Correio do Brasil diz saber quem é o parceiro da Stratfor

Tempo de leitura: 4 min

WikiLeaks: Stratfor, em parceria com jornal brasileiro, capta informações para EUA e prediz morte de Chávez

do Correio do Brasil

27/2/2012 13:43,  Por Redação – de São Paulo

Denunciada nesta segunda-feira em uma série de telegramas vazados na internet, pela página do WikiLeaks, a possível parceria entre o diário conservador carioca O Globo e a Stratfor Global Intelligence, pode ser a responsável pelo vazamento da notícia de fundo na polêmica nota do colunista Merval Pereira, publicada na edição de 16 de fevereiro, na qual ele prediz a morte do líder venezuelano, Hugo Chávez, em menos de um ano. A empresa norte-americana fornece serviços de inteligência confidenciais para grandes corporações dos EUA e também para e agências governamentais, incluindo o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos , os fuzileiros navais norte-americanos e Agência de Inteligência de Defesa dos EUA.

Pereira aponta sua fonte na pessoa do ex-embaixador dos Estados Unidos na OEA, Roger Noriega, que “invocando informações de dentro do governo venezuelano, escreveu artigo recentemente no portal de internet da InterAmerican Security Watch intitulado A Grande mentira de Hugo Chávez e a Grande Apatia de Washington. Nesse artigo ele dizia que o câncer está se propagando mais rapidamente do que o esperado e poderia causar-lhe a morte antes mesmo das eleições presidenciais”, escreveu o cronista de O Globo.

Nos e-mails da Stratfor, divulgados nesta manhã, porém, consta em data imediatamente anterior, a mesma informação que O Globo veicula logo depois, a de que Hugo Chávez terá cerca de um ano de vida. “O Presidente venezuelano sofre de um câncer na próstata que teria feito uma metástase para o cólon, o sistema linfático e a medula espinhal. A situação terá sido agravada pelo fato de Chávez ser ‘um paciente péssimo’ que interrompe tratamentos para realizar aparições públicas e participar em encontros políticos”, escreveu a agência norte-americana. Segundo a Stratfor, o líder venezuelano é acompanhado não apenas por uma equipe de médicos cubanos, mas por outra, de clínicos russos, sendo que os dois grupos têm visões opostas sobre a melhor estratégia de tratamento.

Parceria explosiva

Entre os 5 milhões de e-mails confidenciais da Stratfor, vazados há algumas horas, as mensagens trocadas entre julho de 2004 e dezembro de 2011 revelam a rede de informações formada pela Stratfor, assim como sua estrutura de pagamentos, técnicas de camuflagem da remuneração aos seus colaboradores, inclusive no Brasil, e métodos psicológicos utilizados na captura das fontes de informação.

“Este material mostra como funciona uma agência privada de informações e como fixam um alvo para os seus clientes empresariais e governamentais”, acrescenta o comunicado da Wikileaks, que salienta, ainda, ter provas da ligação da Stratfor a grandes companhias como a Dow Chemical Co e agências governamentais.

Ainda de acordo com esta leva de mensagens, obtidas após a invasão dos computadores da Stratfor por militantes do grupo Anonymous, há algumas semanas, um grande jornal brasileiro é parceiro da empresa com o objetivo de manter os norte-americanos informados sobre assuntos estratégicos àquele país, no Brasil, e a análise de cronistas e repórteres em temas relevantes para os serviços de inteligência do Departamento de Segurança Interna dos EUA , os fuzileiros navais norte-americanos e a Agência de Inteligência de Defesa dos EUA.

Nos Arquivos Globais de Inteligência, título da remessa de informações do WikiLeaks sobre a empresa de “inteligência global” constam o funcionamento interno de uma empresa que atua como uma editora de inteligência, mas fornece serviços de informações confidenciais para grandes corporações, como a Dow Chemical Co. de Bhopal, a Lockheed Martin, Northrop Grumman, Raytheon, além daquelas agências governamentais.

Bobo da corte

Entre as mensagens trocadas pelos ‘analistas’ da Stratfor, o ex-presidente do Governo espanhol José María Aznar (1996-2004) seria uma espécie de ‘bobo da corte’ de um grupo de espiões norte-americanos, como revelou o Wikileaks. Voluntários da Wikileaks, organização fundada por Julian Assange, revelam que, além do parceiro brasileiro, a Stratfor mantém acesso pleno a mais de vinte jornais de todo mundo.

Em um das mensagens eletrônicas que a diretora de Inteligência Geopolítica de Stratfor, Reva Bhalla, troca com outros analistas e agentes, ela comenta que Aznar é bem mais extremista, mais até do que os servidores públicos israelenses a que tem acesso.

“Caramba!”, escreve Bhalla na primeira linha de seu relatório, “o senhor presidente é um ultra (hardcore, no original). Ele se crê sinceramente que todos os terroristas são iguais e que nada que não seja uma guerra total pode derrotá-los. Está rotundamente na contramão de qualquer tipo de negociação com terroristas e critica duramente a França, Alemanha e outros (países) por esta questão”.

Em duas outras mensagens, os espiões debocham de Aznar, outrora chefe do Executivo ibérico e presidente honorario do conservador Partido Popular (PP, oficialista). Estes e-mails fazem menção ao seu cabelo “seus maravilhosos cachos” e ao fato de ir impecavelmente vestido.

Tudo começou por uma mensagem na qual a diretora de Inteligência Geopolítica dessa “CIA na sombra” informa a todos os analistas da empresa de que se dispõe a assistir a uma conferência de Aznar em Georgetown (Washington, DC), em 16 de novembro de 2010.

“Alguém tem perguntas para o ex-presidente espanhol Aznar, não vá ficar sonolento?”, caçoou Bhalla antes de assistir à dissertação.

“Podes simplesmente dizer de minha parte: boa tentativa culpar a ETA, replicou zombador Bayless Parsley, especialista sobre África.

Parsley referiu-se depreciativamente à insistência com a que Aznar tratou de imputar-lhe a ETA a autoria dos atentados de 11 de março de 2004 em Madri.

Bhalla destaca que Aznar está “muito ideologizado” e é “de linha dura”, mas destaca que ele também está envergonhado de sua derrota eleitoral em 2004, “pela qual ele já pagou”. Depois, em outra mensagem, a servidora da Stratfor volta ao tema do cabelo:

“Vai impecavelmente vestido, leva o cabelo mais formoso… Tão sedoso e brilhante! Poderia perguntar-lhe que tipo de xampu usa…”. As informações são do diário lusitano Público.

Para ler a íntegra do telegrama sobre a coleta de dados em parceria com um jornal brasileiro, clique aqui

Leia também: O Globo descobre o itinerário do câncer de Chávez


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Operante Livre

É a terceirização do serviço sujo, o que não o torna limpo e nem aos contratantes(morteamericanos).
É como pagar mercenários de guerra. Agora os EUA pagam mercenários que atuam em outros "campos".
É,… a guerra só muda de cenários tecnológicos.

Jose Barbosa

Serra Prefeito, PT Saudações , kkkkkkkkkkkkkkkk, FORA FMI!, FORA FHC, ABAIXO O ESTILIONATO DO PLANO REAL, VIVA AS GREVES DO ABC, kkkkkkkkkkkkkk

Pancho Villa

Bom, pra descontrair um pouco:

Quem precisa do Wikileaks quando se tem o Diário Oficial da Justiça da Paraíba? Carta de amor mostrando detalhes íntimos de um triângulo amoroso, além de claro envolvimento entre superior e subordinada dentro do TRT-PB, com registro de uso de função para favorecimentos pessoais, vai parar no Diário Oficial.
http://g1.globo.com/paraiba/noticia/2012/02/carta

Fernando

Possível parceria?

Ou é ou não é.

Não dá pra testar hipóteses.

josé fernandes

eu quero saber,eu quero saber,eu quero saber….

sergio

Vem m… por aí, depois de william waack, agora e a vez do merval, esses "jornalistas' da globo são piores que pensávamos.

