Greve dos petroleiros, que começa na quarta, é para baixar preço da gasolina e do botijão de gás

Tempo de leitura: 2 min
Fernando Frazão/Agência Brasil

Petroleiros vão à greve para baixar preços do gás de cozinha e dos combustíveis

da Federação Única dos Petroleiros

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos filiados convocam a categoria petroleira para uma greve nacional de advertência de 72 horas.

Os trabalhadores do Sistema Petrobrás iniciarão o movimento a partir do primeiro minuto de quarta-feira, 30 de maio, para baixar os preços do gás de cozinha e dos combustíveis, contra a privatização da empresa e pela saída imediata do presidente Pedro Parente, que, com o aval do governo Michel Temer, mergulhou o país numa crise sem precedentes.

A atual política de reajuste dos derivados de petróleo, que fez os preços dos combustíveis dispararem, é reflexo direto do maior desmonte da história da Petrobrás.

Os culpados pelo caos são Pedro Parente e Michel Temer, que, intensifica a crise ao convocar as força armadas para ocupar as refinarias.

A FUP repudia enfaticamente mais esse grave ataque ao Estado Democrático de Direito e exige a retirada imediata das tropas militares que estão nas instalações da Petrobrás.

A greve de advertência é mais uma etapa das mobilizações que os petroleiros vêm fazendo na construção de uma greve por tempo indeterminado, que foi aprovada nacionalmente pela categoria.

Os eixos principais do movimento são a redução dos preços dos combustíveis, a manutenção dos empregos, a retomada da produção das refinarias, o fim das importações de derivados de petróleo, não às privatizações e ao desmonte da Petrobrás e pela demissão de Pedro Parente da presidência da empresa.

Já neste domingo, 27, os petroleiros farão novos atrasos e cortes de rendição nas quatro refinarias e fábricas de fertilizantes que estão em processo de venda: Rlam (BA), Abreu e Lima (PE), Repar (PR), Refap (RS), Araucária Nitrogenados (PR) e Fafen Bahia.

Na segunda-feira, 28, a FUP e seus sindicatos realizarão um Dia Nacional de Luta, com atos públicos e mobilizações em todo o Sistema Petrobrás, denunciando os interesses que estão por trás da política de preços de combustíveis, feita sob encomenda para atender ao mercado e às importadoras de derivados.

A gestão entreguista de Pedro Parente está obrigando a Petrobrás a abrir mão do mercado nacional de derivados para as importadoras, que hoje são responsáveis por um quarto de todos os combustíveis comercializados no país.

O número de importadoras de derivados quadruplicou nos últimos dois anos, desde que Parente adotou preços internacionais, onerando o consumidor brasileiro para garantir o lucro do mercado.

Em 2017, o Brasil foi inundado com mais de 200 milhões de barris de combustíveis importados, enquanto as refinarias, por deliberação do governo Temer, estão operando com menos de 70% de sua capacidade.

O povo brasileiro não pagará a conta desse desmonte.

Todos contra a entrega do Sistema Petrobrás.

Todos contra o aumento dos combustíveis.

Privatizar faz mal ao Brasil.

Fora Pedro Parente!

Leia também:

Maringoni: Na prática, Brasil vive greve geral de alto poder explosivo


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

MAAR

Sem dúvida é importante e louvável a disposição para difundir as evidências que mostram a urgente necessidade de repudiar e reverter a política de desmonte da PETROBRÁS e a escalada de preços dos combustíveis. Todavia, na minha humilde opinião, o momento atual não é adequado para uma greve da categoria, nem por um dia que seja, para não agravar a já caótica situação de desabastecimento de diesel, gasolina, gás de cozinha e querosene de aviação, assim como de inúmeros outros produtos e serviços essenciais. E também para não favorecer a pretensão do governo temerário de intensificar a injustificável militarização das questões sociais.

Lukas

Vocês conhecem os salários dos funcionários da Petrobras? Morram de inveja…

    Julio Silveira

    Trabalhadores especializados devem ganhar bem, essa é a lógica que deveria ser seguida na iniciativa privada nacional, que remunera seus trabalhores muito abaixo do necessario, e se tiverem a oportunidade escravisam. De qualquer maneira os servidores da Petrobras não são responsaveis pelas sacanagens que fazem na sua empresa, que surgiu no interesse civico patriotico de dominarmos uma cadeia economica que era privilegio de alguns paises que queriam fazem dela instrumento colonial. Também me importa menos quanto muito o profissional ganha honestamente do que o minimo que essa canalhada golpista ganha com trapaças, corrupção que não é só economica, mas também moral, quando trabalham em prol de um país que é adversario natural do meu país. Deixe de ser esse elemento mesquinho e vê se melhora seus conceitos de coxinha, a tente aprender a ter noção.

carlos

Eu gostaria de saber quem vai pagar a conta, que são milhares de cargas, perdidas nas estradas do Brasil, além do produtor rural, que são milhares de produtores de leite jogados no lixo, inclusive cargas vivas. Quem vai pagar a conta?

Julio Silveira

Quero ver quem vão eleger como culpados agora. Já foi o comunismo, que não existe mais, a não ser na cabeça dos saudosistas yanke dependentes, que justificavam todos os seus mau caratismos, corrupção e golpes, nesse inimigo imaginario, que vivia do outro lado do mundo, numa tal União Soviética. Provavelmente por que tivessem aversão a ética, que existia no nome da extinta união. Depois veio o “esquerdismo petista” esse que ajudou a melhorar a vida do pobre, dando direitos a carros e aviões, casas e melhores oportunidades. E isso acabou incomodando a burguesia exclusivista, que ressentida com inédita proximidade, e correndo os riscos da concorrencia, resolveram partir para o golpe. Sacaram suas camisas CBF verde amarelas, querendo um Brasil Padrão FIFA. Se fizeram patinhos em volta do ninho da mamãe Pata da FIESP, golpista desde sempre, com o novo chefe dono do sitio e dono da pata e dos patinhos, o Skaf. Aí substituiram o comunistas, por que já não dava tanto ibope, no seu slogam, para os mesmos fins golpistas de sempre, e surgiu um novo comedor de criancinhas, o PT, “bolivariano”. Passeavam, sem vergonha, sem carater, com meia bandeira nacional costurada a outra metade yanke, criando uma nova bandeira, para um novo país, o desejado por eles, um país colonia. Por que os yankes nunca aceitarão coadjuvancia em nada. Resultado, devem estar felizes, afinal ganharam, hoje estamos muito perto da realidade sermos um estado colonia yanke, onde trairas, entreguistas e toda sorte de desclassificados pseudo patriotas, civicos, se refestelam sem pudor em Nova York, Miami e onde mais for oportuno para o marqueting do colonizado. Enquanto o Brasil vai pro ralo e pra irrelevancia entre os países. Enquanto a mediocridade, a hipocrisia, e a falta de noção tiverem endereço no Brasil, nós os brasileiros com vergonha, estaremos morando nas cavernas do primeiro mundo.

Deixe seu comentário

Leia também