Marcos Coimbra: Fúria pró-mudança agrada só quem detesta o lulopetismo

Tempo de leitura: 3 min

Os Adversários de Dilma

Empurrados para a radicalização pró-mudanças, eles agradam apenas a quem detesta o lulopetismo

por Marcos Coimbra,  em Carta Capital, encaminhado via email Júlio Cesar Macedo Amorim

À medida que o tempo passa, mais claro fica o quadro: nenhum dos possíveis adversários de Dilma Rousseff na eleição deste ano demonstra ter fôlego para vencê-la. Não é impossível que algum venha a encontrá-lo, mas o certo é que, até agora, ninguém conseguiu.

A afirmação pode soar estranha a quem presenciou a celebração de nossa “grande imprensa” nos últimos dias, a propósito de pesquisas como MDA, Datafolha e Sensus. Em manchetes às vezes garrafais, a mídia corporativa as apresentou como reveladoras de um quadro novo, desfavorável à presidenta e propício às oposições.

Foram pesquisas a respeito de intenções de voto e avaliação do governo federal. E todas mostraram uma queda na popularidade da presidenta e do governo, acompanhada de uma redução quase idêntica na proporção daqueles que dizem pretender votar em Dilma.

Até aí tudo natural. Se alguém está insatisfeito com o desempenho do governo, se está convencido de que as coisas não vão bem em Brasília, é lógico não desejar a continuidade. O passo seguinte é igualmente lógico: não querer votar em quem a representa.

Eleições são, no entanto, semelhantes àquilo que os economistas chamam jogo de “soma zero”, o que um jogador perde é igual ao que o outro ganha. Neles, é impossível todos lucrarem ou terem prejuízo ao mesmo tempo. Na divisão de um bolo, por exemplo, se alguém aumenta o tamanho de seu pedaço, a parte restante aos outros fica menor. Os votos que um candidato não consegue obter (ou deixar de ter) são repartidos pelos demais.

Desse modo, era de esperar que a queda de Dilma beneficiasse algum ou vários de seus adversários. Mas não foi o que as pesquisas mostraram.

Note-se: esses levantamentos foram feitos logo após o ciclo de propaganda partidária dos oponentes de Dilma. Como sabemos à luz do ocorrido em eleições anteriores, pesquisas feitas nesses momentos costumam provocar “picos” nas intenções de voto, que tendem a desaparecer com o transcurso do tempo.

Primeiro foi a vez de Eduardo Campos, que, no fim de março, usou as inserções e o programa do PSB para se promover. Depois, Aécio Neves, em meados de abril, fez o mesmo com o tempo do PSDB. Até o pastor Everaldo, na segunda quinzena de abril, utilizou o estratagema de dizer que fazia propaganda de seu partido, o PSC, para praticar, de fato, proselitismo a favor de sua candidatura (o que a legislação proíbe, mas ninguém respeita).

Quando se consideram o contexto em que as pesquisas foram realizadas e a queda apontada de Dilma, deveríamos ter resultados favoráveis aos adversários da presidenta. Pelo que vimos nos passado, a expectativa, na verdade, é que fossem muito favoráveis.

Contudo, só o tucano cresceu e em patamar modesto. O pernambucano e o pastor ficaram fundamentalmente iguais, movendo-se dentro da margem de erro. As oposições melhoraram pouco, menos de que deveriam e menos do que precisam para alcançar a candidata do PT.

A esta altura da eleição, os problemas que atingem a imagem da presidenta, do governo e do PT afetam a candidatura, mas pouco benefício trazem às oposições, apesar da ininterrupta campanha de desconstrução movida pela mídia oposicionista. O saldo? Dilma cai (apesar de menos do que seus inimigos gostariam) e ninguém sobe (de maneira significativa).

É sempre bom lembrar que, com números de popularidade e intenção de voto semelhantes aos de Dilma hoje, FHC reelegeu-se no primeiro turno em 1998. Em junho daquele ano, estava empatado com Lula. Na urna, o ultrapassou com folga. E era Lula e não algum candidato pouco conhecido e com imagem problemática.

