VIOMUNDO

Diário da Resistência


Política

Gunther, no Nassif, analisa o Datafolha


15/04/2010 - 11h24

Do blog do Nassif:

15/04/2010 – 08:23

Datafolha e os dados eleitorais do sul

Observe na análise do Gunther o seguinte desempenho dos candidatos no sul, comparando com as últimas pesquisas Datafolha e Sensus:

A pesquisa polêmica do Datafolha (de 26 de março) foi crucial para o lançamento da candidatura José Serra. Segurou aliados que poderiam se debandar, criou um novo alento para a campanha – que só se esboroou com as últimas pesquisas Vox Populi e Sensus.

Pouco antes, o Jornal Nacional anunciara que passaria a divulgar apenas pesquisas do Datafolha e do IBOPE. E, dias antes da divulgação das pesquisas Vox e Sensus, a Folha iniciou campanha de descrédito delas – mesmo antes de conhecer o resultado.

No Datafolha de 26 de março, Serra subiu 12 (!) pontos no sul em relação à pesquisa do IBOPE de 9 de março e 10 (!) pontos em relação ao Datafolha de um mês antes, sem nenhum fato novo relevante que pudesse explicar a mudança.

Tirando esse calombo, no histórico das diversas pesquisas percebe-se Serra caindo sistematicamente no sul desde novembro, quando estacionou em 39%, mantendo-se assim em fevereiro. Depois entra em queda de um ponto no Datafolha e de dois no IBOPE (dentro da margem de erro?), mas consolidando-se a tendência de queda no Vox Populi e no Datasensus.

No caso de Dilma, observa-se a tendência  crescente, saindo de 14 pontos no IBOPE de 14 de setembro para 34 pontos no IBOPE de 9 de março. Aí vem o Datafolha e derruba para 20%. Nas duas pesquisas seguintes – Vox Populi e Sensus – volta-se à tendência original de 33% e, depois, o salto para 40% do Sensus.





14 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Glecio_Tavares

17 de abril de 2010 às 21h23

A globo so informou que faz parte do Partido da Judith. O que nós já sabiamos.

Responder

Hilário

15 de abril de 2010 às 23h27

A veneranda Dilma, há de retribuir gentilmente o tratamento que a imprensa lhe dispensa.
RIP

Responder

    alfredo costa

    16 de abril de 2010 às 02h03

    Hilário, adorei o trocadilho veneranda com gentilmente. há algo no ar? RIP?

    Hilário

    16 de abril de 2010 às 10h32

    REST IN PEACE…. goebels

Matheus Nahkur

15 de abril de 2010 às 18h57

A Globo explicou o motivo dessa escolha?

Responder

    cristiano

    15 de abril de 2010 às 19h49

    como semore ñ né matheus…
    em bereve veremos o seguinte
    aqui jaz o pig data do sepultamento 3 de outubro!!!

    Maria Edineide

    16 de abril de 2010 às 01h54

    Com certeza. O q é do pig vai aparecer no dia 3 de outubro.

    Matheus Nahkur

    16 de abril de 2010 às 14h04

    E ninguém questiona a Globo sobre a decisão? Ê beleza…

O Brasileiro

15 de abril de 2010 às 17h13

Olha o Sul aeeeeee geeeeennnnnnte!!!
Agora só falta São Paulo… e então… Dilma vai ganhar no primeiro turno!!!
O candidato do FHC só vai ganhar em Roraima, e isso por causa da demarcação da reserva!
Adeus, tucanos! Vão em paz!

Responder

Thomás Vasconcelos

15 de abril de 2010 às 16h32

O que Bonner quis dizer foi: nós só vamos divulgar as pesquisas do DataFolha e do Ibope, uma vez que somente estes são manipuladas pela gente!

Responder

amores

15 de abril de 2010 às 15h54

Eu ví o Bonner anunciando o jornal iria divulgar apenas pesquisas do Datafolha e do IBOPE.

O Pig está com medo do que ?

Responder

    Leider_Lincoln

    15 de abril de 2010 às 17h32

    Do que sempre teve: da verdade…

cristiano

15 de abril de 2010 às 15h05

Azenha to de divulgando seu blog o tanto como posso
se pudesse ia ate po um outdor na minha cidade no momento ai ñ dá
o brasil precisar urgetemente ser alertado esse canalahas do pig são capazes de tudo!!!
abs

Responder

    ramonaval costa

    16 de abril de 2010 às 01h59

    cristiano, legal sua atitude. não sabia que você era tão chegado ao azenha.


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding