Requião denuncia: “Sob encomenda”, senador entrega céus do Brasil aos EUA

Tempo de leitura: 2 min



João Alberto fez que não ouviu Requião para correr e aprovar a entrega (ouça o áudio no pé do post)

Senado aprova acordo de ‘céus abertos’ entre Brasil e EUA

do Jornal do Brasil

O Senado aprovou, nesta quarta-feira, 7, projeto que ratifica acordo de céus abertos entre Brasil e Estados Unidos, firmado em 2011 entre os ex-presidentes Dilma Rousseff (PT) e Barack Obama.

Aprovada em votação simbólica, a proposta segue agora para promulgação.

O acordo estabelece que abertura ou fechamento de novas rotas áreas entre Brasil e Estados Unidos passarão a ser livres, de acordo com a decisão das empresas.

Ou seja, não haverá mais o limite atual de 301 voos semanais.

As companhias estadunidenses, porém, continuam proibidas de operar voos domésticos no Brasil, e vice-versa.

Relator da matéria no Senado, o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) avaliou, em seu parecer, que o ato internacional está em conformidade com a tradição de cooperação bilateral no setor de transportes aéreos entre os dois países.

“O tratado em apreciação visa ampliar a estrutura jurídica atinente aos serviços de transporte aéreo entre as partes para facilitar a continuação dessa relação mutuamente benéfica. Nesse sentido, convém destacar, também, que os maiores favorecidos do acordo serão os usuários do transporte público por aeronaves de passageiros, bagagem, carga e mala postal. Essa circunstância há de, por si só, incrementar a economia, o comércio e o turismo entre as partes”, avaliou Anastasia.

Embora o acordo tenha sido firmado pela ex-presidente Dilma, o líder do PT no Senado, Lindbergh Farias (RJ), pediu o adiamento da votação na semana passada alegando que não havia consenso na bancada.

“Eu sei que isso começou a ser aprovado ainda no governo da presidenta Dilma Rousseff, só que, na nossa bancada, não há consenso. Eu tenho uma posição contrária a esse projeto. Eu acho que vai criar uma assimetria grande, vai prejudicar as empresas nacionais, nós estamos sendo vítimas de um processo de desnacionalização gigantesco”, declarou o senador petista na última quinta-feira.

Alguns dos artigos do acordo já estavam em vigor, em razão de um memorando de entendimento entre os dois países.

Entre eles, os que estabelecem regime de preços livres e criação de novos itinerários e oferta de codeshare.

Acordo de codeshare é um acordo de cooperação pelo qual duas companhias compartilham o mesmo voo, os mesmos padrões de serviço e mesmos canais de venda.

Por meio dele, uma companhia pode transportar passageiros cujos bilhetes tenham sido emitidos por outra.

Fonte: Estadão conteúdo

Leia também:

Lula pode ser preso antes da caravana no Sul


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

lulipe

Será que o Senador sabe que o acordo foi firmado no Governo Dilma??

JULIO CEZAR DE OLIVEIRA

o nelson,onde o pt entra nessa história?
Tem serteza que você está se sentindo bem?

Nelson

“[…] acordo de céus abertos entre Brasil e Estados Unidos, firmado em 2011 entre os ex-presidentes Dilma Rousseff (PT) e Barack Obama.”
“Alguns dos artigos do acordo já estavam em vigor, em razão de um memorando de entendimento entre os dois países.”

Para constatarmos que o entreguismo não se restringe aos governos do PMDB, PSDB, DEM, PP e outros. Esses só aceleraram descaradamente a entrega do patrimônio brasileiro.

Essa bajulação, esse capachismo, essa adulação dos governos do PT aos governos dos Estados Unidos causam engulhos. Resolveram alguma coisa?

Há, dentro do PT, uma fascinação pueril pelo liberalismo, um liberalismo que, na verdade, nunca foi praticado pelos países que atingiram elevados níveis de desenvolvimento de suas economias.

Pelo contrário, esses países só chegaram aonde chegaram negando veementemente as receitas liberais. Adotaram planejamento estatal firme e centralizado, para dar rumo consequente a seus esforços na direção do desenvolvimento .

Já desenvolvidos, os países ricos passaram a pregar as receitas liberais aos demais, os países pobres. O objetivo, claro e único: evitar que esses últimos a eles se equiparassem.

Isto porque, além de passarem a prescindir da tecnologia dos países do primeiro mundo, os países que buscavam se desenvolver transformar-se-iam em competidores dos desenvolvidos.

Em ambos os casos, a consequência, inevitável, seria a queda, indesejada, dos lucros das grandes corporações, as multinacionais, desses países.

E, lamentável e infelizmente, além dos fascinados pelo liberalismo, há, ao que tudo indica, uma ala tucana enrustida, liberal, ou melhor, neoliberal, dentro do PT.

Juntos, os fascinados pelo liberalismo e os neoliberais do PT deram continuidade, ainda que em ritmo bem mais suave, tanto ao entreguismo quanto às ruinosas privatizações dos governos tucanos.

Nada disso garantiu a continuidade do projeto, posto que os bajulados não deixaram de aplicar mais um golpe contra o povo brasileiro.

    Julio Silveira

    Se vc enumerar as cagadas, ai se torna mais facil entender por que há uma resistencia pscologica tão espraiada entre pessoas que acreditavam no PT como solução para criar um identidade nacional. O PT é responsavel por muitas crises de identidade, politica. rsrsrs.

Deixe seu comentário

Leia também