Entre os convocados, também se encontra engenheiro acusado de fazer caixa dois para campanhas do PSDB pulista com recursos públicos.
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira aprovou em bloco, por unanimidade (28 votos), diversos requerimentos de convocação de testemunhas, entre elas o ex-presidente da empreiteira Delta Fernando Cavendish, o ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Luiz Antônio Pagot e o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT).
Também foi aprovada a convocação do engenheiro Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo “Preto”, acusado por Pagot de tentar fazer caixa dois para o PSDB paulista com recursos do Dnit; do empresário paulista Adir Assad, que atua nos segmentos de construção civil e eventos, dono de empresas pelas quais teriam transitado recursos da Delta; e a ex-mulher do contraventor Carlinhos Cachoeira, Andréa Aprigio.
Foi aprovado ainda convite ao juiz federal Paulo Moreira Lima, que deixou o processo contra Cachoeira depois de ter sofrido ameaças.
A única convocação polêmica foi a de Paulo “Preto”. O PSDB disse que só concordaria se fosse convocado também o deputado federal José de Filippi (PT-SP), que teria procurado Pagot para que ele ajudasse na arrecadação de recursos junto a empreiteiras para financiar a campanha presidencial da então candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff.
Novamente, o PSDB acusou o relator da comissão, deputado Odair Cunha (PT-MG), de partidarizar as investigações e de desmoralizar a comissão. Cunha se defendeu, afirmando que a convocação de Filippi seria votada em seguida à votação do bloco de requerimentos.
Cunha defendeu a convocação de Paulo Vieira de Souza, apontado como arrecadador de campanhas do PSDB, com base em entrevista de Pagot à revista IstoÉ, em abril. “O Pagot imputa ao Paulo ‘Preto’ a prática de um crime. No caso do deputado José de Filippi não há imputação de prática de crimes”, afirmou.
Leia também:
Paulo Teixeira: CPI do Cachoeira tenta ouvir Cavendish, Pagot e Paulo Preto
16 comentários
Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.
SÃO PAULO, O ESTADO ONDE NÃO EXISTEM CORRUPTOS. – Toninho Kalunga
25 de julho de 2016 às 13h43[…] investigações de contratos de empreiteiras da Lava Jato com governos do Estado? CPI do Cachoeira convoca Cavendish, Pagot e Paulo Preto e prefeito de Palmas Paulo Teixeira: CPI do Cachoeira tenta ouvir Cavendish, Pagot e Paulo Preto Estadão encolhe […]
São Paulo fez contratos de quase um bi com a Delta; Paulo Preto assinou o maior deles, no governo Serra « Viomundo – O que você não vê na mídia
06 de julho de 2012 às 14h25[…] CPI do Cachoeira convoca Cavendish, Pagot e Paulo Preto e prefeito de Palmas […]
Miraí
06 de julho de 2012 às 14h11Paulo Preto da CPI, só quero saber se Sérgio Guerra terá a cara de pau de dizer que Paulo Preto nunca arrecadou grana para o psdb, ou será que Guerra vai ficar todo o tempo no Paraguai, dando força aos golpistas e assim, se livrar de fazer perguntas à Paulo Preto?
ademar
06 de julho de 2012 às 10h35metodo do cerra,qdo aperta ele se esconde,certamente ja deve estar fugindo de pinheiros,pro jardim pantanal na zona leste
Roberto Locatelli
06 de julho de 2012 às 10h06Ué? Mas o PIG não garantiu que havia um acordão para esses três não serem convocados?
Esse PIG confunde seus desejos com a realidade.
Murilo
06 de julho de 2012 às 09h27Agora pela manhã o Bom Dia Brasil escondeu o nome do Paulo Preto na cara dura. Citou todos os demais convocados, menos o que tem ligação umbilical com o PSDB. Ficou bem estranho (sem surpresas por ser a Globo), mas pelo jeito gostariam de convocar o PT inteiro, menos o Paulo Preto. Divulgue aí Azenha. A Globo está tramando alguma coisa com isso, está cheirando armação. Daqui a pouco vão começar a falar que o Paulo Preto era um operador do PT…aquela prosa toda…
abraços
Murilo
Roberto Locatelli
06 de julho de 2012 às 11h47Mas que absurdo!! Sonegando informação, falsificando. É o caminho para o descrédito.
Por outro lado, cabe a nós, blogueiros, e a todos os que participam de redes sociais – twitter, facebook, orkut, etc – fazer o maior estardalhaço com a convocação do Paulo Preto, para combater a desinformação do PIG.
Guilherme Bastos
06 de julho de 2012 às 09h13O Brasil espera que a “cachoeira” desague em São Paulo;aí o Serra morre afogado junto com a tucanada.
Fabio SP
06 de julho de 2012 às 08h51A disputa maior nessa CPI é sobre se vai ser guaraná ou coca-cola para acompanhar a pizza…
Julio Silveira
06 de julho de 2012 às 08h50Ao ver um telejornal do PIG hoje percebi que citaram todos os convocados exceto o Paulo afrodescendente. Como são engajados.
renato
06 de julho de 2012 às 02h08Nossa veio um de bônus.
Mas na verdade gostei de ver o Alvinho , muuuuito nervosinho…o rapaz, quer por que quer o tesoureiro da Dilma….
Por falar nisto esse cara deve alguma pedra?
Jair Orichio Junior
05 de julho de 2012 às 20h23Falta o Policarpo, o Civita, e a redação da VEJA completa de Brasília….!!!
Grilo
05 de julho de 2012 às 18h07Aos poucos a cachoeira vem chegando a SP onde inevitavelmente vai desaguar.
Marianne
05 de julho de 2012 às 16h19De que adianta colocar o requerimento de convocação se o PSDB, o PMDB, o PDT, o DEM, o PP e o PR vão votar contra? É só desgaste, sem nenhum resultado concreto.
José X.
05 de julho de 2012 às 12h57Não consigo entender uma coisa: quando é que vão convocar o Policarpo ? A Veja esconde o sujeito e todo mundo aceita assim, numa boa ? Eita gente frouxa…
Amaro
05 de julho de 2012 às 21h23É verdade. A lei de imprensa aqui é sinômimo de conivência com o crime. Dá até o nome de um filme: os intocáveis. Enquanto os criminosos se escudarem por traz desta lei para tirar proveito próprio, e impunimente manipularem as informações para derrubarem adiversário ou concorrentes, ficaremos aqui como bobos da corte, sem rumo. Falta coragem, para não dizer seriedade, ao parlamentares, diga-se PT, que não enfrentam este cancer que apodrece as nossas instituições.