Vlad

Mas então não era mentira?

º,..,º

Vlad

Quem atira a primeira pedra tem telhado de vidro.

º,..,º

Dilson

As palavras chave "Merval","Globo","Wikileaks" e "Stratfor" são suficientes para formar um juízo sobre a matéria.

O estranho foi a ausência da palavra "Waack" no texto.

Zcarlos

É questionável o serviço prestado por certos blogs. Incitam ao pensamento único de que "se não é pelo PT ou por Dilma não vale nada, não presta, é do PIG, é tucano , é fascista."

Eu que no início me empolgava com a idéia de espaços destinados a esclarecer certa parcela da população , hoje não vejo com bons olhos o que essas espaços se tornaram.

A falta de crítica contundente aos erros do governo é só um exemplo,. Afinal, o que querem essas pessoas?
Que tipo de imprensa desejam ? A que só enxerga um lado como o PIG? Não é assim que se constrói credibilidade. E convenhamos, se é para não ter credibilidade não imagino quem queira deixar de se orientar por ele, o PIG. Os leitores dos espaços alternativos à informação veiculada pela imprensa (ou velha mídia) resumem-se a partidários cegos do governo. Não vejo que mudança afinal aconteceu.

E é uma pena. Aqui fora há milhões que poderiam ter a chance de compreender melhor como as coisas funcionam nesse país. Angariar novos militantes governistas não se vai com isso.

Mas continuem aí , acusando qualquer um de tucano, fascista e etc. Um dia terão que aprender que as coisas não são bem assim. Só espero que não tarde demais.

    Bonifa

    O senhor está enganado. O que não faltam aquí neste blog são críticas contundentes aos erros do governo federal, dos governos em geral, das instâncias de poder do país, do partido governista e da própria Presidenta da República. Talvez o senhor tenha se enganado de blog. Agora, escracho de fundo politiqueiro,que aqui também tem surgido, constantemente leva malho, sem piedade.

    Zé Carlos

    Sem essa meu caro. Não citei este blog. PArei por aí. Nem li o resto. ALiás, já me cortam comentários aqui também, mas isso não importa. Que diferença faz? Pouco ligo. Eu apenas observo. Nada mais,

    Luiz Cláudio Ribeiro

    George Orwell ('1984" e 'A Revolução dos Bichos') explica, pois o Freud e o Jung…

    YACOV

    Quanta bobagem… Sugiro uma cabeçada na parede, zcarlos. Quem sabe o cérebro pega no tranco.

    "O BRASIL PARA TODOS não passa na glObo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

    roger

    ' É questionável o serviço prestado por certos blogs. Incitam ao pensamento único de que "se não é pelo PT ou por Dilma não vale nada, não presta, é do PIG, é tucano , é fascista." '

    Peraí, Zcarlos, não é bem assim.

    A titulo de exemplo, de 96 a 2002 fui obrigado a passar por 6 empresas diferentes, por conta do achatamento salarial promovido por uma das estrelas das privatizações, a espanhola Telefonica, dona da Atento, que comprou o modelo de negocios da Telemarketing 4A, de Alexandre Acioly, e expandiu esse modelo, composto por alta rentabilidade advinda de baixa remuneração da força de trabalho e do emprego de tecnologia. O mercado de Call Center, que antes pagava em média R$ 700,00 (algumas empresas pagavam R$ 1.200,00), passou a pagar um salário mínimo, em alguns casos até mesmo menos que um salário mínimo! (Podem investigar, pois isso ainda existe!). A terceirização subiu aos píncaros, em alguns casos, chegando à quarteirização (o termo pode não existir no dicionário, mas existe na prática). Logo depois veio a Contax, da Telemar/OI, e muitas outras empresas implantaram o mesmo modelo.

