Depoimento de Cachoeira marcado para esta terça às 14 horas

Tempo de leitura: 2 min

BRASIL

publicado em 21/05/2012 às 20h41:

STF confirma depoimento de 
Cachoeira na CPI para esta terça-feira

Ministro não aceitou pedido da defesa que queria mais tempo para acesso às provas

Marina Marquez, do R7, em Brasília

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Celso de Mello confirmou o depoimento do bicheiro Carlinhos Cachoeira na CPI que leva seu nome no Congresso Nacional. O contraventor irá depor nesta terça-feira (22), às 14h, na comissão, mas há a expectativa de que ele fique calado. 

Esta é a segunda vez que o ministro decide sobre o depoimento do bicheiro.

No último dia 14 de maio, Celso de Mello permitiu que o bicheiro não fosse à CPI com o argumento de que ele não poderia falar sem que sua defesa tivesse acesso às provas que existem contra ele. 

A decisão do ministro, desta vez, considerou o argumento dos integrantes da CPI, que protocolaram documento explicando que deram acesso total aos advogados na sala secreta do Senado Federal que guarda os inquéritos da Polícia Federal Vegas e Monte Carlo.

A defesa de Cachoeira também protocolou um pedido, tentando adiar o depoimento. Os advogados do contraventor argumentaram que tiveram acesso às provas na sala secreta, mas que o volume de documentos é grande e seria impossível de ser analisado em menos de três semanas. 

Com a decisão de Celso de Mello, Cachoeira não deve se pronunciar na comissão, resguardado pelo direito de ficar calado. É o que disse a defesa dele na semana passada, depois de protocolar o pedido no STF e na CPI.

Segundo a advogada Dora Cavalcanti, “não haveria outra opção diante do tempo”.

— Analisar em quatro dias é o mesmo que nada. […] Se eu disser que tive acesso real estarei mentindo. Nessa situação a postura dele não poderá ser outra [a não ser ficar calado].



Inquéritos



Na última sexta-feira (18), a advogada Dora Cavalcanti encaminhou o mesmo pedido feito ao STF para a CPI. Segundo ela, o documento pedia um prazo maior até o depoimento, já que foi permitido o acesso à sala secreta com os inquéritos da Polícia Federal na última quarta-feira (16), mas o volume das provas é enorme.

— Nós estivemos na sala secreta para entender a quantidade de informações que temos que analisar. Nos debruçamos nisso, mas são mais de 90 mil áudios e 15 mil páginas de inquérito que não conhecemos ainda. O direito assegurado é a efetiva consulta aos materiais e, depois disso, ainda temos que analisar e conversar a respeito com nosso cliente.

Depoimentos



Além de depor na CPI, Cachoeira ainda deve ir ao Conselho de Ética na próxima quarta-feira (23). Ele foi convocado para dar depoimento como testemunha de defesa do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO).

Nos próximos dias, a CPI do Cachoeira também vai ouvir os principais nomes ligados ao grupo do contraventor.

Na quinta-feira (24) vão depor: o empresário José Olímpio de Queiroga Neto, conhecido como Zé Olímpio e apontado pela PF como gerente da organização no Entorno do DF e um dos responsáveis pelo pagamento de propina a agentes públicos; o auxiliar Gleyb Ferreira da Cruz, apontado como laranja de empreendimentos de Cachoeira; o ex-vereador Wladmir Henrique Garcez, apontado como facilitador do grupo junto a agentes públicos, como as polícias civil e militar de Goiás; Lenine Araújo de Souza, apontado como gerente do jogo do bicho e responsável pela contabilidade do grupo; o braço-direito do bicheiro e especialista em espionagem do grupo, Idalberto Matias de Araújo (Dadá); e Jairo Martins, outro envolvido nas atividades ilícitas, segundo a PF.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

lulipe

Eu escrevi semana passada que, caso fosse negado seu pedido no STF, o cachoeira iria, orientado pelo seu advogado, que foi Ministro de Lula, manter-se calado!!!Não deu outra, só ingênuos esperavam que ele fosse abrir a boca.Ah, ia me esquecendo, papai-noel não existe, nem saci-pererê, certo???Alguns blogs vão ter que procurar outras notícias, quem sabe o número de visitantes no facebook do ex-presidente!!!!

