Flávio Dino: Lula já deveria estar solto

Tempo de leitura: 3 min
Ricardo Stuckert

Flávio Dino: Liberdade para Lula

21 de maio de 2019, no Lula.com.br

O monopólio do uso da força pelo Estado não pode resultar em arbitrariedades.

Por isso, a força estatal não pode ser exercida segundo apetites individuais e sim nos exatos termos da Constituição e das leis.

As garantias daí derivadas aplicam-se a todos. Portanto, defender os direitos de uma pessoa significa defender os direitos de toda a sociedade.

Com estas premissas, há algumas semanas venho argumentando que o ex-presidente Lula devia já ter sido posto em liberdade, à vista do julgamento proferido pelo STJ.

Com efeito, o Código de Processo Penal estabelece duas hipóteses distintas de mudança da forma de cumprimento de pena: a detração, com modificação de regime, e a progressão.

A detração acontece no processo de conhecimento, que é o momento processual de estabelecimento da condenação e da pena a ser cumprida.

Quem fixa o regime ou o modifica é o juiz que sentencia, que julga a apelação, que decide o recurso especial ou que decide o recurso extraordinário.

Todas as vezes que a pena é fixada ou alterada, a Justiça deve descontar o período de prisão já cumprido, declarando o novo regime de cumprimento.

O artigo 387, § 2°, do Código de Processo Penal e a jurisprudência do STJ determinam que isso seja feito pelo juiz que eventualmente condena, não mais pelo juízo da execução.

É a vontade da Lei: “O tempo de prisão provisória (…) será computado para fins de determinação do regime inicial de pena privativa de liberdade”.

Já a progressão de regime ocorre quando não há mais recurso apto a absolver o acusado ou diminuir a sua pena, ou seja, quando é caso de execução definitiva da condenação.

Desta maneira, detração e progressão não se confundem.

Quem não está definidamente condenado tem direito a ver seu período de prisão provisória descontado da pena total e de ver essa subtração ser utilizada para fixação do novo regime de cumprimento da pena, que muda automaticamente após a decisão que reduz a pena.

Os Tribunais fazem isso todos os dias, para uma infinidade de réus que cometeram todos os tipos de crimes e que são de todas as classes sociais.

O Presidente Lula foi condenado, pelo atual Ministro da Justiça, a 9 anos e 6 meses de reclusão; teve sua pena aumentada no Tribunal da 4ª Região para 12 anos e 1 mês e, até agora, teve sua pena reduzida para 8 anos e 10 meses, no STJ.

Quando do julgamento, já estava preso provisoriamente por 1 ano e 1 mês.

Então, 8 anos e 10 meses de prisão, com a detração, significam 7 anos e 9 meses, a cumprir com base na condenação (injusta, frise-se).

Pelo Código Penal, o condenado à pena superior a 4 e inferior a 8 anos deverá começar a cumprir a pena em regime semi-aberto.

Não se sustenta raciocínio diverso, segundo o qual se trataria de execução de pena, e não de fixação do regime inicial, pela só razão de que ainda estamos em fase de imposição de pena definitiva.

Tudo o que se aplicou até agora é provisório, e não definitivo.

Prisão preventiva, prisão temporária, prisão em flagrante e execução provisória são espécies do gênero “prisão provisória”!

Ainda haveria uma hipótese para não aplicar desde logo o semi-aberto: entender que o condenado merece prisão mais rigorosa em razão do modo de cometimento do crime.

Não é razoável, e portanto não há amparo jurídico, para que se aplique a um idoso, que teria cometido crime sem violência ou grave ameaça, um “rigor” não aplicado nem mesmo a traficantes de drogas e homicidas.

No Estado de Direito, só há um “rigor” permitido: o constante da lei.

E mais uma vez a lei está ao lado do ex-presidente Lula.

Cuida-se tão somente de dar a um réu o mesmo tratamento dispensado a milhares de brasileiros.

É certo que o ex-presidente Lula não está acima da lei, mas também não pode estar fora do seu manto protetor.

A lei é clara e são incabíveis giros hermenêuticos para mudar o seu sentido e criar condições não escritas.

Lula está preso provisoriamente, tem direito à detração e deve imediatamente ir para o regime semi-aberto.

Flávio Dino é ex-juiz federal e governador do Maranhão pelo PCdoB

PS do Viomundo: O Ministério Público Federal opinou hoje que Lula já tem direito ao regime semiaberto.

Para a defesa o resultado esperado para esse e qualquer outro recurso é a absolvição do ex-presidente. Segue a íntegra da nota assinada por Cristiano Zanin.

NOTA DA DEFESA DO EX-PRESIDENTE LULA SOBRE PARECER DO MPF AO STJ

O resultado esperado pela defesa do ex-Presidente Lula para esse e para qualquer outro recurso é a sua absolvição, porque é o único resultado compatível para quem não praticou qualquer crime.

No tocante à argumentação subsidiária submetida pela defesa de Lula ao STJ, o parecer apresentado pela Subprocuradora Geral da República Aurea Lustosa Pierre no último dia 29.05 reconheceu que não há obstáculo legal no caso concreto para a fixação imediata do regime aberto.

Cristiano Zanin Martins


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Tiago Alves

Todo líder corrupto e seus capangas deveriam pegar mais cadeia do que as pessoas comuns, como exemplo até para si mesmo. Para o cidadão comum as penas injustas, seguem em vigor. A deidade Lula e seu regime deveriam apodrecer na prisão junto com seus cúmplices e seguidores babões. Quando aprenderem que a pátria não é o quintal de suas casas, possivelmente deixarão de serem adestrados como cães submissos

Marys

É um país do direito faz de conta, ou melhor, faz de conta que tem direito. Nem os princípios basilares e internacionais do direito penal aqui se convalidam quando se trata perseguir exemplarmente um cidadão.
Só pra citar alguns:
Não há pena sem lei anterior que a defina, nem pena sem prévia condenação legal;
na dúvida o juiz deve julgar a favor do réu, Todos têm direito ao devido processo legal etc. Pura balela. Nada disso foi observado em relação a Lula que foi condenado por propriedade de fato e livre convicção do juiz, hoje Ministro como premiação da fraude processual que perpetrou para beneficiar opositores do réu e angariar poder para si.

Zé Maria

O Gebran Moro e a Mídia Fascista piraram com
o Parecer da PGR/MPF favorável a #LulaLivre .
A ordem no TRF4 é incluir logo em Pauta
o recurso contra a “Sentença Copia & Cola”.
Mas isso obviamente não significa Perseguição…

João Lourenço

Perguntem olhando profundamente nos olhos do Haddad,Tarso Genro,Mercadante,Paulo Teixeira,Zé Cardoso,… .Façam isso !!!!!Lula só sairá da cadeia morto!!!!!

Deixe seu comentário

Leia também