    Como isso foi conseguido? As filas de emprego davam voltas em 2 quarteirões no Centro do RJ. E todas as empresas estavam migrando para São Paulo, em busca de um menor ICMS porque, na época, Sr Marcelo Alencar deixou a alíquota em 37% sobre as ligações telefônicas. A mão de obra era farta e barata, as empresas, não somente desse segmento, faziam o que queriam.

    De 2002 a 2005 atuei em somente uma empresa, e desde 2005 estou na mesma. Agora devo mudar porque eu quero, nao porque serei obrigado pelo "fantástico mercado". Ascendi, tenho carro zero (carrão, pra mim), computador, casa na praia! Tudo isso porque? Porque saímos de um modelo de governo voltado ao capital e aos empresários (do exterior) e nosso modelo ficou voltado ao povo.

    Você quer que eu vire adepto do Tio Rey? (Arghhh!). Acha que O Globo fala que isso mudou devido ao Lula? Ontem o Sardenberg disse no JG que tudo se deve à estabilidade da moeda!!

    Claro que o governo merece críticas, e como merece. Lula também. Mas quem mandou o PSDB e o DEM ficar ao lado do Capital/Internacional, e não do trabalho/empresarios/nacional? Acham que o povo esquece? Agora aguentem as consequencias, ou proponham um modelo que o povo vá apoiar (acho difícil, muito difícil).

    P.S.: Como muitos brasileiros, ao contrario do que voces da direita pensam, não sou petista, não sou petralha, não sou pago pelo "partidão", não sou "cumpanheiro". Sou povo. Sou BRASILEIRO.

ZCarlos

Falando em espiões : http://pstu.jusbrasil.com.br/politica/8436777/rj-

Cuidado internautas. Estamos entrando em tempos difíceis. Não demora e estamos a ser intimados por opinões ou desabafos.

E não duvido que muitos aqui mesmo nos comentários adorariam que qualquer um que reclama do governo ou de Dilma fossem "intimados". Nota-se pelas falsas acusações que fazem . Qualquer um que ouse reclamar do PT, Dilma, etc. é TUCANO, DEMOTUCADO, FASCISTA e etc.

Até nossa democracia é uma farsa.

    Leider_Lincoln

    Jênioooooooooooooooooooo!!!

    Zé Carlos

    Incomodei você? É meu caro, suas máscaras vão cair mais cedo ou mais tarde. Ainda me lembro no início quando eu , ingênuo, buscava pessoas do meu convívio para que lessem alternativas ao estabelecido como imprensa oficial. Mandava links , reproduzia notícias, posts e opiniões, mais intensamente na campanha de 2010. Com o passar do tempo , VOCÊS afastaram as pessoas que se interessaram, não foram poucas. E continuam fazendo isso porque são BURROS. Melhor palavra não encontro. A maioria nunca mais quis entrar em espaço algum e continuou na vidinha acompanhando a mídia , aquela, a velha. Vocês só querem é militantes petistas ou governistas mas isso não conseguirão. No fundo jamais quiseram nada do que pregam. São uns tolos. E colocam a perder até justas e necessárias transformações que poderiam existir. Vocês são um farsa.

    Antonio Candido

    Adoro os comentários desse rapaz, são sempre tão eruditos… e sempre contribuem para o debate.

    cronopio

    "ZCarlos", não seria "Zé Carlos"? Aquele que defendeu a PM na USP? Será que é o mesmo, porque aquele era definitivamente um fascistão…

    SILOÉ-RJ

    Ué!!! Como assim, falsas???
    Quem mais poderia criticar ou reclamar de um governo notadamente exitoso, que completou seu primeiro ano com um recorde de aprovação!!!!

Fabiano Araujo

Alguns estudiososos da Guerra Civil Espanhola afirmam que a família Aznar participou diretamente do assassinato de diversos republicanos durante aquele conflito. O partido Popular, atualmente no poder na Espanha, abriga diversas membros do governo fascista de Franco. O próprio rei Juan Carlos (cuja família está envolvida atualmente em um nebuloso caso de corrupção) teve por tutor Franco. Dá para acreditar na fé democrática de tal personagem? Que tal, se o atual presidente da Alemanha tivesse tido Hitler como tutor? Não esquecer que um general, um dos mais intimos amigos do rei, foi condenado (embora já indultado) a 30 anos de cadeia por participar da tentativa de golpe militar em 1981.

