Meritocracia: Estudou Letras e Jornalismo mas perdeu a vaga para Kataguiri

Tempo de leitura: 2 min

por Luiz Carlos Azenha

A Folha anunciou hoje, com grande alarde, que o golpista-mirim (na definição de Altamiro Borges) Kim Kataguiri vai se tornar colunista semanal do site da Folha.

Os Frias sempre foram marqueteiros, mais que jornalistas.

Feito o Bonner, que se formou em Publicidade e Propaganda na ECA (nós, do Jornalismo da ECA, lamentamos que ele tenha usurpado a função).

A lógica binária serve ao Otavinho. Quanto mais controvérsia (Boulos x Kataguiri, Reinaldo x Janio de Freitas), mais cliques para o site da Folha.

Estas falsas polêmicas ajudam a encobrir a realidade: a Folha mamou e cresceu na ditadura militar, à qual forneceu um jornal (Folha da Tarde) para publicar notícias falsas sobre mortes de “terroristas” em tiroteios que não aconteceram. Apoiou a linha dura até o fim e abandonou o barco para tirar proveito oportunista das Diretas Já.

A jornalista Rose Nogueira nos relatou a verdadeira ficha da Folha. Um jornal que apoiou o mais sanguinário dos ditadores, Emilio Garrastazu Médici (leia o editorial). Ouça aqui sobre o papel da Folha na ditadura, por Alípio Freire e Beatriz Kushnir.

Desde a guinada oportunista nas Diretas Já, o jornal se coloca como opção dos “descolados”, seja lá o que isso represente.

É um jornal conservador, de direita, que tenta sobreviver diante do ataque avassalador do mundo digital — por isso, cede ao Kataguiri, como amanhã poderá ceder a um esquerdista de You Tube.

O fato é que ninguém mais depende da Folha para se informar. Kataguiri é uma forma de combater a irrelevância.

Apoie o VIOMUNDO

Meu irmão José Carlos, que é jornalista, observou o mesmo sobre a Globo: a emissora cria um mundo à parte, auto-referente, no qual mergulha seus telespectadores. E eles, lobotomizados pelo Bonner, começam a enxergar o mundo pelos parâmetros da própria emissora.

Tornam-se incapazes de dar um passo atrás e concluir que a própria Globo é parte de um sistema de desinformação.

As reações ao anúncio da Folha foram interessantes, mas não vamos gastar vela com defunto ruim.

Abaixo, um resumo (tweet do Kim reproduzido pelo Jose Augusto Valente no Facebook):

Captura de Tela 2016-01-18 às 14.30.38

Captura de Tela 2016-01-18 às 14.11.51

Leia também:

O dia em que o professor Dallari perdeu sua coluna na Folha

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Leia também