Economist: A vantagem da mulher do Lula

Tempo de leitura: 3 min

A campanha presidencial brasileira

Glória refletida

A lady do Lula está a caminho de herdar a presidência

Aug 12th 2010 | da revista britânica Economist

No papel, José Serra do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) , o maior partido de oposição do Brasil, deveria ser capaz de vencer a eleição presidencial de 3 de outubro sem suor. Ele teve muitos grandes cargos políticos em uma longa e bem sucedida carreira, inclusive como deputado, senador, ministro do Planejamento e depois da Saúde, e prefeito e agora governador de São Paulo, a maior cidade e o estado mais poderoso do Brasil. Ele está diante de uma neófita política: uma assessora e burocrata que era quase desconhecida há apenas alguns anos, que nunca antes disputou, muito menos venceu, uma eleição.

Em vez disso, o sr. Serra está lutando para se manter na disputa. Pesquisas o colocam de cinco a dez pontos atrás de Dilma Rousseff, a candidata do governista Partido dos Trabalhadores (PT). O problema não é a apresentação, embora o sr. Serra pareça maçante a não ser quando sorri, quando parece alarmante. A sra. Rousseff não tem nada de carismática e sua fraqueza é oferecer respostas de meia hora para perguntas de uma linha.

O problema do sr. Serra é que a sra. Rousseff é a sucessora escolhida de Luiz Inácio Lula da Silva, o atual presidente. Quatro-quintos dos brasileiros aprovam Lula e quase a metade diz que numa eleição presidencial votaria ou nele (se a Constituição não o impedisse de disputar um terceiro mandato consecutivo) ou no candidato dele. Desde que selecionou a sucessora, Lula a tem elevado aos céus (ela é “como Nelson Mandela”) e cruza o país com ela a tiracolo. Agora a maioria dos brasileiros sabe qual é a candidata do Lula — e cada vez mais brasileiros pretendem votar nela.

No dia 5 de agosto, o dia do primeiro debate televisionado entre os candidatos, uma empresa de pesquisas colocou a sra. Roussef com 41,6%, uma vantagem de dez pontos sobre o sr. Serra. Marina Silva do Partido Verde veio em terceiro com 9%. Excluindo as respostas inválidas, a sra. Rousseff está perto de vencer no primeiro turno. Essa pesquisa pode ser fora da média, mas outras dão a ela uma liderança crescente.

A sra. Rousseff parecia nervosa no debate e teve dificuldades para manter suas respostas curtas. O sr. Serra parecia melhor. Mas como o debate aconteceu ao mesmo tempo que uma importante partida de futebol, quase ninguém viu.

Mais preocupante para o sr. Serra, o debate demonstrou as dificuldades que ele vai enfrentar no resto da campanha. Provavelmente com razão, o sr. Serra decidiu que atacar um presidente tão popular quanto Lula não daria a ele muitos votos. Ele discorda da sra. Rousseff em algumas coisas, como a política externa e o papel do estado na economia. Mas ele concorda em outras. Ele foi obrigado a prometer continuidade de alguns dos programas de Lula, como o Bolsa Família, um empréstimo para famílias pobres. Enquanto isso, com a economia em forte crescimento, os brasileiros estão aproveitando a vida: “o fator do bem estar” agora faz parte da língua portuguesa.

Mas a estabilidade vende melhor para os governistas do que para os desafiantes. O slogan do sr. Serra, “Brasil pode mais”, exemplifica a dificuldade. Ele luta para capitalizar seu currículo. Ele é mais conhecido pelo papel que teve nos governos de Fernando Henrique Cardoso, de 1995-2002, os quais, apesar de algumas conquistas sólidas, são relembrados pelos brasileiros sem carinho.

“Para Dilma é simples: persuadir o povo de que ela representa Lula”, diz Rubens Figueiredo, um consultor político de São Paulo. “Mas Serra precisa relembrar as pessoas de que Lula não é o candidato — mas de um jeito que não seja oposição, preferivelmente sem nem mesmo mencionar Lula”.

A liderança da sra. Rousseff ainda não é insuperável. Se o sr. Serra conseguir evitar a vitória dela no primeiro turno, pode ter chance no segundo. E no Brasil sempre há a possibilidade de um escândalo ou de um desastre de campanha.

Mas ainda existem alguns votos que a sra. Rousseff pode conseguir por ser a mulher do Lula. Cerca de 8% dizem a pesquisadores que querem votar no candidato do presidente, mas não citam o nome dela.

Ela em breve terá mais oportunidades para reforçar essa ligação. A partir de 17 de agosto as estações de rádio e TV brasileiras são obrigadas a colocar anúncios políticos gratuitos, com mais tempo para os candidatos cujas alianças tem maior número de assentos no Congresso. Isso significa que a sra. Rousseff terá mais de dez minutos, três vezes por semana; o sr. Serra precisa se arranjar com pouco mais de sete minutos. Essa vantagem pode acabar sendo a decisiva.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

fxavier

"E no Brasil sempre há a possibilidade de um escândalo ou de um desastre de campanha”

Esta aludida possibilidade parece significar que o tapetão não é descartado. Curioso é que tendo o apresentador tentado induzir o Serra a abordar o “mensalão”, o mesmo preferiu justificar o apoio do Roberto Jeferson como se o político tido como corrupto uma vez apoiando o candidato da oposição se redime…

Claudio Marcio

"A partir de 17 de agosto as estações de rádio e TV brasileiras são obrigadas a colocar anúncios políticos gratuitos"
SERÁ QUE O REPÓRTER É MAL INFORMADO MESMO? SERÁ QUE ELE ACREDITA QUE É DE GRAÇA? Só desinformação (GRAVE NO CASO!) ou há má fé nisso?

José Paulo

São 20:31, o JN ainda não deu a Datafalha, mas vou arriscar: 41 para a Dilma 33 para o Serra.

Paulo

"Mas como o debate aconteceu ao mesmo tempo que uma importante partida de futebol, quase ninguém viu."

E tome estereótipo.

    André Quitério

    deu 3 pontos esse debate da band.

ZePovinho

Fidel analisa a tragédia mexicana no NAFTA.Já pensou se tivéssemos aceito a ALCA em 2002????????????????
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia

Reflexões de Fidel Castro: o gigante de sete léguas (parte 1)

No dia em que se comemoram os 84 anos do líder Fidel Castro, o Vermelho publica a primeira parte de sua mais recente reflexão. Desta vez, o dirigente cubano aborda o recém-editado livro de Manuel López Obrador. Na obra, o político mexicano detalha as dificuldades vividas pelo seu país devido à interferência do imperialismo estadunidense e da elite política, que chama de “máfia”. O texto é um importante documento sobre o modus operandi das cúpulas neoliberais.

Jairo_Beraldo

"…nem a Globo e nem o Ibope divulgaram os pontos de média de audiência na entrevista de quarta-feira, quando José Serra foi o entrevistado na bancada do Jornal Nacional…"

Porque será? Pode ser que esqueceram de medir a audiencia…será?

Wildner Arcanjo

Não precisa ser gênio para saber porque a Dilma vai ganhar. O projeto político que ela representa é de caráter social e desenvolvimentista. O projeto de Serra é de caráter econômico e desenvolvimentista(?). Num país, onde até bem pouco tempo mais de 70% da população vivia nas classes D e E e agora estão migrando para as classes C e até mesmo B. Quem vocês acham que vai ganhar? Eu já disse a minha aposta!

Jackson

eu vou votar na "muie do Lula"

Andre Diniz

Me surpreende o tom polido da matéria. "Sr. Serra", "Sra. Rousseff". Coisa linda de se ver. Só no BR-55 as pessoas falam de figuras políticas como se fossem parceiras. "Não é Sr. Alckmin, é Geraldo".

Helcid

… e enquanto o "klaus barbie" procura "dentes no bico da galinha", vejam a mais nova medida idiota do Governo de SP:

Folha 13/08 – – SP paga R$ 50 a aluno que for a reforço de matemática !!

Projeto abrange estudantes de 6º e 7º ano com dificuldade na disciplina

"Vale-presente" começa a ser testado com 1.200 alunos da rede estadual; dinheiro será entregue para o próprio aluno

ROGÉRIO PAGNAN
FÁBIO TAKAHASHI
DE SÃO PAULO

O Governo de São Paulo vai pagar até R$ 50 a alunos do ensino fundamental (11 e 12 anos) com notas baixas que participem de aulas de reforço em matemática -disciplina em que os resultados da rede estadual são piores.

O dinheiro será dado diretamente ao estudante, e não a sua família. O valor é proporcional à presença nas atividades, realizadas duas vezes por semana, em sessões de 90 minutos, por três meses. Se não faltar nenhuma vez, o aluno ganha R$ 50 ao final do período.

Educadores ouvidos pela reportagem mostraram opiniões diferentes sobre o tema. Os mais críticos dizem ver um estímulo para que o aluno tire nota baixa pensando na possibilidade de ganhar o dinheiro e um combate equivocado do problema.

Para outros, trata-se de um bom incentivo para comparecimento ao reforço.

O pagamento a alunos com dificuldade integra o projeto da Secretaria da Educação em que 400 bons estudantes do ensino médio da rede estadual darão tutoria (atividades de reforço) em matemática para 1.200 alunos do 6º e 7º anos.

A gestão Alberto Goldman (PSDB) decidiu dar o "vale-presente" aos alunos com notas baixas para estimular a presença às atividades, que não são obrigatórias.

Durante o desenvolvimento do projeto, levantou-se a possibilidade de que houvesse muitas faltas dos estudantes e até mesmo desistências. Chegou-se a pensar em sorteios de notebooks.

O reforço começa no mês que vem. O projeto é piloto e pode ser ampliado. A rede tem 4,2 milhões de alunos.

MÉDIAS BAIXAS

Exames estaduais e nacionais mostram que matemática é o ponto mais crítico do ensino público, tanto em São Paulo como no país. Na última avaliação paulista, chegou a haver recuo na média no ensino médio.

A Folha conversou com professores da rede, que mostraram preocupação com o pagamento aos alunos. A principal é que eles poderão tirar notas baixas apenas para integrar o reforço e ganhar o dinheiro.

Os participantes do projeto serão escolhidos com base nas notas do Saresp e boletins escolares. As inscrições começaram no dia 4 e terminam hoje, no site http://www.multiplicandosaber.org.br
.

Para isso, é preciso que a escola do estudante tenha sido uma das 441 escolhidas. Os estudantes-tutores ganharão bolsa de R$ 115.

O projeto é financiado pelo governo, Banco Interamericano de Desenvolvimento e parceiros. Também participam a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e docentes da USP.

Pedro

O Economist já foi muito mais imparcial em seus comentários, OSerra pode estar preparado prá continuar a política entreguista e canalha que interessa muito aos Britânicos.

ferrera13

Como não Polengo?

A liderança da sra. Rousseff ainda não é insuperável. Se o sr. Serra conseguir evitar a vitória dela no primeiro turno, pode ter chance no segundo. E no Brasil sempre há a possibilidade de um escândalo ou de um desastre de campanha

Aqui está a prova de que lêem a veja; o globo; o estadão; a folha; o noblá, blá, blá; o josias e ainda ouvem o jabor; o sardemberg; a míriam; a catanhêde; o hipóllito…

José Paulo

Não sei como funcionam os debates na Inglaterra, mas o correspondente do The Economist não entendeu nada, é mal informado, é preconceituoso ou ligeiramente burrinho.
Dizer e repisar que a “mulher do Lula” poderia ou deveria dar respostas curtas, que muitas das questões poderiam ou deveriam ser respondidas com uma linha talvez até seja verdadeiro, mas será que é tão difícil entender que todos os candidatos – pelo menos os daqui – quando possuem 1 minuto de tempo para falar respondem a pergunta em 15 segundos e aproveitam os outros 45 pra meter o pau no adversário???
Não estaria embutido na nessa crítica o preconceito machista segundo o qual as mulheres falam demais???
Em respeito ao leitor e ao nome da revista da qual ele é correspondente, em vez de puxar o saco do outro porque não informou que o diploma de ECONOMIST do Serra, até onde consta, não se encontra registrado em nenhuma das secções do respectivo órgão de classe aqui no Brasil ???
http://correiodobrasil.com.br/serra-tambem-nao-te
http://www.auniao.pb.gov.br/v2/index.php?option=c

Observadoro

O GLOBO traduziu "desastre de campanha" (final do nono parágrafo) como "GAFE"!!!
http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2010/mat/201

Ronaldo Caetano

Pois é…

Hoje todo mundo comenta o óbvio; que Lula é muito popular, que as pessoas querem a continuidade e, principal, que ele de fato transfere prestígio, e votos, para Dilma.

