Jair de Souza: A carnificina nuclear ocorrida em Hiroshima e Nagasaki e a provocação de Nancy Pelosi; vídeo

Tempo de leitura: 3 min

Os saudosistas da carnificina atômica e a provocação de Nancy Pelosi

Por Jair de Souza*

Na sexta-feira,  5 de agosto, comemoramos (comemorar não é celebrar) 77 anos da perpetração do mais vil, cruel e satânico crime já praticado por seres humanos contra outros seres humanos.

Evidentemente, estou fazendo referência ao lançamento por parte dos Estados Unidos de uma bomba atômica sobre a população civil da cidade japonesa de Hiroshima, a qual foi seguida, alguns dias depois, com outra sobre Nagasaki.

Foram cerca de 140 mil mortos imediatos só no primeiro caso e mais quase uma centena de milhares no segundo. Isto num momento em que o Japão já estava inteiramente incapacitado para dar continuidade à guerra.

A pergunta que nunca foi satisfatoriamente respondida é: Por que se decidiu por tais atos tão anti-humanos e desnecessários do ponto de vista bélico?

O que muitos acreditam é que os alvos prioritários dessas bombas não eram de fato as forças militares do Império Japonês, as quais, como mencionáramos anteriormente, já estavam cambaleantes nesta etapa da conflagração, e sim aqueles novos adversários que os Estados Unidos viam despontar como possíveis ameaças a sua hegemonia recém consolidada: a União Soviética e a República Popular da China.

Se atentarmos para as formas típicas com as quais os fascistas-nazistas-bolsonaristas da atualidade buscam se impor nos meios em que atuam, vamos concluir que elas se derivam desta ideia de que “se você não consegue obter o respeito e a admiração de seus concorrentes, faça-os ter medo de seu poderio e de sua violência”.

Portanto, na condição de único país detentor da bomba atômica, os Estados Unidos poderiam deitar e rolar num mundo submetido totalmente à sua mercê por temor.

Porém, em pouco tempo, outras potências também se assenhoraram da tecnologia nuclear para fins bélicos e os Estados Unidos perderam sua exclusividade deste privilégio de intimidação e dominação.

No entanto, por mais contraditório que possa parecer, foi a expansão a outros países dessa capacidade de causar mortes por via nuclear que veio a permitir um certo equilíbrio capaz de impedir confrontos diretos entre as grandes potências, o que tenderia a implicar em destruição mútua delas mesmo e de toda a humanidade a seu reboque.

Foi assim que, passamos a pensar que jamais voltaríamos a vivenciar os horrores diabólicos do extermínio nuclear como tinha ocorrido em Hiroshima e Nagasaki.

Bem, a coisa andava neste pé até há bem pouquinho. Mas, eis que chegou Nancy Pelosi!

Embora possa soar como uma fantasia algo exagerada para alguns, a verdade é que, com sua viagem provocativa a Taiwan, a presidenta da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, deu uma contribuição das mais significativas para tornar factível a deflagração da Terceira Guerra Mundial, a qual passou a ser uma possibilidade muito mais realística do que até então ousávamos imaginar.

Por que uma senhora de 82 anos de idade, com mais de cinco décadas de envolvimento com a política institucional tomou a decisão de partir para esse ato de provocação que está colocando o mundo à beira de uma hecatombe nuclear, se nem mesmo o presidente de seu próprio país admite abertamente apoiá-la em seu feito?

O que ela esperava conseguir a partir de sua tresloucada atitude?

As respostas para esta indagação é o que se pretende descobrir no debate apresentado neste vídeo postado no topo,  para o qual fiz a tradução ao português e elaborei as legendas.

Creio ser muito oportuno vê-lo com atenção e refletir sobre as questões ali levantadas.

*Jair de Souza é economista formado pela UFRJ; mestre em linguística também pela UFRJ

Leia também:

China impõe sanções e realiza os maiores exercícios militares já feitos no entorno de Taiwan

Marcelo Zero: O mundo precisa de mais Lula e menos de Nancy Pelosi

José do Vale: Pelosi pousou em Taiwan mas pode levar os EUA e o restante do mundo a escassez de medicamentos


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

Independentemente do fato de Ms. Pelosi
estar com Demência Senil ou sofrendo do
Mal de Alzheimer ou, ainda, ter sido criada
no Terror Paranóico da Guerra Fria, certo é
que o Báidi consentiu ou até estimulou o
Ato Insano dessa Deputada ‘Democrata’,
que ocupa a Presidência da Câmara dos
Representantes, um dos principais cargos
dos Poderes Políticos Constitucionais dos
Estados Unidos da América (EUA).
O Fato dessa Senhora ter se deslocado do
Ocidente ao Oriente para fazer Provocações
à Potência Econômica Chinesa que detém
o Maior Exército do Mundo e um dos maiores
Arsenais Bélicos, inclusive Atômico-Nucleares,
é a Comprovação de que o Partido ‘Democrata’
é Irmão Siamês do Partido Republicano, com a
mesma Ideologia Belicista Agressora de Nações.

Deixe seu comentário

Leia também