Lincoln Secco: Os palhaços do circo jurídico serão esquecidos

Tempo de leitura: 3 min

Ilustração de Ciro Seiji, 2013, na revista Mouro

É Preciso Defender Dirceu e Genoíno e Calar o PIG

por Lincoln Secco, especial para o Viomundo

O governo burguês, hoje, não sustenta a democracia sequer para toda a camada burguesa da sociedade brasileira. É obrigado a cercear as liberdades políticas, principalmente, as da classe trabalhadora, não pode nos dar acesso aos meios de comunicação e à imprensa (…). Isso demonstra, inclusive, que a repressão é uma lógica inerente ao sistema capitalista brasileiro.” (José Dirceu, 19 de Julho de 1987 em artigo inédito que será publicado na  Revista Mouro, próxima edição, nº 8).

Conta-nos o historiador Duby em seu belíssimo livro “Guilherme Marcehal” que o maior cavaleiro do mundo resolveu partir para sua última batalha. Mesmo velho, prende o elmo, esporeia o cavalo e derrota os franceses. Mas seguindo a ética da cavalaria, ele tratou bem os cativos, escoltou seu chefe em segurança até o litoral e deixou-o partir.

Como as normas da cavalaria já cediam lugar aos interesses do Estado, alguns dos companheiros de Guilherme murmuraram censuras. Ainda assim, o melhor dos cavaleiros seguiu, como em toda a sua vida, os princípios de lealdade aos amigos e aos inimigos que  enfrentara em muitos torneios.

José Dirceu fez muitos amigos e inimigos na sua história. Ele escreveu o primeiro capítulo dela muito jovem, simbolizando a luta armada contra o terrorismo de Estado. Depois de um interregno clandestino iniciou seu segundo capítulo: a construção do PT. A chegada ao poder, ao contrário do que a imprensa veiculou, não trouxe benesses a Dirceu. Ele permaneceu pouco no governo, foi atacado desde o início, perdeu o comando da articulação política do Planalto, depois o cargo de Ministro e, por fim, foi cassado como deputado.

Hoje começa o terceiro capítulo de sua história. Ele mesmo vai escrevê-la e pouco sabemos como vai enfrentar seus anos de prisão. Mas ele deixou alguns indícios. Sua primeira declaração importante foi a de que: 1. Aceitou uma sentença injusta; 2. Cumpriu a lei; 3. Não estão cumprindo a lei em relação a ele.

Os três momentos de sua declaração aparentemente se contradizem. Se sua sentença é injusta como poderia ser legal? Se ele cumpriu a lei por que foi condenado? E como podem condená-lo sem cumprir a lei?

Dirceu aceitou desde o início um julgamento ilegítimo porque toda a estratégia que ele ajudou a montar para o PT foi a de exercer o poder dentro das regras estabelecidas pelos seus adversários. Dirceu não fez como Pizzolato que (legitimamente) recusou a sentença injusta do STF. Dirceu aceitou (legalmente) uma decisão ilegítima. Por quê?

Posso estar errado, mas não creio que a resposta virá de revelações inéditas, ainda que elas apareçam. No fundo, o mundo político sabe o que foi dito e o que podia ter sido dito. O fato de o julgamento ter sido viciado ab ovo  talvez não sirva para anulá-lo, mas a lista de suspeitas e irregularidades é tão extensa que a prisão dos condenados terá o efeito contrário ao desejado. Não me refiro ao quadro eleitoral que não mudaria apenas por isso.

Dirceu e Genoino se tornarão mártires, presos políticos em plena “democracia”. Suas biografias se tornarão grande demais e os palhaços do circo jurídico, liderados pelo candidato togado, serão esquecidos. Recentemente o Senado Federal anulou a cassação de Luiz Carlos Prestes e ninguém se lembra dos juízes que o cassaram

Mas os petistas não precisam esperar tanto tempo. Poderiam começar sugerindo ao presidente do PT que visite os condenados. Lembro-me que Lula e Suplicy tiveram um  gesto de grandeza na visita a alguns dos sequestradores do empresário Abílio Diniz, apesar daquele episódio ter ajudado a derrotar o PT em 1989. Mas para o PT aqueles eram os tempos da cavalaria…

Conhecendo o passado revolucionário de Dirceu é pouco provável que ele acredite na possibilidade de mudar sua sorte pelas vias legais. Por isso os gestos políticos serão relevantes. O artigo de Tarso Genro na Carta Maior, deixando ao largo antigas desavenças internas, foi de suma importância. Um Governador no exercício do mandato se pronunciou inequivocamente contra a condenação de Genoino e Dirceu.