Mas a matéria, sinistramente, trás embutida no final um aviso e uma ameaça:

"E no Brasil sempre há a possibilidade de um escândalo ou de um desastre de campanha"

Elton AD

Azenha, olha que saiu no Uol.

13/08/2010 – 06h51

Dos presidenciáveis, Serra é quem tem mais processos

Levantamento do Congresso em Foco analisou todas as 222 certidões que foram entregues ao TSE pelos nove candidatos à Presidência e seus vices. Temer, vice de Dilma, responde a três procedimentos criminais

Segue o link
http://congressoemfoco.uol.com.br/noticia.asp?cod

Angela

Voto na esquerda mas o que tem de radicalismo raivoso por aqui não é mole.

Eudes H. Travassos

Trololó inglês…..kkkkkkk….chupa Zé Pedágio !!! DILMA 2010/2014

Pior do inglês, o Serrágio dirá que é trololó petista………kkkkkkkkkkkkkkk….é prá morrer de rir a toa.

Marcos Roma Santa

O economist é a veja inglesa?

    Junior

    Nao, a Economist é conservadora mas sabe fazer o seu papel.

    Christian Schulz

    A Economist é um think-tank do livre mercado, neoliberalismo e outras curiosidades da ECONOMIA.

    Vale lembrar que ela pega no pé do Berlusconi, que, nesse setor especificamente, reza a mesma cartilha da revista inglesa.

    Eu, por exemplo, discordo do que a revista defende.

    Da Veja eu não discordo de nada. Apenas dou risada!

    Jairo_Beraldo

    Não…é a "carta capital" inglesa.

Orsola Ronzoni

Por que ilustrar uma matéria de hoje da revista The Economist com uma foto de uma matéria de quase um ano atrás? Se assim você o faz reze o terço por inteiro.
Apenas para lembrar os leitores de memória curta aquela matéria “Brazil takes off” afirmava que: “O bom senso das políticas governamentais, principalmente aquelas implantadas por FHC de 1995 a 2003, é que fizeram o país decolar” E completa;”Em 1994 um milagre aconteceu: Mr. Cardoso liderando um time de economistas concebeu o Plano Real que estabilizou a economia onde tentativas anteriores haviam falhado, e cujo corolário foi colocar os preços sob controle, disciplinar as contas públicas, equacionar as contas externas e sedimentar o crescimento econômico que estamos experimentando no momento.

    Christian Schulz

    Vê, Marcos Roma Santa? É aqui que a gente discorda da Economist.

    Se você mandar um e-mail dizendo que "Mr. Cardoso" na verdade é uma fraude, a Economist publica.

    A Veja, por outro lado, vai destruir mais algumas árvores para negar o azul do céu…

    Carlos

    "Mr. Cardoso…concebeu o Plano Real …"
    ?
    "que estabilizou a economia… colocar os preços sob controle, disciplinar as contas públicas, equacionar as contas externas"
    Quanto tempo durou? A que preço, melhor: quem pagou a conta?

    Jair de Souza

    Que povo ingrato, né dona Orsola? Com toda esta "maravilhosa" obra, FHC é hoje o homem mais odiado pelo povo brasileiro. Ninguém, nem mesmo seus partidários, tem coragem de usar seu nome na hora de pedir votos. É incrível, não é mesmo? No final do mandato do "príncipe" FHC, mencionar seu nome favoravelmente era decretar suicídio político. Que diferença com o final de mandato de Lula. O que será que este "analfabeto" tem que até a tucanalhada mais nefasta (e olha que ser tucanalha, de por si, já é nefasto) procura demonstrar simpatia por ele? Será que é porque o "rei" Pele (outro tucanalha) estava certo ao dizer que o povo não sabe votar e, por isso, se justificava a manutenção da ditadura militar?

Klaus

Lá embaixo, meu questionamento sobre quem é Maria da Conceição Tavares foi uma provocação. Sei quem é.Perguntei para ver se alguém ser dignaria a dizer que ela é filiada ao PT. Ninguém. Faz diferença isto? Claro, uma filiada ao PT apoiar Dilma é uma não-notícia.

    ZePovinho

    E por que os economistas que atacam o PT são filiados ao PSDB??????????????

    Mônica Rangel

    Klaus, não vejo assim não! O PT, nunca foi um partido homogênio, (aliás, qual partido é?) por isso acho sim, uma grande notícia a Dilma receber o apoio público de uma pessoa do quilate da "Maria da Conceição Tavares". Talvez, a grande notícia que vc esteja procurando, seja sobre a falta de apoio público,(já tô questionando até o apoio privado) daquele "mocim bonitim lá de Minas", o Aécio Neves, que é um dos pilates do PSDB, ao Serra.

    Mônica Rangel

    Gente, onde escrevi "pilates" leia-se "pilares" rsrsrs (foi mal,hein?!)

    Helcid

    e isto deve te incomodar pacas, né?

    então vá apoiar o seu zé pseudo-economista e pseudo-engenheiro !!

