Eleição no Peru: O temor de Washington

Tempo de leitura: 3 min

Peru’s Election Could Change Hemispheric Relations, and Washington is Worried

por Mark Weisbrot, no jornal britânico Guardian

Em alguns dias, no 5 de junho, vai acontecer uma eleição que terá influência significativa no Hemisfério Ocidental. Neste momento está muito equilibrado para prever. A maior parte das autoridades de Washington tem se mantida relativamente quieta, mas não há dúvida de que o governo Obama tem muito em jogo no resultado da eleição.

A eleição é no Peru, onde o populista de esquerda e ex-oficial militar Ollanta Humala vai enfrentar Keiko Fujimori, a filha do ex-governante autoritário Alberto Fujimori, que foi presidente de 1990 a 2000. Alberto Fujimori está na cadeia, servindo uma sentença de 25 anos por múltiplos assassinatos políticos, sequestros e corrupção. Keiko deixou claro que ela o representa e a seu governo, e está cercada por assessores dele e ex-autoridades do governo Fujimori.

Fujimori foi condenado por ter “responsabilidade criminal” pelos assassinatos e sequestros. Mas o governo dele foi responsável por assassinatos e abusos dos Direitos Humanos mais amplos, inclusive a esterilização forçada de dezenas de milhares de mulheres, a maioria indígenas.

Entre os dois candidatos, quem você pensa que Washington prefere? Se você escolheu Keiko Fujimori, chutou certo. Conversei na segunda-feira à noite, em Lima, com Gustavo Gorriti, um premiado jornalista investigativo peruano, cujo sequestro foi um dos casos que levaram à condenação de Fujimori. “A Embaixada dos Estados Unidos se opõe fortemente à candidatura de Humala”, ele disse. O professor de governança de Harvard Steven Levitsky, que escreve extensivamente sobre o Peru e atualmente é professor-visitante na Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), chegou à mesma conclusão: “É claro que a Embaixada dos Estados Unidos aqui vê a Keiko como a opção menos ruim”, ele me disse desde Lima, na terça-feira.

Os oponentes de Humala argumentam que a democracia no Peru correria risco se ele fosse eleito, citando uma revolta militar que Humala liderou contra o governo autoritário de Fujimori. (Mais tarde ele foi perdoado pelo Congresso peruano). Mas é difícil comparar a história dele com os crimes provados de Alberto Fujimori.

Humala também é acusado de ser um aliado do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Ele se distanciou de Chávez, diferentemente do que fez na campanha presidencial de 2006. Mas tudo isso é apenas um golpe midiático da direita. Chávez tem sido demonizado por toda a mídia do hemisfério, e assim os monopólios direitistas da mídia o usaram como espantalho em numerosas eleições, por anos, com graus variáveis de sucesso. Naturalmente que a Venezuela é irrelevante para a eleição peruana porque quase todos os governos da América do Sul são “aliados de Chávez”. Isso é especialmente verdadeiro sobre o Brasil, Argentina, Bolívia, Equador e Uruguai, por exemplo, todos com relações próximas e colaborativas com a Venezuela.

Como em muitas outras eleições na América Latina, a dominação direitista da mídia é chave para as táticas de assustar o eleitorado. “A maioria das estações de TV e jornais tem trabalhado ativamente por Fujimori nessa eleição”, disse Levitsky.

A ideia de um novo governo Fujimori é assustadora para um número de proeminentes conservadores na política do Peru, que decidiram apoiar Humala. Entre eles está o novelista ganhador do Nobel Mario Vargas Llosa, que odeia a esquerda da América Latina tanto quanto muitos. Humala também recebeu o apoio de Alejandro Toledo, o ex-presidente peruano que disputou o primeiro turno da eleição.

Então, por que Washington prefere [Keiko] Fujimori? A resposta é bem simples: é sobre a diminuição da influência de Washington em seu ex-quintal latinoamericano. Na América do Sul há governos de centro-esquerda na Argentina, Brasil, Venezuela, Equador, Bolívia, Uruguai e Paraguai. Estes governos tem uma posição comum na maioria das questões hemisféricas (e algumas vezes em questões internacionais, como o Oriente Médio) e frequentemente essa posição difere da de Washington.