Se mudarmos um pouco a história do cavaleiro acima, parece que o ex-comandante do PT não venceu a batalha, mas deixou seu chefe em segurança e reconheceu que a honra da cavalaria andante desapareceu.

Obs: Agradeço pelo uso da ilustração do artista Ciro Seiji.

Lincoln Secco é professor de História Contemporânea da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas e Letras da USP.

Leia também:

Saul Leblon: Déspota de toga é tão ilegítimo quanto golpista fardado

Breno Altman: Barbosa serve à “alcateia de lobos famintos”

As consequências do rito acelerado de Joaquim Barbosa

Gilson Caroni Filho: “Escuta, classe média ressentida!”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Associação Juízes para a Democracia: Se Barbosa pressionou para trocar juízes, é gravíssimo – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Lincoln Secco: Os palhaços do circo jurídico serão esquecidos […]

Izac

Na próxima eleição temos quer votar só nos deputados do PT, só que temos que saber quem são os NAZARENOS, tem um Senador que se morasse na minha terra teria meu voto (Roberto Requião) embora não sendo do PT, temos que deixar fora os PAULO BERNARDO,os JOSÉ EDUARDO CARDOZO, etc. o PT tem que fazer 400 deputados (todos Nazarenos)

lucascosta

O que será de JB daqui a pouco mais de um ano?
DEPUTADO FEDERAL? SENADOR? Por qual unidade da federação? Por qual partido? Fui informado de que o prazo fatal para filiação é março.
E eu acho que a alguma coisa ele será candidato.
Mas, quem sou eu…

Matheus

Corrupção é sistêmica. É parte da “democracia” capitalista. É o óleo da sua engrenagem.

Não dá para responsabilizar apenas alguns políticos. É preciso reforma política e acoutability para minimizar este mal.

O que não quer dizer que corruptos e corruptores não devem ser responsabilizados pelos seus atos, independente da filiação partidária.

francisco pereira neto

Júlio Silveira
Você é um cara articulado e caiu na bobeira de endossar o comentário do ameba. É uma pena.
Concordo com você quando diz que Dirceu se enganou ao acreditar no Joaquinzão, menino pobre e negro, achando que ele fosse desempenhar um trabalho no STF a favor das políticas sociais dos governo Lula/Dilma.
Ser ou não ser mau caráter, não depende da condição, da sua origem, berço humilde ou de ouro. A história nos mostra muitos exemplos.
No caso presente, Joaquim Barbosa, embora algumas pessoas já sabiam da personalidade do indicado, mesmo assim apostaram no imponderável. Deram chance para o azar. E o que estamos assistindo, nada mais é do que um deslumbramento do Barbosa, primeiro: ao ser indicado por Lula a ministro, e segundo: ao assumir como presidente do STF.
O seu ego inflou como um Zeppelin, e não é difícil prever o desfecho da catástrofe, com data e hora marcada.
Quem tudo quer, ambição ao extremo, mesmo que seja para ultrapassar os limites impostos pelo cargo, e pior, agindo com truculência e sadismo, sabemos o que o futuro lhe reserva.
Para quem espancava a ex-esposa e dela arrancou um depoimento de negação ao ocorrido, apenas para ter comportamento “ilibado”, não poderia dar certo mesmo.
Tenho comentado aqui no blog a postura do ameba e de outras duas sub espécies, que eles estão errando o endereço.
O espaço deles é no esgoto da Veja, Folha, Estadão e Globo.
E você vem de bandeja oferecer concordância num ponto que o delinquente verbal escreveu? Aí não dá. Peço desculpas a você, mas se alinhe ou critique os comentários com conteúdo. Só assim poderemos enriquecer as nossas ideias. Abraços fraterno.

    Mário SF Alves

    “…Joaquinzão, menino pobre e negro, achando que ele fosse desempenhar um trabalho no STF a favor das políticas sociais dos governo Lula/Dilma.
    Ser ou não ser mau caráter, não depende da condição, da sua origem, berço humilde ou de ouro. A história nos mostra muitos exemplos.”
    __________________________
    Só um detalhe, fico na dúvida num aspecto. Será que a coisa toda realmente tem nada a ver com o mau caráter. Paulo Freire explicou isso. Parece que na falta ou na impossibilidade de superação das causas da opressão o oprimido, ao exercer posições de mando, expressa em seus atos toda a ideologia que herdou do opressor.

