Francisco Luís: Que a luta de resistência pacífica em São Bernardo ilumine o Brasil como na ditadura

Tempo de leitura: 2 min
Foto: Ricardo Stuckert

Foto: Ricardo Stuckert

por Francisco Luís., especial para o Viomundo

A democracia no Brasil está no fundo do poço, a Constituição foi rasgada e o que vale agora é a lei do mais forte.

Na quarta-feira (04/04), assistimos ao triste espetáculo da suprema covardia do STF.

Donos da  mídia, do capital e das armas impuseram as suas vontades ao supremo (minúsculo, mesmo, tal qual o seu tamanho), embalando-se com as vestes da “justiça”.

Brasil vive quase dois anos de golpe e de direitos destruídos.

Agora,querem impedir que a esquerda vença as eleições de 2018.

A direita já havia conseguido que Lula fosse declarado ficha suja e já o havia tirado das eleições.

Mas eles devem ter acesso a pesquisas não divulgadas, mostrando que isso é insuficiente, já que Lula poderia ainda transferir votos para um candidato e este poderia vencer as eleições. Por ssto, veio a prisão.

Uma parcela da esquerda, sem ilusões com a “injustiça” suprema , resolveu utilizar uma forma de luta democrática que se usa contra as ditaduras: a desobediência civil pacífica, seguindo os passos de Gandhi e Luther King.

A resistência deve ser pacífica, pois setores da extrema-direita estimulam o conflito para usá-lo como pretexto para o fechamento político total.

Devemos agir com inteligência e fazer um cordão humano para impedir a prisão e realizar manifestações, marchas e ocupações por todo o país.

A luta só está começando e dela emergirá uma esquerda que vai à raiz dos problemas. Será assim mais mais radical, pois será mais crítica ao judiciário e às outras instituições, que só ouvem os ricos e poderosos.

Se a polícia reprimir os que resistirem pacificamente e houver vítimas, devemos dar de antemão os nomes dos responsáveis.

Em primeiro lugar, a grande mídia com destaque para a Rede Globo, que promoveu o golpe e o clima de ódio e, obviamente, a radicalização que vivemos.

Em segundo lugar, os ministros do “injustiça suprema” que rasgaram a constituição: Fachin, Moraes, Barroso, Rosa Weber, Fux e Cármen Lúcia.

Especialmente a presidente Cármen Lúcia que fez o seu golpezinho de impedir para impedir o julgamento da prisão em segunda estância.

Em terceiro lugar, o juízes do TRF-4 : Leandro Paulsen, Victor Luiz dos Santos Laus, João Pedro Gebran Neto, além do seu amigo Sergio Moro.

A lista é grande e cabe ainda muita gente.

Esperemos que a luta da resistência em São Bernardo ilumine o Brasil, tal como ocorreu nas greves dos metalúrgicos do ABC na ditadura.

Só essa luta pode salvar o pouco que restou da democracia brasileira.

Veja também:

João Paulo Rodrigues: “Não vamos aceitar que Lula se entregue em São Paulo ou Curitiba”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Valdeci Elias

Nesse momento ,Lula tem que agir com muita estratégia . Por isso ,o ideal é que Lula se encontre com com José Eduardo Cardozo, escutando muita atenção tudo que ele tem a dizer . Depois é só fazer o CONTRÁRIO , do que Cardozo disser.

Sergio

Que luta de resistência? A única coisa que estou vendo aí é OBSTRUÇÃO DE JUSTIÇA!

PRENDAM LOGO ESSE FUGITIVO!

Vocês comunistas são doentes mesmo. Doentes. Vivem em uma realidade paralela.

João Lourenço

Quero ver show mesmo ,pois assim nunca sairá das mentes dos brasileiros como foi a prisão do maior bandido da história do Brasil

FrancoAtirador

https://pbs.twimg.com/media/DaGcsiVUQAApz8l.jpg

FrancoAtirador

Resistência Sim! Mas nada impede que se ajuize Reclamação no STF.

Deixe seu comentário

Leia também