Jovens católicos e o processo eleitoral

Tempo de leitura: 14 min

Jovens Católicos sobre o Processo Eleitoral

O processo eleitoral nos desafia a refletir sobre que tipo de projeto de desenvolvimento se coloca para a sociedade brasileira, em especial para a juventude. A despeito dos largos passos dados nos últimos anos na construção da pluralidade religiosa e no combate a intolerância, temos assistido no Brasil um processo fundamentalista de criminalização da atividade política de quem, a partir da fé e do envolvimento comunitário, quer transformar a realidade. Ao mesmo tempo, este processo cria uma indevida utilização dos preceitos religiosos para o benefício de uma candidatura escondendo, por trás do discurso da moral, a posição política daqueles que querem de volta o conservadorismo e a lógica neoliberal para o centro do comando do executivo federal do país.

Assim como dezenas de intelectuais, agentes de pastoral, bispos, padres, religiosos e religiosas nós, jovens católicos abaixo-assinados, posicionamo-nos em defesa de um Brasil justo, livre e igualitário e combatemos o retrocesso conservador representado pela candidatura do tucano José Serra (PSDB). Sabemos a partir do que fez à frente do poder público como Prefeito de São Paulo, Governador e Ministro do governo FHC que, apesar da pele de cordeiro, o candidato tucano representa o retorno ao receituário neoliberal, ao achatamento do salário mínimo, às privatizações, ao tratamento truculento aos movimentos sociais e às grandes taxas e impostos, além de tratar a juventude e os demais temas sociais que nos atingem direta ou indiretamente como casos de polícia, e não como base para políticas públicas específicas. Em outras palavras, o desrespeito à vida, à dignidade humana e a paz!

Recordamo-nos das grandes lutas travadas pelos movimentos populares contra os desmandos da Era FHC e, por isso, temos clareza de que um eventual Governo José Serra significaria grandes prejuízos às políticas de juventude, com fechamento dos espaços de diálogo com as organizações juvenis, redução dos recursos para os programas sociais e fortalecimento das políticas repressivas, com a caracterização de políticas de extermínio da juventude, notadamente a juventude negra. Além disso, a proposta de redução da maioridade penal, criminalizadora da juventude, que ataca os efeitos e não as causas, ainda hoje vigente no Senado, amplamente combatida pelos movimentos de juventude, pelas igrejas, pela CNBB e pela própria Conferência Nacional de Juventude, parte dos aliados conservadores do PFL/DEM que estão como vice na chapa de Serra.

Ao contrário do que vivemos no governo FHC assistimos no governo Lula a uma série de avanços no conjunto das políticas sociais e no diálogo com as organizações populares. Com forte colaboração da ministra Dilma Roussef a juventude brasileira participou de um importante processo de consolidação das políticas de juventude com a criação da Secretaria e do Conselho Nacional da Juventude, a realização da I Conferência Nacional de Políticas Juventude e recente aprovação da PEC da Juventude que assegura no texto da Constituição os/as jovens como sujeitos de direitos. Os próximos passos, que não podem ser ameaçados por um retrocesso, são a consolidação do Estatuto Nacional de Juventude e do Plano Nacional de Juventude.

A juventude católica abaixo-assinada saúda a candidata Dilma Roussef pela sua posição clara em defesa da dignidade humana, em defesa da juventude e compreende que em seu governo assistirá a continuidade de políticas como o PROJOVEM, PROUNI e Praças da Juventude, ao contrário das práticas dos governos de Serra (como prefeito e governador de São Paulo), marcados pelo autoritarismo e pela repressão ao movimento social.

Não podemos nos calar diante da leviana utilização do discurso religioso como forma de ofender a candidata Dilma Roussef. É evidente o respeito de Dilma aos valores cristãos, à unidade na diversidade, a dignidade da pessoa humana e a defesa da juventude. Acreditamos que a sua história se confunde com a luta pela democracia, pela liberdade religiosa e pela liberdade de imprensa. Não podemos acreditar na enxurrada de mentiras divulgadas diariamente com interesse de difamar a candidata.

Precisamos assumir com ousadia o nosso desafio militante e lançarmo-nos numa grande rede contra a mentira e defesa da juventude. Dilma concretiza, na presidência, a opção preferencial que vivemos enquanto comunidade católica na América Latina: a opção por todos e todas, especialmente por aqueles/as que mais precisam, os/as pobres e os/as jovens. Converse com seus colegas, amigos/as, vizinhos/as, colegas de trabalho e comunidade. Acesse o site www.dilma13.com.br e veja a versão verdadeira das muitas mentiras divulgadas pela internet, enfim, vamos as urnas eleger Dilma 13 e continuar nas ruas em trincheira por um Brasil livre, soberano e democrático.

Sou católico, Sou Jovem, Sou Dilma! No dia 31 de outubro vote 13!

Brasil, 18 de outubro de 2010.

