Justiça autoriza Lula a velar o neto de 7 anos em São Paulo; Eduardo Bolsonaro ofende ex-presidente em rede social

Tempo de leitura: 2 min
Arthur visitando o avô em Curitiba e no aniversário de Lula. Fotos redes sociais

Justiça autoriza Lula a deixar prisão para ir ao velório do neto

da Jovem Pan

O ex-presidente Lula foi autorizado nesta sexta-feira, 1, a deixar temporariamente a prisão para comparecer ao velório e ao enterro do neto Arthur Araújo Lula da Silva, que morreu aos 7 anos , vítima de meningite meningocócica.

O sepultamento está marcado para a tarde de sábado. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

Lula embarcará de Curitiba para São Paulo, escoltado pela Polícia Federal, em uma aeronave cedida pelo governo do Paraná.

Não foram divulgados mais detalhes porque a operação deverá ocorrer sob sigilo por questões de segurança.

“O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seguirá para São Paulo em avião do governo do Paraná. A aeronave foi liberada pelo governador [Ratinho Júnior], atendendo a pedido da Polícia Federal”, informou o governo paranaense em comunicado.

O Ministério Público se manifestou favoravelmente ao pedido da defesa para a liberação temporária. A Polícia Federal está de prontidão para a operação de deslocamento.

O que diz a lei

A decisão foi expedida pela Vara de Execuções Penais com base no artigo 120 da Lei de Execução Penal, segundo a qual condenados poderão obter permissão para sair do estabelecimento onde estão presos, sob escolta, em razão de “falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão”.

O pedido protocolado pela defesa do petista na Justiça cita a autorização dada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, quando o irmão do ex-presidente faleceu.

“As eventuais intercorrências apontadas no relatório policial, a meu ver, não devem obstar o cumprimento de um direito assegurado àqueles que estão submetdios a regime de cumprimento de pena, ainda que de forma parcial, vale dizer, o direito de o requerente encontrar-se com familiares em local reservado e preestabelecido para prestar a devida solidariedade aos seus, mesmo após o sepultamento, já que não há objeção da lei”, escreveu Toffoli naquela ocasião.

Os advogados do ex-presidente escreveram, ainda que, se compromete “a não divulgar qualquer informação relativa ao trajeto que será realizado pelo Peticionário”.

Morte

Arthur Araújo Lula da Silva, que morreu aos 7 anos , vítima de meningite meningocócica.

Os pais da criança são Marlene Araújo Lula da Silva e Sandro Luis Lula da Silva, filho do petista com a ex-primeira-dama Marisa Letícia.

A família pretende realizar o velório e o enterro na tarde deste sábado.

Assim, segundo a defesa de Lula, haveria tempo para aguardar a decisão da Vara de Execuções Penais (VEP) — se autorizado a deixar a prisão, a Polícia Federal deverá providenciar o deslocamento de Lula de Curitiba para São Paulo.

Latuff


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Netho

O clã mais representativo daquilo que Umberco Eco denominou de “legião de imbecis”, sem dúvida atende pela sigla Bolsonaro.
De pai para filho, porque filho de peixe, peixinho é, como filho de imbecil, imbecil é.
Umberto Eco não havia testemunhado o surgimento da “governança demencial” antes de cunhar sua célebre expressão para conceituar a esgotosfera das redes sociais.

Zé Maria

https://pbs.twimg.com/media/D0nUNHeXcAAoSYk.jpg

“Confesso que posto essa foto chorando.
D. Marisa vai cuidar desse neto!
Ai… Como é duro.
Lula, não sei o que dizer numa hora dessa.
Só tenho uma certeza: O amor vai vencer!”

Eterno Senador e Lutador Lindbergh Farias

https://twitter.com/lindberghfarias/status/1101644908753047554

Zé Maria

“Meu abraço cheio de força, carinho e afeto a Marlene e ao Sandro.
Nessa hora de tragédia e de dor, desejo serenidade e paz
à família de @LulaOficial para enfrentar tamanha perda.”

#ÉDireitoDeLulaEnterrarONeto

Dilma Vana Rousseff
Eterna Presidente do BraSil

https://twitter.com/dilmabr/status/1101524497662910466

Zé Maria

Uma famíGlia de Mafiosos da pior estirpe
e uma malta de correligionários Bolsonazis
determinando o rumo do País ao abismo.

Tempos Sombrios, de Fascismo Explícito
desmoralizando as instituições do Brasil.

Belmiro Machado Filho

Um porco que com seus irmãos e com seu pai chafurda na lama de Organização Criminosa, as milicias, tentando apontar o dedo podre para uma pessoa sabida e comprovadamente inocente.

Miranda

Dizer que Eduardo Bolsonaro é um anão perto do grande estadista que é Lula, seria elogio. O sujeito não passa de um verme. Se um verme dá uma picada num gigante, o verme contínua sendo verme e o gigante contínua sendo gigante.

nelson

idiota psicopata. deveria estar preso por acoitar milicia.

Deixe seu comentário

Leia também