FrancoAtirador

.
.
É o submundo globalizado das comunicações

a serviço dos interesses ocultos (à maioria)

do submundo globalizado do poder político

comandado pela máfia do poder econômico.
.
.

Gersier

"o ex-presidente do Governo espanhol José María Aznar (1996-2004) seria uma espécie de ‘bobo da corte’ de um grupo de espiões norte-americanos, como revelou o Wikileaks."
Será o que pensam sobre p "cerrra" e o fgagac?

    Bonifa

    Pobre Espanha, por possuir o pobre Aznar… Não tenha dúvidas de que as gargalhadas do Clinton fazendo micagem com o FHC é coisa semelhante… Tempos de vergonha nacional.

SILOÉ-RJ

Esse conluio da globo com o submundo americano vem de longa data.
De uma forma ou de outra sempre foI testa de ferro do grupo Time- Life. Só não sucumbiu até agora, porque além de funcionar como marionetes, defende com unhas e dentes os interresses escusos deles. Como por exemplo: Esconder as boas coisas do governo e super dimensionar as ruins.
Sempre foi, junto com seus pares, os verdadeiros VENDILHÕES DA PÁTRIA e devemos a eles, além da ditadura, a maioria das mazelas desse país, inclusive a de lavagem cerebral numa tentativa de nos tornar imbecis.
Temos que ficar muito atentos para a velha tática de retomada do poder que eles empregam. A começar pelo jogo sujo da desmoralização das instituições sociais, dos poderes constituídos: executivo, legislativo, judiciário e da democracia. Ainda mais agora que o BRASIL está prestes a se tornar uma POTÊNCIA EM PETRÓLEO.
Por pior que seja uma DEMOCRACIA, e a nossa por motivos óbvios ainda está muito aquém do esperado, ela sempre será melhor do que uma DITADURA OU UMA FRAUDE ELEITORAL. O que eles com certeza tentarão implantar.

Nilo Aguiar

Com certeza o jornalão brasileiro que associado a essa rede tem como colaboradores Fernando Rodrigues (Foia) e Willian Waack (Globo). Mais algumas do PIG asqueroso brasileiro.

SILOÉ-RJ

Humm!!! Então foi esse o mérito do fardão, né, Merdal!!!

    Bonifa

    A Academia deveria instituir uma rodada de óleo de rícino para punir as estrepolias de alguns membros que ferem no mundo exterior a ortodoxia dos imortais.

ZABS

Conspirações internacionais, relação com os serviços secretos americanos, vassalagem descarada aos interesses yankes,Caçar já a concessão da Globo é o que se deveria fazer!!!!

Lu_Witovisk

Bom, não é muita novidade… os veículos piguentos são lambe botas, só que agora há mais uma prova do desserviço à população. É claro que nada vai acontecer, como sempre, querem lei para "terroristas" durante a copa, mas espionagem tá liberado!

Francisco

Ai a CIA vai lá e planta a noticia que quer ver acontecer numa birosca dessas e essa birosca distribui para o mundo todo…

O fim do jornalismo esta vindo da transformação de cada um em repórter (e quem não o for esta ferrado).

Até espião já virou repórter…

Polengo

Mas peraí, fui só eu que entendi assim, ou…
Ao "manter contato" com jornalões do mundo inteiro, o negócio é "fornecer" informações ou é "inventar" informações para que virem verdade (como foi com o kadafi, por exemplo?)

    Lu_Witovisk

    Polengo, na pratica tanto faz. Toda a midia piguenta esta nessa de "fazer acontecer", na maior cara dura e o pior é que para milhões, o que eles falam é realmente verdade. Aí fica dificil….. vivemos a matrix, há o dentro e fora.

    Polengo

    E, nessa:
    Cadê o Sharon?

