Juíza impede governadores de visitar Lula; Flávio Dino considera decisão “esdrúxula”

Tempo de leitura: 3 min
Lula em Monteiro, na Paraína; foto Ricardo Stuckert

Lula em Monteiro, na Paraíba; foto Ricardo Stuckert

Da Redação

Os juizes Sérgio Moro e Carolina Moura Lebbos impediram nove governadores de Estado e três senadores de visitarem o ex-presidente Lula esta tarde, na sede da Polícia Federal, em Curitiba.

Lebbos, que cuida da execução penal, concordou com a decisão de seu colega Moro tomada no dia anterior. Em seu despacho, escreveu que “não há fundamento para a flexibilização do regime geral de visitas próprio à carceragem da Polícia Federal”.

O regime prevê visitas da família às quartas-feiras. O advogado pode passar até duas horas por dia com o preso.

Os governadores Ricardo Coutinho, da Paraíba; Rui Costa, da Bahia; Flávio Dino, do Maranhão; Renan Filho, de Alagoas; Camilo Santana, do Ceará; Tião Viana, do Acre; Wellington Dias, do Piauí; Paulo Câmara, de Pernambuco e Waldez Góes, do Amapá, além dos senadores Gleisi Hoffmann, Roberto Requião e Lindbergh Farias, deixaram uma carta manuscrita para ser entregue a Lula:

Estimado presidente Lula, querido amigo. Estivemos aqui e sempre estaremos. Ao seu lado, firmes na luta. Infelizmente, a Lei de Execução Penal não foi cumprida adequadamente e não podemos abraçá-lo pessoalmente. Mas, por nosso intermédio, milhões de brasileiros e brasileiras estão solidários e sendo sua voz por um Brasil justo, democrático, soberano e livre. Lula livre! Forte e fraterno abraços.

O governador do Maranhão, Flávio Dino, que é juiz de Direito, disse que as visitas estão previstas em lei e lamentou a decisão dos colegas do Paraná.

“Entre as regras da carceragem [da PF de Curitiba] e a Lei de Execução Penal, todos sabem que a lei tem primazia. O artigo 41 da Lei de Execução Penal diz que advogados, parentes e amigos têm direito de visitar um preso. Eu fui juiz federal por 12 anos, e inclusive fui juiz de execução penal. E nós estamos diante de uma situação absolutamente atípica, esdrúxula, uma vez que só haveria sentido nesse indeferimento se houvesse algum risco aos presos, ou da integridade física, ou mesmo à ordem pública”, afirmou Dino, para quem não pode ser privilégio algo previsto em lei.

A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, havia dito mais cedo que várias personalidades já manifestaram o desejo de visitar Lula, como o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica.

Depois da visita frustrada, o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, do PSB, denunciou a tentativa de demonizar a política, o que segundo ele tem como objetivo “afastar o povo do núcleo das decisões”.

Já para Roberto Requião, “a prisão de Lula é um biombo para esconder a entrega do petróleo” e de outras riquezas nacionais, além da demolição dos direitos sociais.

O senador paranaense se disse cético, não cínico, quanto ao STF analisar, na sessão desta quarta-feira, uma das ações diretas de constitucionalidade que tratam da prisão em segunda instância.

O Partido Ecológico Nacional (PEN) tentou retirar a ação que poderia beneficiar Lula, mas tanto a procuradora-geral Raquel Dodge quanto o ministro Alexandre de Moraes disseram que isso não é possível.

Por outro lado, não é certo que esta ação ou a da Ordem dos Advogados do Brasil, sobre o mesmo tema, sejam pautadas.

A Constituição de 1988 prevê como cláusula pétrea que uma pessoa só pode ser presa depois do trânsito em julgado da pena, ou seja, de não caber qualquer recurso.

Em decisão de 2016, por 6 a 5, o STF considerou que a prisão em segunda instância não viola a presunção de inocência.

Agora, existe maioria de 6 a 5 para mudar o entendimento, mas a presidenta do STF, Cármen Lúcia, através de manobras na pauta, tem evitado uma nova votação sobre o assunto.