Por exemplo, quando os militares hondurenhos derrubaram o presidente eleito de centro-esquerda, em 2009, e o governo Obama buscou legitimar o governo golpista através de eleições que outros governos não reconheceriam, foram os poucos aliados direitistas de Washington que primeiro se distanciaram do resto da América do Sul.

Antes de agosto, os únicos governos da América do Sul com os quais Washington podia contar como aliados eram o Chile, o Peru e a Colômbia. Mas a Colômbia sob o presidente Manuel Santos já não é um aliado automático, já que hoje ele tem boas relações de cooperação com a Venezuela. Se Humala vencer, há poucas dúvidas de que vai se juntar à América do Sul na maioria das questões concernentes a Washington. O mesmo não pode ser dito sobre Keiko Fujimori.

E é por isso que Washington se preocupa com esta eleição.

http://www.guardian.co.uk/commentisfree/cifamerica/2011/jun/02/peru-venezuela

Leia, aqui, sobre o “grande valor” que a palavra do Obama tem no Oriente Médio.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Bonifa

Líbia: novidade nos ataques da NATO, mas não na diplomacia
7 de Junho, 2011

A força militar internacional comandada pela NATO promoveu na tarde de terça-feira uma série de ataques aéreos tidos como «pouco habituais» na Líbia. Os ataques, desta feira diurnos, parecem corresponder aos avisos emitidos pela organização de que iria intensificar os seus esforços para retirar Muammar Kadhafi do poder.
«Em vez de falarem connosco, estão a bombardear-nos. Estão a ficar malucos, estão a perder a cabeça». As quatro expressões veiculadas por Ibrahim Moussa, porta-voz do regime, poderiam muito bem ecoar em cânticos de protesto em uma qualquer revolta que assola hoje em dia o mundo árabe. A diferença prende-se, neste caso, por se dirigir a forças internacionais, em concreto, à NATO.
O maior ‘potencial mediático’ que os bombardeamentos oferecem, a um ritmo quase diário, abafa outro dos aspectos quase inalterável desde o início dos dois meses de intervenção internacional na Líbia: o impasse nas conversações de paz.
Os relatos apontam que o principal alvo dos ataques aéreos foi a base fortificada de Kadhafi, que, a meio da tarde, ficou rodeada de fumo devido aos constantes bombardeamentos que, a partir das 11h30 locais, começaram a ser deflagrados pela NATO.
Foram contados, pelo menos, 27 bombardeamentos aéreos.
Os ataques diurnos provocaram o pânico entre a população líbia, revelou Ibrahim Moussa. Numa altura em que se aproxima o fim do ano escolar na Líbia, milhares de crianças estariam, alegadamente, a realizar exames nas várias escolas da capital.
Como tal, Moussa apontou para «o choque e horror das crianças e pais», sublinhando ainda «as milhares de crianças que estão neste momento em Tripoli».
Nem o regime ou a NATO avançaram para já com números referentes a eventuais vítimas dos ataques mas, segundo a Associated Press, o barulho de sirenas das ambulâncias ecoava nas ruas da cidade, entre o fumo e os sons da explosão dos bombardeamentos.
Apesar dos novos bombardeamentos da NATO, o impasse no conflito mantém-se. Os rebeldes exigem a deposição de Muammar Kadhafi do poder, mas o líder recusa-se a abandonar a liderança do regime. Como tal, a diplomacia e negociações de paz permanecem, por agora, estagnadas.

SOL – http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior….

Bernardino

HUMALLA será bem vindo ao clube latino americano de esquerda.Só asssim haverá contra-ponto aos EUA no continente.CHEGA de Lambe-botas nas presidencias.Com Lula,Kichner,Chavez,Equador e paraguai com as esquerdas possamos enfrentar os Yankes com sej poderio bélico e economico.Uniao e aliança com Asia:CHINA E INDIA principalmente duas naçoes milenares e que tem muito a nos dar.
Os VIZINHOS tem Inveja;Os que estão distantes Nao.O caminho é por ai.

