VIOMUNDO

Diário da Resistência


Lúcia Rodrigues: Professores e estudantes da USP param dia 15 contra os ataques de Bolsonaro à Educação e à Ciência
Fotos: Lucas Oliveira, Marcelo Giordan e Lúcia Rodrigues
Política

Lúcia Rodrigues: Professores e estudantes da USP param dia 15 contra os ataques de Bolsonaro à Educação e à Ciência


10/05/2019 - 18h05

USP para dia 15 contra ataques do governo Bolsonaro à educação e ciência

Assembleias de professores e estudantes aprovam por unanimidade participação em ato na avenida Paulista

por Lúcia Rodrigues, especial para o Viomundo

A USP, principal universidade do país, vai engrossar a manifestação da avenida Paulista que ocorre na próxima quarta-feira (15/05) contra os ataques do governo Bolsonaro à Educação.

Professores e estudantes aprovaram por unanimidade na noite desta quinta-feira (09/05) em suas respectivas assembleias, a participação nos atos de rua que vão ocorrer em São Paulo e nas cidades onde a Universidade tem campus.

Na capital paulista, a ideia dos docentes é suspender as aulas a partir do meio dia e se concentrar na Praça do Ciclista, na avenida Paulista, juntando-se aí com os manifestantes da Unicamp e Unesp.

Da Praça do Ciclista seguirão, então, em passeata até o Masp, na mesma avenida, onde ocorrerá o ato conjunto do setor de Educação no Estado de São Paulo a partir das 14h.

“Bolsonaro e seus apoiadores querem destruir a educação, a universidade e a ciência. No dia 15, vamos às ruas para deixar claro que eles não vão conseguir”, enfatiza o professor de História e presidente da Adusp (Associação de Docentes da USP), Rodrigo Ricupero.

O dirigente da entidade de professores da USP está otimista com a resposta que será dada pela comunidade universitária aos ataques perpetrados por Bolsonaro e seu ministro da Educação, Abraham Weintraub, contra o ensino, a pesquisa e extensão.

Ricupero considera que o ato do dia 15 será o pontapé inicial de uma intensa campanha em defesa da educação pública e gratuita e da ciência.

O estudante de Economia e diretor do DCE-Livre da USP, Francisco Gremaud, tem o mesmo sentimento do professor: “Vamos mobilizar todas as unidades (faculdades e institutos) para a manifestação”.

Os estudantes deliberaram em assembleia que vão produzir faixas para levar ao ato unificado.

A ideia é sair do campus em passeata até o metrô Butantã e de lá embarcar rumo à Avenida Paulista.

A presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Marianna Dias, também está animada com a mobilização que tem presenciado em todo o país.

‘No dia 15, todas as universidades públicas e institutos federais vão parar. Vai ter muita gente nas ruas se manifestando forte contra os ataques de Bolsonaro”, afirma, confiante.

Assim como os dirigentes da Adusp e DCE, a presidente da UNE considera que a manifestação da próxima quarta-feira será um elemento catalisador para a luta.

“Inclusive vai fortalecer a greve em defesa da aposentadoria que vai acontecer no dia 14 de junho”, frisa.

Na USP, o DCE pretende usar a mobilização da próxima quarta-feira para também turbinar a luta contra a CPI das Universidades na Assembleia Legislativa de São Paulo, que é controlada por parlamentares da direita e extrema-direita.

“Vamos acompanhar de perto essa CPI que fere a autonomia universitária. Vamos estar em todas as reuniões na Assembleia Legislativa para enterrar esse absurdo”, garante Gremaud.

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.