Duro com Lula, relator do TRF-4 cortou em quase 70% pena de delator que mudou versão para comprometer ex-presidente

Tempo de leitura: 2 min

Da Redação, com informações do Valor Econômico

Condenado a penas pesadas, Léo Pinheiro vai ficar em liberdade logo. Agenor Franklin Magalhães Medeiros, ex-diretor da OAS, cujo depoimento também ajudou a condenar Lula, teve a pena reduzida de 3 anos e 6 meses para 1 ano e 10 meses, já em regime aberto.

Não há evidencias de que tenha sido um jogo de cartas marcadas: Moro pegaria pesado com os delatores, mas a segunda instância trataria de livrá-los da cadeia.

Foi, no entanto, o que aconteceu.

A pena de Léo Pinheiro, cujo testemunho foi o mais citado na condenação de Lula, foi reduzida em quase 70%: caiu de 10 anos e 8 meses para 3 anos e 6 meses no caso do triplex, tendo início já no regime semiaberto.

As decisões tomadas pelo relator João Pedro Gebran Neto foram seguidas na íntegra pelos dois outros desembargadores da oitava turma do TRF-4.

Foi Gebran quem sugeriu aumentar a pena do ex-presidente Lula para 12 anos e 1 mês de prisão.

Em 1 de junho de 2016, a Folha de S. Paulo noticiou que o acordo de delação premiada de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, tinha sido travado pelo MPF por não incriminar Lula.

“Pinheiro narrou que Lula não teve qualquer papel na reforma do apartamento e nas obras do sítio, segundo a Folha apurou. A reforma do sítio, de acordo com o empresário, foi solicitada em 2010, no último ano do governo Lula, por Paulo Okamotto, que preside o Instituto Lula. Okamotto confirmou à PF que foi ele quem pediu as obras no sítio. Já a reforma no tríplex do Guarujá, pela versão de Pinheiro, foi uma iniciativa da OAS para agradar ao ex-presidente. A empresa gastou cerca de R$ 1 milhão na reforma do apartamento, mas a família de Lula não se interessou pelo imóvel, afirmou ele a seus advogados que negociam a delação, em versão igual à apresentada por Lula”, informou o jornal então.

A versão de Pinheiro mudou e a vida dele melhorou. O primeiro benefício foi concedido pelo próprio Moro, depois que Pinheiro, ainda sem acordo de delação formalizado, denunciou Lula: o juiz determinou que o empreiteiro cumpriria apenas dois anos e seis meses em regime fechado, apesar de somar 45 anos e 5 meses em duas condenações.

Ou seja, dos 545 meses, apenas 30 seriam em regime fechado!

A vantagem oferecida por Moro, confirmada depois pelo TRF-4, aconteceu depois que Léo Pinheiro disse que o valor das reformas no triplex destinado a Lula seria descontado de uma “conta corrente” informal mantida com o PT, da qual nunca se apresentou qualquer prova material.

Agora, de novo, ele foi beneficiado.

Leia também:

Para ex-ministro de FHC, sentença do TRF-4 foi combinada


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Heitor

Juízes corruptos. PQ o Aecio é o Temer e o loures estão soltos ? Golpe. Só cego não enxerga isso.
PegOs com a boca na butija, digo nas malas de dinheiro, e estão livres leves e soltos.
Quem se fodé é só cara do pt. Lula deveria se filiar ao psdb assim nunca seria condenado.

Hudson

Injustiça! Leo Pinheiro vai ter que recorrer, pois a pena ainda está muito alta para um colaborador do acordão com supremo com tudo do Jucá!

Joao Maria

Eu voto Lula.

João Lourenço

Então meninos ?Agora vocês vão falar sobre um fantasma?Que tal procurarem uma outra solução paupável e deixem pra lá o Lula pois ele foi pro buraco e levou o mais importante que foi o PT .Não vou deixar de ler vcs mesmo depois desta fase terrível.Até breve!
.

    Thiago Ferreira Lion

    A classe média sabe que não existem provas contra o Lula.
    A classe média sabe que o Bolsonaro é um maluco e que é corrupto.
    A classe média sabe que o PSDB está mais para uma quadrilha.
    Só que a questão para a classe média não é a corrupção.
    Corrupção é só cortina de fumaça.
    A questão para a classe média é manter 80% da população na pobreza enquanto desfruta a vida. E para isso precisa que só ela tenha educação superior e meios cognitivos de tentar uma vida melhor.
    Para a classe média, pobre não pode ser bem alimentado, não pode receber estímulos para se desenvolver, não pode fazer curso superior.
    Para a classe média, lugar de pobre é ou levantando parede por meio salário mínimo, ou morrendo de fome nas ruas….

Deixe seu comentário

Leia também