Ibope: Em curva ascendente, Dilma prestes a superar Marina em simulação de segundo turno
Tempo de leitura: 2 min

Da Redação
Notem as curvas ascendentes de Dilma, em todas as situações. Marina perde mas Aécio Neves não herda as preferências, que se transferem da candidata do PSB à presidente.
Faltando 12 dias para o primeiro turno, o tucano talvez não tenha tempo suficiente para a arrancada que o levaria ao segundo turno. Talvez.
Brancos, nulos, não sabem/não responderam equivalem a 12% do eleitorado. Além de ganhar um ponto de Marina, é provável que Dilma tenha conquistado outro ponto entre os indecisos.
Tudo isso, se não houver algum tipo de “ajuste” na margem de erro.
Outros bons dados para a chapa governista vieram na pesquisa CNT/MDA desta manhã (Dilma 36%, Marina 27,4%, Aécio 17,6%), especificamente sobre os indecisos:

Apoie o VIOMUNDO
Mas há mais que isso. Vejam agora como Dilma (com 35% na simulação de primeiro turno) pode crescer entre os eleitores que consideram o governo federal “positivo” ou “regular” (soma de 74,2%):

Agora vejam, abaixo, o impacto sobre as pessoas que assistem à propaganda eleitoral na TV, que é o meio de maior alcance:

Finalmente, há uma explicação plausível para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ter sumido da campanha. Basta dar uma olhada na série histórica:


Conclusão do Viomundo: As pessoas querem mudança. Por grande maioria. Isso está registrado em absolutamente todas as pesquisas. Mas a memória do segundo mandato de FHC segue firme e forte como um período desastroso, que ajuda Aécio a empacar. Sobre Marina, a pergunta que os eleitores inclinados a votar nela se fazem neste momento é: mudar para melhor ou para pior?
Leia também:




Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!