que então as oposições brasileiras as usam tão parcimoniosamente? Por que, se é simples conhecê-la, os partidos e a mídia oposicionista desconsideram a opinião pública? Tome-se uma velha ideia: as três derrotas sucessivas dos tucanos para o PT teriam sido causadas pela insuficiente defesa da “herança de Fernando Henrique”. Sabe-se lá por que, é uma hipótese que volta e meia reaparece, como se fosse uma espécie de verdade profunda e houvesse evidências a sustentá-la.

Nas últimas semanas, ela retornou ao primeiríssimo plano. Em seu discurso inaugural como presidente nacional do PSDB, o senador mineiro Aécio Neves disse que seu partido se equivocou ao não valorizar o “legado” das duas administrações de FHC. Em suas palavras: “Erramos por não ter defendido, juntos, todo o partido, com vigor e convicção, a grande obra realizada pelo PSDB”.

Salvo uma ou outra manifestação de cautela, a mídia conservadora aplaudiu o pronunciamento. Os “grandes jornais” gostaram de Aécio ter assumido uma tese com a qual sempre concordaram. Faltava-lhes um paladino e o mineiro ofereceu-se para o posto.

E os cidadãos comuns, o que pensam desse “legado”?

Em pesquisa recente de âmbito nacional, o Vox Populi tratou do assunto. Em vez de subscrever (ou atacar) a tese, apenas identificou o que a população pensa a respeito.

Os entrevistados foram solicitados a avaliar 15 áreas de atuação do governo Dilma Rousseff. Depois, a comparar o desempenho de cada uma nos governos dela e de Lula com o que apresentavam quando Fernando Henrique Cardoso era presidente. As avaliações de todas as políticas nos governos petistas são superiores. Em nenhuma se poderia dizer que, para a população, as coisas estavam melhores no período tucano.

Consideremos algumas: na geração de empregos, 7% dos entrevistados disseram que FHC atuou melhor, enquanto 75% responderam que Lula e Dilma o superaram. Na habitação, 3% para FHC e 75% para Lula e Dilma. Nos programas para erradicar a pobreza, 4% ficaram com FHC e 73% com os petistas.

Na educação, o tucano foi defendido por 5% e os petistas por 63%. Na política econômica, em geral, FHC foi avaliado como melhor por 8%, enquanto Lula e Dilma, por 71% dos entrevistados.

No controle da inflação, FHC teve seu melhor resultado: para 10%, ele saiu-se melhor que os sucessores, mas 65% preferiram a atuação de Lula e Dilma no controle de preços.

Na saúde e na segurança, os petistas tiveram as menores taxas de aprovação, mas mantiveram-se bem à frente do tucano: na primeira, Lula e Dilma foram considerados melhores por 46% dos entrevistados. Na segurança, por 45%. FHC, por sua vez, por 7% e 6%.

No combate à corrupção, FHC teria atuado melhor que seus sucessores para 8%, enquanto 48% dos entrevistados afirmaram ter Lula e Dilma sido superiores.

Os políticos e as empresas jornalísticas são livres para crer no que quiserem. Enéas Carneiro era a favor da bomba atômica. Levy Fidelix é obcecado pela ideia de espalhar aerotrens pelo Brasil. Os partidos de extrema-esquerda lutam pelo comunismo. Há quem queira recriar a velha Arena da ditadura.

Ancorar uma campanha presidencial na “defesa do legado de FHC” é um suicídio político. Nem Serra nem Alckmin quiseram praticá-lo. A derrota de ambos nada tem a ver com o fato de não terem feito tal defesa. O problema nunca foi estar distantes demais dos anos FHC, mas de menos.

Resta ver como se comportará, na prática, Aécio Neves. E o que dirão seus apoiadores, quando perceberem que também ele procurará fazer o possível para se afastar do tal “legado”.