    Jairo_Beraldo

    Se soubesse não teria ido ao pai dos burros na internet, o Wikipédia…vem com essa não!

    klaus

    Jairo, por favor, estamos falando de uma economista famosa e competente, é verdade, mas que já teve até humorista a imitando na Escolinha do Professor Raimundo. Com a maneira que fala (ou grita) até o lavador de carros da rua em frente lembra dela. Se vc diverge da minha opinião, tudo bem, mas por isto achar que sou burro e mal informado vai uma distancia enorme. Me poupe…

Lucas Soares

Aqui em casa são 12 mulheres que anulariam os votos. Depois desse massacre do Bonner, todas declararam os votos em Dilma. Disseram que as mulheres merecem respeito.

    Jairo_Beraldo

    Esse PIG em seu desespero, está dando tiro para todo lado. E acertando o Zé e os pés calejados dos barões falidos da grande mídia.

ZePovinho

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/neopopul

Neopopulismo midiático
Enviado por luisnassif, sex, 13/08/2010 – 10:37

Da Folha

JOSÉ SARNEY

O neopopulismo

Em 1988, eu era presidente da República e Michel Rocard, primeiro-ministro de Mitterrand. Dele recebi com generosa dedicatória um livro, "Le Cur à l'Ouvrage", que podemos traduzir como "amor a uma causa". Tratava justamente de um tema que já àquele tempo aflorava: a morte da democracia representativa, com o enfraquecimento das instituições intermediárias entre o povo e a constituição do governo democrático.
Sustentava ele que a tecnologia transformara a mídia em espaço público e passara a exercer o poder que tinha sido do Parlamento. A mídia, pouco a pouco, ocupara o lugar dos partidos políticos, definidos como grupos de pressão que não desejam influenciar o governo, e sim exercê-lo.

Agora, 20 anos depois, vejo num dossiê do Observatoire de la Démocratie de 2007 o mesmo Rocard tratando do mesmo tema, já com o avanço das comunicações em tempo real. Ele acrescenta um dado atual a suas ideias: sem os líderes carismáticos que caracterizavam o velho populismo, nasceu um novo populismo mediático, que explora a defesa dos valores nacionais contra aqueles que ele, neopopulismo, escolhe como responsáveis pelas crises e perdas dos comportamentos morais, corrupção e elites ilegítimas que exploram o povo.Este novo caminho adota uma mensagem forte de soluções fáceis para problemas impossíveis de resolver a curto prazo. É o que vemos com frequência todos os dias.
Diz Rocard que o neopopulismo prescinde de partidos políticos, crenças religiosas, sindicatos e sociedade civil organizada, porque é a mídia que exerce esse papel, que não precisa daquelas instituições porque "reduz o conteúdo da mensagem política a uma imagem minimalista, ou à emoção, à sedução e à manipulação dos efeitos retóricos que ocupam o lugar central".
Poucos formadores de opinião pública são atores desse processo, sem obrigação de nenhuma delegação do povo, e usam os mesmos argumentos do velho populismo. Basta ver os programas policiais de retumbante sucesso.
A atual eleição pode oferecer farto material para um estudo mais aprofundado dessa evolução da democracia representativa. Ela está moribunda, os partidos não funcionam e os atores dependem dos novos meios de comunicação de massa, que usam mais a emoção que a razão. Como debater ideias nos 140 caracteres de um tweet?
Acrescente-se a tudo isto que a eleição foi capturada pelo sistema eleitoral, que exerce tutela sobre a vontade do povo. O destino da democracia merece uma pergunta: Quo vadis? Calculo a cara dos barbudos ingleses que a inventaram no século 13, tempo do rei João.

JOSÉ SARNEY escreve às sextas-feiras nesta coluna.

joão

Trololó inglês…..kkkkkkk….chupa Zé Pedágio !!! DILMA 2010/2014

Polengo

"Pesquisas o colocam de cinco a dez pontos atrás de Dilma Rousseff"

Ué, mas será que a Economist não lê o otavinho?

    Christian Schulz

    O cara que escreveu isso aí mora no Brasil e certamente está mordido pelo fracasso 45.

    Mas, para preservar o emprego dele por lá, não precisa agradar o 45. Precisa é contar a verdade, ainda que parcial.

    Taí, mais uma diferença Economist x Veja…

fernandes

O "ECONOMIST" escolheu muito mal seu correspondente brasileiro.

César

Serra, vá catar coquinhos! E não me encha a paciência mais, pô!

Baiano na Rede

Esta é a pregação que temos que fazer, Azenha. A Globo não fez como não pode fazer elogios diretos a Serra. O que ela fez foi atacar Lula/Dilma com esse mensalão requentado. A nossa tática tem que ser a mesma e não atacar a Globo, pois ela está fazendo propositalmente esse jogo, um corta-luz de Serra. Enquanto atacamos a Globo, Serra fica livre, sem oposição. Esse é um jogo manjado, mas estamos novamente caindo nele. O candidato é o Serra, o mesmo que está desempregando e sucateando a TV Cultura para privatizá-la. Não é a Globo a candidata, mas Serra. É nele que temos que centrar os nossos esforços para produzir uma crítica perceptível à sociedade. É ele o inimigo número um de Lula e, consequentemente do povo. Vamos mudar o foco.

    mariazinha

    Gostei! Com os demotucanos, não podemos bobear! Que o governo do Sr. Chirico, o melequento, em São Paulo, ganhe destaque pela incompetência de gestão. Que o modo truculento e inimigo do diálogo com que ele nos brinda, seja escrachado em letras garrafais! Que suas mentiras e ilações sejam desmascaradas
    DILMAIS!

