Em clima de velório, Globo reconhece diante de Bolsonaro a verdade dura: apoiou a ditadura; veja o vídeo

Tempo de leitura: 3 min

Da Redação

Foi um momento constrangedor.

Antes, o silêncio.

Jair Bolsonaro gargalha e diz que vai dar um abraço “hetero” em Fernando Gabeira.

Miriam Leitão é instruída pelo ponto eletrônico.

Repete as palavras que lhe são repassadas, mas gagueja pela dificuldade de repetí-las com algum sentido.

O autor do texto? Possivelmente o chefão do jornalismo, Ali Kamel, ou algum preposto encarregado de defender a família Marinho.

A resposta só veio porque, anteriormente, Bolsonaro havia constrangido os entrevistadores relembrando trechos de um editorial escrito por Roberto Marinho em 1984, nos vinte anos da “Revolução”, em que reafirmava seu apoio ao golpe de 1964.

O golpe de 1964 derrubou o presidente constitucional João Goulart e instalou um regime que cassou políticos, fechou o Congresso, censurou a imprensa, prendeu e torturou resistentes e arrochou salários.

Bolsonaro é fã do regime criminoso que a Globo ajudou a promover.

Não houve reação dos jornalistas à pegadinha de Bolsonaro — possivelmente nasceu daí a necessidade de a Globo ter a última palavra do programa.

O editorial a que Bolsonaro se referiu aparece abaixo: a verdade é dura, a Globo promoveu o golpe de 1964 e cresceu graças à ditadura militar.

Roberto Marinho fez lobby nos bastidores contras as eleições previstas para 1965 que escolheriam o sucessor do primeiro ditador, Castelo Branco, o que foi registrado em telegramas do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Lincoln Gordon, ao Departamento de Estado (ver abaixo).

A ditadura destruiu a TV Excelsior, principal competidora da Globo, que recebeu uma injeção de capital de Henry Luce, do grupo Time-Life, dos Estados Unidos, um empresário que atuava em sintonia com a Central de Inteligência Americana (CIA) durante a guerra fria.

Em sintonia também com a ditadura, a Globo estendeu sua rede física a todo o Brasil graças a investimentos públicos da Embratel, a Empresa Brasileira de Telecomunicações, e a doação de terrenos de prefeituras para a instalação de suas antenas, na maioria das vezes de oligarcas locais interessados em bajular Roberto Marinho ou os militares.

Em troca, a Globo colocava no ar em rede nacional programas bajulando a ditadura, especialmente os de Amaral Netto (ver abaixo). O Jornal Nacional foi usado como uma espécie de Diário Oficial do regime.

Em resumo, quando o jornal O Globo reconheceu o “erro” cometido ao apoiar o golpe, não devolveu as benesses que transformaram a Globo no que ela é graças a favores obtidos de ditadores durante mais de duas décadas.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Hudson

Defesa dos direitos humanos, Estado de Bem-Estar Social, centro-esquerda ou centro, apoio à descriminalização do aborto, liberdade de expressão, defesa dos direitos civis, oposição ao autoritarismo e ao ideário conservador, política social laica e progressista…

Essas são bandeiras dos Partidos Sociais Liberais.

No Brasil, o que propõe o PSL, com Bozonazi candidato?

maria do carmo

Arnaldo Souto que falta de argumento nao esta na sua casa com os seus, so posso ter pena !

Hudson

Demonstração que a imitação barata de Muçoline NÃO TEM PROPOSTA DE GOVERNO:

https://oqueobouacha.wordpress.com/2014/06/03/5-motivos-para-nao-votar-em-bolsonaro-para-presidente-que-nao-envolvem-o-fato-de-ele-ser-um-babaca/

Podem falar ou escreverem o que quiserem,meu voto continua sendo do Bolsonaro, e agora com general Mourão como vice ficou melhor ainda.

Podem falar ou escreverem o que quiserem,meu voto continua sendo do Bolsonaro, e agora com general Mourão como vice ficou melhor ainda.

    maria do carmo

    Durou pouco a alegria pois o vice general Mourao na primeira fala ja ofendeu negros e indios preconceito com a maior dos brasileiros.

    maria do carmo

    Durou pouco sua alegria pois o vice general Mourao ja na sua primeira fala ofendeu negros e indios preconceito com a maior parte dos brasileiros.