1. Felipe da Silva Freitas – bacharel em direito, presidente do Conselho Estadual de Juventude e Coordenador Nacional da Campanha contra a Violência e Extermínio de Jovens, PJ (BA)
2. Hildete Emanuele Nogueira – secretária nacional da Pastoral da Juventude (BA)
3. Eric Moura – Equipe Nacional de Serviços da PJMP e Equipe da PJB (AM)
4. Tábata Silveira – estudante de direito e Articuladora Nacional da PJE (RS)
5. Iris Oliveira – Doutora Professora da UFRN e Assessora da PJMP (RN)
6. Robson Rodrigues – Doutor Professor da USP e Assessor Nacional da PJMP (SP)
7. Vanildes Gonçalves dos Santos – Mestre em Ciências Sociais, assessora da PJ do CEBI, professora da Universidade Católica de Brasília
8. Maurício Perondi – doutorando em educação e assessor nacional da PJE (RS)
9. Edney Santos Mendonça – Representante da PJ no Conselho Nacional de Juventude (AM)
10. Elis Souza dos Santos – pedagoga e membro da Coordenação Nacional da PJ (BA)
11. Ângela Maria da Silva – pedagoga e Coordenadora Nacional da Pastoral da Juventude (PI)
12. Paula Grassi – Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude (RS)
13. Marcelo Lírio da Silva, membro da Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude (ES)
14. Roberta Agustinho – pedagoga, Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude (SP)
15. Raquel Pulita Andrade Silva – Relações Públicas, compõe a Comissão Nacional de Assessores da Pastoral da Juventude (DF)
16. Rubia Nascimento – Coordenação Nacional da Campanha contra a Violência e Extermínio de Jovens e coordenação Nacional da PJMP (AL)
17. Ana Rita de Castro – Presidente do Conselho Estadual da Mulher – GO e ex. Secretária da PJMP (GO)
18. Rodrigo da Rocha – Engenheiro Civil e Coordenação Nacional da PJMP (GO)
19. André Ferreira – Antropólogo e Equipe Nacional de Serviços da PJMP (GO)
20. Claudia S. da Silva – Assessora Nacional da PJMP e Assessora Regional da PJB Ne. 3 (BA)
21. André Fidelis – Coordenação Nacional da PJMP ( PE)
22. Laudiano Silva – Coordenação Nacional da PJMP (CE)
23. Rodrigo da Silva – militante da Pastoral da Juventude (SC).
24. Joaquim Alberto Andrade Silva – Publicitário, Assessor da Pastoral da Juventude (DF)
25. Alexandre Piero (Alex) – Conselho Municipal de Juventude de SP, PJ (SP)
26. Mayara de Queiroz Oliveira Ribeiro da Silva – Assessora da PJ Salvador (BA)
27. Fernando Zamban – Cáritas Brasileira Regional Sul 4 (SC)
28. Claudia Cristina Monteiro Lima – Assessora de Projetos – Instituto Marista de Solidariedade (DF)
29. Vanessa Aparecida Araújo Correia, jornalista, militante da Pastoral da Juventude, Santo Amaro (SP)
30. Pe. Wander Torres Costa (Pe. Wandinho) – Assessor da PJ, Mariana (MG)
31. Alessandro Hipólito – Secretário das PJs MG e ES, Belo Horizonte (MG)
32. Pe. Xico – PJ Arquidiocese de Belo Horizonte, Ribeirão da Neves (MG)
33. Pe. José Geraldo – Assessor das CEBs Belo Horizonte, Ribeirão das Neves (MG)
34. Marcos Dantas – Instituto Paulista de Juventude – SP
35. Renato Eliseu Costa, PJ Diocese de Guarulhos, mestrando em Gestão de Políticas Públicas – USP (SP)
36. Pe. Antônio Brigido de Lima -Arquidiocese de Montes Claros, Bocaiúva (MG)
37. Ir. Rubens Falcheto – Vice Presidente da CRB-MG, Belo Horizonte (MG)
38. Ir. Joilson de Souza Toledo – Irmão Marista, Belo Horizonte (MG)
39. Ir. Luiz André da Silva Pereira, Marista Coordenação Provincial da Pastoral (DF)
40. Ir. José de Assis Elias de Brito –Marista, Brasília (DF)
41. Ir. José Augusto Junior – PJ Arquidiocese de Belo Horizonte, Belo Horizonte (MG)
42. Ir. James Pinheiro dos Santos – Marista, Diretor do Centrio Marista de Juventude de Natal e Circuito Jovem/PB (RN)
43. Ir. Paulo Henrique Martins de Jesus – Marista, equipe de Assessoria PJ Regional Leste II (MG e ES)
44. Ir. José Leonardo dos Santos Borba, Irmão Marista, Secretário do Instituto de Pastoral da Juventude Leste II, Belo Horizonte-MG.
45. Frei Edvaldo Nunes – Frade Franciscano, Belo Horizonte (MG)
46. Pe. Alberto Panichella – Assessor Nacional da PJMP (AM)
47. Pe. Antonio Murilo de Paiva – Assessor Setor Juventude da Arquidiocese de Natal (RN)
48. Kleber Luiz Cardoso – Missionário e sacerdote estigmatino brasileiro, Assessor Arquidiocesano da Pastoral da Juventude em Asunción, Paraguay
49. Ir. Jane Cruz – militante da Pastoral da Juventude Estudantil (PA)
50. Pe. José Tadeu Rocha – Articulador do Setor Juventude do Regional Ne 2 (PE)
51. Renato Souza de Almeida, ex-membro da coordenação nacional da PJ e coordenação do Instituto Paulista de Juventude (SP)
52. Dalmo Cordova Coelho Filho, ex-coordenação da PJ na Arquidiocese de São Paulo, assessor de PJ e coordenação do Instituto Paulista de Juventude (SP)
53. Márcio Gomes Camacho, ex-coordenação da PJ Arquidiocese de São Paulo, Instituto Paulista de Juventude (SP)
54. Giselda dos Santos Braga, icm, coordenação do IPJ do Rio Grande do Sul (RS)
55. Mauro Costa Rodrigues – filósofo; mestre em educação pela UFMG e diretor executivo do Instituto Juventude Brasil (MG)
56. Paulo Mansan – Assessor da Pastoral da Juventude Rural (ES)
57. Maciel Cover – assessor da Pastoral da Juventude Rural (PB)
58. Edina Lima Cardoso, Arquidiocese de Goiânia, Rede Celebra e CAJU (GO)