Sebastião Medeiros

O governo Colombiano é um dos maiores sócios da CIA e dos EEUU NO TRÁFICO DE DROGAS,os paramilitares de direita aliados de Alvaro Uribe,que nada mais são que as próprias forças armadas colombianas que recebem apoio logístico dos militares estadunidenses, já mataram cerca de DUZENTOS MIL COLOMBIANOS nos últimos oito anos.Estes grupos remetem milhares de toneladas de drogas para os EEUU via fronteira Mexicana.
PS:Na Colômbia há sete bases militares dos EEUU.

Elisabeth

Gosto muito do jornalismo Ingles. Lúcidos! _"Como em muitas outras eleições na América Latina, a dominação direitista da mídia é chave para as táticas de assustar o eleitorado. “A maioria das estações de TV e jornais tem trabalhado ativamente por Fujimori nessa eleição” Lembrando que Keiko Fujimori,casada com um cidadão americano. Pode significar nada, mais acho que ajuda fganhar mais simpatia de Washington.

HMS TIRELESS

Que " investigação feita por argentinos" apontou na direção da CIA e do MOSSAD? A única coisa que " investigadores independentes" fazem é faltar com a verdade! O Parquet argentino encontrou provas robustas do envolvimento do Estado fascista iraniano e de seu criminoso ministro da defesa que, pelo fato de ter contra si uma ordem de prisão, somente pode viajar para países como a Bolívia de Evo " Zacarias " Morales.

Sebastião Medeiros

É ainda tem ex-candidato a Presidência do Brasil,com cabeça de bolinha de papel,que joga toda culpa do narcotráfico na Bolívia.

Sebastião Medeiros

O Peru é um país chave dos EEUU na América Latina.poís é sabido que toda a estrutura do tráfico de cocaína foi montado pelos Estadunidenses na década de 50 por meio do exército dos EEUU e da CIA.
OS cárteis da cocaína da Colômbia eram associados a CIA até que os Estadunidenses os tirarem da jogada,"a chamada guerra contra o tráfico de drogas do Reagan e do Bush",e monopolizarem sozinhos o lucrativo Narcotráfico ou Narco-Capitalismo.Outro país chave na América Latina é o México(Ano que vem teremos eleições presidênciais neste país e os EEUU vão fazer de tudo para eleger um candidato fantoche aos seus interesses) que se tornou o grande corredor das drogas que saem da Colõmbia e do Peru e vão abastecer o lucrativo mercado consumidor de tóxicos dos EEUU.Por isso o grande interesse,por parte do Império do Norte,nas eleições Peruanas,eles não vão querer perder governos(Peru,Colômbia e México) capachos,entreguistas e cúmplices na grande estrutura do narcotráfico montado pelos YANKEES no período da guerra fria.

Gadelha: Os jovens e a virada de Humala | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Leia aqui o que um analista de Washington escreveu sobre Obama e Fujimori. […]

yacov

Se não me engano tem empresas norte-americanas explorando petróleo na Selva Amazônica Peruana de forma predatória. Desmatando de forma absurda, expulsando e assassinando os índios, sob as vistas grossas do governo peruano. Se o Humala ganhar esta festa acaba. Será que os malas ndo norte vão se retirar numa boa????

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

Francisco

Esse é o desafio da AL: sair desta eterna borda entre o tudo e o nada. Já passou da hora da esquerda que chegou ao poder no continente a partir da eleição de Lula atuar pesadamente na educação das novas gerações.

É preciso que o processo de ensino seja RADICAL na DOUTRINAÇÃO pela democracia. Não pode haver dúvidas entre eleger um genocida ou um legalista. Legalistas de direita ou de esquerda, eis uma dúvida legitima e avançada. Precisamos instruir a sociedade para que passemos a impasses do futuro.

Hesitar diante de genocidas do povo indigena… Meu Deus! Quanto trabalho a ser feito!

luiz pinheiro

Politicos importantes dos EUA, democratas e republicanos, inclusive o prefeito Bloomberg de Nova York, interferiram acintosamente nas eleições peruanas. Além disso, o candidato que ficou em terceiro tem dupla nacionalidade, é cidadão mais dos EUA do que do Peru. Espero que o povo do Peru tenha a clarividência política de eleger o Ollanta Humala, passo importante para o continente.