    Julio Silveira

    Aceito o abraço e o desagravo.
    Mas quero reafirmar que todos os acontecimentos e os desenlaces foram previsíveis. Pelo menos deveriam ter sido para os doutos da política que se proclamaram habilitados a representarem as classes populares.
    O presidente Lula ao assumir pronunciou a frase celebre, de que não poderia errar, parecia antever o que estaria lhe esperando no corredor polonês que lhe prepararam seus adversários. De forma absolutamente espantosa, praticamente sem reparos, foi mantida a cultura das estruturas viciadas da republica, houve apenas uma adequação de estilos e interesses sem qualquer novidade que pudesse levar a esquerda a aspirar as mudanças que pudessem fazer nosso país mudar o rumo, o do aprofundamento da concentração, inclusive do poder que se pretendia democratizar.
    Todos esses que gritam hoje estarem sendo vitimas do sistema vestiram os confortáveis modelitos de articuladores deste e neste sistema. Aceitaram-no convictamente e a ele se integrando, com questionamentos apenas protocolares. Os que se ressentiram foram os que acreditaram estarem se acercando de revolucionários democráticos, de inconformados com o sistema, lhes elegendo para sua representação, não foi o que se viu e ainda se vê.
    Saiba meu caro, sou daqueles críticos que se recusam a atribuir a sistematicamente a responsabilidade dos nossos problemas aos nossos contrários, adversários, brasileiros. E acredito que sempre se faz a hora de buscar a necessária mea culpa, despindo-se de todos os orgulhos e vaidades, para entender que esse momento é fruto de nossa próprias deficiências, inclusive de convicções, inclusive ideológicas.

    Mário SF Alves

    Gostaria de dizer que entendo seu mal estar. De certa forma é o meu também. Mas, você acha que daria pra ser diferente? Quero dizer, todos sabíamos que o poder corrompe. E pior, corrompe muito mais este aqui, este capitalismo subdesenvolvimentista que temos no Brasil.
    _________________________________
    Tá cheio de mauricinho-massa-cheirosa no PT. Bom, a bem da verdade, não sei se está cheio, mas que tem, tem. Isso parece ser um fato. E não era isso o que o Lula pretendia. Era? Ou não será isso também faz parte do processo?
    __________________________________________
    O que sei, meu caro, é que “uma coisa é conquistar o governo e que outra coisa, muito diferente, é conquistar o poder”, Plínio de A. Sampaio. Em Cuba, Fidel, o Che, Camilo Cienfuegos e os cubanos o conquistaram. Mas, nem assim. Haja vista o boicote norte-americano.
    ___________________________________
    Ah, tem outra coisa. Creio que a responsabilidade seja nossa também. Não dá pra fugir. Somos co-partícipes. Quer queiramos ou não. Qual tem sido a nossa prática pra evitar o “aburguesamento” do PT? Será que nos achamos assim tão superiores? Ou será que somos impotentes? Será que o PT está blindado contra a nossa influência? Será que, enfim, sendo assim tão grave [e comprovada] essa frouxidão de caráter do PT, seríamos nós, de fato, incompetentes para mudar este estado de coisas? Ou será que, simplesmente, não queremos nos envolver com as dificuldades decorrentes do exercício da política?

    francisco pereira neto

    Júlio
    Muito obrigado pela deferência.
    É isso aí meu caro.
    Quando disse que você tem conteúdo, não errei.
    As suas ponderações são claras e objetivas. Papo civilizado, que só tem acrescentado mais conhecimentos para as nossas discussões.
    Eu faço algumas observações e respondo também ao Mario.
    Mario tem razão quando pergunta: daria para fazer mais?
    Sinceramente, de início, eu também pensava que Lula poderia fazer a diferença exatamente como você Luis, colocou no seu comentário. Mas pensemos nos seguintes termos:
    Desde a posse de Lula, aliás antes da posse, Lula “teve” que escrever a “Carta aos brasileiros”, que na verdade não foi só aos brasileiros, foi para todo o mundo que aplicam os seus recursos aqui no país.
    O nó do imbrólio já começa antes de começar o governo Lula.
    O poder a que você se refere que Lula deveria “atacar”, para o meu sonho de consumo, eu também gostaria, mas você há de concordar que o bombardeio midiático da Globo e seus assemelhados, foi e está sendo impiedoso. Para não dizer que não fez nada, o seu ex-ministro Franklin Martins, deixou uma obra-prima que Dilma simplesmente pediu para Bernardo esquecer no fundo da gaveta.
    Se fosse outro progressista no lugar do Lula, no primeiro mandato, com o episódio do mensalão, já teria caído. Só não caiu pela habilidade dele. E mais, se reelegeu para um segundo mandato e fez ainda a sucessão na pessoa da sua candidata Dilma. Você acha pouco isso?
    Acho que Lula escreveu uma, não, não, são várias paginas na nossa história que já estão registradas para o futuro das gerações que viverão neste país.
    A conversa não esgota aqui. Mas a sequencia fica para outras oportunidades.
    Grande abraço a você e ao Mário.