59. Silvano S. da Silva – ex. Secretário Nacional da PJB (DF)
60. Francisco de Sousa (Chiquinho) ex. Secretário Nacional da PJMP (CE)
61. Maria Aparecida da Silva (Cidinha) – ex. Secretária Nacional da PJB (BA)
62. Carlos Marcelo – Sociólogo e Militante da PJMP (GO)
63. Givanildo Bonfim- ex. Secretário Nacional da PJMP (PR)
64. Ludimilla Aparecida Ex. Secretária Nacional da PJMP (GO)
65. Luana Tavares – Equipe Nacional de Serviços da PJMP (AL)
66. Redelson Tomaz – Assessor Nacional da PJMP (GO)
67. Leandro Dias – Militante da PJMP e coordenador Nacional da APNS (GO)
68. Luis Adriano Correa da Silva – Secretário do Setor Juventude Regional Ne 2 (PE)
69. Daniely de Barros Barbosa – engenheira eletricista, Coordenação Nacional da PJMP (RN)
70. João Carlos Nascimento da Silva, Assessor da PJMP, Olinda e Recife (PE)
71. Amanda Corrêa – ex-Secretária Nacional da PJE (RS)
72. Michele Vieira – militante da Pastoral da Juventude, assessora da Frente Parlamentar de Juventude da Assembléia Legislativa da Bahia (BA)
73. Beatriz Marins – militante da Pastoral da Juventude Rural
74. Adriano Brad – militante da Pastoral da Juventude Rural
75. Gilmar Andrade – assessor da Pastoral da Juventude Rural do Regional Ne3 (BA)
76. Simone Beatrice – militante da Pastoral da Juventude Rural (RS)
77. Letícia Melo – militante da Pastoral da Juventude Rural (RS)
78. Denise Pisone – militante da Pastoral da Juventude Rural (RS)
79. Isnar Viera Borges – militante da Pastoral da Juventude Rural (RS)
80. Silvia Azevedo Rosa – militante da Pastoral da Juventude Estudantil (MG)
81. Celso Santos – militante da Pastoral da Juventude Estudantil (SP)
82. André Bordignon – Assessor da Pastoral da Juventude – Campinas (SP)
83. Maicelma Maia – Pedagoga, articuladora das Pastorais da Juventude Bahia e Sergipe (BA)
84. Vânia Correia, jornalista, militante da Pastoral da Juventude da Diocese de Santo Amaro (SP)
85. Paulo Flores, jornalista, ex-Secretário Nacional da PJE (1993-1995), assessor de grupos de jovens, membro do Instituto Paulista de Juventude (SP)
86. Laine Chapada de Amorim, psicóloga, ex-Secretária Nacional da PJE (1997-1999) (SP)
87. Luis de Alencar- Assessor Pastoral da Juventude. Santo Amaro (SP)
88. Neide Pinto Santos – estudante de pedagogia UEFS, militante da Pastoral da Juventude (BA)
89. Susana Maia – ex secretária da coordenação nacional da Pastoral da Juventude, Instituto de Pastoral da Juventude Leste II (MG)
90. Joseane Araripe de Lima – militante da Pastoral da Juventude, Feira de Santana (BA)
91. Edvam Pinto Santos – PJ – Paróquia Imaculada Conceição, Feira de Santana (BA)
92. Sylla Pinto Santos – militante da Pastoral da Juventude, Feira de Santana (BA)
93. Helenilde Texeira da Silva – agente de pastoral – Arquidiocese de Feira de Santana (BA)
94. Leonardo Santana Marques – agente pastoral – Arquidiocese de Feira de Santana (BA)
95. Tiago Santos de Miranda – PJ Paróquia Sr. Do Bonfim, Feira de Santana (BA)
96. Sara Maria Santos de Miranda, Assessora da Pastoral da Juventude – Paróquia Sr. Do Bomfim, Feira de Santana (BA)
97. José Aniervson Souza dos Santos, Coord. Diocesano da Pastoral da Juventude/Diocese de Nazaré-PE, Presidente do Instituto de Protagonismo Juvenil/IPJ (PE)
98. Silas de Cássio, militante da Pastoral da Juventude – Diocese de Nazaré (PE)
99. Saulo de Tássio, militante da Pastoral da Juventude – Diocese de Nazaré (PE)
100. Jadeilson Gomes, Secretário Regional da Pastoral da Juventude Regional NE3 (BA)
101. Sale Mário Gaudêncio, Bibliotecônomo, Assessor da PJMP, diocese de Mossoró (RN)
102. Clayton Antônio de Miranda Oliveira, Assessor da PJMP Regional Ne 2, Mossoró (RN)
103. Cláudia Regina de Santana, militante da PJMP, Parnamirim (RN)
104. Walter Severiano da Silva Filho, militante da PJMP, Parnamirim (RN)
105. Adriana Elias da Silva, Assessora da PJMP, Natal (RN)
106. Telma Rodrigues da Silva, militante da PJMP, Natal (RN)
107. Lauro Costa Junior, Prof. de Ed. Física, Comissão Regional NE2 PJMP, Parnamirim (RN)
108. Ronaldo Monteiro Cerqueira – Assessor da PJ Regional 2 – Diocese de Nova Iguaçu-RJ
109. Jair Alves Costa – assessor da Pastoral da Juventude (BA)
110. Ranier do Nascimento Silva, Assessor da PJMP, Macaíba (RN)
111. Maria da Conceição Oliveira, Secretária do Setor Juventude da Arquidiocese de Natal, (RN)
112. Italo Agra de Oliveira Silva – Assessor da PJMP, Palmares (PE)
113. Ricchard Rocha Santos – Militante da PJMP, Palmares (PE)
114. Naiade Soares de Souza- Militante da PJ, Tanquinho (BA)
115. Marcelo Henrique Alves de Souza, Assessor da Juventude Salesiana, Natal (RN)
116. Daniele Francelino Laurentino, Assistente Social, Assessora da PJMP, Parnamirim (RN)
117. Mariza Campos de Oliveira, Militante da PJMP, Parnamirim (RN)
118. Sonia Maria da Silva, Assessora da PJMP, Parnamirim (RN)
119. Maria Verônica Avelino, Assessora da JUFRA, Natal (RN)
120. Daniele Francelino Laurentino, Assistente Social, Assessora da PJMP, Parnamirim (RN)
121. Josenildo Vicente – Comissão Regional NE2 PJMP, Palmares (PE)
122. Edgar Mansur – Ex. Secretário das PJs MG e ES, Instituto de Pastoral de Juventude-Betim (MG)
123. Paulo Olher – PJ Diocese de Oliveira – Campo Belo (MG)
