Frances Kissling: Novo papa é fã da Comunhão e Libertação

Tempo de leitura: 2 min

Poped Out

By Frances Kissling| Wed Mar. 13, 2013 2:43 PM PDT, na Mother Jones, sugerido pelo Edvaldo Nunes

Olhando as multidões em festa e a mídia secular reportando sobre o novo papa sem o menor conhecimento do assunto estou, simplesmente, poped out. Um não-europeu! Um jesuíta! Parece amigável e caloroso!

A verdade é que não sabemos muito. Jorge Mario Bergoglio é descrito como um conservador doutrinário, mas um homem da justiça social. Ele abriu mão de seu automóvel particular e anda de ônibus. Ele é fã de um grupo laico conservador católico, o Comunhão e Libertação.

Ele foi ordenado padre em 1969 e em 1973 era um burocrata — quase sem história de servir a pessoas comuns na vida comunitária. Era um funcionário jesuíta de escalão médio e trabalhou muitos anos na Cúria romana. Ele se encaixa no padrão de muitos bispos e cardeais escolhidos pelos dois últimos papas — jovens quando indicados, com pequena experiência pastoral. O trabalho de funcionário jesuíta não diz muito sobre a vida de mulheres e crianças ou de trabalhadores que enfrentam a fome.

Vamos ver. O trabalho de Papa pode tornar o homem mais humilde um elitista. Afinal, você é infalível.

Eu esperava pouco; minha expectativa foi preenchida.

PS do Viomundo: O novo papa aparentemente é ligado ao grupo que disputava a hegemonia com a Opus Dei nos bastidores do Vaticano.

Leia também:

Apoie o VIOMUNDO

Gilberto Nascimento: Os grupos que disputam hegemonia nos bastidores do Vaticano

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Leia também