“Índio” da Odebrecht, milionário golpista e grileiro, vai presidir o Senado. Apoio de petistas vale cargo para José Pimentel

Tempo de leitura: 4 min

Captura de Tela 2017-02-01 às 22.22.00

Superestimando a luta institucional e insensível ao apelo da militância, a maioria da bancada preferiu não tomar uma posição clara, autorizando os senadores e senadoras petistas a votarem como bem entenderem. É realmente lamentável. Um equívoco político que cobrará seu preço. Não poderíamos de forma alguma fazer alianças com protagonistas do golpe. Não se trata de desconhecer a importância dos espaços institucionais para a disputa política, mas de reconhecer que a única trincheira de luta capaz de derrotar os golpistas, barrar as reformas neoliberais e resgatar a democracia via eleições diretas é justamente a trincheira da luta social. Dos senadores petistas Fátima Bezerra, Gleisi Hoffmann e Lindbergh Farias, sobre a decisão da bancada do partido de não tomar decisão e garantir uma vaga para José Pimentel (PT-CE) na mesa diretora sob a presidência do “Índio”.

“Índio” na delação da Odebrecht, Eunício Oliveira vai presidir o Senado

Da CartaCapital

Milionário, senador do Ceará tem empresas com contratos com o governo federal e, segundo delator, integrava “núcleo” do esquema

Após dois anos comandado por Renan Calheiros (PMDB-AL), uma das figuras centrais nas denúncias de corrupção da Operação Lava Jato, o Senado será presidido agora por Eunício Oliveira. O peemedebista do Ceará foi eleito nesta quarta-feira 1º, com 61 votos, contra 10 votos de seu único concorrente, José Medeiros (PSD-MT).

Deputado federal por três legislaturas (1999-2007), Eunício Oliveira foi ministro das Comunicações do governo Lula (2004-2005) e, desde 2011, exerce seu primeiro mandato como senador.

Autodeclarado empresário e agropecuarista, Eunício Oliveira é um dos diversos milionários do Congresso.

Em 2014, quando disputou o governo do Ceará (e perdeu para Camilo Santana, do PT), Eunício declarou patrimônio de 99 milhões de reais. A maior parte está na Remmo Participações S/A, uma holding que detém diversas companhias, como a Confederal e a Corpvs, ambas do ramo de segurança e vigilância.

Na sexta-feira 28, reportagem do jornal O Estado de S.Paulo mostrou que as duas companhias de Eunício têm contratos de 703 milhões de reais com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, bancos controlados pela União e largamente influenciados pelo PMDB. Os contratos tiveram início em 2011, quando começou o mandato do cearense, e vão até 2019, quando acaba o mandato.

Outra parte dos milhões de Eunício está na Santa Mônica Agropecuária e Serviços, uma enorme propriedade rural com mais de 21 mil hectares localizada entre os municípios goianos de Alexânia e Corumbá de Goiás.

Como CartaCapital mostrou em setembro de 2014, da estrada que atravessa a propriedade, é possível avistar represas, aeroporto particular regularizado pela Agência Nacional de Aviação Civil, várias casas, benfeitorias e pastagens a perder de vista. Todas as entradas são vigiadas por seguranças particulares.

A Santa Mônica foi invadida duas vezes pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em agosto de 2014 e junho de 2015. Nas duas ocasiões, os ativistas deixaram o local após receberem a promessa de que seriam contemplados em assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Nas duas ocasiões, o MST salientou suas dúvidas a respeito de como Eunício Oliveira conseguiu amealhar tantas terras conjugadas para criar seu latifúndio. Como também mostrou CartaCapital, em outubro de 2014, Eunício é acusado de ter pressionado diversos pequenos agricultores para conseguir criar seu latifúndio.

Em um dos casos, em meio a uma disputa judicial, Eunício conseguiu que um juiz da região, Levine Raja Gabaglia, entregasse a ele a posse de duas fazendas pertencentes a uma família acusada pelo parlamentar de roubar gado de sua propriedade.

Chama atenção no histórico de Eunício o crescimento patrimonial que teve em um período de quatro anos. Em 2010, quando disputou o Senado, Eunício tinha uma patrimônio declarado de 36 milhões de reais. Em 2014, na disputa pelo governo do Ceará, o patrimônio era de 99 milhões de reais.

O rápido crescimento na fortuna não incomodou a Receita Federal, fenômeno que ocorreu com Eunício também alguns anos antes. Em 2006, o então candidato à Câmara não declarou a posse de nenhum boi ou vaca ao Tribunal Superior Eleitoral.

Um ano depois, em maio de 2007, a Agrodefesa de Goiás computou ao peemedebista a “posse de 9.258 animais bovinos”. Em maio de 2008, dois anos após declarar não possuir gado, Eunício detinha em seus registros estaduais 19.411 animais. De sitiante, o parlamentar tornou-se o maior criador de gado nelore da região.

Na Operação Lava Jato, Eunício tem um papel de destaque. Em sua delação, Cláudio Melo Filho, ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht, relata o pagamento pela empreiteira, entre 2006 e 2014, de mais de 80 milhões de reais em propina, caixa dois e doações legais de campanha a quase 50 políticos.

Nas 82 páginas do documento, Melo Filho detalha sua relação com os dois principais grupos do PMDB, o do Senado, capitaneado por Renan Calheiros, Eunício e Romero Jucá (RR), e o da Câmara, historicamente liderado por Michel Temer, Eliseu Padilha e Moreira Franco.