124. Romeu Júnio de Bessa – PJ Diocese de Divinópolis (MG)
125. Neylane Fagundes – PJ Diocese de Araçuaí, Itaobim (MG)
126. Cristiana Aparecida- Ex. Coordenação Nacional da PJ, Teófilo Otoni (MG)
127. Carlos – PJ Diocese de Governador Valadares (MG)
128. João Paulo Furtado de Oliveira – PJ Diocese de Caratinga, Mutum (MG)
129. Rodrigo Bramusse – PJ Diocese de Itabira Cel. Fabriciano (MG)
130. Milton Lacerda – Assessor leigo PJ Diocese de Itabira e Cel. Fabriciano (MG)
131. Ítalo José Pires Cruz – PJ Diocese de Guanhães, Dom Joaquim (MG)
132. Jean Stefferson Pereira – PJ Diocese da Campanha, Três Corações (MG)
133. Alexandrina de Fátima Reis Silva – PJ Diocese da Campanha, Varginha (MG)
134. André Nogueira Guimarães – PJ Diocese de Patos de Minas, Patos de Minas (MG)
135. Vinicius Mendes Ventura – PJ Diocese de Leopoldina (MG)
136. Sidney Ferreira da Silva – PJ Diocese de Januária (MG)
137. Elis Viana – PJ Arquidiocese de Montes Claros (MG)
138. Padre Simão – PJ Diocese de Paracatu, Unaí (MG)
139. Josiele Soares Ruas Madureira – Centro Marista de Juventude, Montes Claros (MG)
140. Glaucia Maria de Oliveira – Instituto de Pastoral de Juventude Leste II, Belo Horizonte (MG)
141. Miguel Arcanjo de Assis – Instituto de Pastoral de Juventude Leste II, Belo Horizonte (MG)
142. Renata Rodrigues Ferreira – Instituto de Pastoral de Juventude J Leste II, Belo Horizonte (MG)
143. Gustavo Araújo Mafalda – Pastoral da Juventude Estudantil, Curvelo (MG)
144. Ricardo Palitot Antas – PJ diocese de Uberlândia, Uberlândia (MG)
145. Thalita Cândida Oliveira – PJ Arquidiocese de Belo Horizonte, Belo Horizonte (MG)
146. Adriano Mendes de Pinho – PJ Arquidiocese de Itabira Cel. Fabriciano, Ipatinga (MG)
147. Rafaela Goltara Souza – PJ Arquidiocese de Belo Horizonte, Ribeirão das Neves (MG)
148. Ronaldo Aparecido Luiz – PJ Belo Horizonte, Ribeirão das Neves (MG)
149. Pe. João Carlos Siqueira – Dep. Estadual, Belo Horizonte (MG)
150. Mesias Moises Veríssimo – PJ Arquidiocese de Belo Horizonte (MG)
151. Ir. Joérica Oliveira – PJ Arquidiocese de Belo Horizonte, Ribeirão das Neves (MG)
152. Weber Lopes Pereira, PJ Diocese de Itabira Cel. Fabriciano, Ipatinga (MG)
153. Victor Hugo Martins – PJ Diocese de Itabira Cel. Fabriciano, Ipatinga (MG)
154. Bruna Monalisa – PJ Diocese de Mariana, Ouro Preto (MG)
155. César Augusto Fernandes Silva – PJ Arquidiocese Belo Horizonte, Betim (MG)
156. Francisco de Paulo Luciano Araújo – PJ Diocese de Guaxupé, Paraguaçu (MG)
157. Ir. Luciana Vinicius de Souza – Ir. Dominicanas, Belo Horizonte (MG)
158. João Carlos Nascimento da Silva, Assessor da PJMP, Olinda e Recife (PE)
159. Verônica de Melo Rodrigues da Silva, Militante da PJMP, Olinda e Recife (PE)
160. Rodrigo Correia de Lima, Ex-Assessor Diocesano da PJMP, Olinda e Recife (PE)
161. Enildo Luiz Gouveia, Assessor da PJMP, Olinda e Recife (PE)
162. João Carlos, Ex-Assessor Diocesano da PJMP, Olinda e Recife (PE)
163. Gilson Jorge da Silva – Assessor da PJMP, Olinda e Recife (PE)
164. Deisy Rocha Farias – militante da Pastoral da Juventude (BA)
165. Bruna Rafaella de Lima Santos – Secretária Regional NE2 PJMP, Olinda (PE)
166. Sérgio Rogério Oliveira – Assessor Diocesano da PJMP, União dos Palmares (AL)
167. Francisco Crisóstomo (Thiesco) – Secretário da PJ, Diocese de Marabá (PA)
168. Arleth de Jesus Fiel Gonçalves – Militante da Pastoral da Juventude (PA)
169. Pâmela Grassi – militante da Pastoral da Juventude (RS)
170. Catiane A. Lima – militante da Pastoral da Juventude, Feira de Santana (BA)
171. Antonio B. Bizerra – agente de pastoral, Arquidiocese de Feira de Santana (BA)
172. Nailtom Santos – militante da Pastoral da Juventude, Feira de Santana (BA)
173. Guilherme Monteiro Cerqueira, professor, Coordenação Nacional da PJMP, RJ
174. Renato Ferreira Cordeiro – Assessor da PJ Regional 2 – Diocese de Nova Iguaçu (RJ)
175. Liége Santin – PJ Diocese de Chapecó (SC)
176. Franciele Santin – PJ Diocese de Chapecó (SC)
177. Pedro Caixeta Cabral – Assessor Regional da PJ – Diocese de Anápolis (GO)
178. Paula de Almeida Ferreira – Coordenação Diocesana da PJMP – Nova Iguaçu (RJ)
179. Ana Cácia Santos- Secretária Regional da PJMP NE 3 (SE)
180. Ulisses Willy Rocha de Moura- Assessor da PJMP (SE)
181. Sanadia Gama dos Santos- Assessora da PJMP (SE)
182. Rodrigo Szymanski, militante da Pastoral da Juventude, Diocese de Criciúma (SC)
183. Elena Casagrande – Assessora Regional da Pastoral da Juventude (SC)
184. Clivonei José Roberto, PJ da Arquidiocese de Ribeirão Preto, ex-membro da coordenação nacional da PJ (SP)
185. Maricelis Santana dos Reis, coordenação da PJ na Diocese de Santo Amaro (SP)
186. Rita de Cássia Cardoso, coordenação da PJ na Diocese de Santo Amaro (SP)
187. Helder Gomes do Santos, Pastoral da Juventude da Arquidiocese de São Paulo (SP)
188. Cleidiana Lima Viana, Pastoral da Juventude da Diocese de Campo Limpo (SP)
189. Dilson Nascimento Cruz, Pastoral da Juventude de Duque de Caxias (RJ)
190. Iracy Gomes professora, militante das Pastorais Sociais e professora
191. Vitor Hugo da Silva Ramos, Pastoral da Juventude da Arquidiocese de São Paulo (SP)