Paulo cezar

Às vezes fico preocupado com a nossa população , bando de analfa, burros , idiotas , oh povozinho medíocre !!! Vc de esquerda tem todos que se ferrar ; Bolsonaro presidente. Obs.: Oh sitezinho podre bando de comunistas nojento !!!

Plínio Eudson Santos da Silva Plinio

Sou de opinião, de que, se Lula for solto, a quadrilha deva ser também, a começar por Cunha, o Brasil herdou de Lula e Dilma a vergonhosa crise que está aí, para que o povo que ainda quer ele de volta, comece a pensar que seremos uma Venezuela amanhã.

    Hudson

    Moro provou por A+B que Lula é inocente.

    Já a esposa do Cunha ganhou foi presente, referendado pelo TRF-4.

robertoAP

Boçalnaro é a maior anta que este país já teve o desprazer de parir, e quem votar nele só pode ser um retardado.
E a globo se acha que a ditadura de 64 foi péssima e usou a emissora como veículo oficial, deveria imediatamente devolver a concessão e se dedicar a outra coisa, pois concordou que usa o som e imagem de forma política ,o que é rigorosamente proibido.
O próximo presidente com isso, tem a obrigação moral de fechar o canal e lacrar para sempre os transmissores

    Ademir Prust

    Mesmo você sendo e usando as baixesas naturais dos esquerdistas, respeito mas uso do meu direito de não concordar com o seu comentário.
    De todos os pré candidatos ao cargo de presidência do Brasil, Bolsonaro é o único que, se eleito for, colocará a Globo em seu devido lugar.

stalingrado Lula da Silva

Sem novidades.
Os ex-esquerdistas são mais direitistas que Hitler.
Miriam Leitão não foge a regra.
Com a volta do PT ao governo federal, a Globo vai se tornar uma emissora regional.
#HaddadNoGovernoLulaNoPoder

Pepe

Aí Bolsonaro você já tem meu voto

Andy Trevisan

Se a Globo apoiou os “ditadores do golpe de 64”, continua apoiando os “ditadores da política brasileira dos últimos 30 anos”. Afinal, vcs precisam decidir a quais “governos ditatoriais” a Globo deve apoiar e receber benesses: aos que impediram o Comunismo de ser implantado em 1964, ou aos que estão implantando descaradamente nos dias atuais.
Provavelmente isso não será publicado mas ao menos será lido por vcs.

Vitor Queiroz

Lula deu muita sorte. Na época dele o Brasil arrecadou muita grana, graças ao boom do comércio mundial. Ao invés de investir tudo q podia em infaestrutura, educação e saúde, esbanjou toda a arrecadação, aparelhou todo o governo e as agências q em vez de defender os consumidores, trabalham para proteger as empresas q exploram o povo. A educação cada vez pior, os hospitais viraram matadouros. Ainda por cima nos deixou com um gerentona de m…. que acabou de estragar o que o Lula começou. 13 milhões de desempregados, votem na dupla Lula/Dilma…

    Gabriel filho

    Parabéns você falou tudo belo comentário

    Hudson

    Esqueceu da “marolinha”?

    Pedro

    As empresas exploram as pessoas? Voce ta viajando, você não sabe o quão difícil é ter uma empresa com os impostos abusivos pra cima das pequenas empresas. O governo explora o funcionário e as empresas, estude um pouco mais antes de falar bobagem

LUIS ANDRE HUBERTY TRINDADE

A resposta da TV Globo que a jornalista Miriam Leitão repetiu. Foi dada pela emissora após a morte do Roberto Marinho e no auge dos governos corruptos esquerdistas. a TV globo que vocês bocais de esquerda tanto chamam de golpista não mostra nem metade da verdade da nossa política. Vão ler na Crusoé sobre o Alckmin e o tofolli.. temos uma corrupção generalizada…daqui há pouco mais líderes psdbistas e petistas mdbistas serão presos..aguardem

julio cesar perillo lopes

CONCLUSÃO: Temos que usar a mesma pá que sepultou o PT com o mesmo objetivo em relação à Globo.

