Cubana fica, e assume posição de combate ao Mais Médicos

Tempo de leitura: 2 min

Cubana que abandonou Mais Médicos vai processar governo por danos morais

Médica disse que foi para Brasília com o objetivo de chegar à Embaixada dos EUA, onde se candidataria a um programa para médicos desertores de Cuba

06 de fevereiro de 2014 | 19h 54

Bernardo Caram – Agência Estado

A médica cubana Ramona Matos Rodríguez, que abandonou o programa Mais Médicos e foi para Brasília, processará o governo federal por danos morais, além de entrar com uma ação trabalhista. Ramona deu a declaração no imóvel funcional do deputado Abelardo Lupion (DEM-PR), onde está abrigada.

Os advogados que darão andamento aos processos serão providenciados pelo DEM. Na tarde desta quinta-feira, 6, quem também compareceu ao imóvel foi o advogado Fernando Tibúrcio, que defende o senador boliviano Roger Pinto Molina, que fugiu para o Brasil em novembro. Tibúrcio, entretanto, disse que estava no local “apenas para trocar experiências” e que não havia sido contratado.

A ação trabalhista será ajuizada na Justiça do Trabalho de Marabá (PA). Um dos advogados do partido afirmou que aguardará segunda-feira, 10, quando se reunirá com membros do Ministério Público (MP), para decidir se entrará com uma ação individual ou se vai esperar a Promotoria entrar com um processo coletivo.

A médica cubana afirmou que foi para a capital federal com o objetivo de chegar à Embaixada dos Estados Unidos, onde se candidataria a um programa para médicos desertores de Cuba. Ramona disse que foi ao local no sábado, 1, mas estava fechado, e retornou na segunda-feira, 3, quando fez uma entrevista e soube que o processo poderia demorar quatro meses.

De acordo com ela, a decisão de buscar ajuda com o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) veio somente depois que um amigo entrou em contato para afirmar que a Polícia Federal (PF) havia entrado em sua casa e rastreado telefonemas. Sobre a informação de que teria um namorado nos EUA, Ramona disse que houve um erro de entendimento da palavra “enamorado”, em espanhol. Segundo a médica cubana, uma pessoa se propôs a ajudá-la nos EUA, mas não era ex-namorado nem ex-marido.

Leia também:

Familiares de Pizzolato negam que ele tenha conta secreta na Suiça


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jose C. Filho

O Brasil está cheio de babacas que acham “Miami” o centro do mundo, a joia do império yankee. Nem imaginam esses maloqueiros metidos a besta que o Brasil tem centenas, senão milhares de locais melhores e mais agradáveis para visitar ou residir. É o famoso complexo de vira latas.

O DOUTRINADOR

O Governo Brasileiro tem que cumprir o acordo assinado com a OPAS e Cuba e DEPORTAR esta VIGARISTA para seu País.

Álvares de Souaz

Um médico cubano, através de uma operação que precisa ser investigada, abandonou seu emprego no “mais médicos” e já está nos Estados Unidos. Evidente que para fugir e entrar nos EUA, contou com a ajuda da Embaixada Americana. Foi o que a médica Ramona tentou e não conseguiu. Os EUA tem um programa para aliciar médicos cubanos trabalhando em outros países, e as suas embaixadas desempenham papel importante, muito provavelmente identificando os médicos mais capazes e a partir daí dando início a um processo de aliciamento, atividade completamente ilegal e que deveria ser objeto da atenção dos nossos órgão de segurança. A médica Ramona se antecipou e quebrou a cara, pois não deve estar entre os que são o alvo dos EUA. Aliciado, o médico obtém asilo (é possível?), e seu envio aos States é providenciado, sabe-se lá por que meios e subterfúgios. Esse programa de aliciamento é por demais conhecido e o governo Cubano já o denunciou à exaustão, não sendo possível que as autoridades brasileiras não tenham conhecimento sobre ele e não adotem as medidas cautelares que inibam este ato criminoso e atentatório à segurança nacional. Eles agem desta maneira para desmoralizar os programas de ajuda entre países onde há carência de médicos, e Cuba, onde há excesso deles, com uma formação profissional que uma das melhores do mundo. Além disto, e muito pior, o que leva os EUA a agir desta forma é a falta de médicos no País. São informações que deveriam ser bem investigadas e divulgadas pelas autoridades do Ministério da Saúde, para conhecimento da canalhice que está por trás dessas ínfimas, insignificantes deserções.

abolicionista

Antes o argumento era o de que os médicos cubanos eram ruins, despreparados. Daí eles deram um banho de medicina nos médicos brasileiros e o papo morreu. Agora vem o DEM, que votou contra a PEC do trabalho escravo (quer inclusive redefinir o conceito de trabalho escravo, que julgam muito duro), e acusa o governo brasileiro de estar contratando escravos. E tem gente que engole essa história? É isso?