192. Antônio Carlos Pereira da Silva, Pastoral da Juventude da Arq. de São Paulo (SP)
193. Eurivaldo Ferreira, Pastoral da Juventude da Arquidiocese de São Paulo (SP)
194. Deyse Fabiana Brumatti, Pastoral da Juventude da Arquidiocese de São Paulo (SP)
195. Fabiana Bezerra Nogueira, Pastoral da Juventude da Diocese de Campo Limpo (SP)
196. Cristiane Silva Anjos, Pastoral da Juventude da Diocese de Campo Limpo (SP)
197. Dayane Karla Silva anjos, Pastoral da Juventude da Diocese de Campo Limpo (SP)
198. Adriano da Silva Martins, Pastoral da Juventude da Diocese de Campo Limpo (SP)
199. Dehon Santos Silva, Pastoral da Juventude da Diocese de Campo Limpo (SP)
200. Valéria Marques Mendes, coordenação regional da PJ em São Paulo, pedagoga (SP)
201. Marcelo Henrique Picolo Naves, ex-coordenação da Pastoral da Juventude São Paulo e coordenação do Instituto Paulista de Juventude (SP)
202. Fernanda Cristina Segalin, Coordenação Diocesana da PJ – Diocese de Chapecó (SC)
203. Camila Vicente Bonfim – bióloga (SP)
204. Carla Saadia Oliveira Moreira – Assessora da PJ Salvador (BA)
205. Bruno Conceição – Equipe de comunicação da PJ Salvador (BA)
206. Jaqueline Daiane Calmon – Secretaria executiva da PJ Salvador (BA)
207. Jaciara Pires – Educadora Social (DF)
208. Eder Francisco da Silva – estudante de engenharia ambiental, assessor da PJ (SP)
209. Elisandro Rodrigues – militante da PJ (RS)
210. Edivane Rodrigues – assessora da PJ (RS)
211. Giuliano Amaro Silva da Silva – militante da PJ (RS)
212. Giancarlo Silva da Silva – militante da PJ (RS)
213. Daniela Coelho da Silva – Grupo Shekinah – Paróquia São José – Gravataí (RS)
214. Virginia Vigano – Coordenação PJ Caxias do Sul (RS)
215. Niumar Ampese – Militante PJ (RS)
216. Rafael Barros – Vicariato de Canoas (RS)
217. Marina Berton – Coordenação PJ Erexim (RS)
218. Mateus Lesina – Coordenação PJ Santa Maria (RS)
219. Ciana Pessoa – Coordenação PJ Caxias do Sul (RS)
220. Joel Picoli – Coordenação PJ Passo Fundo (RS)
221. Aline Gayeski – Coordenação PJ Passo Fundo (RS)
222. Jéferson Cristhian – Coordenação PJ Canoas (RS)
223. Gisele da Rosa – Coordenação PJ Canoas (RS)
224. Sabrina de souza – militante PJ (RS)
225. Renata Zanella – assessora PJ Porto Alegre (RS)
226. Frei Patricio Sereta – assessor PJ Porto Alegre (RS)
227. Thiago dos Santos Rodrigues – PJ Porto Alegre (RS)
228. Leonardo Rodigheri – Coordenação PJ Passo Fundo (RS)
229. Meir Pinheiro – Grupo de Jovens da PJ Passo Fundo (RS)
230. Betyna Preischardt – Coordenação PJ Santa Maria (RS)
231. Fabricio Elias de Oliveira Alves – Assessor PJ (ES)
232. Maicon André Malacarne – Assessor PJ Passo Fundo e Erexim (RS)
233. Odair Camatti – PJ (RS)
234. Sérgio Lima Lacerda – Assessor PJ (ES)
235. Pablo Baierle Ferreira – Coordenação PJ Santa Cruz do Sul (RS)
236. Luciano Rodrigo Alves – Coordenação PJ Santa Cruz do Sul (RS)
237. Pablo Baierle Ferreira – Coordenação PJ Santa Cruz do Sul (RS)
238. Jader Rodgheiro – Ex – militante PJ (RS)
239. Daniel Ferreira – Grupo de Jovens da PJ Santa Cruz do Sul (RS)
240. Carla Graff – Ex – liberada da PJ Santa Cruz do Sul (RS)
241. Márcio Graff – PJ Santa Cruz do Sul (RS)
242. Robson Nandolfo Goltara – Assessor da PJ Arquidiocese de Vitória (ES)
243. Luana Castro da Silva – Assessoria Paroquia N.S.Navegantes – Vila velha (ES)
244. Maria Helizabeth Ferreira de Castro – Assessoria PJ Vitoria (ES)
245. Jacionor Pertille – Equipe executiva da PJ Diocese de Erexim (RS)
246. Bruna Lesina – Equipe executiva da PJ Diocese de Bagé (RS)
247. Gabriele Santolin – Equipe Executiva da PJ Diocese de Erexim(RS)
248. Elvis Brambila – Coordenador diocesano da PJ Diocese de Frederico Westphalen (RS)
249. Cleber Gusz Kusz- Coordenador Diocesano da PJ Diocese de Erexim (RS)
250. Kyndze Rodrigues Hörlle – Assessora do Setor Calabriano da Juventude e membro do Movimento CLJ (RS)
251. Jose Luis Abalos Junior- Agente Pastoral Diocese de Porto Alegre (RS)
252. Jéssica Oliveira de Souza – Militante PJ Diocese de Pelotas (RS)
253. Elisiane Zorzi – Coordenação PJ Passo Fundo (RS)
254. Aparecida Montana Santos – Militante da PJ (RS)
255. Marcos Reneu Zaro – Seminarista de Santo Angelo (RS)
256. Matheus Fernandes – Militante da PJ Marau (RS)
257. Marciano Guerra – Seminarista e PJ Caxias do Sul (RS)
258. João Guilherme Boaventura – músico e militante PJ
259. Vanessa Farenzena – Militante PJ (RS)
260. Ana Sara Niederle – PJ Diocese de Frederico Westphalen (RS)
261. Jaiane Kroth – Coordenação Regional da PJ (RS)
262. Crislaine de Carvalho Correia- Assessora da PJ Diocese de Estância (SE)
263. José Jardel do Nascimento- Assessor Diocesano PJ Diocese de Estância (SE)
264. José Ivaldo Araújo de Lucena – militante da Pastoral da Juventude (DF)
265. Ana Paula Oliveira – Teóloga e Assessora Diocesana da PJ – Volta Redonda (RJ)
266. Mairydelman Ilario de Lucena – militante da PJ (DF)
267. Paulo Sérgio Aquino – cientista social, ex-Coordenação Nacional da PJ, Nova Iguaçu(RJ)
268. Xenocrates Amon Mello, Militante Pastoral da Juventude – Arquidiocese de Curitiba, Fórum Estadual de juventudes do Paraná (PR)
Carta dos Jovens militantes da PJB, PJ / PJMP / PJE / PJR, ligados ao setor Juventude da CNBB!!!


