Em live, jornalistas da ComunicaSul elencam alguns caminhos para Petro driblar a direita no 2º turno; vídeo

Tempo de leitura: 3 min

Colômbia: jornalistas da ComunicaSul avaliam como Petro pode driblar a direita no segundo turno

Rodolfo Hernández, outsider que se lançou como alternativa antissistema, deve ganhar os votos de Fico Gutierrez, candidato da extrema-direita

Por ComunicaSul

A Colômbia foi às urnas neste domingo (29) para escolher um novo presidente.

O resultado, no entanto, será definido apenas no segundo turno, a ser realizado em 19 de junho, entre Gustavo Petro, candidato progressista do Pacto Histórico, e Rodolfo Hernández, outsider de extrema-direita da coalizão Liga.

Sobre o panorama e o que esperar da segunda fase da corrida eleitoral, os jornalistas da ComunicaSul Felipe Bianchi, Caio Teixeira, Vanessa Martina Silva e Leonardo Wexell Severo conversaram nesta segunda (30) durante live transmitida diretamente de Bogotá.

Já era esperado que Gustavo Petro teria a maioria dos votos. A dúvida era se haveria ou não um segundo turno, como observa Vanessa Martina, editora da Diálogos do Sul.

O inesperado, conforme os especialistas, foi a ascensão de Rodolfo Hernández, alternativa de última hora do uribismo.

Ausente em debates e mobilizações, Hernández cresceu 10 pontos em apenas um mês, com um discurso anticorrupção e antissistema de “nem esquerda, nem direita”, semelhante a Trump e Bolsonaro.

O tipo não falha: além de enfrentar processo por corrupção, Hernández já assumiu publicamente admirar Adolf Hitler:

“É a mesma direita racista, classista e machista”, aponta Vanessa.

Ela afirma ainda que essa postura não é um problema no país colombiano: “o uribismo é fascista e isso é normalizado pelos grandes meios de comunicação”.

Candidato do governo, Federico Gutiérrez, que ontem fechou a contagem em terceiro lugar, já declarou que seus votos devem ir diretamente a Hernández, “nenhum para Petro”. Nisso reside o maior desafio do progressista.

Juntos, Fico e Hernández somam aproximadamente 11 milhões de votos, contra mais de 8,5 milhões de Petro.

Para superar a marca, a saída para o candidato do Pacto Histórico deve ser levar às urnas uma boa parcela de mais de 40% do eleitorado, que se absteve.

Foto: Angie Milena Espinel Meneses/Marcha

Jornalista do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Felipe Bianchi aponta que o país, assim como a América Latina e o mundo, passa por uma fase de desencanto com a via democrática como ferramenta de mudança.

A esperança vem da comparação com as eleições no Chile, que elegeram Gabriel Boric.

Apesar das abstenções no primeiro turno, muitas pessoas foram às urnas no segundo para derrotar o fascismo, representado por José Antonio Kast.

Outra barreira que Petro deve enfrentar é a repressão sofrida pela população colombiana. A Missão de Observação Eleitoral divulgou ontem que empresas limitaram a saída de trabalhadores para votar.

Outro problema, ainda mais grave, pontuado pelo jornalista e escritor Caio Teixeira, são os grupos paramilitares, como o Clã do Golfo, que promove terror nas cidades do interior, sob uma relação promíscua com narcotraficantes e o Estado, pela manutenção da extrema-direita no poder, e impede que pessoas saiam para participar das eleições.

Petro, apesar das incertezas, deixa um exemplo para Lula e à corrida eleitoral no Brasil, de acordo com Leonardo Wexell Severo, repórter especial do jornal Hora do Povo.

O Pacto Histórico apostou na amplitude para derrotar o fascismo, na paridade de gênero no Senado e em mudanças relacionadas ao enfrentamento aos bancos, impulso à industrialização, geração de empregos e quebra da dependência internacional.

Com esses ideais, a campanha animou e conquistou os colombianos, alcançando um resultado histórico para as forças progressistas da Colômbia.

Assista (no topo) à live completa e entenda melhor o quadro das eleições na Colômbia com a equipe da ComunicaSul.

Os jornalistas da ComunicaSul ressaltaram a importância da parceria com diversas entidades que contribuíram financeiramente para que esta cobertura acontecesse.

Esta cobertura será feita pela Agência ComunicaSul graças ao apoio das seguintes entidades: da Associação dos/das Docentes da Universidade Federal de Lavras-MG, Federação Nacional dos Servidores do Poder Judiciário Federal e do MPU (Fenajufe), Confederação Sindical dos Trabalhadores/as das Américas (CSA), jornal Hora do Povo, Diálogos do Sul, Barão de Itararé, Portal Vermelho, Intersindical, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Sindicato dos Bancários do Piauí; Associação dos Professores do Ensino Oficial do Ceará (APEOC), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-Sul), Sindicato dos Bancários do Amapá, Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Sindicato dos Metalúrgicos de Betim-MG, Sindicato dos Correios de São Paulo, Sindicato dos Trabalhadores em Água, Resíduos e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp Sudeste Centro), Associação dos Professores Universitários da Bahia, Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário Federal do RS (Sintrajufe-RS), Sindicato dos Bancários de Santos e Região, Sindicato dos Químicos de Campinas, Osasco e Região, Sindicato dos Servidores de São Carlos, mandato popular do vereador Werner Rempel (Santa Maria-RS), Agência Sindical, Correio da Cidadania, Agência Saiba Mais e centenas de contribuições individuais.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Henrique Martins

Correção do comentário anterior:
Eu me referi ao Lenio Streck quando deveria ter feito referência ao autor do artigo que é José do Vale Pinheiro Feitosa.

Henrique Martins

Dipirona congelada está sendo aplicada para “causar dor”, denuncia médico

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/dipirona-congelada-esta-sendo-aplicada-para-causar-dor-denuncia-medico/

MEU DEUS!

Henrique Martins

José do Vale: Codepox, o código do lucro como estratégia desvairada

https://www.viomundo.com.br/voce-escreve/jose-do-vale-codepox-o-codigo-do-lucro-como-estrategia-desvairada.html

“Casos têm sido identificados principalmente, mas não exclusivamente entre homens que fazem sexo com homens em busca de cuidados na atenção primária e nos postos de saúde sexual”.

Caro Lenio Streck, observe que só existem três vírus cuja contaminação se dá pela via sexual: HIV, HTLV e HPV. Pois então, o vírus da varíola dos macacos é tão ‘inteligente’ que mesmo não tendo biologicamente nada a ver com a natureza de tais vírus – de uma hora para outra – resolveu simplesmente ‘mutar’ para agregar a contaminação por via das secreções sexuais e resolveu apelar para a transmissão comunitária.
Eu te digo que a humanidade tem inimigos poderosos escondidos atrás do dinheiro sim. A verdade tarda mais não falha. Um dia todos serão revelados. Hah se vão!

Assinado: um paranormal.

Deixe seu comentário

Leia também