Leia também:

Rogério Correia: Para proteger Aécio, Gurgel mantém ação na gaveta


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

H. Back™

A única coisa que dá prá lembrar bem do governo THC é a sigla de seu partido. PSDB = Partido Só Dos Banqueiros.

H. Back™

Defender o quê? Nem há o que defender. Quem fizer a defesa de alguma coisa do “governo” THC é porque fumou muito THC.
(THC – TetraHidroCanabinol – Substância fenólica, encontrada nas folhas e flores da maconha e principal responsável pelos efeitos — narcótico, alucinógeno e antiemético — causados pelo consumo desta.)

Altamiro Borges: Indústria cresce, Aécio, de ressaca – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Marcos Coimbra: Aécio defenderá a herança de Fernando Henrique? […]

Serj Sargsyan

Que herança maldita essa pra defender. É pior do que deixar dívida. Ninguém quer mais saber de “inflação controlada” (se é que naquela época estava controlada como eles apregoam) e ficar sem emprego e dinheiro no bolso para usufruir esse milagre da ortodoxia econômica… Sabe por que aconteceu isso? Porque o o tal “PIBINHO” naquela época era bem mais “inho” do que hoje. E as taxas de agiota, ops, SELIC daquela época? Era um prato cheio pra quem queria ganhar dinheiro na moleza (bancos), péssimo para o setor produtivo…

Sagarana

Aqui em Minas Gerais o Aécio reduziu o PT a quase nada. E sempre no primeiro turno. Tem condições para repetir nacionalmente. O povo não é tão burro como tenta nos convencer o vendedor de pesquisas.

    Luiz

    Quem se auto-prejudicou em MG foi o próprio PT. Graças a Fernando Pimentel, foi feita uma aliança com Aécio, que reduziu bastante a influência do PT. Mas o PT mineiro acordou.

Rafa

O problema dessa classe social representada por esses dois desprovidos de caráter, é que o LULA é o cavalheiro das luvas de pelica. LULA é um cara que ajuda , também, seus inimigos mortais, porque fazem parte da sociedade.LULA, nós te amamos! Que babem de inveja de ti!

Francisco

A explicação para os insucessos do PSDB são simples.

FHC complica, mas não piora…

Aécio é capaz de defender a sua própria gestão em Minas?

Sua criatividade, impacto social, apreço pela educação, investimento em infra-estrutura, visão estratégica, carinho pelo povo de lá?

Alckmin?

O problema do PSDB não esta em FHC. Esta em ser um partido de homens brancos heterosexuais do sudeste, em 80% dos casos, herdeiros de alguém.

E coerêntes com seu extrato social.

    Sagarana

    Qual a dificuldade de defender uma gestão aprovada várias vezes, sempre em primeiro turno?
    Mas num ponto sou obrigado a concordar com o Francisco: Aécio não é “coerênte”.

Mardones

“Do ponto de vista ideológico, capitulamos à essência da agenda neoliberal: a Fazenda assumiu o discurso e a prática da desoneração tributária, sem se dar conta de que o Estado mínimo é justamente isso, um meio de os ricos pagarem menos impostos; assumiu também, em conseqüência, a retórica de que é o setor privado, não o Governo, que irá liderar o investimento; confia nos juros para controlar a inflação, com “vergonha” de atacar heterodoxamente pontos essenciais da inflação como a indexação de preços de serviços públicos que ainda contamina a economia, bem como a questão de estoques de produtos agrícolas de largo consumo.”

J. Carlos Dias – Carta Maior.

Aliás, o artigo merece ser reproduzido aqui.

Urbano

Se é que houve em algum momento essa sintonia…

Fabio Passos

A esquerda nao deve esperar aetico neves cometer suicidio.
E preciso alertar a populacao que o playboy-nariz-platinado e filhote de fhc: Vende ate a mae na feira!

O Brasil rejeita o neoliberalismo e a privataria.
Se o entreguista fhc aparecer em uma periferia de grande centro urbano no Brasil… e morto a pedradas!