Jefferson

MARIA DO CARMO

até que ponto chegou o nosso país, colocar um presidiário como presidente do nosso país e ainda tem pessoas como você que o Lula e inocente se for pra colocar pessoas do tipo desse Lula vamos registra também o FERNANDINHO BEIRA-MAR, pois creio que ele tem mais estudo que esse Lula e sabe administra melhor q ele então respeita a opinião dos outros candidatos e dos seus apoiadores

    Wanderley

    bem lembrado. Fernandinho beira mãe teria maior aceitação da mídia. já que deu várias entrevistas dentro da cadeia, enquanto Lula é proibido de dar entrevista por estar preço. você não acha engraçado?

    maria do carmo

    Ignorante e desinformado voce nao merece nem essa linha! Mas vamos la Bolsonaro esta na Camara a 27 anos e so aprovou dois projetos irrelevantes so fala bobagem, pesquize e veja o que o Lula fez, tem mais o estadista Lula foi o presidente que saiu do governo com o maior indice de aprovacao e admirado e respeitado pelo Mundo votar para presidente nao e como time de futebol gosto do meu time e vou torcer, votar e fazer comparacoes pesquizar e ver o que o candidato ja fez para o pais, pois sera o presente e o futuro seu e de seus familiares, votar nao e oba oba, discurso de fanfarao falar em valentia armas animar os piores instintos, fico triste de ver o Brasil com um candidato como Bolsonaro, para ser sincera tenho pena de voce e de tantos outros totalmente perdidos, basta ler o que voce e outros escreveram, procure se informar e para o seu bem e de seus familiares, vai passar as eleicoes Bolsonaro nao sera presidente pois felizmente os brasileiros nao sao bobos, Bolsonaro continuara mamando no Estado e voces perderam tempo e credibilidade, Bolsonaro nao passa de um desiquilibrado caso contrario teria feito carreira no Exercito, Pesquise, leia derime duvidas com pessoas que conhecem a historia do Brasil, estudar estudar sem conhecimento de tudo nao somos nada.Que Deus te ilumine!

Matias

Nadou de braçada no Roda Viva e na Globonews. Bolsonaro Presidente!!!

lulipe

Eu tô com dó dos jornalistas que ainda vão entrevistar o mito…

    Hudson

    Nisso eu concordo com você. Aquele terrorista nazifascista é um ignorante grosseiro, mas sabe dar nó em qualquer diálogo, ao apelar para o nonsense. Ele está dando banho em jornalistas de renome (se bem que, das entrevistas que vi, nunca houve perguntas sensatas).

    Mas pode ser que Renato Rovai soubesse desmascarar a Fraquejada do Capiroto, com perguntas simples de interesse popular.

Fika

JACÓ, só vpodia ser analfabeto pra defender o lula. Maldita inclusao digital kkkk

Rusoalpe medeiros de brito

É LULA ONTEM HOJE E SEMPRE !!!

    Arnaldo souto

    Lula hoje preso em Coritiba
    Amanhã na papuda
    Sempre em Pedrinhas no Maranhão

Rusoalpe medeiros de brito

É LULA ONTEM HOJE E SEMPRE BRASIL TÁ NA HISTORIA

Hudson

Isso me fez lembrar do direito de resposta de Leonel Brizola.

Também me lembrei do relato de um jornalista de que o Jornal Nacional não podia ter jornalistas como âncora, e por isso coloca narradores mecânicos como Cid Moreira.
…porque nenhum jornalista sério conseguiria ler as “matérias” o vivo sem deixar vazar uma expressão de vexame.

Miriam Leitão, mesmo estando do “lado errado da força”, tem lastro. Isso deixou a situação extremamente constrangedora. É até desagradável assistir ao vídeo.
Principalmente considerando que Miriam Leitão foi torturada pela ditadura defendida por Globo e Bolsonaro.

Rota Campos de Cima Serra

Globosta, um lixo eterno do telejornalismo brasileiro! Revoltante ver tantas benesses para os Marinho sabendo que ainda acha que volta dos militares é a solução pro fim da corrupção brasileira.

MARIA DO CARMO

JUDICIARIO ACORDA O DESFECHO DO BRASIL ESTA NAS SUAS MAOS PAREM DE BRINCAR DE SER PARTIDO PAREM DE TER LADO, CADE A RESPONSABILIDADE, A AUSTERIDADE CHEGA DE BRINCAR DE JUSTICA O POVO POR MAIS ORDEIRO IRA REAGIR A CORDA ESTA SENDO ESTICADA CHEGA DE PARCIALIDADE O POVO QUER JUSTICA ATE QUEM NAO E PETISTA ESTA ESCANDALIZADO E SABE QUE O ESTADISTA LULA ESTA SENDO PERSEGUIDO CADE O GRANDE SABER DOS SENHORES?……

    Conceição Lemes

    Maria do Carmo, por favor, letras minúsculas nos comentários. Abs e obrigada

MARIA DO CARMO

ESTAMOS VIVENDO UMA CRISE MORAL NO BRASIL, BOLSSONARO A 27 ANOS DEPUTADO SO APROVOU DOIS PROJETOS SEM RELEVANCIA, TOTALMENTE DESEQUILIBRADO, SEM CAPACIDADE ALGUMA DE SER DEPUTADO BOLSSONARO ALMEJAR SER PRESIDENTE APOIADO POR ELEITORES DESEQUILIBRADOS E IGUALMENTE SEM MORAL. ALKMIN ENLAMEADO ATE O PESCOCO EM ESCANDALO DE CORRUPCAO, MAS PROTEGIDO PELA DITADURA DE TOGA, SE JUNTA A ANA AMELIA ENVOLVIDA EM VARIOS ESCANDALOS, FASCISTA QUE APOIOU A DITADURA E OUTROS CANDIDATOS TODOS OPORTUNISTAS DECADENCIA TOTAL DA NACAO ENQUANTO O ESTADISTA LULA CONTINUA PRESO INOCENTE SEM PROVAS, TENDO SIDO O MELHOR PRESIDENTE QUE O BRASIL JA TEVE, ESSE PAIS SEM LEI CADA PODER FAZ SUAS PROPRIAS LEIS RASGANDO A CONSTITUICAO MORO DESCARADAMENTE NAO QUER OUVIR TACLA DURAN, ATE A INTERPOL REAGIU. MORO AGE COM APOIO DO STF QUE DEVERIA SER GUARDIAO DA DEMOCRACIA, REALMENTE O BRASIL OU MELHOR O POVO BRASILEIRO FOI GOLPEADO POR TODOS OS PODERES E PIOR PELO JUDICIARIO VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! O MUNDO ESTA VENDO, FICARA NA HISTORIA, MAS PIOR A FOME E A MORTALIDADE JA ESTA AI, SEM SAUDE E SEM EDUCACAO E O PAIS NAO E MAIS RESPEITADO PELO MUNDO, TEMER E OS POLITICOS CANALHAS DESTRUIDORES DO BRASIL ESTAO SE CANDIDATANDO PARA CONTINUAR A DILAPIDAR O BRASIL, ELEITORES INTELIGENTES USEM O VOTO PARA DEFENDER O FUTURO SEU E DE SEUS FAMILIARES, E JUDICIARIO QUE EXERCEM SUAS FUNCOES COMO VERDADEIRO SACERDOCIO REAJAM! REAJAM! E A ULTIMA OPOORTUNIDADE NESSE PAIS SEM LEI, MOSTREM A QUE VIERAM E PORQUE GANHAM OS MAIORES SALARIOS DO PAIS FORA AS MORDOMIAS NAO PODEM TER LADO NEM PARTIDO E OBRIGACAO SER IMPARCIAL O PAIS ESTA A DERIVA ESTAMOS NUM CAOS TOTAL, TUDO CONTINUA COMO DANTES NO QUARTEL DE ABRANTES, PERMITAM QUE O ESTADISTA LULA SE CANDIDATE OU SERAO OS MAIORES RESPONSAVEIS PELA DESTRUICAO DO BRASIL CASO ESSES LADROES TOMAREM CONTA DO PODER COM SUPREMO E TUDO COMO TRAMOU JUCA! JUDICIARIO NAO SE INTIMIDEM PAREM DE RASGAR A CONSTITUICAO! O BRASIL SUPLICA!

