Guilherme Scalzilli: Por que só agora a Lava Jato chegou a Eduardo Cunha?

Tempo de leitura: 2 min

eduardo cunha e aécio

Por que só agora a Lava Jato chegou a Cunha?

Guilherme Scalzilli, em seu blog 

Os indícios de que Eduardo Cunha possui contas no exterior são conhecidos pela Justiça há meses. As investigações começaram já em abril na Suíça, e poderiam ter ocorrido antes, se as autoridades brasileiras tivessem reagido às primeiras suspeitas.

Enquanto os réus da Lava Jato e seus familiares eram presos com uma afoiteza que até prejudicou inocentes, Cunha seguiu ocupando o terceiro cargo da sucessão presidencial do país. Podendo movimentar suas fortunas.

Eis que ele cai em desgraça justo agora, na fase crítica dos planos golpistas. Não antes, prejudicando as manifestações promovidas pela mídia conspiradora. Nem depois, no recesso parlamentar ou na paralisia do ano eleitoral.

Claro que não se trata de mero acaso. O cerco ao deputado é uma forma de forçar a sua derradeira investida contra o governo. Acuado pelo noticiário negativo e incapaz de fazer acordos salvadores, ele não teria saída senão apressar os ritos do impeachment.

A estratégia consiste em mantê-lo refém dos investigadores, prestando serviço ao roteiro traçado para a Lava Jato. Prática adequada, aliás, aos métodos coercitivos de Sérgio Moro: sob ameaça de ver parentes presos por sua causa, a vítima faz tudo que os meganhas ordenarem.

Estes são os verdadeiros bastidores das vicissitudes de Cunha, e que a mídia golpista se esforça tanto para ocultar. O teatro punitivo não muda a essência do arranjo. Desmoralizam o sujeito, bloqueiam suas contas, expõem seus familiares, mas ele preserva o poder de alavancar a cassação da presidente da República.

Sugiro, portanto, certa parcimônia comemorativa com o indiciamento de Cunha. O episódio mancha para sempre a memória dos seus aliados, mas também ilustra a força do conluio institucional que patrocina o impeachment.

Apoie o jornalismo independente

Não será sob aplausos crédulos que o Congresso ou Judiciário barrarão o ataque final do golpismo.

 Leia também:

Pimenta: Globo mente descaradamente sobre a Operação Zelotes 

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Sérgio

Será que ainda a ficha não caiu? Essa quadrilha só respeita bala. Nem justiça, nem povo. É na bala, no tiro na testa.

Urbano

É que pano de chão ficou por último…

    Urbano

    Melhor que o gajo não confunda olvidar com cretinizar…

Renildo

O único objetivo de toda essa midiática ação é o poder.
A oposição não tem projeto e muito menos lideranças para governar o País, por isso se apegam a parte podre da PF e MP para tentar tomar o governo através do golpe paraguaio.

Paulo Vidal

A questão principal é:

Pq a Lava-Jato ainda não chegou em Lula?

    José Carlos Damaceno

    A LAVA JATO AINDA NÃO CHEGOU AO LULA PELO SIMPLES FATO DE NÃO TEREM ENCONTRADO NADA QUE O INCRIMINE PORQUE PROCURANDO ELES ESTÃO DESDE SEMPRE PORQUE SABEM QUE NA URNA NÃO VÃO DERROTA-LO

    Nelson

    Não é a Lava-Jato que quer chegar ao Lula, meu caro Vidal. É o sistema dominante que o quer; a LJ pode se tornar um instrumento para isso.

    O sistema dominante quer a cabeça do Lula desde 2002. Tivessem algo de peso, realmente consistente, contra o “barbudo” e eles teriam impedido a eleição dele já naquele ano.

    Não tinham e continuaram não tendo em 2006, quando poderiam impedir a reeleição.

    Faltou-lhes as provas consistentes também em 2010 e em 2014, quando Lula foi o grande cabo eleitoral da Dilma

    Ao escrever isto estou a afirmar que os governos do PT foram todos uma maravilha? Não. Estou tentando fazê-lo ver, meu caro Vidal, que o objetivo da tal oposição nada tem a ver com os legítimos interesses do povo brasileiro e do país. A oposição só quer o poder para entregar o Brasil e suas riquezas que ainda sobraram, que ainda não estão dominadas pelo grande capital, de volta às mãos dos que sempre se consideraram donos da nação.

    Paulo Vidal

    Ave, Lula!!

    O Imperador dos petistas…

L@!r M@r+35

Concordo com o autor. Desde o começo eu disse que tinha coisa estranha nessa história toda.

Deixe seu comentário

Leia também