Gustavo Ferroni: Haddad e a história das eleições paulistanas

Tempo de leitura: 2 min

por Gustavo Ferroni, via e-mail

Se o Haddad não for ao segundo turno podemos considerar um vexame. Estive olhando os dados do histórico das eleições paulistanas e a votação do PT na cidade é muito consistente desde os anos 80.

Vamos aos dados:

1985 – Suplicy com 20,7% dos votos é derrotado por Janio Quadros e por FHC (não havia segundo turno)

1988 – Erundina é eleita no primeiro turno com 36% dos votos (não havia segundo turno)

1992 – Suplicy obteve 30, 68% no primeiro turno e com 42% dos votos foi derrotado por Maluf no segundo turno

1996 – Erundina obteve 24,51% no primeiro turno e com 34,74% dos votos foi derrotada por Celso Pitta no segundo turno

2000 – Marta Suplicy obteve 38,13% no primeiro turno e foi eleita no segundo turno com 58,51% dos votos derrotando Maluf

2004 – Marta Suplicy obteve 35,82% no primeiro turno e com 45,14% dos votos foi derrotada por José Serra no segundo turno

2008 – Marta Suplicy obteve 32,79% no primeiro turno e com 39,28% dos votos foi derrotada por Kassab no segundo turno

O histórico indica que Haddad deverá ter entre 25 e 30% dos votos agora em 2012. Tal votação deve colocá-lo no segundo turno. Caso tenha uma votação menor que 25% podemos considerar um vexame, já que diferente de 1985 (única vez que o PT teve votação abaixo) agora o partido tem estrutura e história consolidadas na cidade e muito dinheiro investido nesta campanha. Além disso, seria a primeira vez desde que existe segundo turno que em São Paulo o PT não chegaria lá.

No entanto, é bom fazermos uma ressalva. Os candidatos que o PT lançou em São Paulo sempre tiveram em sua bagagem o fato de já terem paricipado de outros pleitos, nem que fosse para cargos no lesgislativo. O Haddad é o único candidato que o PT lançou para uma eleição majoritária em SP sem nenhum histórico de campanha eleitoral. Ou seja, enquanto outros candidatos já tinham alguma base eleitoral própria, ele depende só da base do partido.

Considerando todos os candidatos à prefeitura ou ao governo do Estado que o partido já lançou em São Paulo (Marta, Suplicy, Erundina, Mercadante, Genoíno, Plínio, Dirceu e Lula). Apenas Lula em 1982 concorreu sem ter participado de nenhuma eleição antes (convenhamos que não é exemplo, dadas as circunstâncias da época).

É bom que Haddad e sua equipe se mexam, o segundo turno com Serra e Russomanno não será apenas um desastre político para a cidade. Mas também o maior vexame que o PT poderá sofrer em uma eleição.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Narr

Como o próprio articulista mostra, o PT coleciona vexames eleitorais: Suplicy perdeu pro Maluf, Marta perdeu pro Pitta e pro Kassab. Os efeitos do julgamento do mensalão são inegáveis e o PT deve ser surrado nas capitais. Entretanto, o PSDB não vai tão bem assim. O crescimento do PSB, do Russomano, do Freixo acontece pelo que eles têm em comum (claro que são diferentes entre si, mas isso menos relevante nessa eleição), isto é, são a suposta terceira via, nem mensaleiros (desculpem, mas essa é a leitura de muitos eleitores) nem tucanos. Se a coisa continuar, na próxima eleição presidencial haverá chance para quem corre por fora. Como Jânio e Collor no passado. Pode ser o Marcelo Freixo PSOL-RJ, mas pode ser o Russomano ou sei lá quem.

Rose SP

São Paulo tem o governo que merece! Principalmente os votos direcionados pelo PIG.

mardones

Pensei que vexame fosse um ex-governador, ex-prefeito, ex-ministro de Estado e paparicado pelo PIG não conseguir enganar o povo mais uma vez e ser o campeão de rejeição.

No entanto, segundo o autor do post, vexame é ser um ex-ministro da educação com bons resultados, candidato por um partido marginalizado pelo PIG diuturnamente e ainda assim rivalizar com o ex-tudo sem baixarias, igrejas e tudo o mais.

Vc deve escrever para o PIG, pois lá essas teses de inversão de sentido das coisas têm mais sentido.

Vexame é o Serra. Até que se prove o contrário!

    LEANDRO

    Todo estudante que sofreu com haddad no min. educação sabe da “competência” dele. O fracasso do enem ano após ano é o retrato dele.

    Evandro

    Cara, não acredito, vc disse “sofreu”!!! Hora se o enem foi o maior avanço na educação que esse pais já teve, claro que tve alguns percalços, pois na implantação desse programa em um pais como o Brasil que na verdade é um continente.
    Seu comentário tá fora da realidade, vc deve ser um daqueles fresquinhos / burguesinhos do turma do cansei pra dizer uma besteira dessas.
    Que saber … vá votar no tiririca, pois ele conta é com os abestados de sampa…

    Gustavo Ferroni

    Mardones,Marxcelo, Rasec e outros,

    Calma. Propor uma reflexão não é agredir e análise não é igual torcida.

    Numa cidade em que o PT é historicamente tão forte, o partido tem a obrigação de chegar a segundo turno. Esta é minha visão e acho que os dados corroboram.

    Porém achei que muitos erros foram cometidos na campanha. Ainda acho que o Haddad vai pro segundo turno, mas caso não vá teremos a obrigação de refletir sobre isso.

    E o Serra esta muito além de um vexame. Ele é o esgoto!

    Doris Gibson

    Eu diria, Ferroni, que o esgoto está aquém do vexame.
    Abraços

Wagner

Como disse em outro post, a Marta já largaria com quase 30%. Na Zl ela é imbatível, e teria o que mostrar de sua antiga gestão.

José X.

Prá registro: posso estar muito enganado, mas esse 35% que as pesquisas indicam para o Russomano não me convencem. Não faz sentido. Enfim, veremos.

José Ricardo Romero

Seria o início do ocaso do PT? Se isto se configurar, e até agora tudo indica que sim, qual seria a razão? Tenho forte convicção que é a fraqueza dos políticos petistas e do governo, a inapetência, o descaso (para não dizer a covardia), de enfrentar o golpismo entranhado e atuante da oposição, do judiciário e do PIG. Pega mal essa passividade petista diante de fatos escabrosos sem que ninguém toma atitude, sem que o governo se mexa. Cria corvos e eles lhe comerão os olhos… O PT terá aquilo que ele cultivou.

    LEANDRO

    Como enfrentar com esse telhado de vidro? Para cada denuncia rebatida aparecem mais 10, o pt se converteu naquilo que combatia e isso tem um preço. Só para exemplificar, 73% do povo quer a condenação de dirceu e companheiros, claro que nesses número tem muitos petistas.

Marxcelo

Olha lá que vexame:
um candidato a presidente do PSDB, que disputou o segundo turno em 2010, brigar, com baixaria que é a especialidade dele, por uma vaga no segundo turno, pra disputar com o Russo-dano.
Isso é uma análise bem mais impactante, vc não acha Gustavo?
Vamos falar de outra coisa o PT é uma vidraça fácil nos meios de comunicação…

Rasec

O “no entanto” do texto já invalida manchete e toda a tese. Quer derrota maior do que o candidato da mídia, dos dossiês, do recall de presidente da república, o mais preparado perder as eleições? Quer derrota maior do que o PSDB perder uma de suas maiores fontes de dinheiro que é a prefeitura de SP? Quer derrota maior do que um candidato que conseguiu detonar por dentro seu partido, havendo correligionários que fazem campanha aberta pro Chalita?
Nos poupe!

    maria olimpia

    Concordo.

alexandre silva

Ai sim, o texto tocou naquilo que já comentei em outros blogs progressistas, não é a sigla petista que tem 30%, o nome do candidato faz a sigla chegar a esse patamar e no momento em sp só Marta teria essa chance e na minha opinião com chances claras de vitória, A rejeição da ministra era a que sempre teve do PSDB que não vota no PT, Marta atrairia os votos perdidos para ksasab que hj estão com russomanno. Em 2008 petistas votaram em kassab, daqueles que gostam do partido mas votam naqueles que acham que melhor fará por eles, então conhecidos meus votaram no kassab por causa das creches conveniadas, das amas etc e agora estão migrando para o }Russomano.
Não sei as pesquisas que virão, mas o sentimento é que Russomanno se mantém e SErra passa a crescer isso na zl, as pessoas rejeitam Haddad e agora também já vejo muitas criticas ao Russomanno, principalmente de servidores estaduais etc

    Augusto Soares

    Serra crescer na ZL ? Só se for numa ZL cenográfica.

    Magali

    Faco minhas as sábias palavras de Augusto Soares: “Serra crescer na ZL ? Só se for numa ZL cenográfica.”

    alexandre silva

    crescer não é ultrapassar e sim conquistar votos antipetista. alias esse é mais um erro do PT achar que zl será eternamente ligada ao Petismo, e que não tenha eleitores que pensem como direita na região. /vai pensando assim

jose carlos ferreira

tomara que são paulo não permita uma desgrça dessas,Russomano e Serra ir para o segundo turno, o melhor para são paulo, é eleger Haddad, tem carater, homem sério e competente

Alexandro Rodrigues

Que nada, a aliança com Maluf nos livrará desse vexame!

    Valdeci Elias

    Aqui em Pernambuco Jarbas, jogou a tolha, pediu penico, e agora está apoiando o candidato de Eduardo do PSB. Igual a Maluf, ai em São Paulo apoiando o PT.

Deixe seu comentário

Leia também