Carlos

http://www.senado.gov.br/senadores/senLegisAnt.as

• no Senado Federal (São Paulo) para a 50a e 51a Legislaturas.
A 50a Legislatura refere-se ao período de 01/02/1995 até 31/01/1999
A 51a Legislatura refere-se ao período de 01/02/1999 até 31/01/2003
Coligação: PFL / PSDB
• Exercido no período de 22/02/2002 a 31/01/2003. (*)
Causa do Afastamento: Término do mandato.
• Exercido no período de 03/06/1996 a 31/03/1998. (**)
Causa do Afastamento: Afastamento do exercício.
• Exercido no período de 01/02/1995 a 03/02/1995.
Causa do Afastamento: Afastamento do exercício.
Lido em 03/02/1995.
• Suplentes
• Primeiro-suplente: Pedro Piva
• Segundo-suplente: Miguel Reale Júnior

(*) Em 2002, exerceu o mandato de senador (e recebeu para tanto?) durante o período em que foi candidato à presidência da República?
(**) Em 1996, exerceu o mandato de senador (e recebeu para tanto?) durante o período em que foi candidato à prefeitura de Sampa?

Maurice Moss

Uma coisa que a galera ainda não parou para pensar…

Imagina se o Serra é eleito e vai encontrar jesus? (ou Lúcifer, né?)

O Brasil seria governado por um cara do naipe de ÍNDIO DA COSTA;

    kezo

    Imagine? desastre total…

    Cunha

    Com Cisco Serra seria o fim.
    Com Tonto, o Índio…. Bem…. Se com o fim já acaba…. Olha, é o seguinte: não há como imaginar….
    Veremos…Que tal um Mussolini tropical mesclado com Bush e FHC…?
    Dá para imaginar?
    O Boris Casoy nessa poderia ser o assessor de Imprensa…!

Klaus

Preconceituosa a matéria: mulher do Lula, herdar a presidência. Fica parecendo que Dilma Roussef vai ser presidente apenas pelo apoio do Lula e não por sua própria capacidade. Absurdo.

    Christian Schulz

    Klaus, o Ary Toledo ligou e pediu a ironia dele de volta.

O Brasileiro

Eu lembro da "onda Lula" em 2002!
Com certeza estamos vivendo uma ONDA DILMA em 2010!

Geysa Guimarães

Alguém falou em dona Marisa, e aproveito pra sugerir um texto sobre a participação discreta mas firme da primeira-dama.
Parece gostar de Dilma quanto o marido, e isso é bom. Não há margem pra se pensar em outra relação entre Lula e Dilma senão a de trabalho, trata-se de uma união em busca de um Brasil melhor.
Dona Marisa está em vídeo fazendo a primeira doação por internet à campanha, serena e até bonita. Entendo
quando Lula diz que "gosta mesmo é de dona Marisa".
Também gosto dela. Mulher de verdade.

chanceler

Penso que o artigo do Economist somente repete a ladainha da imprensa brasileira, O Serra competente e "bem sucedido" (sic) e a Dilma a urgida de LULA (somente isso.
A pergunta que fica no ar é o porque de considerarem Serra como bom administrador e bem sucedido. O que Serra executou efetivamente. Serra tem sido desmentido quase que diariamente pelas centrais sindicais, pelo MS, por Itamar Franco, etc.
Ou seja, o que Serra diz que fez não fez, seu discurso é um trololó de usurpação.
Serra mente e para a mídia mercantil, Dilma é a mentirosa.
Portanto, o artigo não é uma constatação, é pura e simplesmente uma flexão de joelhos diante do inexorável fato.

    Morvan

    É verdade, Chanceler; o próprio artigo cita a "folha corrida" (li o texto original, no sítio deles) do Energúmeno, mas se exime de citar ou omite alguma realização deste! Na verdade, este "Economist" não pode ser levado muito a sério. Ele repercute, muitas vezes, o "Whishful Thinking" da mídia internacional, que não é e não poderia ser tão isenta assim. Na verdade, onde se lê, sob qualquer circunstância, sobre o Energúmeno, "exerceu", leia-se "fora eleito"…

    Morvan, Usuário Linux #433640

Baiano na Rede

Não adianta atacar a Globo agora.depois cria-se mecanismos para diminuir sua força.
O candidato é o Serra, é ele que tem que apanhar sem parar.
Lula tem que declarar que serra é seu inimigo.Inimigo do povo.
Foi assim que ele detonou ACM dentro da Bahia.
Pau no vampiro careca!!!!!!!!!!
O negocio é mandar esses recados direto a Lula.
Presidente Lula, sente a ripa no careca pavoroso.

antonio carlos

Como dizem na revista Veja: 'Mais um dossiê contra José Serra".

Baiano na Rede

Essa é a jogada!
Atacar serra!
Pé frio,sorriso pavoroso,privateiro,pai dos ricos,filho de FHC………….
E repetir sem parar, SERRA É O INIMIGO DE LULA!!!!!!!!!
Essa tem que ser a percepção geral.
SERRA VAI DESTRUIR O QUE LULA CRIOU!!!!!!
É nessa linha que a campanha tem que bater.
APARCER A CARA DO VAMPIRO E LASCAR EM VERMELHO!
SERRA O VAMPIRO INIMIGO DE LULA.
É simples e direto, e mais, verdadeiro!!!!!!!!!!!

Moreno

"quase ninguém por causa de um importante jogo de futebol"… pelo menos não foi a novela que atrapalhou… que fiasco!

Remindo Sauim

O britânico foi curto e grosso, já deve estar com a mala arrumada para cobrir a posse da Dilma em janeiro.

Supertramp68

Pensei que D. Marisa fosse a mulher do Lula…

    Flavio Lima

    Pensei que voce conseguisse pensar…

    Polengo

    Você pensou?
    Deve ter doído.

Gil Teixeira

O Serra vai dizer que o Economist é panfleto do PT!!