Vamos fazer neste outubro uma eleição diferente. Não será de pura continuidade, como aquelas de 1994, 1998, 2006 e 2010. Não será tampouco de pura mudança, como as de 1989 e 2002. O eleitorado busca agora uma boa mistura entre as duas possibilidades.

Os adversários de Dilma, empurrados para a radicalização pró-mudança pela fúria do oposicionismo de uma parte da sociedade, do empresariado e da mídia, agradam apenas a quem detesta o lulopetismo. Afastam-se, porém, daqueles que desejam que diversas coisas mudem no País, mas têm certeza de que há muito que deve continuar. E permanecem a léguas da ampla parcela que prefere a continuidade. Talvez por isso não cresçam.

Leia também:

Na pesquisa Datafolha, um dado preocupante para Dilma


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Junior

Estão de brincadeira.Mudança com Aecio Neves e Eduardo Campos.Por partes.Nao fui eu que disse,que abordou o assunto,que inventou o assunto.Mas como não colocar,que o Sr,Aecio Neves tem seu nome ligado a drogas.De onde saiu o célebre artigo,Pó Para,Governador.Ora,em um dos maiores jornais do Pais.Quem mandou publicar.Verdade.Mentira.Nao entro no mérito.Como esquecer o episódio do Helicóptero do Pó,acidendato com 450 quilos de cocaína,de propriedade de um Senador da República e um seu filho Deputado,ligados ao Senador Aecio Neves.Mentira.Verdade.Ora,a imprensa por interesses comerciais e políticos,escondeu.Voces acham que esse assunto,está definitivamente sepultado.Em uma campanha que se avizinha das mais sangrentas,principalmente porque o PIG não resiste a mais 4 anos do lulopetismo,o PT vai passar batido?Mesmo que não queira,vai ter que se defender.Quero dizer,vai dançar conforme a música,e todos nos estamos vendo,que tipo de música vai rolar.Aposto no pornôforro.Eduardo Campos e Matina Silva foram gerados no ventre do lulopetismo,principalmente Marina,fundadora do PT e detentora dos votos.Eduardo e um zero a esquerda.Pelos movimentos de Marina,se houver segundo turno,já disse a que veio.Reafiirmo a você Azenda,a realização do segundo turno,se houver,terá como responsável fatores econômicos fora de controle,para me fazer entender,que haja um marolao econômico.Afora isso,fatura liquidada no primeiro turno.Se duvidar,até com certa folga.A ver.

Junior

Azenha,você poderia prestar mais atenção nos comentários de Marcos Coimbra.Essas pesquisas encomendadas,nesse momento,não servem para nada,nunca para assegurar que haverá segundo turno.Me parece ser apenas,um palpite seu.

alex

Mais uma vez os tucanos “le dance”. Essa já elvis. Anotem aí: Sampa e BH serão govrnados pelo PT a partir de 2014. Isso é que está doendo na alma tucana. Vão dançar “estadualmente e federalmente”.

Sidnei Brito

Mais uma vez esclareço: não vejo a menor graça em sair alardeando pesquisa que é boa pra minha preferida, enquanto desço a lenha naquelas que mostram oposicionistas subindo. Acho isso feio pra caramba. Mas o caso em tela merece reavaliar tal compromisso ético que tenho comigo mesmo.

Me intriga muito ver Aécio e Campos subindo, depois de pesquisas que justamente desanimavam a oposição por mostrar que ninguém ganhava com a queda de Dilma.

Tudo bem, como disse o Coimbra é normal que um caia e o outro suba no vácuo. Isso não vinha acontecendo, mas vá lá que é lógico que uma hora começasse a acontecer.

É normal também que aconteça depois dos dois levarem ao ar seus programas de TV.