    Julio Silveira

    Mario, meu prezado, respondendo a sua pergunta, acho sim que poderia ter sido diferente. Sabe por que? por que desde cedo aprendi que somos responsáveis por nossas escolhas e serão elas que darão o norte as nossas vidas. No Brasil acostumamo-nos a imprevisibilidade a falta de planejamento. Vivemos a cultura do oportunismo, cultua-se pegar o que está fácil, a mão, idealiza-se que isso trará mais rapidamente o acesso as facilidades da vida. Para minha leitura um grande engano.
    O PT, o partido que grande parte dos brasileiros com viés esquerdista escolheu para trabalhar a mudança cultural do País, abdicou disso, desse planejamento, se açodou oportunisticamente para levar ao poder seu líder maior, mesmo que para isso tivesse que abdicar da transformação cultural que cultuavam e pregavam aos quatro ventos.
    Perderam a paciência e com isso talvez muito mais, a fé de muitos cidadãos em sua aura de sinceridade. E isso é grave, por que não atingiu só eles, repercutiu indiretamente em toda a esquerda, que perdeu muitas oportunidades de se mostrar como um fiel na balança ideológica, seu principal representante mostrou-se egoísta e fraco, passível inclusive de cair nas tentações imediatistas ofertadas pela direita, como milho as galinhas na preparação para a degola. Sendo seu principal partido representante, o PT deveria ter estudado mais a cultura politica nacional, mas fizeram tudo como um favor a seus lideres, a cidadania sempre em primeiro plano nos discursos ficou de fato em segundo plano. Meu caro, sou daqueles que acreditam que não se muda uma cultura assimilando-a em seus principais pontos, se muda com a ruptura dela e a cidadania estava fazendo sua parte num crescente, estava fazendo essa opção democraticamente, coisa difícil, aproveitar a brecha histórica aberta pelos donos do poder por conta de sua logica politicamente correta importada do exterior, nos deram uma oportunidade realmente grande de mudar dentro de suas próprias regras. E a cidadania dizendo que estavam cansados do sistema dominante elegeram o Lula. Mas isso foi fruto de um trabalho de formiga que vinha sendo feito por militantes esquerdistas, alguns ativistas como eu, para convencer os cidadãos mais renitentes absorvidos pelos sistema das necessidades de uma ruptura com tudo que esteve aí, inclusive muitos “grandes” homens da politica que são símbolos de improbidade e mal feito. Foi mais uma oportunidade jogada as traças por conta de ambições pessoais. O cidadão Brasileiro decantado como um dos mais simpáticos e generosos do mundo, ainda intui o que se deve fazer para bem do País e não é covarde não meu amigo.
    Dizer que não havia opção politica para se seguir no Brasil é uma das muitas falácias que muitos deste nosso representante esquerdista usa para fugir de sua covardia, de sua inercia. Dizer que o Brasil não tem jeito, que não mudaria e aceitar esse jogo viciado como normal e retirar do torcedor brasileiro a esperança de soluções para se justificar por ser um membro do atuante do sistema, e isso em nada vai contribuir para mudar o país. Para mim isso não basta e sempre pode ser diferente.

Américo

Assinem o manifesto contra as prisões ilegais no http://grupoge.dreamhosters.com/lista.php
16.000 pessoas já assinaram___ASSINE E DIVULGUE !

Américo

Assinem o manifesto contra as prisões ilegais no http://grupoge.dreamhosters.com/lista.php___16.000 pessoas já assinaram___ASSINE E DIVULGUE !

"É lamentável ver que parte da esquerda festeja prisão" – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Lincoln Secco: Os palhaços do circo jurídico serão esquecidos […]

Messias Franca de Macedo

‘A PIZZA’ DO JOAQUIM E DOS MARINHOS ESTÁ SENDO ASSADA NA ITÁLIA!

E ‘o pizzaiolo’ responde pelo nome de Henrique Pizzolato! A pizza sabor ‘mafiosos brasileiros na PAPUDA DO MEDITERRÂNEO civilizado’ RISOS ENTENDA

#########

Pizzolato ganha tempo na Itália para reforçar sua defesa contra Barbosa 19/11/2013 15:59 Por Redação, com colaboradores – de Roma, São Paulo e Brasília A defesa do ex-diretor do Banco do Brasil (BB) Henrique Pizzolato, refugiado na Itália na tentativa de anular o julgamento da Ação Penal (AP) 470, conhecido como ‘mensalão’, ganhou um tempo extra na formulação do processo com o qual busca provar sua inocência. Uma vez demonstrado que os recursos que deram origem ao processo que levou o ex-ministro José Dirceu e do deputado federal José Genoino (PT-SP) a cumprir pena no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, um dos presídios mais perigosos do país, “o processo todo cai por terra e fica demonstrada a motivação política que permeia o relatório do hoje presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa”, afirmou ao Correio do Brasil um dos advogados de Pizzolato, que prefere manter seu nome em sigilo. ‘PIZZARIA'(!): http://correiodobrasil.com.br/noticias/politica/pizzolato-ganha-tempo-na-italia-para-reforcar-sua-defesa-contra-barbosa/663578/

