Lula: Temos de correr para assentarmos 120 mil famílias até o final do mandato de Dilma; assista ao vídeo

Tempo de leitura: 3 min

Lula na Feira do MST - Joka MadrugaLula na Feira do MST - Joka Madruga

Fotos: Joka Madruga

Temos que correr para cumprir o compromisso de assentarmos as 120 mil famílias, afirma Lula

Em visita a 1° Feira Nacional da Reforma Agrária o ex-presidente andou pelos estandes e saboreou produtos da Reforma Agrária.

24 de outubro de 2015 17h22

Por Maura Silva
Da Página do MST

“É  que a vida é como o pequi, não pode cravar os dentes, tem que sorver devagar que é pra dar tempo de saborear. Saborear as derrotas e as vitórias, saborear a luta que é árdua, dura, mas necessária para que a dignidade desse povo aqui se mantenha pulsando”.

Foi o que disse José Geronimo, acampado do MST no estado de Goiás ao ex-presidente Luis Inácio da Silva. Lula visitou na tarde desse sábado (24) a 1° Feira Nacional da Reforma Agrária, que acontece até domingo (25), no Parque da Água Branca, em São  Paulo.

O ex-presidente andou pelos estandes da feira, comeu a moqueca de Tucunaré de dona Domingas e o Caruru de Maria do Rosário (Clique aqui para ver mais fotos da feira).

Recebeu tapioca da cooperativa de mulheres assentadas do estado de Sergipe e o cacau orgânico vindo assentamento Terra Vista, no Sul da Bahia. “Aqui está todo o Brasil”, disse ele na barraca do arroz da Cooperativa dos Trabalhadores dos Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap).

Lula na Feira do MST - Joka Madruga

22440884945_fdcb0c6225_k

Fotos: Joka Madruga

Lula aproveitou para almoçar na cozinha organizada pela delegação baiana da Feira Nacional. Um bode cozido foi a escolha. Ao ser perguntado sobre o sabor e preço do prato servido, o ex-presidente foi categórico.

“Olha, eu comi torresmo, bode, quiabo, moqueca, eu só não comi pequi porque fiquei com medo dos espinhos. Inclusive eu fiquei feliz com os preços dos produtos. Eu vi aqui melão sendo vendido a R$ 3,00 enquanto nas feiras convencionais está uma média de R$ 7,00. Se o povo compreender a necessidade de incentivar a Reforma Agrária, outras feiras como essas podem ser feitas e as pessoas poderão comprar produtos saudáveis e de qualidade, sobretudo vindos de uma agricultura orgânica que está nascendo pelas mãos dos pequenos agricultores brasileiros”, disse.

Ao encontrar seu Luiz Beltrame, que no auge dos seus 107 anos faz poesia e segue firma na luta pela Reforma Agrária, Lula perguntou o que deveria fazer para viver mais 38 anos. Seu Luiz olhou em seus olhos, deu um tapinha em seu ombro indicando o coração. Lula assentiu com a cabeça.

Lula na Feira do MST - Laura VianaLaura Viana

Foto: Laura Viana

Para o ex-presidente, o MST acertou ao trazer a produção nacional fruto da Reforma Agrária para São  Paulo.

“O MST marcou um gol de letra ao trazer produtos e a cozinha de todo Brasil para São Paulo na Feira Nacional da Reforma Agrária. Essa é uma comprovação extraordinária para população de que 70% da produção alimentícia do Brasil é produzida por pessoas simples, pessoas do campo e não por grandes latifundiários que só produzem para exportação e não para consumo interno”, afirmou.

Ainda para Lula, a Feira contribuiu para que a população aumente a compreensão sobre a importância da Reforma Agrária.

“Essa é uma lição que os Sem Terra tem que aperfeiçoar para que possa ser levada para todas as capitais do país. Assim, vamos conseguir tirar da cabeça da população brasileira que a Reforma Agrária é impensável e violenta. A Reforma Agrária é apenas a distribuição justa da terra para que nela se possa gerar emprego, renda e alimento para o nosso povo”, salientou.

Se a visita à Feira foi momento de adquirir produtos e experimentar novos sabores, isso não isentou o ex-presidente de ser questionado sobre a paralisação da Reforma Agrária no pais.

“A presidenta Dilma assumiu o compromisso de assentar 120 mil famílias até o final de seu mandato, até o momento foram assentadas 12 mil. Eu acho que temos que correr para cumprir o compromisso que nós assumimos em praça pública com os trabalhadores do campo”, disse Lula.

Leia também:

CPI do Lula: Dez mentiras que a direita disseminou sobre o BNDES e a mídia faz de conta que não sabe 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Urbano

O mineirim do trem das 14h12 deve ter sido colega de turma, na escola em que o aéreo never estudou…

    mineiro

    para seu interesse ou nao , eu votei no pt para pres. desde quando o pt lançou candidado a pres. e tambem votei nesse poste maldito duas vezes. eu posso criticar , e é poste mesmo, nao age, se acovarda e nao luta contra os golpistas, isso é fato e traidora tambem , falou uma coisa antes e depois fez outra muito diferente. e mesmo assim eu sou a favor dela ficar ate o fim do seu mandato , sou contra o golpe e nunca vou ser a favor dos demonios tucanos. agora voce eu nao sei , sera que votou no pt foi so agora e nas outras eleiçoes tambem? e o lula nao toca nos principais problemas que o brasil tem , se acovarda diante do pig e da direita com o discurso que fez isso e aquilo , eu reconheço , mas os golpistas , o pig , o judiciario , mp reconhece o que fez para o brasil? essa é a diferença , se nao combater os golpistas , nao vai acabar isso , todo dia vai ter golpe plantado pelo pig.

    Urbano

    Está certo, Mineiro; peço desculpas. Crasso engano meu, pois pensei que você fosse algum coxinha revoltado. A raiva vez por outra faz com que eu também perca as estribeiras com os políticos eleitos pelo PT, pois salvo uma meia dúzia desses tem partido para o embate com o devido destemor. A grande maioria fica na plateia, e nem para incentivar tem coragem. Político só para usufruir das benesses do poder não é político; é um pulha. Quanto ao Eterno Presidente Lula, o que posso dizer é que se trata de, como se diz no dito popular, uma andorinha só para fazer verão. Os bandidos da oposição ao Brasil estão por cima da carne seca, pois seus quatro poderes, obviamente bandidos também, estão levando grande vantagem sobre os três poderes da República do Brasil.
    Felicidade pra ti.

mineiro

que todo o respeito ao pres. lula. mas tem hora que faz de conta que nao ta vendo nada, ele quer distorcer as coisa, so pode. a policia federal do ze desgraça tucano infiltrado no pt bundao ja deu uma batida na casa do filho do lula , precisa de mais alguma coisa. o lula ta achando que somo idiota para nao ver as coisas, ta cara que o desgoverno desse poste maldito traidor ta dominado pela direita e o pig. esse desgoverno com sua policia federal vai prender o lula e qualquer petista de bem que ainda resta nessa m…………………………………………………………..de partido. se eu fosse petista sairia correndo desse partido , porque ta correndo risco de vida e de ser preso injustamente como foi o genoino , joao paulo cunha e outros mais. pode sair desse partido porque o pig e o judiciario ta pegando um por um.

Lukas

Para cada plateia, um discurso.

Falso.

Deixe seu comentário

Leia também