Agora, o que não dá pra entender é ver os caras subindo justamente depois dos arroubos de sinceridade que andaram tendo, tanto eles pessoalmente como por parte de outros que falam em seus nomes: prometeram tomar medidas amargas e impopulares, saíram dizendo que o salário mínimo está muito alto e sugeriram que um pouquinho de desemprego não faria mal a ninguém.

Honestamente, não sinto nas ruas um povo tão “maduro”, como diriam os neoliberais, para sair por aí votando em candidatos tão “austeros”, dispostos a ferrar a maioria pra agradar os endinheirados (fingindo, é claro, que na verdade suas medidas duras fariam o contrário).

Resumindo: embora, repito, não queira entrar no clima de “pesquisa boa é só a que é boa pro meu candidato”, insisto que tais pesquisas em que os principais opositores de uma hora pra outra passam a herdar a sangria de Dilma estão muito esquisitas. SEria totalmente compreensível e normal se isso tivesse ocorrido desde os primeiros tombos da presidente, mas, acontecendo só agora, soa como algo meio forçado, meio armado.

Aécio e Eduardo têm que torcer para os financiadores de campanha não estarem sentindo a mesma estranheza que eu.

jorge badia

jb
.
a cada dia fica mais claro que nao vai haver composiçao entre o lulupeismo e os setores que controlam a economia e a comunicaçao de massa no nosso pais.
.
vai ser uma guerra.
.
precisamos dar armas aa militancia.
.
aqueles lulopetistas que se dedicam a analises mais detalhadas e mantem suas pesquizas ordenadas poderiam editar varias mensagens simples que pudessem ser copiadas pela militancia e para que tenham argumentos solidos,objetivos que possam ser difundidas por emaiu no trabalho. na escola ou na vizinhança.
.
estas mensagens devem ser objetivas, possivelmente comparativas com os governos do psdb.
.
a denuncia deve ser usada com parcimonia.
.
importante he nao ser ufanista ou ideologico, as pessoas nao estao interesadas nisso.

Abram os seus guarda-chuvas!

A lama vai vira boné!

Urbano

Há situações absurdas inerentes aos trabalhos sujos dos que fazem oposição ao Brasil. Uma delas é a de funcionários de importantíssima Secretaria precisarem se cotizar, a fim de comprar água para beber e papel higiênico, para usarem durante o expediente. Outra linda pérola é a de menores apenados fugirem da unidade, no único intuito de amealhar comida nas casas vizinhas, a fim de amenizar a fome. No momento atual do Brasil e com as perspectivas apresentadas, a única mudança possível a para holistizar situações idênticas.

ricardo

Coitado do cabeção. Já não sabe o que fazer para torturar os números.

andre muniz

A verdade das últimas pesquisas é: Dilma parou de cair e Aécio, sabemos, não cresceu. Usaram como sempre a margem d Simples e erro a seu favor! Simples assim. Com todo este massacre midiático tudo continua na mesma!

Amarilia

Também concordo com Marcos Coimbra.E deixo a pergunta:Quem,em sã consciência,trocaria Dilma por Aécio (ex-(des)governador de Minas) ou por Eduardo Campos,que tem como vice Marina Silva,uma chapa monstrenga sem nenhuma identidade e/ou sintonia política?

Alexandro Rodrigues

Já era, ela já perdeu. E digo isso não por causa de pesquisas. Sou da classe trabalhadora, moro em bairro de periferia. Minha região é potencialmente eleitora do PT e o que eu ouço? “Detesto essa mulher”, “Se fosse o Lula eu votaria no PT”, “Essa mulher é burra e incompetente”.

O que eu temia aconteceu. Os discursos de reação foram apenas um ponto fora da curva. Dilma continua sendo o que sempre foi. Fraca! Burra! Covarde! Falar de inflação sem hipocrisia num convescote com as pirainhas da mídia. Quer o quê?

Ela é fraca porque não soube montar um governo com gente competente. Inclusive os petistas que fazem parte do seu governo. Ter durante 4 anos idiotas como Cardozo e Bernardo… é melhor se suicidar como Getúlio!