(JORNAL CORREIO DO BRASIL: ver Fac-símile de documento que será levado à Justiça italiana por Henrique Pizzolato – veja o documento em http://correiodobrasil.com.br/noticias/politica/pizzolato-ganha-tempo-na-italia-para-reforcar-sua-defesa-contra-barbosa/663578/)

Dudu Cartucho

Genoíno e Dirceu…suas biografias serão grandes demais. Parafraseando PHA: foram presos duas vezes, na 1ª lutando por democracia, na 2ª vítima dela.

Mardones

Rodrigo Leme quer uma adoção tardia. Não adianta. A famiglia Marinha não vai lhe aceitar. rs rs rs.

Mas suas tentativas são válidas. O problema é que Caetanos e Gabeiras já foram adotados.

ricardo

O historiador petista do PT está sugerindo que a Dilma vá à Papuda tirar uma foto com os três amigos? E qual seria a motivação? Distribuir foto em santinhos nas eleições do ano que vem?

francisco.latorre

covardes reacionários. que infestam a área..

recolham-se à insignificância. de seu conformismo atávico.

infelizes.

wilhelm reich. explica. e freud. e adler.

tipo começa na infância. pai patrão. mãe mandona.

aí só piora. tem o tal orgasmo. que não é pra qualquer um.

enfim.. sinceros pêsames.

a vida. às vezes. é um fardo.

ô dó..

..

    Mário SF Alves

    “tem o tal orgasmo. que não é pra qualquer um.”
    ______________________________
    Falou.
    ____________________________
    É… mas tem um outro; um simulacro de orgasmo. Esse, sim, é pra qualquer um. Aliás, comovidos e enfeitiçados pela mídia fora-da-lei, muitos entraram em êxtase com a prisão arbitrária, sensacionalista, barbosiana e ditatorial dos Zés.
    __________________________________
    É o capitalismo em crise fora do Brasil. É a extrema-direita se virando do avesso pelo jejum prolongado de poder absoluto[e já vendo em tábua de pregos], ô, estúpidos. Estúpidos somos todos nós. Os que têm orgasmos e os outros, os que simulam orgasmos. Uns mais estúpidos que outros, óbvio.

Levinson 7

Belíssimo texto que expoe, da mais justa maneira possível, a exata dimensão desses dois grandes brasileiros, José Dirceu e José Genuíno.Parabéns

Jorge Portugal

Qual foi o juiz que extraditou a mulher de Prestes? Você pode até esquecer o nome do juiz, mas os danos que ele cometeu, quando ninguém faz nada, são irreparáveis. Espero que não aconteça o mesmo com os réus do mensalão. Luiz Gushiken que os diga!!!

lukas

É o que resta: manter a pose de heroi.

Álvares de Souza

É uma imagem muito bonita e poderia ser usada na impressão de milhares de camisas,que eu, velho de 72 anos, ostentaria com um enorme prazer. Uma camisa de malha que tivesse na frente a imagem de Dirceu, e nas costas, a do Che.

    Silva

    Pode incluir meu nome na lista de compra.
    Adiciona mais 4 para eu dar a membros de minha família.

    Mário SF Alves

    Álvaro, você é o cara, cara.

leandro

Esse papo de capitalismo burgues….Tava curtindo férias num resort caro e voltou para ser preso de jatinho fretado…Se isso não é burgues, o que mais é???

    Fernando

    É verdade, pra ser de esquerda tem que ser desdentado, falar errado, andar de onibus e viajar para a Praia Grande de excursão.

    Sinceramente, até entendo o fato de quem é rico defender a direita, mas pobre de direita é o supra sumo da alienação.

    Marcilio Serrano

    Fernando,

    Faço minha as suas palavras.

    Por sinal como tem alienado por aqui.

    Carlos J. R. Araújo

    Pois é, meu caro. Há uns vinte anos atrás, para a direitona, até a champagne que Chico Buarque gostava de beber o deslegitimava como homem de esquerda. A idiotice não tem limites.