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Alex Herren

Tenho 62 anos, minha família católica, e confesso que nesta minha existencia, nunca vi um enganjamento tão anti-cristão como este por parte de alguns bispos da igreja. Pelo que aprendi, não devemos julgar os outros, não devemos difamar nossos irmãos, não devemos inventar e nem divulgar inverdades a respeito do proximo. Mas pelo que se tem visto, alguns padres e bispos estão usando o dinheiro coletado nas igrejas para confeccionar panfletos com o intuito de difamar e mentir. O que prometeram a esses? O que irão ganhar em troca? Acho que estão no lugar errado.

Quem chamou o Papa na conversa? | A Tal Mineira – Blog da Sulamita

[…] Manifesto Jovens Católicos e o Processo Eleitoral, também postado no blogue do Azenha. […]

Rafael

Obrigado Azenha e equipe do viomundo pela postagem do texto que por email ao vosso site . Valeu mesmo… ai tá uma galera que não desista da construção da vida da juventude. Como um contraposto da noticias do dia a dia, vi nesse espaço uma forma de mandamos, como jovens catolicos, nossa opinião!
Abraços
Rafael – Diadema

Dimitri

sou católico,sou a favor da vida,da liberdade e da justiça!sou dilma!

Jovens católicos e o processo eleitoral « Arengueiro Natal/RN/Brasil

[…] Extraído do Blog Vi o Mundo. […]

Clésia

Parabéns jovens, nós precisamos de uma Igreja, onde padre não deve interferir em assuntos políticos, ele cuida só da alma..
Esse Bispo está sendo aguardadado pelo Diabo. Pois além de outros pecados como a mentira ele tbem não tem pena dos milhões de pobres deste pais e onde está o perdão que a Igreja prega?
É assim que ele oferece a outra face?
Ele deveria sair de igreja e se filiar ao PSDB ou DEM, é tudo igual.

carmen silvia

Plagiando PHA,"bendito segundo turno",algumas coisas boas aconteceram já citadas pelo CAF,mas eu acrescentaria essa reação dos setores progressistas da igreja católica,massacrados pelos os dois últimos papas,eles puderam em razão das mentiras e canalhices perpetradas por setores consevadores da igreja nos últimos dias do primeiro turno,vir a público e demonstraram um vigor que muitos,acredito eu,achavam que não existisse mais.Ontem fui ultrapassada por um carro aqui na minha cidade com o seguinte adesivo,"sou cristão voto Dilma". Parabéns a todos esses setores que se levantaram em defesa da verdade.

laura-bh-mg

É uma grande decepção a Igreja Católica. Parece a época da ditadura quando as mulheres ""virtuosas"" sairam brandindo os seus rosários aqui em BH. Os que professavam a mesma fé e praticavam outra opção política eram escomungados. Os de outra religião tinham de se esconder no silêncio. Sou católica praticante. Na missa de domingo não aguentei quando o Padre tentando desconstruir o que Lula fez, disse que era sua obrigação proceder assim. SAÍ DA IGREJA e fiz questão de fazer minha reverência a Deus no meio da Igreja. Engraçado…Valeu. Segundo me disseram ele mudou de assunto.

atilad

Comentário de um italiano q trabalha na Petrobrás: " COM TUDO O QUE ESTE GOVERNO FEZ, EU ACHEI QUE DILMA SERIA ELEITA JÁ NO 1ºTURNO, NÃO TINHA DÚVIDA NENHUMA. NÃO ENTENDO OS BRASILEIROS."
Acho q estava se referindo a crise mundial e ao ótimo resultados da economia brasileira.
Realmente, parece torcida de futebol, cada um torcendo pelo seu time, e nosso futuro q está em jogo!
Os estrangeiros devem nos achar MUITO BURROS mesmo.

MARCELO G. FURTADO

Show de bola !!!!!!!!!!!!!
essa é a juventude pensante dentro da Igreja Católica que fez a opção pelos nossos irmãos pobres e exluídos da nossa sociedade. Vamos nos tornar "protestantes" dentro da nossa Igreja e mostrar que não há espaço algum para pessoas autoritárias, moralistas, conservadoras e oportunistas.
Jamais poderemos nos esquecer da Igreja que combateu o regime militar e seus governos autocráticos através das várias pastorais, das CEB's – Comunidades Eclesiais de Base e tantos outros organismos que caminharam sob a orientação e apoio de Bispos e Padres que nos enchem de um orgulho santo em participarmos do corpo místico desta Igreja. É DILMA, PORQUE É PRECISO AVANSAR NO CAMPO DA JUSTIÇA SOCIAL E VIVA A VERDADEIRA IGREJA CATÓLICA E SUA JUVENTUDE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Vicente P Chicoli

Sou católico, nos últimos anos me afastei da igreja católica, pelos erros cometidos por esta instituição.
Padre Argentino que serviu a Ditadura, pedofilia, escravidao no Brasil, critica ao preservativo, Papa/Bispo conservador.
Agora estou feliz e esperançoso por esta atitude do Movimento dos Jovens Católicos, que Deus ilumine o coração desse
movimento para um Brasil próspero e justiça social
VAMOS COM DILMA!!!

Antonio

Sempre achei estranho o seguinte. Em plena ditadura militar, quando se opor àquele governo resultava em cadeia, desaparecimento e morte, o presidente da UNE foi expulso do Brasil, viveu no Chile e conseguiu entrar nos Estados Unidos para estudar numa universidade americana. Como um "subversivo" daqueles tempos conseguia entrar e estudar na América? Será que alguém o ajudou? A fundação Ford? É um bom tema para o jornalismo investigativo, não?

Celso

Essa é a Igreja da qual tenho imenso prazer e alegria de participar. Igreja na qual, exceo em sua doutrina, permite a liberdade de expressão e pensamentos, não está ligada a bispos fundamentalistas que não vêm a real necessidade do povo brasileiro, ligada a um Estado que lhe traga "vantagens". Certos bispos e padres querem de volta o Padroado Régio do IMpério. Que abuso!!!
Celso Vanzella, professor de filosofia, psicologia e história e pedadgogo.

Antonio de L. Mendes

Essa é a minha Igreja, esse é o Povo de Deus. Sou católico e também comecei na PJ essa é a igreja comprometida com os fracos e oprimidos. A verdadeira face do Cristo está no povo sofredor e marginalizado. Fora os vendilhões e oportunistas. Fora José Serra, mentiroso, perseguidor e ditador, que manda sua policia bater em professores.

