Lula: Se a ONU tivesse mais força e mais representatividade essa guerra poderia ter sido evitada; vídeo

Tempo de leitura: 3 min
Foto: Ricardo Stuckert

Lula sobre a Ucrânia: “Divergências devem ser resolvidas na mesa de negociação”

Segundo Lula, o Conselho de Segurança da ONU precisa ser reformulado para que o organismo tenha mais forças para evitar conflitos armados

Lula: “É importante que a gente aumente a capacidade de governança da ONU”

PT Nacional

Lula comentou, nesta quinta-feira (24), durante entrevista às rádios Supra FM e 103,5 FM, de Goiás e do Distrito Federal, o conflito entre Rússia e Ucrânia.

Para o ex-presidente, uma nova guerra é inaceitável, e a situação revela a necessidade de uma reformulação da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial do Conselho de Segurança (veja trecho abaixo).

“É lamentável que, na segunda década do século 21, a gente tenha países tentando resolver suas divergências, sejam territoriais, políticas ou comerciais, através de bombas, de tiros, de ataques, quando deveriam ter sido resolvidas numa mesa de negociação”, afirmou.

Lula acrescentou que, infelizmente, grandes potências militares insistem em abandonar as negociações com frequência.

“A gente está acostumado a ver que as potências, de vez em quando, fazem isso sem pedir licença. Foi assim que os Estados Unidos invadiram o Afeganistão, invadiram o Iraque. Foi assim que a França e a Inglaterra invadiram a Líbia. E é assim que a Rússia está fazendo com a Ucrânia. É importante que essas pessoas aprendam que a guerra não leva a nada, a não ser a mais destruição, mais desemprego, mais desespero, mais fome. O ser humano tem que criar juízo e resolver suas divergências numa mesa de negociação, nunca num campo de batalha”, defendeu .

Para o ex-presidente, o conflito revela a necessidade de a ONU ampliar a representatividade dos países.

“Acho importante a gente repudiar mais uma guerra, desnecessária, que poderia ter sido resolvida, inclusive, se a ONU tivesse mais representatividade, mais força. Não adianta o secretário-geral ir para a televisão lamentar. Era importante que a ONU tivesse agido sistematicamente para evitar que acontecesse essa guerra”, disse Lula.

Na avaliação do ex-presidente, as Nações Unidas precisam levar em conta que a geografia política do mundo mudou desde 1948, quando o organismo internacional foi criado.

“É preciso colocar mais países para participar do Conselho de Segurança, não pode ser apenas cinco(com assento permanente). É preciso ter representação da África, da América Latina, que participem a Índia, o Japão, a Alemanha… É importante que a gente coloque novos países e aumente a capacidade de governança da ONU. Que não seja uma instituição apenas decorativa, mas que tome decisões efetivamente”, argumentou.

Desarmonia também no Brasil

Lula criticou também a desarmonia que o país vive devido às mentiras e ao discurso de ódio de Jair Bolsonaro.

“Quando você tem um presidente que só gosta de atacar, não gosta de conversar, que não conversa com sindicatos, empresários, mulheres, negros, índios, quilombolas, estudantes, reitores universidades, para que serve esse presidente? No nosso caso, só serve para contar mentiras, segundo o UOL, sete mentiras por dia. A última grande mentira que ele contou foi a de que foi à Rússia para promover a paz. E ainda diz ‘eu consegui’. Até em coisas sérias como essa ele é capaz de mentir.”

Segundo Lula, o Brasil não precisa de um presidente desse tipo. “O povo precisa de alguém mais humano, com mais sentimento, mais coração, mais fraternidade, mais humanismo. Alguém que pense em distribuir livro na escola e não distribuir armas. Alguém que fale mais em amor e não em ódio. Como você vai reconstruir o país para viver de forma mais harmônica com todo esse ódio que está sendo destilado?”, questionou.

Da Redação

Leia também:

Miola: Mídia hegemônica é mera repetidora dos mantras russofóbicos fabricados por Washington

Jeferson Miola: Putin age como Pedro, o Grande, Lênin e Biden agiriam

Celso Amorim: A expansão da Otan é um absurdo, mas a operação militar da Rússia é “erro”; vídeo


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Riaj Otim

O mundo tá engraçado. Enquanto o mito apoia que Putin renasça a Ex-URSS, quase esquerdas, como petista, ainda não deixou a ficha cair.

Zé Maria

Falha a ONU, em relação ao Mundo, assim como falha a OEA na América Latina.

Henrique Martins

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/chernobyl-russia-ucrania/

Hah neim…. É claro que essa usina pode ser reativada para atender os interesses dos EUA e da OTAN. Elementar meu caro Watson.

Henrique Martins

https://internacional.estadao.com.br/ao-vivo/russia-ataca-ucrania/733746

Quem mandou o líder ucraniano aceitar colocar seu país para servir de bucha de canhão para os EUA?

Henrique Martins

https://www.terra.com.br/noticias/mundo/bolsonaro-desautoriza-mourao-e-diz-que-vice-deu-peruada,fdb6e912730b76dac55253c3c4d1813fuchho6rt.html

Ora, ora, mito. Se esse alguém falou é porque és incapaz de agir como um presidente da república e vive colocando o país em situações delicadas diante da comunidade internacional. Cai a ficha cara.

Zé Maria

Os Organismos Políticos Internacionais falharam e falham
ao não interferir nos Golpes de Estado ao redor do Mundo.
Esse Conflito da Rússia com a Ucrânia começou em 2014
quando os Neoliberais e os Neo-NaziFascistas Ucranianos
derrubaram o Presidente constitucionalmente Eleito, com
a finalidade de integrar a União Européia e aderir à OTAN.

    Zé Maria

    Falha a ONU, em relação ao Mundo, assim como falha a OEA na América Latina.

Deixe seu comentário

Leia também