Jair de Souza: Documentário argentino ajuda-nos a entender tudo o que povo brasileiro enfrenta desde 2016; legendas em português

Tempo de leitura: 2 min
Bolsonaro e Macri. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O neoliberalismo e a terra arrasada: a Argentina como espelho do Brasil.

Por Jair de Souza, especial para o Viomundo

Fiz a tradução ao português e a legendagem deste documentário argentino de 2019 por uma razão que me pareceu essencial: a atualidade do mesmo para ajudar-nos a entender tudo pelo que o Brasil vem passando nos últimos cinco anos.

O desenrolar da narrativa do vídeo revela os mecanismos usados pelas forças atreladas aos interesses do grande capital quando decidem eliminar da cena política aquelas pessoas ou organizações que, além de oferecerem resistência aos mesmos, demonstram ter força e capacidade de incomodar.

A forma de atuar do imperialismo na era do capitalismo neoliberal apresenta muitas características semelhantes em quase todas as partes onde os interesses do grande capital desejam se sobrepor aos das maiorias populares.

Os acontecimentos recentes no Brasil, no Equador, no Peru, na Bolívia, na Argentina, etc., não deixam margem para dúvidas quanto aos laços vinculantes entre todos eles.

Os agentes encarregados da gestão da defesa dos negócios do grande capital têm sabido fazer uso dos conhecimentos extraídos de experiências ocorridas em alguns países para estendê-las a outros.

O emprego combinado de lawfare (uso persecutório do sistema judicial) com uma intensa manipulação midiática não é exclusividade de nenhum de nossos países. Parece até que existe uma cartilha de aceitação universal que eles vêm seguindo à risca.

Em meu entender, a clareza exposta neste documentário sobre a tragédia que marcou o processo que levou o neoliberalismo de Mauricio Macri ao governo da Argentina vai nos ajudar a entender melhor também o sofrimento pelo qual o povo brasileiro está passando.

Por isso, dedicar nossa atenção sobre o que está sendo exposto e debatido no caso da Argentina vai nos ajudar a compreender melhor nossa própria situação e, com isso, encontrar formas de derrotar os eternos inimigos das maiorias populares.

*Jair de Souza é economista formado pela UFRJ; mestre em linguística também pela UFRJ


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Carlos Ixacab

Obrigado pelo documentário compartilhado Azenha. Esse e aquele da guerra econômica em Cuba: https://www.youtube.com/playlist?list=PLRrWfcMc1UyEb1ctxQCx6GvazKMPLbOFP
são bastante esclarecedores para mostrar que o império ianque nunca retirou suas garras da América Latina.

Zé Maria

O Neoliberalismo é o Maior Projeto Capitalista de Destruição da Humanidade – em todos os Significados – e do Planeta.

Jorge Gustavo Nunes

Muito Bo

Henrique Martins

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/bolsonaro-senador-vitalicio-eleicoes/

“Eu vou ser o candidato e ponto final”.
Não vai não senhor e todos os seus filhos perderão seus mandatos. Ponto final eu é que digo. Tá okey?

Henrique Martins

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/video-bolsonaro-vaiado-italia/

Carluxo está lá viajando com o nosso dinheiro sem ter nenhum cargo no governo e ainda está dando prejuízo aos cidadãos do Rio sem trabalhar e honrar o seu mandato na Câmara dos Vereadores.
Primeiro o bananinha vai a Dubai tirar foto com fantasia de sheik, Agora vem esse aí fazer turismo com o nosso dinheiro. Esses são os cidadãos do bem que diziam acabar com a corrupção.
O Brasil está no esgoto desde que esse governo assumiu, para não dizer na m…., isso sim…

Deixe seu comentário

Leia também