Marcelo Zero: O novo trabalhismo de Corbyn tem de persistir

Tempo de leitura: 2 min
Jeremy Corbyn/Wikimedia Commons

Corbyn Tem de Persistir

por Marcelo Zero*

O que levou o Partido Trabalhista Britânico à recente derrota não foi a suposta “radicalização” das propostas de Corbyn, mas a ambivalência em relação ao Brexit, o principal tema da eleição.

O Green New Deal de Corbyn (aumento de impostos para os ricos, aumento do salário mínimo, reestruturação dos serviços públicos, programas de combate à pobreza e à desigualdade, metas ambientais ambiciosas, nova industrialização verde, etc.) era popular, especialmente nas grandes áreas urbanas do Reino Unido.

Naquele país, o conceito de socialismo, ao contrário do que ocorre nos EUA, têm conotação positiva, já que ressoa a era de ouro da socialdemocracia inglesa.

Com Corbyn, pela primeira vez a suposta ausência de alternativas às políticas neoliberais herdadas de Thatcher (não questionadas por Blair e outros) foi colocada em xeque.

O problema foi a atitude dúbia, em relação ao Brexit, que se tornou o principal divisor de águas político do Reino Unido.

Corbyn chegou a afirmar que não tinha uma posição definida sobre o tema e lançou a ideia de um novo referendo. Tentou agradar votantes leavers (Pró-Brexit) e votantes remainers (contra o Brexit).

Acabou desagradando a ambos, notadamente os mais radicais de ambos os lados.

Perdeu muitos votos nas áreas nas áreas economicamente deprimidas das Midlands, as quais têm muitos eleitores que culpam a União Europeia por terem ficado para trás.

O voto distrital, que sobrerrepresenta as áreas rurais e as pequenas cidades, fez o resto do estrago.

Corbyn sabe muito bem que o Brexit não é solução e que a origem dos problemas não está na integração em si, mas nas políticas de austeridade.

Entretanto, o novo trabalhismo falhou em transmitir essa ideia à maioria dos eleitores, especialmente os mais velhos.

A boa nova é que o Labour continua forte entre os jovens, sufocados por dívidas estudantis e oprimidos pelo desemprego e pela falta de perspectivas.

O Brexit e os conservadores agravarão os atuais problemas do Reino Unido, com suas políticas que promovem desigualdade e maior dependência econômica e política relativamente aos EUA.

O novo trabalhismo de Corbyn tem de persistir. O povo acaba escrevendo certo por linhas tortas.

*Marcelo Zero é sociólogo e especialista em Relações Internacionais.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Roberto

Verdade, Corbyn ficou em cima do muro na questão do Brexit. Isso foi um erro monumental.

Deixe seu comentário

Leia também