Janine: Projeto de tucanos com Temer está em ruínas

Tempo de leitura: 2 min
Foto Beto Barata/PR

Foto Beto Barata/PR

por Renato Janine Ribeiro, no Facebook

Vamos reconhecer: ninguém está sabendo exatamente o que acontece.

Podemos ter um monte de certezas pequenas, das quais exporei algumas, mas elas não completam o quadro.

Nem respondem a perguntas como: no que vai dar tudo isso? Num golpe militar, na vitória de Bolsonaro, na queda do governo ilegítimo, em eleições que devolvam o poder ao povo?

As certezas pequenas são:

1) O movimento tem vozes pró-Bolsonaro, mas ele vai além disso. Parece que a “pauta dos caminhoneiros”, clamando pela intervenção militar, exprime a opinião de uma parte, não de todos os participantes.

2) Há uma greve, de caminhoneiros autônomos, e um locaute, de empresas. Parece que Temer negociou com as empresas , não com os trabalhadores. Normal…

3) Mesmo os autônomos, em boa parte, assumem o discurso Bolsonaro. Experiência histórica ensina: quando as vias emancipadoras, pela esquerda, são barradas (por N razões, a começar pelo golpe e pela dificuldade da esquerda de entender o momento pós-2013), o descontentamento vai para a extrema direita. Daí que tenham razão os de esquerda, como os anarquistas, que querem dialogar com os paralisados.

4) A ruína do projeto PSDB-PMDB é total. Fica exposto justamente o tucano mais importante do governo, Pedro Parente. Ou seja, os tucanos negociaram com o PMDB para este tirar as castanhas do fogo, mas fica visível — e devemos apontar isso bem claramente — que o jogo do atual governo é apenas para preparar o chão para Alckmin chegar à presidência bonitinho, com o trabalho sujo já feito.

5) Duvidoso que o Exército vá bater ou matar caminhoneiros. Alguma possibilidade remota, até, de que a corporação armada ou segmentos dela confraternize com eles. Li texto dos policiais federais do Paraná dando-lhes apoio. Isso é pólvora.

6) Desabastecimento andando a pleno vapor. Impossível prever quando se volta ao normal. Fome e mortes a caminho.

7) Ruína total da autoridade. Depois que o Executivo, o Legislativo e o Judiciário perderam o respeito da sociedade — e a imprensa com eles — ninguém confia em ninguém. É desolador. Caminhoneiros dizendo que só voltam quando sair decreto. Não acreditam na palavra do atual governo. Quem há de lhes dizer que estão errados?

Mas nada disso compõe um quadro completo. São fragmentos, apenas isso.

Leia também:

Beatriz Cerqueira: Disputar as ruas!


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Bel

Será que os políticos estão conseguindo comprar comida, gás, gasolina?

Julio Silveira

Projeto Tucano de subordinar o Brasil a pais estrangeiro, e nosso natural adversario, sempre terá resistencia no Brasil de brasileiros que pretendem viver num país soberano e proeminente no contexto das nações. O Brasil não pode aceitar ser subordinado aos interesses de país algum, e seu povo não é menos importante que qualquer outro no Globo, infelizmente só é mal dilapidado por pessimos profissional da lapidação popular, Ambicioso na pior expressão, mercenarios, incompetentes, hipocritas e vaidosos, não necessariamente nessa ordem.

Deixe seu comentário

Leia também