Deputado propõe convocação de ministro para explicar pedido de Bolsonaro a Biden para EUA interferirem nas eleições do Brasil

Tempo de leitura: 2 min
Carlos França, ministro das Relações Exteriores e os presidentes dos EUA e Brasil. Fotos: Gabriel Albuquerque/MRE e Alan Santos/PR

Leo de Brito propõe convocação de chanceler para explicar pedido de Bolsonaro de interferência dos EUA nas eleições no Brasil

PT na Câmara

O deputado federal Leo de Brito (PT-AC) protocolou hoje (13) um requerimento para convocar o ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, a dar explicações na Câmara sobre encontro mantido pelo presidente de extrema direita Jair Bolsonaro com o seu homólogo dos Estados Unidos, Joe Biden, no qual o ex-capitão pediu ajuda ao norte-americano para atuar contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições deste ano.

Segundo a agência de notícias Bloomberg, Bolsonaro solicitou a Biden apoio em sua tentativa de reeleição, durante uma conversa realizada à margem da Cúpula das Américas, em Los Angeles, no dia 9 último. Segundo a agência, o ex-capitão retratou Lula como “um perigo” para os interesses dos EUA.

Biden, porém, falou sobre a importância de preservar a integridade do processo eleitoral do Brasil e, ao receber o pedido de ajuda de Bolsonaro, mudou o assunto da conversa, segundo o relato da Bloomberg.

Procurados pela agência de notícias norte-americana, tanto o governo brasileiro como o dos EUA não comentaram a informação.

“Tendo em vista o risco de problemas nas eleições presidenciais deste ano, esperamos ver o presente requerimento aprovado pelo plenário da comissão, para que seja convocado o ministro das Relações Exteriores, Sr. Carlos Alberto Franco França, a fim de prestar esclarecimentos sobre a referida notícia do pedido de ‘ajuda’ do presidente Jair Bolsonaro ao presidente Biden dos EUA contra Lula das eleições”, afirma o parlamentar no pedido de convocação do chanceler encaminhado à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.

Leo de Brito lembra no requerimento que o colunista do UOL Jamil Chade confirmou com duas fontes da diplomacia brasileira o pedido feito por Bolsonaro a Biden.

Em entrevista coletiva, Bolsonaro disse que “mudou” de opinião a respeito de Biden, ao ser questionado a respeito dessa reunião privada.

Ele afirmou ainda que o encontro serviu como uma espécie de “reaproximação” com o atual presidente dos EUA, mas disse também que irá se encontrar com o ex-mandatário norte-americano Donald Trump antes das eleições no Brasil.

“Conversei com ele essa semana e convidei como sempre. Ele quer, dois meses antes da eleição, encontrar comigo aqui ou lá”, disse.

Diante disso, Leo de Brito frisou a importância do comparecimento do chanceler Carlos França à Câmara dos Deputados, argumentou.

Leia, aqui, a íntegra do requerimento de convocação do ministro Carlos França.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Leia também