Para Requião, “ou o Supremo [Tribunal Federal] manda soltar o Lula, ou o Supremo não existe mais, e com o fim do Supremo acaba o Congresso Nacional”, já que, na opinião dele, a Constituição restaria atropelada.

Leia também:

João Damasceno estudou o Jornal Nacional: Saiba o que ele descobriu


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

RONALD

Martin Niemöller é o autor do discurso antinazista “E Não Sobrou Ninguém, que diz:
“Quando os nazistas levaram os comunistas, eu calei-me, porque, afinal, eu não era comunista. Quando eles prenderam os sociais democratas, eu calei-me, porque, afinal, eu não era social democrata. Quando eles levaram os sindicalistas, eu não protestei, porque, afinal, eu não era sindicalista. Quando levaram os judeus, eu não protestei, porque, afinal, eu não era judeu. Quando eles me levaram, não havia mais quem protestasse”

lulipe

Esdrúxulo é querer transformar a prisão de um criminoso em circo. Onde já se viu diversos governadores que deveriam estar cuidando de seus estados que vivem uma situação de caos, principalmente na segurança, estarem querendo visitar um corrupto condenado? Parabéns à Justiça que proibiu essa palhaçada.

    Hudson

    E que se danem a justiça, a constituição e as leis, né lulipe?

    Até Gilmar Mendes é mais digno.

Heitor

Estamos vivendo uma ditadura disfarçada de democracia. A justiça mantém o Aecio solto após ser pego com malas de dinheiro em flagrante e o Lula preso sem uma prova contra ele.
O Moro usou uma matéria de jornal para prender o Lula, isso é completamente ridículo. Provavelmente fez isso para puxar o saco da globo para ganhar mais um troféu picareta do ano.

Luiz que não é trouxinha

O partido da justiça está unido na defesa do seu auxílio moradia.bando de lixos

FrancoAtirador

“Uma juíza pode dizer em que termos se dará a visita ao presidente Lula.
Mas jamais impedir um direito previsto expressamente em lei e chamá-lo de ‘privilégio’.
Ou é prepotência, ou é desconhecimento. Mais uma página triste e inusitada.”

@FlavioDino
https://twitter.com/FlavioDino/status/983819437517271041

Sandra

Tanto o presidente Lula quanto o PT apostam que alguém do judiciário vai fazer análise justa do processo. Não vai. Já ficou claro que estão todos, de alguma forma, envolvidos no golpe. Não vão voltar atrás de tudo que já fizeram. Ou paramos o Brasil ou Lula ficará preso até depois das eleições. Se houver eleições

João Lourenço

Quando alguém vai levar uma” tereza ” pra ele????Poxa gente,se informem antes existe dia e horário pra visitas e ali é prisão e não comitê eleitoral ! Se Lula sair, volta!

    Nelson

    Em qual das duas opções tu te enquadras, meu chapa?

    Tu tens grande dificuldade em interpretar frases curtas, de oito ou dez palavras e, portanto, fica impossível entender um texto com inúmeras linhas?

    O teu problema é má fé mesmo e, devido ao teu antipetismo irracional e fanático, como o demonstrado por grande parte do judiciário, da mídia, do empresariado, do clero e da sociedade em geral, não te importas, nem um pouquinho, em subverter e conspurcar a lei, ou pior, a lei maior, a Constituição?

marcosomag

Depois que a PF escondeu o provocador contra a Manuela, está provado que está à mercê de carrascos, e não tem a devida guarda do Estado. Devido ao risco iminente ao réu (lembrando que só seria considerado condenado caso houvesse o “trânsito em julgado”, o que não ocorreu), os governadores deveria ter chamado um trator para derrubar o portão da PF e dado voz de prisão a qualquer agente que tentasse impedi-los de verificar as condições da carceragem.

Hudson

“O Partido Ecológico Nacional (PEN) tentou retirar a ação que poderia beneficiar Lula”

Afinal, a lei é para todos…

Mauro

Poxa, os governadores tomaram um pé-na-bunda do judiciário !

Deixe seu comentário

Leia também