No Senado, Jucá era o principal interlocutor do ex-diretor da construtora. Por estratégia pessoal, diz Melo Filho, ele focado sua atuação junto a Jucá, Renan e Eunício, que assumem os respectivos codinomes de “Caju”, “Justiça” e “Índio”, por serem essas figuras fortes no Congresso, capazes de guiar as votações.

Não à toa, Melo Filho afirma que eles são o “núcleo dominante” do PMDB no Senado. Segundo a mesma delação, Calheiros recebeu cerca de 6 milhões de reais e Eunício, 2 milhões, para atuarem em favor da Odebrecht no Senado em emendas benéficas à empresa.

PS do Viomundo: Houve 10 abstenções, inclusive de três outros senadores do PT: Angela Portela, Regina Sousa e Paulo Paim.

Leia também:

O protesto dos senadores petistas contra a decisão da bancada por 7 a 3


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Narr

Muito figurão petista aceitaria compor o ministério do Temer, se fosse convocado.
Em nome da “luta contra a crise”, “não é o momento de desestabilizar o governo”, “dois passos atrás para dar um adiante”, estariam lá, felizes da vida.
Por sorte da esquerda, o presidente Temer acha que ai seria queimação demais nomear gente do PT.
E nem precisa: o preço de vários senadores é mais barato, uns carguinhos, nomeaçõezinhas para garantir apoio na próxima eleição, e tudo se arranja.
Expulsaram Heloísa Helena e deixam esses caras?
Se o bom Deus desejar que Índio e Botafogo se livrem da cana delatando os companheiros petistas que os apoiaram em troca, bem… em troca da institucionalidade democrática, etc.

Serjão

Esse PT não somos nós.
O PT somos LULA.
O Brasil perdeu hoje a sua primeira-dama!
Muitas flores a todos nós.

Amarula

Fora de Pauta: o comentário de Bob Fernandes sobre Eike Batista. Definitivo.

Exaltação e humilhação de Eike descrita neste vídeo com menos de 3 minutos de duração.

http://www.ocafezinho.com/2017/02/01/bob-fernandes-denuncia-hipocrisia-por-tras-linchamento-midiatico-de-eike/

Fauzi Achoa

Esse como tantos fez parte do governo Lula.

Cláudio

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabuj@s suj@s a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) d@s canalhas direitistas…
.
……………………………. PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:
Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o povo brasileiro (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, não pára por aí: vem mais coisa(s) contra as quais não se contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que os ProgressisTas são pegos de calças curtas, desprevenidos e perplexos. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.

.:.

‘Pinto por Cima’
.
“Você pode pichar primeiro
Não deixo mole e pinto atrás
Eu quero ver se eu pinto inteiro
Um muro de Moema até o Brás
Pra cidade ficar mais “top”
Na 23 e na Faria Lima
De fantasia pra dar mais ibope
Poso pra foto e pinto por cima!
Pinto na ponte
Pinto no muro
Pinto de branco
Ou pinto mais escuro
Pinto de fora
E pinto dentro
Pinto na Mooca e depois pinto no centro
Eu te faço um convite
Esqueça essa bobagem de grafite
Esse muro fica muito mais bonito
Com um quadro do Romero Britto”
.
( Marchinha de carnaval apresentada no YouTube por Vitor Velloso, Gustavo Maguá e Marcelinho Guerra
banda mineira Orquestra Royal )
.
“Link” para ouvir ( e ver ! ! ) “Pinto Por Cima”: https://www.youtube.com/embed/T5t_LCnhV7I

.:.

………………………………………. AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
.
Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
.
Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
.
Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
.
Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
.
Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
.
. . .
……………………………………………. Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)
.
. . .
(En la lucha de clases)
.
En la lucha de clases
Todas las armas son buenas
Piedras
Noches
Poemas
…………………..………………………………. (Paulo Leminski)

::

Mídia cínica, mercenária, demagógica e corruta.
.
“Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma”.
…………………..………………………………. (Joseph Pulitzer)

::

Se você não for cuidados@
.
“Se você não for cuidados@, os jornais [a mídia] farão [fará] você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas e amar as ‘pessoas’ que estão oprimindo”.
…………………..………………………………. (Malcolm X)

::

(En la lucha de clases)
.
En la lucha de clases
Todas las armas son buenas
Piedras
Noches
Poemas
…………………..………………………………. (Paulo Leminski)

::

(Não é a beleza)
.
Não é a beleza
Mas sim a humanidade
O objetivo da literatura
………………………….………………………. (Salamah Mussa)

::

A existência precede a essência.
……………………………………..……………. (Jean-Paul Sartre)
::
.:.
* 1 * 2 * 13 * 4
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *

Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO no PSDBosta) !!!!

* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Nelson

Nos debates que vez ou outra faço com colegas e as pessoas em geral, sobre a situação do nosso país, tenho nadado contra a corrente e defendido o PT. Obviamente, não é uma defesa cega; aponto pontos positivos e negativos o partido e ressalto que o PT foi derrubado do poder pelos seus acertos, não pelos erros.

Porém, quando vejo que depois de tudo que passamos o PT segue fazendo dessas safadezas, confesso que me dá uma vontade danada de entrar para o time daqueles que só descem o malho nesse partido.

    lulipe

    Antes tarde do que nunca, Nelson. Seja bem-vindo!!!

Deixe seu comentário

Leia também