Rodrigo Leme

O engraçado é que ainda tem gente que engole esse papinho ideológico do Dirceu, como se ele ainda realmente acreditasse nessas palavras. É o de sempre: para cada malandro nascem 100 manés.

    francisco pereira neto

    Escrevi um post em que direcionava aos donos do blog a intervenção de certos jacus do brejo (você, Lulipe e Lukas), que nada acrescentam nos debates aos artigos aqui postados. Descrevi vocês como candidatos ao título de PhD em mensalão, mas só do PT.
    O blog vai ter que me aceitar às críticas dirigidas a vocês, porque muito poucos aqui o fazem. E vocês não merecem dialogar neste espaço porque vocês tem predileção por carniça. São verdadeiros urubus.
    Eu quero que vocês me apresentem um comentário, só um, no qual debatem ideias.
    Tô de saco cheio para suportar as suas idiotices. Seu comportamento de ameba. Predileção de sobreviver em ambiente fecal, que certamente não é este espaço.
    Você vem errando e se equivocando por achar que este espaço é uma privada. Não é não. O seu ambiente é no esgoto da Veja, Folha, Estadão, Globo. Lá vai encontrar muitos companheiros de latrinas e vai se sentir a vontade, em casa. Vai por mim gusano nojento.

    Jotage

    Francisco.
    Ninguém responde aos jacus do brejo porque eles não tem opinião. Trabalham a soldo para tumultuar a página.
    Esqueça o que dizem. Quando ninguém mais responder, eles são demitidos.

    Silva

    Francisco,

    Não gaste seu tempo respondendo a um cara desses.
    Está claro que ele é da tropa dos tucanalhas que enchem as redes sociais dos detritos dignos do lado “cheiroso”.

    Mário SF Alves

    “Eu quero que vocês me apresentem um comentário, só um, no qual debatem ideias.”
    ______________________
    Esse é o ponto, Francisco. No mais, é lamentável que em democracia ainda tão insipiente como a nossa, se use um espaço democrático como este para fins autoritários. Ainda que fizessem isso em sites totalitários e intolerantes como o da (in)Veja, talvez nem assim fosse razoável.

    Vixe

    Esse é mais um subproduto de vinte e tantos anos de Ditadura Militar.
    O seu mantra já é manjado e se resume a uma única causa: DETONAR o PT.
    É mais uma Reinaldete Olavocarvalhiana deslumbrada com seu coturnonoturno em sua jornada anti PT.
    Nada que seja digno de atenção…

    Julio Silveira

    Rodrigo, não pense que é fácil para mim ter que concordar com você.
    Mas nesse momento não vejo como te repreender.
    Esse papo de chamar de burguesia aqueles que condenam o Dirceu e seus próximos chega a ser um acinte.
    Esse cidadão está usando suas palavras para pessoas completamente desprovidas de senso critico, alienados da esquerda, exatamente como aqueles que estão do outro lado da ideologia, se é que isso possa realmente ter algum significado no Brasil. Aqueles que fanatizam sua idolatria, mas que não prezam pelo senso critico, ou bom senso. Entendo esse tipo de gente, mas acredito que são eles os responsáveis pelo dificuldade que demonstramos no avanço de uma cultura baseada em justiça, enquanto a que avança se baseia na hipocrisia.
    Não dá para ignorar o marketing esquerdista vendido para beneficio desses que estão sendo aprisionados, como heróis no passado, mas a história está aí cheia de exemplos de transições feitas por elementos que exploram as oportunidades. Em todo a minha existência tenho esperado por um governo transformador, de pessoas especiais, com capacidade de mudar a cultura nacional depravada pelo exemplo, perdi essa fé. Não tenho a mesma facilidade para entender como um elemento com o passado construído na base da contestação a “burguesia” possa ter se aburguesado tão facilmente, a ponto de diversas vezes se declarar um Lobista remunerado, para “sobreviver”, quem paga a um lobista?

    abolicionista

    Só um detalhe: se eles mudaram sua posição para “aproveitar as oportunidades”, por que estão na cadeia?

    abolicionista

    Ou melhor, por que só eles estão na cadeia, enquanto a turma do outro lado faz a festa?

    francisco pereira neto

    “Rodrigo, não pense que é fácil para mim ter que concordar com você”.
    Como assim?
    Você é exatamente igual ao delinquente verbal. Sem conteúdo.
    Não é fácil você concordar com o ameba?
    E desde quando protozoários diferentes se ajeitam nos excrementos?
    Saiba que eles competem entre si pela meleca.
    Você diz que perdeu a fé.
    E assim mesmo cara.
    Uns tem fé…demais e outros fé…de menos.
    Qual deles é você?