Gustavo Pamplona

"na qual ele prediz a morte do líder venezuelano, Hugo Chávez, em menos de um ano"

Não brinca.. já não era sem tempo… já está passando da hora dele morrer mesmo… a Venezuela enfim respirará a democracia novamente.

—-
Desde Jun/2007 passando da hora no "Vi o Mundo"! ;-)

    Miguel

    passou da hora de voce rever as bobagens que escreve. um presidente eleito e reeleito, referendado e que SOFREU um golpe de Estado frustrado e' ditadura, e as forcas politicas que tentaram esse golpe sufocado oelas forcas populares e' democracia? Va pastar, que e' teu alimento adequado.

    YACOV

    CARACAS!! O VIOMUNDO 'tá parecendo um Encontro de Aborrescentes Rebeldes Sem causa nem Efeito. Fui… VIVA LULA!! VIVAI O BRASIL!!

    "O BRASIL PARA TODOS não passa na glObo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

    RicardãoCarioca

    Reze para não ter esta doença, mas se a tiver, reze para não ler um texto de outro alguém desejando a sua morte, mas se ler, reflita como esta situação já é terrível sem torcida contra, com então…

    Rafael

    Eu não entende por que a imprensa aqui fala tanto no Hugo Chavez e ainda chamá-lo de ditador. Pelo que eu sabia ditador era aquele cara do Egito financiado pelos americanos durante mais de 40 anos por que nunca ouvi falarem mal dele? Por que no Brasil chamam os ditadores de presidente?
    O que fica claro é que se for oposição aos interesses americanos, se servir de exemplo de autonomia, se servir de exemplo para países não se submetam aos interesses americanos é ditador, é assassino.

    Vlad

    Porque ditador bom é o que está do nosso lado, caso em que não se chama ditador, chama-se "governante de pulso firme", "líder determinado", "defensor intransigente dos interesses da Pátria"…blá,blá, blá.
    "Ditador" só falamos quando somos oposição E (é E e não OU) não temos cargos no governo.

    Albany Junior

    Cada um fala a bobagem que quiser.

    Haroldo Cantanhede

    Se a democracia que você quer ver "restaurada" na Venezuela é aquela em que troca-se o petróleo, única riqueza daquele país, por tudo (sic), incluindo fósforos, lâmpadas, papel higiênico, etc., dos EUA, então, talvez seus heróis (e você) terminem com uma baita decepção; sim, porque os que antes rastejavam diante de uóchinton, tendo provado da cidadania e da esperança, não aceitarão o retrocesso à esta "democracia" ianque, que você deseja ver ali re-implantada, para sugar todo o petróleo que ali existe. A elite venezuelana, fiel empregadinha do neo-colonialismo ianque – que sempre escravizou (e ainda escraviza) a América Latina – e que mora em Miami, onde são diiuturnamente discriminados, lembrados de sua "origem inferior", pode se preparar: os pobres, esta raça abjeta, agora sorriem um pouco; o ranger dos dentes já não é tão amplo. É de se lamentar que as pessoas não enxerguem os horrores da "democracia", que você quer ver ali restaurada, patrocinada pelas petrolíferas. Já a democracia da Guiné Equatorial deve estar bem do seu gosto, não?

    cronopio

    "já está passando da hora dele morrer mesmo"
    (Gustavo Pamplona)

    A frase é digna de um imortal…

    roger

    …highlander?

    dukrai

    gugu, vc foi expulso do viomundo, agora resolveu fazer sucesso aqui no Nassif kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    dukrai

    kkkkkk achei que tava no Nassif, tinha 18 janelas abertas e não sabia que o smurf tinha voltado.