Ricardo

Eu achei que já possuíamos golpistas em número suficiente no Brasil, mas parece que não. Agora o DEM “importa” golpista. Incrível o DEM, não? Eles fazem tudo, investido todos os recursos que podem, fincanceiros, midiáticos, energéticos, de tempo, tudo, para fazer com que nada funcione em nosso país. Para que as pessoas sempre tenham uma vida miserável e manatenham-se assim. Alguém pode citar alguma, por menor que seja, proposta positiva do DEM ?

psgd

Tadinha dessa médica cubana, pulou em galho seco e caiu no colo do dem. Deixou de ser médica para ser capitã do mato do caiado. O seu fim será o mesmo fim destinado aos traidores. Quando regressar a Cuba será recebida com banda de música e honras militares.

Wildner Arcanjo de Morais

Quem sabe ela se candidada em uma chapa verde-encarnado, junto com a mulher dos bagres? Imaginem… Seria cômico se não fosse trágico! Estão nos chamando de burros ais uma vez… mas, mais uma vez, vão tomar o troco nas urnas (como nas últimas três vezes).

    Thelho

    ei cara, teu cel ta desviando chamadas para o meu.

Nielsen Holland

Ao dizer que foi enganada, ela estaria confessando que não ler? ao que consta, ao sairem de Cuba, todos eles assinam um documento atestando que sabem exatamente o que vão encontrar, as condições, locais possíveis e remuneração a ser recebida. Eu até discordo do valor que os médicos cubanos recebem efetivamente, deveriam receber muito mais. Mas daí a dizer que foi enganada…ao que parece, ela sim, foi que enganou. já deve ter vindo pra cá com tal propósito e, encontrou o caldo de cultura de que precisava, leia -se a direita em geral e os globovejadesinformados de sempre!

    Nielsen Holland

    (…) estaria confessando que não sabe(…)

    Jair Almansur

    Enganada não foi. Saiu de Cuba com a intenção secreta de burlar a legislação que impede um médico de deixar o pais.
    Legislação que impede alguem de deixar o pais? O que é isso minha gente?
    Diante de uma legislação como essa a resposta so poderia ser de baixaria igual.
    Vamos lembrar. Essa médica, tem 51 anos, deve ter se formado aos 26. Ora depois de ter trabalhado por vinte e cinco (não cinco, são 25) anos para povo cubano ainda está impedida de deixar o pais, abandonar uma virtual aposentadoria e ir morar nos miamis da vida.
    Discordo. Digam ao camarada Raul que essa lei é prisional.

    Nielsen Holland

    Ela poderia ter fugido direto pra Miami, como fazem tantos outros cubanos. Ao contrário do que ocorre com imigrantes de outros países, cubanos bem qualificados como essa senhora, e até mesmo pessoas menos qualificadas ” são muito bem vindas” ao país da arrogância-mor (EUA).
    Ao usar tal expediente, ela evidencia uma orquestração, talvez armada pelos próprios usa ( Cia, FBI, etc.) para manter ou até ampliar o embargo à ilha cubana!

Eudes Hermano Travassos

Isto não é problema nenhum, é ela sozinha com Aécio e sua turma contra todos do mais médico e o povo.

geraldo

Depois da blogueira, evoluímos para a médica,logo ela terá trânsito livre para o EEUU.

Luís Carlos

A médica Ramona vai trabalhar em entidade que ofendeu e mentiu sobre médicos cubanos. Apóia entidades médicas que se referiram a médicos cubanos como “médicos de calças curteas” , “enfermeiros”, “desqualificados”, e ainda fizeram corredor plonês para ofender médicos cubanos que chegavam ao Brasil. Ramona está aliada a entidades que mentiram sobre médicos cubanos e afirmaram que não receberiam encaminhamentos de médicos cubanos, que deixariam pacientes desses médicos sem assistência, e fizeram e estão fazendo todo tipo de baixarias e ofensas a médicos cubanos.
Está sendo paga por quem? Pelo DEM? Por entidades médicas brasileiras? Pela CIA? Por algum grande órgão de imprensa brasileira para ter polêmica e notícias inventadas como ocorria com Cachoeira e Veja?
Oposição já dá como perdida eleição nacional com fracos candidatos. Tenta desesperadamente salvar SP.

Gerson Carneiro

Sei…

FrancoAtirador

.
.
Antes de ir para Máiâmi, Flórida, USA,

essa cubana tem alguns compromissos aqui:

Gravar os programas eleitorais do PSDB.
.
.

    nigro

    Sorte a dela se puder ir para os EUA. Inveja dela turma?

    FrancoAtirador

    .
    .
    Te pago uma passagem aérea pra Máiâmi.

    De última classe e só de ida…
    .
    .

    Fernando

    Faça nos um favor e se mande para lá. Não vai nos fazer falta

Ana Virgilio

É necessário e urgente que o governo e a OPAS, organização que intermediou a vinda dos médicos cubanos, apurem com rigor as declarações da doutora, que alega que os médicos cubanos vieram enganados para o Brasil, que não sabiam que não receberiam seus salários integralmente. É uma denúncia grave, que dá farta munição para a oposição, ávida por um deslize do governo. Gostaria que esse caso fosse apurado minuciosamente e a doutora voltasse para sua pátria, não sem antes deixar tudo esclarecido.

    Mauro Assis

    Voltar para a ilha-presídio???

    Fernando

    Gualtanamo????