Eudes S. Araújo

Digo com a mais profunda alegria: Sou Católico! E quero conclamar nesta eleição a todos os jovens a votarem conscientes de que o Brasil que queremos não é e nem será um pais que se rendeu a ditadura PTista que tenta se instaurar a todo custo. Não queremos um brasil onde a liberdade de expressão seja ameaçada, amordaçada e onde poderemos proclamar a fé sem restrinções de horário ou manipulação partidária. Quero sim, como brasileiro me orgulhar de uma nação que tem valores, éticos e morais, cristãos a serem preservados e que não os troca por um assistencialismo barato onde priva os pobres de sua total dignidade e impede-os de crescerem como altônomos e serem protagonista de sua liberdade. Queremos um governante que não feche os olhos a corrupção como se ela fosse a dona da casa e de onde vem a autoridade. Acorda Brasil! E lembra que um filho teu não foge à luta… Terra adorada, entre outras mil, és tu, Brasil, ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és Mãe gentil, Pátria amada, Brasil!

    Davi

    Amigo, não tem ditadura petista. O governo que aí está , tirou milhóes da linha da pobreza e foi colocado pelo voto popular. Não se pode desprezar um governo com 82% de aprovação. Acorda pra realidade rapaz!

    Bruno

    O povo também aclamou Hitler, Mussolini, Vargas, Perón, Morales…

    Daniel

    "O povo também aclamou Hitler, Mussolini, Vargas, Perón, Morales… " Que bonito, bota tudo num balaio de gato. O que tem a ver Morales com Hitler? Comparar bolinhas de gude com pirulitos, é esse o raciocio dessa gente. E esse Eudes aí: sua maionese tá estragada.

    Eudes S. Araújo

    Caro Davi, com todo o respeito que tenho a opinião diferente da minha, não nos iludamos, o que o governo fez não foi acabar com a pobreza. O Brasil precisa de um plano de governo sólido para um projeto social sustentável, onde o pobre possa crescer sem ficar dependente do governo, escravo de um bolsa família, mais ele (o pobre) possa, por ter sido criadas condições necessárias se alto-sustentar. Não ser escravo de um programa de governo. Será que a Dilma e o Lula conseguiriam se sustentar e com ele toda a sua família com um projeto "social" dos seus, como um bolsa família? Olha o que o governo faz com os pescadores: dá dinheiro (micharia) para ele não pescar no período da reprodução, e eles gastam tudo o que ganham com bebida, como vi e testemunhou um pescador no estado do Ceará. O pobre fez isso por que estava na ociosidade. Porque o governo não lhe deu emprego? E a educação, a saúde que é um caos nos estados – e nos hospitais federais, viu! – E a segurança? O Brasil nunca esteve tão atolado em escândalos de corrupção em um governo como o do atual, e não será diferente se a Dilma vier a ser eleita, basta ver o cartão de boas vindas que nos deu a casa civil nesse tempo, e etc… O PT quer sim criar uma ditadura do poder, sutil para não dizer que abandonou a democracia e a sua ética. No ceará está tramitando na assembléia uma lei da mordaça, o governo não conseguiu a nível nacional e está fazendo a festa com sua base aliada nos estados, para controlar a imprensa. É sério! Esse partido perdeu a noção de vez.

    Eudes S. Araújo

    Quero fazer uma correção na quarta linha do texto que postei: Não queremos um Brasil onde não poderemos proclamar a fé sem restrinções de horário ou manipulação partidária.

    Adilson Dilma

    Como você está por fora Eudes! Ditadura viveram os professores da Rede Estadual Paulista no Governo Serra que ressuscitou a Lei da Mordaça da época dos militares; com repressão a professores e policiais civis que lutavam por melhores condições salariais e de trabalho! Liberdade de expressão: o que dizer de amplos setores da Igreja Católica que foram calados por pensarem um pouco diferente, a mando e/ou apoiados por alguns que hoje defendem o Serra? Você acredita que a Mídia dominante permite que seus profissionais expressem o que realmente pensam? A respeito do assistencialismo: como alguém pode ser "autonômo" e "protagonista" com a barriga vazia e subnutrido? Valha-nos São Vicente de Paulo! Sinceramente, seus argumentos são muito fracos.

Waldir Antonio

Não sou mais jovem fisicamente, de cabeça sim. Parabenizo este manifesto Jovem. Estava me sentindo envergonhado pela atitude de algumas autoridades da minha Igreja católica. Com este e outros manifestos já divulgados me sinto com a alma lavada e enxaguada.

Bernardt

Parabéns à pujança e energia dessa juventude.
Dilma Lá, Dilma Já

Denise Oliveira

Assim como o Beto Crispim, também tive minha formação na TdL e comecei minha militância na PJ, mais especificamente na Mini-Jufra de Santo André-SP. E foi lá que também comecei a sonhar que um outro mundo seria possível.
Agora, adulta e militando no movimento socioambientalista, vi-me diante de uma pergunta de uma colega se acreditava mesmo que seria possível reverter o processo de degradação em que nos encontramos. Respondi que sim, que se não acreditasse minha luta não teria sentido.
Hoje, esse manifesto mostrou-me que essa mudança não só é possível, mas concreta!
Parabéns! Sinto muito orgulho de vocês!
Vamos todos com Dilma, para o Brasil seguir mudando!

    Pedro Souza

    É isso aí Juventude Católica Brasileira, é preciso sair de cima do muro e tomar posição, defendendo uma candidatura que de fato de se preocupa com a sociedade brasileira e não a trata como idiota, manipulável e com cassetetes como fazem políticos da direita demo-tucanos! E a nossa Igreja, principalmente depois dos ventos do Concílio Ecumênico Vaticano II, com a juventude à frente, não pode nesse momento retroceder no conservadorismo, apoiando uma candidatura que rebaixa a campanha à níveis medievais e se ancora em um conservadorismo tão grande que chega à ser um risco à uma sociedade democrática, essa que sobremaneira respeita a diversidade, a pluralidade, etc! E interessante saber que a Denise Oliveira que postou aqui iniciou sua caminhada na Mini-Jufra. Também já fui um Jufrista! Sinto hoje ver a JUFRA-JUVENTUDE FRANCISCANA, em suas principais instâncias de representação, se encaminhar bem ao gosto do conservadorismo da Igreja Católica, o que vejo com bastante receio, oportunismo para agradar as hostes de poder dentro da Igreja Católica! Bem, a gente tem que respeitar, pois dentro da igreja existem essas diversas tendências! Mas particularmente, eu como um Jufrista de coração ainda, gostaria de vê-la menos fechada em seu próprio umbigo e menos conservadora, mais próxima do sopro inicial, como disse um dia Santa Clara, "nunca perca de vista seu ponto de partida", ou seja, uma grande preocupação com os mais pobres, os mais injustiçados e etc e etc! Bem, não estou aqui querendo generalizar com essas palavras a instituição, acredito que ainda existam diversos jufristas que comungam da mesma opinião e gostariam de estar manifestando esse apoio da JUFRA à esse manifesto! Pena! Abraço fraterno à todos! Paz e Bem!!!

