López Obrador tem vitória esmagadora no México com promessa de acabar com a “máfia neoliberal”

Tempo de leitura: 2 min
Foto Morena

Foto Morena

Da Redação

Na sua terceira tentativa de alcançar o cargo, o ex-governador do Distrito Federal, a Cidade do México, Antonio Manuel López Obrador, o AMLO, elegeu-se neste domingo o novo presidente do México.

Com mais de 50% dos votos contados, ele tem 53% dos votos, contra cerca de 22% de Ricardo Anaya, do Partido de Ação Nacional, e 15% de José Meade, do Partido Revolucionário Institucional, o PRI.

Os dois principais adversários admitiram a derrota, garantia de que não haverá questionamentos quanto ao mandato de Obrador.

Ele foi eleito pelo Morena, o Movimento de Regeneração Nacional, que fez aliança à esquerda com o Partido do Trabalho e à direita com o Encuentro Social, um partido conservador fundado por um pastor neopentecostal.

López Obrador fez campanha numa plataforma de combate à corrupção e à criminalidade, com justiça social.

Porém, ele suavizou sua imagem em relação às campanhas anteriores, muito no estilo Lula.

Assim como o ex-presidente brasileiro, AMLO escreveu uma carta aos investidores prometendo autonomia do Banco Central, equilíbrio orçamentário e respeito à propriedade privada.

Da mesma forma que Lula anunciou que seria “paz e amor”, assessores de López Obrador disseram que ele rebateria as críticas de campanha com AMLOve, um trocadilho com a palavra amor em inglês.

A coalizão liderada por López Obrador saiu na frente em cinco das nove disputas estaduais e elegeu a primeira mulher governadora do Distrito Federal, a Cidade do México, Claudia Sheinbaum.

As apurações parciais relativas à Câmara e ao Senado mostram vantagem esmagadora da coalizão Morena/PT/ES.

López Obrador já foi descrito como um “esquerdista conservador”, que deve se concentrar nas questões econômicas.

Um de seus jingles de campanha prometia acabar com “a máfia neoliberal”.

A expectativa é de que, feito Lula, deverá implantar ambiciosos programas sociais para enfrentar a pobreza.

Em seu primeiro discurso, ele disse que a prioridade será combater a corrupção, doa a quem doer, inclusive, se for o caso, de aliados e familiares.

Embora muito se tenha falado sobre eventual endurecimento da relação do México com os Estados Unidos, há pelo menos uma coisa em comum entre Donald Trump e AMLO: os dois foram eleitos numa onda anti-establishment, da mesma cepa que provocou o Brexit.

Leia também:

Ermínia Maricato, ao negar entrevista à Globo: “Não quero ser usada contra o PT”.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Cláudio

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando:

Viva México ! ! ! ! ! … acabar com “a máfia neoliberal”.

.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas, ou seja : SEM VASELINA) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
?????????????????????
:: ?????????????????????
::

João Lourenço

Amiguinhos da redação,informe que ele prometeu até anistia para traficantes pra conseguir se eleger .Previsão para o governo dele ? Digo que naão vai chegar à metade do seu mandato.

    Nelson

    É verdade isso, meu chapa, ou você está trazendo informações “fidedignas” plantadas por ONGs financiadas pela NED e pleo USAID? Ou seriam informações da mídia sabuja dos Estados Unidos, a chamada presstitute, como a chama o economista Paul Craig Roberts?

    De todo modo, se realmente anistiar traficantes, Obrador estará apenas seguindo o exemplo dos governos do Tio Sam, useiros e vezeiros em abrigar traficantes, terroristas e nazistas de todos os naipes, desde que eles trabalhem em prol da democracia estadunidense, do american way fo life.

Na lata

No quintal dos EE.UU, se não for golpeado em 1 ano e meio, é porque fez a lição de casa com a classe operária ou sempre foi candidato do Imperialismo.

Deixe seu comentário

Leia também