Marcelo de Matos

Começamos a ter um mostra do que será a propaganda de Aécio na TV. Rubens Ricupero, o homem das parabólicas, voltou a aparecer, agora não para enaltecer o governo tucano de FHC, mas, para criticar Dilma. Ele foi entrevistado por Mônica Bergamo e Antônio Lavareda, no Canal Livre de sábado, na Band. Quem não assistiu não perdeu nada.
http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2013/05/31/rubens_ricupero_critica_conducao_da_economia_por_dilma_governo_deve_sair_das_costas_das_empresas_e_trabalhadores_152489.php

    Marcelo de Matos

    Corrigindo: o programa da Band foi o Ponto a Ponto.

jõao

não estou conseguindo entrar no blog justiceira da esquerda

jõao

VOX POPULI AGORINHA EM BELZONTE, LÁ NAS MINAS GERAIS… E O POVO MINEIRO DISSE O QUÊ, UAI?!..
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=475057945908590&set=gm.464858440267297&type=1
Postado há 12 hours ago por Blog Justiceira de Esquerda
pt 70%
tucano5%

    Fabio Passos

    E o fim do PiG-psdb em 2014.
    Muito bom para o Brasil.

Alemao

Acredito que pelo menos no estado de SP não haveria problema algum, o senador Aloysio Nunes teve uma ótima votação defendendo o legado…

    REMIDIO PEREIRA

    não teria problemas? os votos do aluisio,foram repassados do orestes peste.se ele concorrer agora,duvido que ganha! ainda mais, baseado no fiasco que ele está sendo no senado. sem proposta,sem escrúpulos e sem vergonha.fora lixo!!!

dialética

Os políticos e as empresas jornalísticas são livres para crer no que quiserem. Enéas Carneiro era a favor da bomba atômica. Levy Fidelix é obcecado pela ideia de espalhar aerotrens pelo Brasil. Os partidos de extrema-esquerda lutam pelo comunismo. Há quem queira recriar a velha Arena da ditadura.

– KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!

Conceição Lemes

Marco, aqui não recorremos ” indefectível ,Parece que você já disse isto”. Deve ter sido em outro site. sds

    Marco

    À Conceição Lemes.Foi neste site com certeza.Não tenho por que mentir,já que me comunico com os senhores.Aproveito o fato de me terem dado uma resposta,embora não concorde com ela,pra expressar uma gentileza que os senhores podem fazer por mim.Tento ha dias,fazer contato com a revista Carta Capital,porém me deparo com a dificuldade de todos os seus acessos,serem em inglês,como não domino o idioma,peço-lhes,já que suponho terem contatos com a referida revista,intercederem junto a ela,afim de que facilitem a interlocução,em idioma nacional,o mesmo idioma de Machado de Assis,Graciliano,Castro Alves,Osvaldo de Andrade e tantos outros,que alardeavam nosso idioma,como um dos mais bonitos do mundo,com o que concordo inteiramente

    Marco

    À Conceição Lemes.O site em questão é o Viomundo?Pois recém tentei responder a um internauta,com quem não concordo,e com que me deparo.(Detectado comentário repetido.Parece que você já disse isso).Por isso,não concordo com a sra!

Marco

Defendera sim.Teses de ex.-Ex;Marxista,Ex.Professor da USP,Ex.Sociólogo,Ex; Socialista.Ex.Ateu,Ex.Presidente da República.Enfim,tudo que é Ex. que exista.Ou seja,o candidato que não usa o nome do p-róprio pai,que aqui no conhecemos como ¨Filho da Mãe ¨defenderá tudo que foi Ex!

João Pedro

Se até o PT defendeu o legado do FHC e manteve inalterada as políticas econômicas e socias, por que o Aécio não faria?

    augusto2

    Gosto de ti porque és bizarro e lógico, entroutras qualidades!
    É o primeiro LEGADO na História que é feroz e ininterruptamente combatido pelo proprio Legador e seus sequazes.