Ela é burra pois ainda acredita em um debate civilizado com a elite. E é omeletizinho na Globo pra lá. Visitinha a festa dos Frias pra cá. Toma idiota! Você merece, você nunca será aceita por eles!

E o mais importante, ela é covarde. Covarde porque antes mesmo de assumir, criou a maldita tese do controle remoto. Tese essa que está esmagando-a. Usar o controle remoto? Qual a diferença de conteúdo entre o que William Bonner, Rachel Sheherazade e Ricardo Boechat passam? NENHUMA SUA COVARDE!

E aí meus companheiros petistas vem pedir calma, dizer que quando o Lula aparecer o sol voltará a brilhar e os amanhãs serão melhores. Lula não é mágico. A candidata é Dilma e o povo não é burro, sabe disso! É totalmente inaceitável colocar toda essa responsabilidade nas costas do Lula.

Dilma merece perder, apesar do Brasil não merecer essa derrota!

    vinícius

    Alexandro Rodrigues, vc quer água!?!

    Água da Cantareira, um manancial de água da mais pura e refinada capacidade de “jestão” made in sp.

    Abraço Dilmais de apertado, companheiro!

renato

LULOpetismo é otimo.
LULOTIMISMO é melhor.
DILMA 13 2014

Sagarana

Concordo com o Coimbra, Dilma vence fácil!

    FrancoAtirador

    .
    .
    Olha só, Reinaldéte.

    Teu deputado pode ser expulso da Igreja.

    Pastor Feliciano ameaçado de expulsão

    por conceder entrevista à Playboy.


    Abram os seus guarda-chuvas!

    A lama vai vira boné!

    (http://veritasetjudicio.blogspot.com.br/2014_05_01_archive.html)
    .
    .

    Urbano

    Desde tempos imemoriais que o serviço mais direto dos pastores era pastorear dentre outros rebanhos a de ovelhinhas. Pastoreio de coelhinhas é a primeira vez que vejo. Ô Glória! Vem cá fia…

    Sagarana

    “Reinaldete” ???

FrancoAtirador

.
.
A enquete do DataFrias sempre serve de fermento para o pão do PSDB crescer.

Acontece que o problema do Aébrio Nébulus não é o fermento, é a ‘farinha’.

E a dupla Mariardo&Edurina já está sentindo que, pelo Frias, o pão do PSB abatuma.

Por outro lado, o fermento do PT sempre foi e continua sendo o LULA.

Nesta campanha eleitoral, porém, a farinha da Dilma não está dando liga na ‘massa’.

O Padeiro da Comunicação Petista vai ter muito trabalho pela frente…
.
.

    Jorge Carvalho

    Trabalho os mensageiros da comunicação petista vão ter muito, mas, com a ajuda das contradições e paradoxos intrínsecos nos discursos vazios e propostas de governo de seus opositores, a farinha da Dilma vai virar argamassar inquebrantável para ela continuar na construção desse país menos desigual e democrático que vem sendo alicerçado há 11anos…

    Mário SF Alves

    O melhor argumento contra os falsos argumentos e falsos moralismos da direita e congêneres politicamente alienados ou alienantes é a carteirinha de filiação partidária, portanto:

    Todos no PT. Pelo bem do Povo Brasileiro. Pela efetiva transição democrática e respectiva consolidação da Democracia no Brasil e no Mundo. Pela defesa do Pré-sal. Pelo fortalecimento da organização e resistência popular. Pelo bem da educação. Pelo bem da cultura. Pelo bem da ecologia e pelo resgate de uma agricultura limpa, libertadora e antiescravisante.

    Campanha nacional, boca a boca, de filiação partidária,

    Todos no PT!

    Contra a visão reducionista e simplória dos politicamente alienados:

    Todos pelo PT. Todos pelo Lula. Todos pela presidenta Dilma.

Deixe seu comentário

Leia também