EUNAOSABIA

Lula é de esquerda?? desde quando???

Um governo com uma ortodoxia macro econômica brutal, onde os rentistas ganham bilhões, literalmente falando, bilhões de reais mesmo, pode ser considerado de esquerda??? o que será que Marx pensaria de Lula ao saber disso??? um mês de juros da dívida interna equivalem a mais de três bolsa família ao ano.

O PT pode ser um partido de esquerda ou de centro esquerda, aí eu concordo, mas Lula não, tão pouco governou como tal…

Os empregos foram criados graças a manutenção das medidas econômicas implantadas por Fernando Henrique e pela colossal fome de comodites de China… só isso… os programas sociais são os mesmo de Dona Ruth…

Até.

    Álvaro

    E continua não sabendo….ou não quer saber…….EUSABIA que quando o FHC fosse presidente, mesmo dizendo-se social-democrata, ia governar com a mesma trupe que está governando agora (Sarney, Lobão, Collor, ACM, Agripino, Bhornausen, etc.etc.etc.)….O modelo político não deixa outra alternativa…………

    william

    Ai ai ai saiu do blog do noblat pra destilar veneno aqui… mas aqui pode ta bom pois é um espeço Democratico e aceitamos vc tambem seja bem vindo.

    Saci

    EUNAOSABIA, Lula é candidato no Peru?

    edv

    Não sabia e continua sem saber…

    M. S. Romares

    Certas coisas a gente aprende na vida e não podemos, e não devemos, nos esquecer. Uma delas é não discutir com idiotas: eles vão nos vencer pela experiencia.

    yacov

    Hey, "eunãosabia", vc não só não sabia como não sabe de nada mesmo, hein?!?! Quer dizer que as medidas econômicas implantadas no governo FDP, digo, fhc, é que criaram os empregos no governo LULA??? Aliás, nem preiocava do LULA ou quem quer que fosse, né?!?!? Depois de um governo tão bom quanto o do FDP, digo, fhc, o BRASIL poderia até ficar sem presidente que os empregos brotariam do chão, cairima do céu como um maná, não é mesmo?!?!? Então, 'tá então, né!?!? Dizer o quê??? Já tomou o seu remédio hoje, meu repaz???? Huauauauhuahuauhauhuahuauauhauuahu….

    "O BRASIL PARA TODOS não passa glOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

    luiz pinheiro

    Era só o que faltava: um devoto de FHC invocando Marx para questionar o Lula.
    Tem cheiro aí…
    O que o Marx pensaria é impossível saber e desonesto especular. Mas o que acham alguns comunistas vivos, como o Fidel, ou o Noam Chomski, é só ler.
    Voce sabe o que eles acham, ounãosabia?

    ana db

    Tem fedor de trollagem.

Maria Dirce

Se a Keiko Ganhar os Usa vão ter inúmeras bases militares no Peru.!!

Fernando

Torço por Humala desde aquela reportagem da Veja contra ele em 2005/2006.

ZePovinho

E o ministro iraniano que a Bolívia expulsou a pedido da Argentina,hoje??Acusaram o cara de ter participado do atentado à associação israelita AMIA;porém uma investigação feita por argentinos não encontrou nenhuma prova de que foram os iranianos.Encontraram,isso sim,evidências de que foi mais uma operação encoberta(false flag) feita pela CIA e pelo MOSSAD no melhor estilo dos atentados que a rede Stay-Behind fazia na Europa para acusar os comunistas.Vejam:
http://www.voltairenet.org/article162701.html

Desenmascarando el sionismo israelí
Ataques terroristas en la Argentina 1992 y 1994: no fueron de origen islámico
por James Fetzer*, Adrian Salbuchi*

Los atentados con explosivos de Buenos Aires en 1992 y 1994 contra los intereses de la comunidad israelí en Argentina que ocasionaron numerosas víctimas fueron para la prensa comercial, para Israel y Argentina de autoría islámica. Hoy gracias a los trabajos de muchos investigadores independientes como aquella del Dr. Oscar Abudara Bini o las conclusiones de Thierry Meyssan, hoy sabemos que se trata de una gran manipulación. Nuestro colega argentino Adrian Salbuchi nos aporta la última prueba, donde la víctima se convierte primero en sospechoso y finalmente en acusado.
http://resistir.info/portugal/guerra_secreta_ix.h

Daniele Ganser
(Historiador suíço, especialista em relações internacionais contemporâneas. É professor na Universidade da Basileia).