    Julio Silveira

    Ao você Abolicionista minha resposta, por que és digno dela, já que pede uma esclarecimento por minha posição da forma correta, e minha resposta é que foi o próprio Dirceu quem se assumiu lobista em tempos mais amenos, inclusive a alusão a sua sobrevivência foi dada também por ele. Vê-se agora que o custo pode ter sido alto demais por ter se acreditado da panela, foi traído por um de seus próprios indicados a parceria o mafioso Roberto Jeferson. Olha meu caro, não sou eu que nuca estive na corte quem poderia lhe revelar os porquês das diferenças de tratamento que ocorrem na Republica, mas era de se esperar que nunca fosse a mesma coisa com gente de origem dos que afirmam ser outras. Mas posso te dizer que aqueles que saíram da bases populares e chegaram ao topo nunca serão aceitos como iguais, e ainda bem. Espero sinceramente que as aqueles oriundos de bases populares estejam lá não para serem iguais mas justamente para serem diferentes, para convencerem a cidadania de sua diferença. Quem vai para a guerra conhecendo o inimigo não tem o direito de esperar que o inimigo tenha complacência consigo, e a atual politica ou a de todos os tempos que vivi neste país é de uma necessária guerra contra os que tem construído esse país de forma tacanha.
    Fazendo mentes bossais como desse abobado Francisco Pereira Neto, que no seu ímpeto militante agride de forma muito próxima ao que fazem seu iguais adversários, e esquece o que de fato o Brasil precisa. Mas da para entender os porquês do Brasil ser o que é, se não existissem essas bestas aonde os que tem cérebros iriam montar? Abraço.

    Mário SF Alves

    Quer saber, Julio, e com todo o respeito, mesmo porque você argumenta, cegueira mesmo, meu caro, é não ter parâmetros e enfiar na mesma tuba aqueles que defendem a consolidação da democracia no Brasil. Eu explico. Cegueira mesmo é dar a entender e manipular opiniões com argumentos que induzem a crer que se encontram em pé de igualdade o poder de fogo e de resistência da esquerda quando confrontados com o poder da direita. Quando não intencional, é no mínimo o maldito vício da maldita tabula rasa. Reles comparação. E isso a gente vê a toda hora. Seja na comparação torpe entre realidades tão díspares quanto Brasil e EUA ou quanto Brasil e Argentina ou Bolívia. Isso sim é deplorável. Isso, sim, é ainda mais pernicioso. Dá-se à esquerda ou aos democratas a mesma conotação em termos de poder que se dá à direita. Convenhamos. Isso é puro non sense.

    Julio Silveira

    Prezado Mario, meu tempo de militante já passou, hoje estou mais para ativista. E cada qual com seus ídolos, cada qual com seus símbolos, cada um com seus espelhos. Na história brasileira o meu é o Prestes, o Luiz Carlos Prestes, para mim o único e verdadeiro esquerdista que tivemos. Acima de tudo um verdadeiro idealista, que nunca abdicou de suas convicções humanitárias e cidadãs.
    Essa é diferença que vejo entre a esquerdas. A atual que se configurou na que busca alcançar o patrimonialismo material e a de um Prestes que defendia a criação de um outro patrimônio o de uma cultura nacional integradora da cidadania.

    augusto2

    oh, bello,
    sua tese do malandro e o mané carece ainda de fundamentaçao (hoje to falando que nem advogado, virxe)
    Nós os malandro do PT ainda precisamos GANHAR duas eleiçoes pra manter a tua tese (a de que nascem 100), pela razão basica que os malandru do palacio do bandeirantes ja conseguiram os manés necessarios cinco vezes.
    Pra essa conta dar certo e validar tua interessante tese, ainda falta urna, né?
    Se preocupe não, nós vamos fazer questão de validar voce, capisce?

    abolicionista

    O cinismo é mesmo o último refúgio da direita. Se eu sou um espertalhão, todos também o são…

    Marcilio Serrano

    Rodrigo,

    Como diria os cariocas malandro é malandro, mané é mané.

    Falta ainda os seus ídolos, ou vai continuar com o papo furado de Ivan valente.

    Já falei e repito espero seus cometários sobre Alstom, “Tremsalão” Tucano, Máfia do ISS…e vai em frente só para lembrar quem são os verdadeiros ladrões e ainda tem mané que defende…né mesmo Rodrigo…

    Todos migalhas perto da sobra de campanha que foi o pretenso maior escândalo de corrupção, que por sinal não serviu para enriquecer o Genuíno…já os seus ídolos..sobrou para comprar apartamento em Paris, fazenda em Minas.

    Dudu Cartucho

    Tem ídolo dos trolls com apartamento em Miami, comprado por 10 dólares.

    Rodrigo Leme

    As pessoas cujos comentários consistem de xingos de pátio de escola pedem argumentação.

    Pior que nem argumentação querem, querem concordância com eles mesmos, ou então são trevas. Fazer o que? Dou risada.

    Vixe

    É que com adolescentes tardios e rebeldes, idéias não costumam surtir efeitos.
    Se te xingam como em um pátio de colégio é por que se comportas como um apedeuta rebelde que quer chamar a atenção proferindo bobagens…

    Antenor

    E por que vocês da direita temem tanto o Dirceu?