    Paulo Siqueira

    Cria vergonha na cara sô! Desde quando Lula tá preso injustamente e é um estadista exemplar? O cara formou a maior quadrilha organizada da história do país. Só de vc falar que eleitores de Bolsonaro são desequilibrados generalizando tudo, prova que vc é uma alienada, mau caráter e retrógrada. Vai estudar! Fica 5 anos na faculdade de Direito dps faz mestrado e doutorado faz concurso público, vira juíza e dps analisa milhares de laudas do processo pra dps vc dizer q ele é inocente. #para de falar merda

    ARIOMAR DE FREITAS NOBRE

    Lula inocente?
    Ah, já estava me esquecendo : todo condenado diz que é inocente. Tá explicado.

    Demetrius

    O pior cego é aquele que não quer enxergar. Essa mesma Rede Globo ajudou a eleger o Lula e a Dilma. Acreditar na inocência de Lula e do PT é a mesma coisa que acreditar que o sol gira em tormo da Terra e que não existe força da gravidade. Em tempo: já começou errada. Na próxima escreva em caixa baixa. Não precisa gritar. Desde 1986 que a esquerda está no poder. Chega. Bolsonaro 2018.

    Soriano de Mell

    Gracas a revolucao de 64 , a q menos gente morreu de cada lado , na media , menos de 2 pessoas por ano , q vc pode falar o q pensa . Caso os militares e o povo tivessem perdido , vc nao teria acesso a internet , nao teriamos mais de 40 partidos politicos e vc estaria comendo 4 ovos por mês, q era o q lula e dilma queriam para o Brasil . Tipo Cuba q só tem um jornal q é do estado , um partido politico e q mesmo tendo maioria negra na populacao , nao tem um unico negro na cúpula do partido comunista . Uma ilha de escravos de fidel castro . lula , dilma , aecio , alkimin , fhc , esses e mais outros iriam adorar ter um Brasil inteiro trabalhando pra eles . Aproveita q a saida do Brasil é livre e vai pra lá viver o lindo sonho dos sua anta ou do seu ladrao preferido

    Elson Cintra

    Bolsonaro viveu no meio de uma casta de lobos. Que decidirá tudo no toma lá dá cá. Qual o homem sério que consegue trabalhar num ambiente tão tenebroso desses? Só propinas e troca de favores. Fala sério!

    Arnaldo souto

    Maria do carmo e melhor já ir de acostumando sua anta Bolsonaro presidente 2018

    Hudson

    Até a Interpol reconheceu que Sergio Moro viola a Constituição da Interpol, os Direitos Humanos, a Constituição e legislação brasileira.

Moysés Nunes

Jacó, concordo em gênero, número e grau!

Elias Florentino

Bolsonaro deixou a reporter Miriam leitão ficou sem ação nenhuma é a globo se deu muito bem as custas da ditadura

Giap Zhumov

Não suportei assistir todo o vídeo. Asco pelo conteúdo e pelo ridículo de Miriam Leitão…

Cláudio

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando:

Lula, uma vez eleito em 2018, tem que confiscar, estatizar a Globo e utilizar sua (dela) estrutura nacional para o bem da população brasileira.

.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas, ou seja : SEM VASELINA) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
?????????????????????
:: ?????????????????????
::

Lukas

Depois desta saia justa em que o Bolsonaro deixou a Globo, fazendo a Miriam Leitão passar por este constrangimento, tenho certeza que, num eventual segundo turno Bolsonaro x Alckimin, a esquerda lulista (existe outra esquerda?) votará em peso em Bolsonaro. Secretamente e com nojinho, é claro.

Basta continuar confrontando a Globo, fazer um ou elogio ao Lula e pá!, ele já não é tão ruim assim.

Quem duvida, lembre-se quem era Kátia Abreu na imprensa progreçista há uns cinco anos e quem é ela hoje em dia. Não precisou mudar uma vírgula no seu pensamento político, bastou ficar ao lado de Dilma até o fim.

    JACÓ

    LULA e SÓ LULA tera 100.000.000 milhões de voto PRESIDENTEDO NOSSO OMENSO BRASIL afossa de banheiro é pro bostanaro e seus seguidores.

Deixe seu comentário

Leia também