    Maurice Moss

    aí sim seria o ó

    Revistinha neoliberal….

luiz reis

CONTINUAÇÃO Boa parte da culpa de não termos isso é da oposição, claro, que apostou equivocadamente em um candidato pelo seu recall esquecendo-se que não haveria maior recall do que o Lula. E o que me incomoda é exatamente isso: estamos falando em uma eleição sobre recall, pesquisa e tempo de tv, nada mais. Não há debate, não há proposta, só se fala daquilo que fizemos ou que os outros não fizeram, que eu sou o pai de tal, que sou a mãe do tal… é óbvio que a Dilma é a candidata que tem as melhores condições de garantir a continuidade do projeto vigente, mas, sinceramente (de novo), eu acho muito pouco para um momento tão rico como o de uma eleição presidencial. Se formos aqui discutir o papel da imprensa chegaremos a conclusão de que isso ocorre por conta dessa decisão editorial de se apoiar ao tucano, mas acho que poderiamos aprofundar um pouco mais e permitir ao menos em sites de bom conteúdo como esse, a discussão de temas importantes para o país e não ficarmos apenas numa partida de futebol.

    rafael

    Concordo, só se debate politicos e não politiCAS.

luiz

Debate de Minas:
Hélio Costa citou o nome de LULA e de DILMA três ou quatro vezes.
O candidato Tucano não citou nem o "apoio" de FHC, nem o apoio "de"/"a" José Serra. Esquecidinho esse candidato tucano!!!

luiz reis

Sinceramente, está parecendo jogo de futebol no qual eu torço para o meu time ganhar de qualquer jeito e de preferência que o meu adversário tenha 10 jogadores expulsos de campo. Estou entre os milhões que votariam no Lula novamente, mas gostaria de um debate muito mais aprofundado.

    José Ruiz

    É, mas há que ser prático nesse momento. O jogo está aí, e é sujo. Faltam poucos meses para as eleições e o importante é Dilma vencer… não importa se o gol é de canela, barriga ou de mão… até porque se depender dos adversários, eles tentarão ganha de qualquer jeito…

    Christian Schulz

    O debate pode existir nos 4, talvez 8 anos de Dilma na Presidência. Por sinal, ao contrário do que ocorre/ocorreria em um governo 45.

    Eleição não tem volta. Lembre-se das oportunidades perdidas com Jânio e Collor.

gilberto silva

kkkkk… o PIG esta se estrebuchando….tá certo ? é assim mesmo que se escreve ? hoje foi cômico ver o bom dia Brasil tentando voltar ao caos aéreo só porque um micro avião que levaria a rainha do goebels para sei lá onde….kkkkk

    TavaresdeMello

    Foi o "caosinho aéreo" ou, parodiando os cariocas, foi um "caô aéreo"… :-)))

Deoclecio Binner

É moçada! time que está ganhando não se mexe! Pra que vamos mudar, pra que vamos correr o risco? Vamos de Dilma e Lula no primeiro turno pra acabar com esta esperancinha deste TucanoDemos! Não vamos dar "sopa pro azar" Vamos liquidar esta fatura no primeiro turno e fazer uma bancada excepcional que possa ajudar a Dilma e o Lula e de tabela nós ajudar, só assim tomaremos os nosso destino em nossas mãos. O Negócio é agora! Não dá pra fazer experiência!

Carlos G P Lenz

Azenha

Pois é, é duro ter que ler artigos do pig de lá, olhe os exemplos :

1. ¨Ele teve muitos grandes cargos políticos em uma longa e bem sucedida carreira, inclusive como deputado, senador, ministro do Planejamento e depois da Saúde, e prefeito e agora governador de São Paulo, a maior cidade e o estado mais poderoso do Brasil. ¨ – faltou dizer que como deputado e senador foi um zero (me de uma lei que ele propôs ?). çomo participante do executivo por onde passou foi só atraso, privatizações, pedágios, denuncias de corrupção abafadas pela midia e aliados. É um inepto.

2. ¨Ele está diante de uma neófita política: uma assessora e burocrata que era quase desconhecida há apenas alguns anos, que nunca antes disputou, muito menos venceu, uma eleição.¨ – realizações nada ? nem um comentariozinho do histórico dela ? O que ela fez nos cargos de secretaria do Rio Grande do Sul e como Ministra de Minas e Energia e na Casa Civil deveriam constar desta ¨reporcagem¨, para que os leitores pudessem entender quem é a pessoa que esta competindo para ganhar um eleição presidência em um país importante no cenário mundial. Assim fica parecendo que somos todos indios analfabetos. Este ¨colonista¨ do economist ou é um incompetente, ou está a serviço de algum intere$$e.

3. ¨A liderança da sra. Rousseff ainda não é insuperável. Se o sr. Serra conseguir evitar a vitória dela no primeiro turno, pode ter chance no segundo. E no Brasil sempre há a possibilidade de um escândalo ou de um desastre de campanha.¨ – golpe em andamento ? qual o objetivo de uma frase destas ? além do viés de republica bananeira cheia de escândalos…

Pra mim este ¨colonista¨, que não esta identificado deveria ser devidamente enquadrado pela blogosfera ! É um palhaço !

sds

    dukrai

    o jornalista lê o que os colegas do gLobo, bEstalhão e Falha escrevem, é tudo igual, mas chega a resultados diferentes do PIG e fala coisas que a gente só comenta aqui: "O problema não é a apresentação, embora o sr. Serra pareça maçante a não ser quando sorri, quando parece alarmante." É o Vampiro Brazileiro fazendo sucesso no estrangeiro rs

Promotorias de Justiça da Comarca de Joinville

"E no Brasil sempre há a possibilidade de um escândalo ou de um desastre de campanha."
Por que será hein? quáquáquá

    José Ruiz

    Porque é o jogo da direita, sustentado pela mídia, baseado em factóides que são "vendidos" como verdades absolutas… isso ocorreu em todas as eleições… é só fazer uma retrospectiva e perceber como inventam mentiras às vésperas das eleições…

    ZePovinho

    Heil Siegfried, neonazistas!!!

    Helcid

    membros da família "Anatidae" dando risadas e digitando asneiras da direita aqui no blog?

    putz, é a primeira vez que vejo !!