Andre

Interessante. Era só ela pegar um bote e fazer a travessia para os EUA é ali do lado, os cubanos – ao contrário dos mexicanos – são recebidos de braços abertos nos EUA. Então porque veio para o Brasil através do mais médicos? tem que ser muito ingênuo para não perceber que isso é parte da estratégia mundial de tensão, de descrédito de qualquer esquerda – por mínima que seja – e de manipulação que a ‘rede’ da extrema direita mundial está colocando em ação em todo mundo.

Chapa

Foi contratada pela AMB como forma de pagar ela pelo serviço que prestou à oposição

Gilson

DEMonios e Médica, verdadeiros covardes

Valmont

Comovente o empenho do DEM contra a suposta exploração de trabalhadores cubanos. Quem dera tivesse o mesmo empenho pelos trabalhadores brasileiros, quando votaram contra a PEC do Trabalho Escravo.

A sigla desse partido deveria ser HIP, de HIPÓCRITAS.

    claudia dornelles

    Também pensei nisso. Já li que politicos ligados ao DEM tinham trabalhadores em condições de quase escravidão.

Periquito do cerrado

Enamorado e ex-namorado!? Prá cima de moá!!! Que ridículo! Só o Caiado para se prestar a fazer esse papel por achar que o povo brasileiro é trouxa!

Julio Brasileiro

Tem certas coisas que sao dificeis de acreditar no meu Brasil
se nao vejamos. HE inacreditavel como O deputado que estar dando guarida a cidadah Cubana pode ser tao traidor no nosso pais… serah que ele nao percebe que o programa mais medicos estah levando medicos para milhoes de pessoas que moram nos confins do nosso pais, e estao salvando vidas, a medida que tratam as doenças mais simples e com isso diminuem as grandes demandas nos hospitais das capitais. Outra coisa, ajudar a estrangeira a entrar na justiça contra o governo… Serah que esse traidor faz ideia que he o contribuite brasileiro que terah de arcar. Alem do mas usar um imovel funcional, ou seja pago pelo contribuinte brasileiro para dar moradia para um estrangeiro processar o nosso proprio pais. Guadem o nome desse mau feitor… Abelardo Lupion DEM-PR

wendel

Aceitou ser médica no Brasil, e sabia das condições contratuais, então…
Quanto ao apoio que está recebendo do DEM, e comparsas, não é de estranhar, pois sabemos muito bem de como são os membros deste partido!
Não faltarão quinta colunas, para querer aparecer, e supostamente, como gostam os jornalistas, devem estar sendo financiados pela direita, ou seria a máfia cubana, radicada na Florida!

Fernando

Essa daí é uma daquelas traídoras que o Fernando Morais tão bem relatou no livro ´´Os últimos soldados da guerra fria“.

Será que organizações terroristas anti-castristas da Flórida financiam parlamentares brasileiros?

José Antonio

Deporta ela pra Cuba.

    Joca de Ipanema

    Isso nunca. É o que eles estão esperando. Parafraseando Barbosão Capa-Preta, merece o ostracismo. Deixa ela pastando por aí. Um dia consegue ir para Miami, é dá uma banana pro Lupion et caterva. O DEM é um partido tão obtuso, que não percebe que está indo contra um fato consagrado e aprovado, e o pior, por quem vota mesmo…

Nelson

Se não cumpriu o acordo deve ser devolvida ao País de origem, simples assim, DEPORTADA!

Paulo ETV

voltando para a realidade da real política:

quantos estarão sendo cooptados a fazer o mesmo ?

quanto será que está levando a distinta médica?

    Jader

    Os dez mil que saíram dos cofres públicos, que não.

Jorge

Um banco contrata uma empresa de vigilância. Vai pagar 10 mil mensais por cada vigilante lotado no banco. A empresa não repassa os 10 mil para os empregados em forma de salários, mas apenas 2,5 mil para cada um. Conclusão: trabalho escravo.

Não? Então explique isso para os coxinhas.

    Paulo ETV

    o meu ,isto é tercerização,xapitalisno de primeiro mundo ,não presta atenção,pô!

    só o PT escraviza neste país,foi o que aprendí até agora,acho!

    Joca de Ipanema

    ETV (Extra Terrestre Voadão?)
    Aprendeste pouco e errado!

    Wildner Arcanjo de Morais

    Interessante que as terceirizadas, vulgo “gatas”, fazem o mesmo aqui na nossa republiqueta de bananas e você não se indigna?!? Não precisa ir muito longe para ver isso. Sabe aquelas moças lindas que andam nos supermercados com as camisas dos produtos, abastecendo as gôndolas? Pois bem meu querido, não são funcionárias do supermercado. Não trabalham também só naquele supermercado e ganham bem menos do que um funcionário do supermercado. Porque não se indigna por isso também? Ou hipocrisia é seu sobrenome?

Maria Thereza

que lindinha! devia ser processada pelos governos do Brasil e de Cuba. Embasamento não deve faltar.

    nigro

    O que? lol. O MP do trabalho vai meter ação nesse programa. É ilegal. 10 paus tem que ir direito para os médicos!!! lol.

Deixe seu comentário

Leia também