    Eudes S. Araújo

    Sou jovem e sou católico. Não é a juventude católica que está levantando a bandeira da Dilma, ou melhor do PT, mas alguns, aos quais respeito a opinião. Queria refletir também com vocês que assim como eu, juventude católica, precisamos de fato nos preocuparmos com que o chamado "Partido dos Trabalhadores" tem como metas para o seu governo. Não sejamos tão tolos, o que o PT tenta a todo custo é sutilmente instaurar uma ditadura, não tão na cara, pois são espertos e mais, seu projeto desconstrói a moral, a verdadeira dignidade da pessoa e abre as portas da nação para um liberalismo descomunal. E mais, o PT hoje não pode mais falar de burgueses. Fui militante do PT desde meus 16 anos, hoje com 37 vejo hoje o disparate do partido e a sua total contradição. Olhemos para os corruptos que o PT encobril nesses anos de governo, depois vem com um discurso:"No meu governo apareceu corrupto porque mandamos investigar…" Que nada! Estava na cara! O brasileiro não é burro. Eles acham que somos… (continua o comentário à seguir)

    Eudes S. Araújo

    (Continuação do comentário anterior ) – Pena que muitos católicos como vocês ques postaram aqui se dizendo católico e cuspindo no prato que alimenta a nossa fé, falando mal de padres, bispos, não tem nenhum respeito por tão grande sacramento que Cristo nos deixou. Só quero dizer que se não fosse a Igreja o mundo seria um caos, pois ela é a única instituição que tem a coragem de se erguer contra tudo e todos que ameaçam a vida e a dignidade da pessoa. A candidatura da Dilma é sim um mal para o Brasil. Não defendo o Serra, mais o vejo como um mal menor.

Baixada Carioca

O bispo tucano que mandou imprimir os panfletos deve tá excomungando um-a-um e dizendo que todos estão condenados ao fogo do inferno. Quer saber: se essa turma vai pro inferno, me incluam nesse grupo aí. Onde o bispo vai estar eu quero estar do lado oposto.

Baixada Carioca

O Bispo tucano que mandou imprimir os panfletos deve tá excomungando um-a-um e dizendo que todos estão condenados ao fogo do inferno. Mas quer saber, se essa turma vai pro inferno, me incluam nessa aí!

Ely Elson Gomes Leão

Será que é demais o PAPA mandar um pedido de desculpas pelo ato falho cometido pela IGREJA contra DILMA????(antes das eleições).
Ely Leão – BASÍLA/DF

CARLOS GOMES

TAMBE COMECEI NA PASTORAL OPERARIA E DELA APRENDI QUE SOMENTE COM FÉ E POILITICA EU CONSEGUIRIA AJUDAR NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E FRATERNA,SEMPRE EM BUSCA DO HOMEM NOVO.
VIVA O POVO BRASILEIRO
VIVA LUIZ INACIO LULA DA SILVA
VIVA DILMA,VIVA E CONTINUE O TRABALHO DO NOSSO COMPANHEIRO LULA.

Cleusa Meurer

Obrigada e PARABÉNS por escolher um futuro melhor para todos nós.

Mara

A igreja católica foi o espaço onde aprendi, que como Jesus Cristo, tinha de lutar contra as desigualdades e as injustiças. Me tornei líder do movimento dos trabalhadores perseguindo esse objetivo. Fiquei com vergonha do comportamento de alguns setores da minha igreja em relação às eleições. Espero que Deus os perdoe e os faça enxergar a tempo o grande mal que fazem. Fiquei imensamente emocionada ao ver esse manifesto. Isso mostra que a igreja, pelo menos em sua origem e em sua base ainda está viva e pujante.

Carlos Cruz

Serra, o passado (e o presente) o condena. Parecem acordar de um pesadelo. As políticas do (des)governo Serra-FHC-DEM ainda refletem na economia nacional. O grande acumulo de riqueza entre "iluminados" acentua-se na era DEMO-TUCANA e persiste até hoje. Bilhoes de dólares são as riquezas dessas pessoas. De onde veio tanto dinheiro? Que mentes são essas em um país de tanta pobreza? Como em 8 anos de (des)governo Serra-DEMO-TUCANO se acumulou tanta riqueza entre poucos da nação, enquanto tantos empobreciam e entravam para miséria? Que não retornemos ao retrocesso do passado de miséria e submissão. Os jovens dão o exemplo de não esquecer o passado.

Beto Crispim – BH

Que orgulho, mais que isso, que emoção. Comecei minha militancia na PJ, dela avancei para a militancia sindical e partidária. Na Pastoral da Juventude aprendi a sonhar com um mundo mais humano, mais solidário. De 1985 a 1989 eu estava na PJ da Diocese de Montes Claros-MG. Na lista pude reconhecer muitos nomes que naquela época ainda não tinham nascido ou que ainda gatinhavam. Também reconheci muitos que participaram de atividades que assessorei e alguns que convivi em outros espaços da Igreja Católico. Fiquei muito feliz em ver que há uma juventude disposta a renovar a política e a Igreja. Parabéns "meninos e meninas". Sem dúvida alguma, Dom Helder, Dom Zé Mauro, Pe Josimo e tantos outros estão sorrindo pra gente. O texto de vocês está ótimo, boa reflexão. Agora quero ver a cara daqueles que disseram que a juventude não quer saber de política.

vanessa moreira

Muito bom ver a sociedade se manifestando pela continuidade dos direitos sociais! Vários vivas!

Carlos Marques

Não sou católico, sou velho, e também apoio Dilma.

Marcos C. Campos

Parabens, pessoal !!
E' bom ver a juventude se movimentando para garantir conquistas sociais no Brasil !!!!

Mário

Sou Cristão… parabéns a vocês jovens…. vocês me orgulham com essa atitude.

Rafael, BHte

É manifestem-se mesmo pq o q a CNBB fez ao apoiar aquele bispo da gráfica foi o fim da picada, quem ficar calado ou se omitir consentirá!

Deixe seu comentário

Leia também