Por Marcelo Zero*
Conforme a Humans Right Wacht, “desde que assumiu o cargo, a administração do presidente Nayib Bukele tem promovido uma ofensiva contra as instituições democráticas, inclusive por meio da substituição sumária do procurador-geral e de todos os juízes da Sala de Constitucionalidade da Suprema Corte.
Em março de 2022, legisladores aliados de Bukele aprovaram um estado de emergência, suspendendo diversos direitos constitucionais em resposta a um pico de violência de gangues.
As forças de segurança prenderam dezenas de milhares de pessoas — incluindo centenas de crianças — e cometeram violações generalizadas dos direitos humanos, como prisões arbitrárias, desaparecimentos forçados, tortura e outros maus-tratos contra detentos.
Dezenas de pessoas morreram na prisão. Restrições severas ao acesso ao aborto, assédio e processos criminais arbitrários contra jornalistas e organizações da sociedade civil, bem como a falta de responsabilização por violações de direitos humanos, continuam sendo motivo de grave preocupação.”
Bukele já encarcerou 1,5% da população do seu país. Se o “Buquelinho Atômico” (conhecido oficialmente como Renan Santos, grande admirador da “obra” de Bukele) quiser emulá-lo em nosso país, terá de arrestar 3.225.000 brasileiros, os quais não terão, é claro, como em El Salvador, direito à defesa e ao devido processo legal.
Agregue-se que o referido candidato já tinha prometido publicamente matar outros tantos cidadãos que roubam celulares, de forma indiscriminada, presume-se.
Hoje, o Brasil tem 964 mil pessoas amontoadas em suas masmorras superlotadas, muitas sem o devido processo legal concluído. Já é a terceira maior população carcerária do mundo.
Mas “Buquelinho Atômico”, não satisfeito, ameaça mais do que triplicar esse número, com “carta branca” da polícia para fazer o que quiser nas favelas e nas periferias. Ça va sans dire.
Notável avanço civilizatório, digno dos maiores encômios. Com tal proposta de indubitável caráter iluminista, o candidato já se tornou forte candidato ao Prêmio Nobel da Paz, como Trump, ou como o simpático e também atômico Kim Jong-il.
Apoie o VIOMUNDO
*Marcelo Zero é sociólogo e especialista em Relações Internacionais
Este artigo não representa obrigatoriamente a opinião do Viomundo
Leia também
Bancada do PT defende libertação imediata de médico palestino preso por Israel há 20 meses




Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!