Alberto Soares

Azenha,olha o que encontrei no Youtube,até Vc. está lá,hilário: http://www.youtube.com/user/OUROPRETANA#p/u/1/QY7

Gil Teixeira

O Serra vai dizer que o Economist é panfleto do PT!!
kkkkkk

Melinho

O que Serra, no governo FHC, fez de tão bom por esse país? Por que Serra, o mentiroso, é mais preparado do que a Dilma? Quem acredita que o Serra vai dar continuidade aos programas sociais do governo Lula? Esse cara que escreveu essa matéria não viu o extraordinário desempenho da Dilma diante de um Bonner infurecido. Esse cara não conhece nada sobre o Brasil, mas apenas is exitos do Lula e os "exitos" do Serra. E ele fala na possibilidade, na realidade ele sugere, a possibilidade de um "escândalo" de última hora que salve o Serra, o mentiroso. Só faltou usar a palavra "dossiê". A avaliação feita por esse brasilianista é furada.

O Brasileiro

Gostaria de saber o que o PiG, principalmente seus principais integrantes (Globo, Veja, Estado e Folha), acham desta matéria da The Economist.
Ou seja, o que o PiG acha do mundo real???

Angela

matéria paga

    Jairo_Beraldo

    Mente vendida!

    Francisco

    Ou será que a sua opinião é que é paga?

    priscila presotto

    Voce testemunhou se receberam para escrever o artigo?

    Mônica Rangel

    "OF COURSE, MY HORSE!!'

    Mariana Andrade

    Era só o que faltava, Economist agora é petralha também???
    Faça-me o favor dona Angela!!!

ARTUR 75

Pois é. Se a granda mídia – digo o PIG (Partido da Imprensa Golpista) ainda aposta numa eventual reviravolta num quase remoto 2º turno, coisa que só poderá ocorrer se a Sra Marina junto com o sr Plinio alcançarem mais de 10% dos vótos vai ser uma parada muito dura.
Ainda assim, as dificuldades do Sr Serra só serão superadas com um massivo bombardeio e noticias requentadas e criadas nos laboratórios da Mídia inconformada, com supostos escândalos envolvendo a Candidata de Lula. Não descartando, claro – diante do desespero que já tomou conta do candidato, do seu partido PSDB e da mídia que, sem mêdo de errar chamamos de Golpista, na hipotese desse 2º turno nunca antes tão desejado para, com "as contas de chegar", para não dizer fraude alcance uma vitoria cada vez mais distante. O PT, o Lula e a Dilma não fariam mal algum em pedir um acompanhamento seguro de observadores confiaveis de outros paises. Não teriamos necessidade disto fossem os adversários da candidata bons perdedores.e não passiveis da prática do chamado "jeitinho brasileiro",
Há ainda alguns setores extremistas nos tribunais eleitorais, conforme já ensaiaram declarações comprometedoras Ministros do Supremo, Vice Procuradora e até de quem nada tem a falar como é o caso setores da OAB. Da minha parte aprovo e apoio a candidatura que será a continuidade do bem sucedido do Presidente Lula, ou seja, a Sra Dilma Roussef.

Ronald

Legal…sempre tem vaga pra mais uma regina duarte….

Maurice Moss

Azenha ainda não se pronunciou sobre o vídeo do Cabral…

Aquilo vai dar muito pano para manga.

Tem quase 500 mil visitas

    Leider_Lincoln

    Burguesinhos; e um vídeo armado por um sujeito como o Bolsonaro, cá entre nós, né? Alguém aí se lembra que os vilões de novela, referência moral para muita gente, usam de subterfúgios excusos e por isso o povo os odeia?

    O Brasileiro

    Eu vi o vídeo. Não tem nada de mais. Apesar da má intenção do garoto, que ficou gravando a "conversa", sabe-se lá a mando de quem!
    Lula diz pra contratar dois seguranças para abrir o lugar lá no fim de semana.
    Sérgio Cabral diz que onde o "caveirão" vai é para coibir o tráfico de drogas.
    E manda o "garoto" estudar! O que ele devia ter feito, mandado o garoto para o Leblon, pegar uma praia???

    Helcid

    Caros amigos (e aos "trolls"): vocês não perceberam os cortes no vídeo?

    Agora o meu recado para os "trolls": perceberam, ou é conveniente fingir que não viu e aí pode alimentar o truque sujo contra o Presidente e o Governador do Rio de Janeiro?

    Concordo também com o que alguns comentaristas escreveram lá no Blog do Nassif: é mesmo um caso sério prá BURROS !!

    Maurice Moss

    Não interessa. A questão é que tem 500 mil visitas.

    Helcid

    é só isso a sua resposta ?? também eu querendo que "trolls" tenham réplicas mais inteligentes ou sendo mais honestos… que perda tempo a minha, viu ?

Allan Erick

Incrível perceber como o Jornalismo Gringo, mesmo distante, é bem mais sóbrio na análise política do que o PIG brasileiro.

    Jairo_Beraldo

    Não é que eles sejam sóbrios, e o PIG insano. São os interesses do PIG que estão em jogo. Eles estão falidos, tanto financeiramente, quanto moralmente.

    O Brasileiro

    Será que estão tão distantes assim?

iamoraes

Azenha, faltou o nome do tradutor. Esta impecavel a traducao!

vander

Muito interessante o apoio que a respeitada economista Maria da Conceição Tavares deu a Dilma para as eleições presidenciais. Segue o link do vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=okITKFsha3g&fe…!

Coloco também algumas das frases citadas pela Conceição no vídeo em apoio a Dilma:

“Eu conheço Dilma Rousseff, que é minha candidata do coração, desde que ela foi minha aluna na década de 80 na Universidade de Campinas, na Unicamp. Ela foi minha aluna em economia”.

“Ela foi uma aluna brilhante, uma mulher inteligentíssima. Uma pessoa de mente aberta, de coração aberto”.

“E essa coisa da generosidade dela, da atenção que ela presta aos mais humildes, pra mim é uma virtude”.

“Ela é uma mulher de classe média, universitária, que lutou sempre pelo país”.

“Ela aprendeu muito com o Lula, no que diz respeito a conhecer o país, a conhecer de coração”.

“O que ela é, é uma pessoa fantástica. Trabalhadora incansável, mulher estupidamente inteligente, e de grande sensibilidade popular. É uma espécie de mãezona do país. É uma pessoa que de vez em quando parece severa, porque não é brincadeira estar num governo na Casa Civil, não é? Mas que efetivamente é uma pessoa muito bondosa, muito generosa”.

