Fox: Teste positivo de Bolsonaro para coronavírus provoca reunião de emergência na Casa Branca, mas era fake news

Tempo de leitura: 2 min
Alan Santos/PR

Da Redação

A emissora de extrema-direita Fox News, dos Estados Unidos, diz ter confirmado que o presidente brasileiro Jair Bolsonaro testou positivo para o coronavírus.

A informação, que já foi publicada pelo carioca O Dia, deverá ser confirmada por exame de contraprova a ser divulgado ainda hoje.

Mas, de acordo com o Facebook de Jair Bolsonaro, a contraprova deu negativo.

A Fox modificou a manchete inicial em que anunciou o resultado positivo.

Depois do resultado inicial, que fez o presidente da República cancelar sua agenda pública, Bolsonaro fez uma transmissão em rede nacional de TV em que apareceu com expressão abatida.

Ele não usou máscara. Anteriormente, apareceu em uma live do Facebook com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Ambos estavam mascarados.

Bolsonaro, ao anunciar o ministro, disse que “a gente vamos”…

Em Miami, antes de retornar ao Brasil da mais recente viagem aos Estados Unidos, o presidente brasileiro havia dito acreditar que a epidemia de coronavírus era muito mais “fantasia”.

O assessor de comunicação de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, que acompanhou o presidente na Flórida, já havia testado positivo para o vírus.

Ambos estiveram juntos num jantar com o presidente Donald Trump e o vice-presidente Mike Pence, que durou algumas horas.

Foi na mansão pessoal do mandatário norte-americano em Mar-a-Lago, com a presença de dezenas de autoridades dos dois países.

Bolsonaro tem 64 anos de idade e, portanto, está na idade de risco para quem é contaminado.

A Casa Branca já havia dito que o presidente Donald Trump não faria o teste, mesmo depois de ter passado alguns minutos na presença de Wajngarten, com quem posou para uma foto.

O assessor de Bolsonaro vestia um boné com a frase “Make Brasil Great Again”, uma cópia do slogan de Trump, que promete fazer os Estados Unidos “novamente grandes”.

De acordo com a Fox News, assim que o resultado do primeiro teste do líder brasileiro foi confirmado, autoridades do governo dos Estados Unidos foram chamadas para uma reunião de emergência no escritório do chefe da Casa Civil de Trump.

O filho de Jair Bolsonaro, deputado federal Eduardo, informou que também faria o teste para a doença.

No início da semana, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, havia zombado da possibilidade de Priscila Cruz, presidente da ONG Todos pela Educação, ter contaminado o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e outras pessoas.

Ambos participaram juntos de um seminário em Brasília, durante o qual Maia criticou Weintraub.

O ministro publicou um tweet segundo o qual Deus poderia punir desafetos.

A mensagem de Weintraub veio logo depois dele comentar sobre a possibilidade do coronavírus ter circulado no evento organizado por Priscila Cruz, reproduzindo manchete de jornal.

Posteriormente, Priscila informou que havia testado negativo para o coronavírus.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

A Globo, a Folha e o Estadão deram a dica,
mas ele não quis ouvir, isto é, obedecer.

É a Chance que o Mourão 2 tem pra dar
um cala-boca no BolsoAsno, pro Guedes
e toda a Milícia Ultra-Liberal aprovarem
as últimas Medidas Anti-Sociais e, enfim,
desmontar a Constituição Federal de 1988.

Deixe seu comentário

Leia também