    RicardãoCarioca

    Pois é, o Aético Never deve defender o legado de FHC sim! Com toda a certeza, para deixar bem claro quem ele representa.

    Marco

    João Pedro,as políticas do sr,Cardoso,eram de doar o patrimônio público para empresas de seus amigos,mercê de gordas comissões.Vide a ¨Privataria Tucana ¨!

Bacellar

A massmedia vive em Marte. Pensa que “povo” é taxista malufista fã do Datena. De fato esses tipos existem aos montes, mas somos quase 200 milhões, a massa é heterogênea e, por mais que bombardeiam cultura pop de baixa qualidade, os diferentes estratos sociais e regionais manterão sempre suas especificidades.
Uma generalização da “visão do povo” um pouco menos parcial tem de levar em conta entre diversos fatores que Lula personifica o Brasileiro comum e FH personifica o poder. No momento em que os arautos do apocalipse que previam um mandato catastrófico de Lula se mostraram equivocados, a catástrofe não veio, simbolicamente a população brasileira se viu livre de uma boa parte do clássico complexo de vira-latas nacional. Uma enorme parcela da população pensa em Lula como uma figura que tem defeitos e qualidades como qualquer brasileiro. Seus defeitos são compensados pela imagem de ser um homem do povo que sempre vai pensar no bem estar do povo. Se leva uma vantagem aqui outra ali…Bom, quem não levaria?
Já o FH nessa generalização que faço aqui é apenas mais um mandatário dos patrões. A população em geral não possuí afinidades com ele. Não importa se a moeda é o real, o cruzado, o cruzeiro, a urv, não importa se o cafezinho custa 1 ou 1.000 dinheiros, importa quantos cafezinhos cabem no meu bolso.

Fabio Passos

A candidatura de aetico never foi recem lancada e ja respira por aparelhos. rs
Se defender abertamente o neoliberalismo desvairado do entreguista fhc… pode fechar a tampa do caixao!

PiG-psdb caminham para a extincao em 2014.
E isso e muito bom para o Brasil.

augusto2

Eles podem achar um ponto de contato entre os dois lados,talvez.
Alegadamente e midiaticamente mas podem.
Seriam as privatarias do FH e as concessoes de Dilma roussef.
Ai é que entra a total descomunicaçao do planalto com o povo que vigora desde o primeiro dia da presidenta.
E o argumento que usariam, tambem nao colaria: ” se é pra privatizar, faça com quem entende, eleja os originais, os tucanos”.
Dilminha podia responder: “Então porque foi preciso eu consertar, como
na reduçao das contas de luz? Ou pagar mais para as privadas pra montar o “Luz para todos”?

Berenice

A turma tucana não suportará defender o legado de FHC, Aécio muito menos. Vai amarelar na hora H

    Fabio Passos

    So troll leitor de veja defende fhc. rsrs

Leia

Uma pesquisa desta me faz crer que o Brasil avancará. Que bom que o povo está mais atento. Näo esqueceram a gestäo FHC/PSDB.

silvia macedo

A oposição, apoiada nas teses neoliberais, acabam por disfaçar seu discurso por meio de denuncismo moralista. Ou fazem críticas sem a menor preocupação em olhar para os próprios fracassos. É só ler o que o Fernando Henrique declara ou escreve. A população sabe muito bem o que foi viver sob o tacão psdbista. Perderão São Paulo.

    Fabio Passos

    SP e MG.
    Vao desaparecer.

emerson57

“Aécio defenderá a herança de Fernando Henrique?”
não sei se o aécio é herdeiro do fegacê.
mas, se o for, terá que dividir com um irmãozinho alheio que é protegido da globobo.
e.t. bela photo acima com os tucanos às cabeçadas!

Deixe seu comentário

Leia também