“Já estava na hora de ter uma mulher presidente. O Chile já teve, a Argentina já teve”.

“E ela tem uma preocupação enorme, que é a mesma do Lula, de inclusão social, e ademais da inclusão social, de defender os direitos das mulheres”.

“O mundo, é um mundo muito pesado, e é um mundo em crise. Então você não pode ir sozinho. E nós temos feito um papel brilhante, em todos os fóruns. Tanto é assim que o Lula é considerado por todas as revistas, mesmo as conservadoras do mundo, como um grande líder. Ele é uma pessoa de grande prestígio, e colocou o Brasil na pauta internacional. Porque nós não tínhamos prestígio internacional nenhum. Você podia ter um ou outro presidente conhecido. Mas o Brasil não tinha peso nos fóruns. E agora tem, em todos. Não é apenas nos BRIC, é nos BRIC, no G20, nas Nações unidas, enfim. Isso é preciso continuar”.

“Não se confundam com a propaganda da grande imprensa, que é sempre venenosa, que é anti-Lula, etc. O Lula tem prestígio no povo. E desta vez o Brasil tem que fazer as pazes com o povo. Não pode vicar voltado para os 10 ou 20% de cima só. Com isso não se constrói uma nação. Tem que voltar para a grande massa do povo. Tem que incluir politicamente o povo. E nesse sentido, a candidata do Lula, a candidata do povo, a “mulher do Lula” como diz o povão, é a Dilma. E é uma mulher. Então, em particular para as mulheres, peço que vocês, por uma vez, defendam os seus direitos”.

    Klaus

    Quem é Maria da Conceição Tavares?

    Conceição Lemes

    nina

    Tá perguntando sério, rapaz???? Tem dó, o texto fala por si só….

    JA-BH

    Você conhece pouco de Brasil, né?!

    aoredordamesa

    Quem é Klaus?

    Sergio

    Uma grande mulher brasileira! Já bastaria. A História do Brasil democrático passa pelo esforço dessa pessoa admirável. Leia, estude in-forme-se.

    Klaus

    Como ninguém se dignou a me responder, fui na Wikipedia descobrir quem ela é. Parece que é filiada ao PT e foi deputada federal pelo partido. Sensacional, uma economista filiada ao PT, ex-deputada pelo partido apoia Dilma Roussef. Talvez amanhã a nova bomba seja que Aloisio Mercandante (também economista, filiado ao PT e senador pelo partido) também apoia Dilma. Agurdemos ansiosos.

    Conceição Lemes

    Klaus, Maria da Conceição Tavares é uma economista brilhantíssima. De primeira linha. Foi professora de boa parte dos economistas brasileiros. Tanto que no aniversário de 80 todos foram pedir bênção à mestra. Serra tentou conseguir o apoio dela, não conseguiu. Maria da Conceição Tavares, natural de Portugal, é um orgulho pra todos nós.

    Jairo_Beraldo

    Uai, Klaus…eu só vejo o…é….mas…ora…ah, deixa pra lá! Pelo menos a Maria da Conceição deu parecer sobre a Dilma…os correligionários do Zé, escondem ele…como o Zé esconde o Iluminado da caverna do ostracismo.

    Mônica Rangel

    "…mas é um fanfarrão!"

    ZePovinho

    Alguém que você,mesmo com muitos anos de estudo,jamais vai ser:Professora EMÉRITA da Universidade Federal do Rio de Janeiro.Pouquíssimos conseguem.

    Carlos

    Pergunte pro Klaus…

    Orsola Ronzoni

    É uma jovenzinha da geração Plínio de Arruda Sampaio que em 1994 vinha a público chorando para condenar a implantação do Plano Real, que segundo ela daria tudo errado e que o povo brasileiro iria sofrer horrores com ele. Foi ela quem deu “embasamento técnico” para o PT fazer campanha contra o Plano Real. Aloizio Mercadante foi o ardoroso defensor desses “brilhantes” argumentos no Congresso. O bigodudo foi preterido depois por Lula para ministro da Fazenda principalmente por conta dessa esparrela.

    Carlos

    Cite fontes.

    Christian Schulz

    Bom, não sei de você, mas eu adorei NÃO encontrar emprego, por mais mixuruca que fosse, no "auge" do Plano Real… nem falo em 2002, mas em 1996, 1998… essa "maravilha" do populismo cambial fez o Lara Resende brincar de Manga-Larga em Londres, enquanto o trabalhador teve que se contentar com 6 meses de frango barato…

    Jair de Souza

    Se você perguntar a José Serra e ao FHC eles poderão te dar algumas informações. Nos longínquos tempos em que eles fingiam ser gente decente viviam alabando a magnanimidade de Maria da Conceição Tavares. O próprio Serra lançou um livro em associação com ela (O "milagre" econômico brasileiro). Na verdade, Maria da Conceição elaborou e escreveu os textos e José Serra colocou os números nas páginas. Nesse livro, há uma crítica demolidora às políticas entreguistas da ditadura militar, a qual favorecia os interesses das multinacionais em detrimento do povo brasileiro. Maria da Conceição mantém-se nessa linha. E o Serra? Você tem informação?

    Christian Schulz

    Consta que o 45 ainda colocou os números errados nas páginas… é que ele ainda tava atrás de seu diploma de economia, sabe como é…

    Marcelo

    Parabéns pelo post, ele deveria abrir o horário eleitoral.

Ed.

"O problema não é a apresentação, embora o sr. Serra pareça maçante, a não ser quando sorri, quando parece alarmante"
Hehe … até a Economist?!!…

…"vampirizou geraal!"…

    Hamilton

    O povo brasileiro sabem que que qurem, não adianta o Sr. Serra prometer que vai continuar com os projeto do presidente LULA, que não vai, quem de fato irá contrinuar os projeto e sua propria candidata DILMA!!!!
    Hamilton
    São Mateus

Deixe seu comentário

Leia também