Aline C. Pavia

Ciro Seiji poderia assinar a ilustração para usarmos em nossas camisetas, com o devido crédito, na campanha eleitoral ano que vem. Ficou tão ou mais linda que a popart a là Warhol da Dilma em 2010, baseada numa capa de Época e que teve também efeito contrário ao desejado, como agora com essa farsa nauseabunda do “mensalão”.

    Aracy

    Apoiado. Ciro Seiji fez um trabalho artístico de ótima qualidade. A imagem de José Dirceu poderá se transformar no novo ícone da esquerda brasileira, à semelhança da foto de Che Guevara feita por Alberto Korda.

    Carlos J. R. Araújo

    Não tenho dúvidas. Eu a usarei com a mesma felicidade que uso um bóton do Che.

    Mário SF Alves

    Profetiza. Valeu.

Gerson Carneiro

Nelson Mandela foi mantido por 27 anos na prisão.
Alguém aí sabe o nome de quem o mandou para prisão?

Em tempo: não vale consultar no Google.

    Rodrigo Leme

    Alguém sabe o nome do juiz que prendeu Capone? Ou o que prendeu o maníaco do parque?

    Juiz não é pra ser lembrado, é pra trabalhar. O STF fez o seu trabalho, borá pro próximo que tem fila. É o que sobre dessa caravana são os cães ladrando.

    francisco.latorre

    cara.. você é podre mesmo.

    parabéns.

    ..

    Gerson Carneiro

    É mesmo?

    É o de sempre: para cada malandro nascem 100 manés.

    Marcos

    Realmente, Rodriguinho, o ministrinhos do stf (com minúsculas mesmo) fizeram o seu trabalho.
    De lacaios e lambe-botas do PIG e da Casa Grande.

    Seu Zé

    Então você é o tal Rodrigo Leme? Interessante…

    abolicionista

    O Daniel Dantas mandou lembranças lá da casa de campo do FHC.

    abolicionista

    Ah, e quem prendeu Al Capone foi o juiz James Wilkerson. Infelizmente, faltam homens como ele no direito brasileiro. Policarpo continua solto, Daniel Dantas também, FHC virou literato, é dureza…

    abolicionista

    Juiz não é para ser lembrado? É para ser lembrado sim, principalmente se utilizar seu poder para defender os oprimidos e para combater a inustiça, como fazem todos os grandes homens.

    WALTER RODRIGUES

    Tá certo, seu Rodrigo Lemos. Assim como você, espero que a fila ande, mediante a prisão dos bandidos do trensalão, da máfia do ISS, da Privataria Tucana, da Lista de Furnas, da compra da reeleição e etc…,Aliás, por onde anda o Zé Arruda, o Roriz, o Demóstenes, o CANETA e o Cachoeira? Será que esperam lembranças do D. Dantas?

    WALTER RODRIGUES

    Eu sei e lembro o nome do juiz que prendeu o D. Dantas, do que prendeu o PITTA, do que trancafiou o NAHAS e espero saber quem vai prender o zé alagão, o maluff, o PRÍNCIPE DA PRIVATARIA e o Sérgio Ricardo.

    Mário SF Alves

    Ih, tripudiou o Gerson. Vai ter troco. Na boa; na diplomacia, mas vai. Rodopia pião!

francisco.latorre

sócrates. em sua defesa-denúncia. escracha olimpicamente. e pra sempre. os juízes executores.

bruno. tripudia o inquisidor.. ‘- por que tremes?..’

getúlio. atira contra si. pra derrotar o golpe. [ golpe esse que está aí. insepulto atormentante cruel maligno.

sócrates bruno getúlio. perderam. pra vencer.

..

dirceu genoíno pizzolato.

já venceram. que dúvida?..

..

o cara aqui. teve o grande prazer. e orgulho. de conhecê-los. os três.

incomuns homens comuns. meninos heróis. grandes brasileiros.

..

a ocasião faz o herói. pode ser.

mas o homem. é o que faz de si. de sua vida.

glória aos heróis. os que fazem a história.

quem luta a boa luta. já venceu .

..

    francisco pereira neto

    Latorre
    Sorte sua de conhecê-los pessoalmente.
    Mas não precisa dessa oportunidade gratificante para saber o caráter deles.
    Zé Dirceu e Genoíno, desde que me conheço por gente, esses caras não tiveram vidas próprias.
    Sempre estiveram lutando pelas causas democráticas.
    É uma verdadeira obsessão a luta deles.
    Quem de nós se entregariam de corpo e alma nessa luta?

Deixe seu comentário

Leia também