Os exércitos secretos da NATO(OTAN) (IX)
A guerra secreta em Portugal

O Gladio dispunha de uma base eficaz em Portugal, no tempo do Salazar. Embora só conheçamos indirectamente o seu funcionamento, através de estudos italianos, o historiador Daniele Ganser conseguiu identificar o seu papel em Portugal e nas suas colónias africanas. Graças a esse dispositivo, a NATO não se contentou em assassinar oponentes a Salazar, mas também líderes revolucionários africanos de primeiro plano, como Amílcar Cabral.

Em Maio de 1926, o general Gomes da Costa assumiu o poder em Portugal através de um golpe de estado, aboliu a Constituição e o Parlamento e instaurou a ditadura. Uns anos mais tarde, o ditador Salazar assumiu as rédeas do país. Durante a guerra civil espanhola, apoiou o general Franco a quem forneceu tropas e material. Os dois homens aliaram-se para garantir a Hitler e a Mussolini a neutralidade de toda a península ibérica, facilitando assim consideravelmente a sua tarefa na frente ocidental. Os quatro ditadores entraram em acordo quanto à necessidade de combater e de aniquilar o comunismo na União Soviética e nos seus países respectivos………………………………………

Este artigo faz sequência a:
1. "Quando o juiz Felice Casson revelou o Gládio…" http://www.voltairenet.org/article162546.html
2. "Quando o Gládio foi descoberto nos Estados europeus…" http://www.voltairenet.org/article162685.html
3. "Gládio: Porque a NATO, a CIA e o MI6 continuam a negar" http://www.voltairenet.org/article162763.html
4. "Os esgotos de Sua Majestade" http://www.voltairenet.org/article163017.html
5. "A guerra secreta, actividade central da política estrangeira de Washington" http://www.voltairenet.org/article163478.html
6. "A guerra secreta em Itália" http://www.voltairenet.org/article163905.html
7. "A guerra secreta em França" http://www.voltairenet.org/article169477.html
8. "A guerra secreta em Espanha" http://www.voltairenet.org/article169649.html

    Beto_W

    ZePovinho, achei que ao menos o atentado à embaixada de Israel em Buenos Aires em 1992 tivesse sua autoria assumida pela Jihad Islâmica. Quanto à AMIA em 1994, se não me engano ninguém assumiu a autoria. E houve muita confusão a respeito das investigações, corrupção, incompetência e politicagem, o que não ajuda em nada a esclarecer o caso.

    Uma teoria da conspiração é algo sedutor. O mistério, as forças ocultas, a verdade que poucos conhecem… E ela não precisa ser provada, já que há uma conspiração para esconder os fatos. Qualquer prova em contrário pode ser descartada como parte da conspiração. Bom, cada um acredita no que quiser.

Bruno

Qualquer um dos que ganhe, será uma perda para o Peru. Mas entre o potencial violador dos direitos humanos e da propriedade privada e a sabida futura violadora dos direitos humanos, acho mais seguro apostar no primeiro.

Zé Fake

Humala também é acusado de ser um aliado do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.
Acusado ??? Que retórica é essa ???

Entre eles está o novelista ganhador do Nobel Mario Vargas Llosa, que odeia a esquerda da América Latina tanto quanto muitos.
Se até o insuportável Vargas Llosa prefere o Humala, imaginem o que representa a Fujimori…

FrancoAtirador

.
.
Bem que o WikiLeaks poderia divulgar alguns telegramas confidenciais,

narrando os "breakfasts" e "happy hours" dos quais participaram

a mídia peruana e os ex-ministros de Fugimori, com diplomatas norte-americanos,

na embaixada estadunidense em Lima e nos consulados dos EUA no Peru.
.
.

Deixe seu comentário

Leia também