Haddad, Fernando Henrique e Ciro advertem Bolsonaro: Crime de responsabilidade

Tempo de leitura: 2 min
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, durante solenidade de entrega da medalha da Ordem de Rio Branco, no Palácio Itamaraty.

Da Redação

A notícia de que o presidente Jair Bolsonaro compartilhou em rede social um convite para manifestação de extrema-direita no próximo 15 de março causou alarme.

Deputados apoiadores de Bolsonaro vem usando as redes para fazer a mesma convocação.

Partidários do presidente dizem que pretendem prestar solidariedade ao ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Alberto Heleno, que disse que o Congresso está chantageando o governo.

A disputa é em torno da execução orçamentária. Bolsonaristas reclamam que, ao invadir atribuições do presidente, o Brasil vive um “parlamentarismo branco”.

Porém, no chamamento para a manifestação há ataques frontais aos presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, e ao Supremo Tribunal Federal.

Um vídeo traz fotos de políticos de todos os partidos e ministros do STF e uma descarga é acionada para fazê-los desaparecer.

Apoiadores do presidente descrevem a manifestação como mais um episódio no confronto institucional entre militares e o Congresso.

A convocação que a jornalista Vera Magalhães diz ter sido feita por Bolsonaro causou reação imediata.

“Bolsonaro, ao que tudo indica, cometeu crime de responsabilidade previsto na Constituição que jurou respeitar mas, certamente, nunca leu”, disse o presidenciável petista Fernando Haddad no twitter.

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) também ficou alarmada: “Bolsonaro está disparando de seu celular pessoal vídeo no WhatsApp convocando manifestações contra o Congresso Nacional para o próximo dia 15 de março. O ato é CRIME DE RESPONSABILIDADE. Não podemos conviver com esse nível de ataque e não reagir à altura!”.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, também no twitter, escreveu: “A ser verdade, como parece, que o próprio Presidente tuitou convocando uma manifestação contra o Congresso (a democracia) estamos com uma crise institucional de consequências gravíssimas. Calar seria concordar. Melhor gritar enquanto se tem voz, mesmo no Carnaval, com poucos ouvindo”.

Ciro Gomes, do PDT, foi na mesma linha: 

Acredito na seriedade da jornalista @veramagalhaes [que noticiou a convocação]. Se o próprio presidente da República convoca manifestações contra o Congresso e o STF, não resta dúvida de que todos aqueles que prezam pela democracia devem reagir.

É criminoso excitar a população com mentiras contra as instituições democráticas e sem causa nenhuma, a não ser sua agenda anti-pobre, anti-produção e entreguista de nossas riquezas aos estrangeiros. Vamos lutar pela preservação da Constituição e pelo Brasil!

Que o Congresso, sob as lideranças de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, e o STF, com todos os Ministros, saibam reagir a essa ameaça.

“Muito grave q o presidente da república atente contra as instituições e a democracia. É uma escalada. Se coloca como patriota, justo e incorruptível. Explique Jair Bolsonaro o beijo a bandeira americana, o sofrimento do povo com renda baixa e Queiroz com as milícias q lhe acompanham”, escreveu a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann.

Ivan Valente, do Psol, acredita que a convocação é prenúncio de tentativa de golpe:

É muito grave Bolsonaro convocar ato. Uma manifestação que ataca o legislativo e o judiciário e buscar fortalecer o culto à sua personalidade é um chamamento ao fechamento do regime. De novo o fantasma das “forças ocultas” é evocado. Golpistas: não passarão.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

LULIPE

Esses três têm tanta influência na política atual quanto Dilma e Lula têm nos rumos da Royal Society. O choro é livre. #mito2022#moro2026

Celso Junqueirac

Onde estão o cabo e os dois soldados?

abelardo

Acredito que para ter chegado ao ponto de cometer um gravíssimo crime de responsabilidade é sinal que o desespero, por tudo que está para se revelar nos telefones apreendidos do miliciano Adriano, ainda é só uma parte do que está por vir.

Roberto

Dois tucanos (FHC e Haddad) e o oportunista Ciro Gomes “advertem” o presidente. Ah, então está tudo resolvido!

Zé Maria

O Santos Cruz já alertou os
Militares.
As Forças Armadas estão aí para defender a Democracia Brasileira e não para golpeá-la, muito menos para destruir o Brasil.

a.ali

e o bozo pouco se lixando pra todos e o brasil no geral!

Zé Maria

Poder-se-ia dizer que o Mito
perdeu o juízo, se de fato o tivesse,
diria o Jânio.

Raquel Fernandez

Mas claro que é um crime, o que ele quer fazer é terrorismo.

Deixe seu comentário

Leia também