Rogerio

É inacreditável como esse pessoal consegue fazer os Ministros do STF ficarem à sua disposição. Eu tô aqui esperando uma consulta médica no SUS para entregar o resultado de um exame… Enquanto isso, os criminosos que fizeram fortuna com o crime conseguem Ministros para apreciar seus processos imundos em menos de 48 horas… STF deveria ser chamado de tribunal para atender criminoso rico! Êta judiciário vagabundinho esse nosso… Já seus salários, ajuda de custo, verba de representação, despesas pessoais, plano de saúde top top, moradias e alimentação tudo pago por esse povo explorado e manso…!

Delano

Incrível ! Que safadagem. Cortaram a transmissão da CPMI do Cachoeira bem no dia que ele vai depor ,na TV Senado pela internet.
Dizem que são problemas técnicos.

Eleonora

Oi, Azenha!

Tem jeito não, viu. Alguns parlamentares parece que são movidos por uma compulsão irrefreável para cometer irregularidades, quando não corromper-se até chegarem ao fundo do poço. Precisar precisam não, mas não resistem. Que ganância, que vontade de delinquir que alguns políticos têm!

Rudá

Muito se fala de Cachoeira, mas as pessoas estão esquecendo o principal.
Fiz um post definitivo para lembrar a todos!
Post definitivo sobre Cachoeira

Abs
Rudá
Blog Observatório 74

João Vargas

Bota ele no pau-de- arara que ele fala!

Luciano Mello

Azenha, olha só o que saiu no jornalão (Folha): Presidente da CPI emprega assessora fantasma no Senado

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1093705-presidente-da-cpi-emprega-assessora-fantasma-no-senado.shtml

******
Isso é sinal que o PIG – de tão desesperado – já está querendo chantagear o presidente da CPMI…Ou não é???
Acredito que o PIG deva tá fazendo um pente fino da vida toda do presidente e relator da CPMI…Quem sabe até com ofertas de delação premiada ($$$)…rsrs

Agora só fica uma dúvida:Será que estão usando os serviços (de espionagem?) da turma do cachoeira???rsrs

    Gil Rocha

    A notícia merece comentário.
    Agora o comentário do Luciano
    merece umas boas risadas.
    Como sempre, os políticos brasileiros
    nunca nos decepcionam quando o assunto
    é falcatrua.

Sérgio Ruiz

Sem essa de silêncio, o Cachoeira tem que falar, basta o silêncio do PIG sobre o livro Privatária Tucana.

    lulipe

    O cachoeira tem o direito de permenecer calado, independentemente de você, caro Sergio, gostar ou não.

Serrote

A CPMI começou a semana sob intenso tiroteio de toda a mídia tradicional. Para mim, significa que está indo no caminho certo. Quando esse povo começa a falar bem de alguma coisa é melhor desconfiar.

Bonifa

O senador Pedro Simon aderiu à tentativa da mídia de desmoralizar a CPMI.Não é inocente, sabe da mecanica de funcionamento da comissão, que está em perfeito andamento. Mas se esbofa da tribuna atacando e fustigando a CPMI diante de um plenário vazio do Senado. Performance que de lá vai ao noticiário das tevês de forma direta, melhor que encomenda. E faz acreditar ser verdade as fofocas que correm de que parte do PMDB está fazendo um acordão com a imprensa oposicionista para tentar melar os trabalhos da CPMI.

    Gil Rocha

    Até parece que os brasileiros
    precisem de discurso, para saber
    o que acontece nestas comissões.
    Aliás, o senador Simon sabe como
    ninguém os coleguinhas que tem.

Fabricio Alves

estou reproduzindo abaixo um comentario da Folha de SP. hahahahahah

“Pelo jeito só existe uma saída para a Veja nesse episódio com o Cachoeira:esquece ajuda da Globo(que não vale um centavo),fecha a Veja assim como o News Of The World e entra de vez no mercado pornô com a ajuda do Reinaldo Azevedo/Arnaldo Jabor/Dora Kramer/Ali Kamel/Diogo Mainardi/Ana Maria Tarzan e por aí afora.”

Deixe seu comentário

Leia também