Governo dos EUA impede participação do Ministério da Saúde em reunião da OPAS, em Washington
Tempo de leitura: < 1 min
Da Redação
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, desistiu de integrar a comitiva brasileira que irá aos Estados Unidos participar da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas, que acontece em Nova York entre 22 e 26 de setembro.
Em nota à imprensa, o Ministério da Saúde afirma que a decisão foi tomada após o governo de Donald Trump impor restrições ao visto do ministro:
Em comunicado recebido da Missão dos Estados Unidos para as Nações Unidas, o Ministério da Saúde do Brasil foi informado da proibição imposta ao ministro Alexandre Padilha de participar presencialmente da reunião do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
A decisão viola o Acordo de Sede com a ONU e o direito do Brasil de apresentar as suas propostas no mais importante fórum global de saúde para as Américas. O país é uma referência em saúde pública mundial e um dos principais articuladores de ações voltadas à defesa da vacina, da ciência e da vida.
Para a viagem aos Estados Unidos, os termos do visto concedido permitem exclusivamente a ida a Nova York, com deslocamentos restritos do hotel para a ONU, além de instalações médicas em caso de emergência.
Em razão dessas limitações infundadas e arbitrárias ao exercício diplomático brasileiro, o ministro Alexandre Padilha decidiu não participar das atividades para as quais foi convidado.
Alexandre Padilha enviou uma carta aos ministros da Saúde dos países membros da OPAS explicando a ausência. Está foi redigida em português, inglês e espanhol. Segue a íntegra da versão em português
carta-aos-ministros-da-saude-dos-paises-membros-da-opas-1



Comentários
Zé Maria
O Império Está Ruindo.
É Questão de Tempo
Para Desmoronar.