    Gustavo Pamplona

    kkkkkkkkkkkkkkkk

    —-
    Desde Jun/2007 kkkkkkkkkkando no "Vi o Mundo"! ;-)

    dukrai

    smurf, sério, tem mais uns blogs legais pra vc rir, Cloaca News, Mariafrô e O Esquerdopata. vai lá e lasca com os caras e a cara, vai ser muito engraçado kkkkkkkkkk

R. Molinaro

Merval Pereira, William Waack, a Globo está cheia de porta-vozes e espiões globalistas da Nova Ordem Mundial. Esses vazamentos do Wikileaks só estão confirmando o que todo mundo sempre soube há décadas. Aliás, a própria Wikileaks já foi desmascarada como sendo financiada pela CIA. Não vou descreditar a informação, mas para ela ter sido revelada é porque o momento é extremamente conveniente para essas partes, e nada me tira da cabeça que nenhuma delas está do lado do povo ou de democracia nenhuma.

O curioso é que o boicote puro e simples desses veículos é a arma mais eficaz contra essa corrupção, e não requer o menor esforço por parte de quem o adotar. Mas espantosamente a idéia sequer passa pela mente das pessoas. Enquanto isso a FEMA e o Department of Homeland Security começam a ativar os mais de 800 campos de concentração (ainda) vazios nos Estados Unidos para segregar, curiosamente, tanto dissidentes quanto patriotas, hoje taxados de terroristas às centenas de milhares. E dado as barbaridades que leio nas redes sociais todos os dias, como multidões aos brados em apoio à violência policial em São Paulo, já posso ver o povo brasileiro pedindo a novidade da FEMA para combater o crime no país com a aproximação dos jogos.

Com uma máquina de marketing tão poderosa como a que temos, capaz de fazer-nos esquecer que temos o livre-arbítrio de um simples ato de mudar de canal ou desligar a TV, é imensamente frustrante estar entre os poucos que vislumbram o horror diante de seu nariz.

Até 2014 a Globo vai trazer o "terrorismo" para o Brasil.

Polengo

A internet está mudando mesmo o mundo.
Antigamente não existia o CTRL-C CTRL-V que permitiu isso ao Wikileaks…

Ivo M. Gloeden

Luiz Claudio Ribeiro

Denúncia dos estadunidenses? Cara, tu não tem vergonha de colocar um comentário destes num blog sério?

Que decepção!

    Luiz Cláudio Ribeiro

    Eu não morro de amores pelos estadunidenses. Mas, deve ser separado o joio do trigo, sem preconceitos. Você acha que o Lula é um santo? Divulgar o que o Wikileks vazou não significa que se está concordando ou dando credibilidade. Olha cara desde que me entendo por gente já presenciei um monte de maracutaia de esquerdistas de partido e de sindicatos. Só os cegos é que não querem ver. Ou são leões de chácara da turma que controla os podres poderes… Não divulgar é o mesmo que proteger ou esconder algo que pode não ter nenhum fundo de verdade. Cabe a nós processarmos a informação e confrontá-la com outros dados. Que medo, hein! Esta história do politicamente correto é que estraga a sociedade. E o mensalão? Será que o Lula não sabia? Fala sério!

    Bonifa

    Esta estória de "Lula sabia" é um dos chavões midiáticos mais hipócritas que já surgiram na imprensa golpista de esgoto. "E o Lula diz que não sabia", na boca do Agripino, chega a causar engulhos.

@tarsoryon

Engraçado que a FOLHA vestiu a carapuça!

Ivo M. Gloeden

Brasil:
O Tempo (MG) – Luiz Rocha
Defesanet – Nelson Francisco During
Agência Estado: Wagner dos Santos

    dukrai

    estes tres estavam na lista do email, por que estão falando que é o gLobo?

Luiz Cláudio Ribeiro

Uai! Por que não incluíram no texto as notícias sobre os subornos franceses na venda dos caças, denunciados pelos estadunidenses, que afirmaram fazer parte de um pacote para garantir a aposentadoria de Lula? Aliás, seria a omissão um corporativismo partidário ('rabo preso' no popular)?

    Miguel

    hum, a "denuncia" de quem tava acostumado a tratar o continente como quintal e passou a ter seu dominio ameacado?? melhor ler isso que ser analfabeto…

    chicorasia

    Luiz Cláudio, você ao menos leu o email ou foi na onda da reportagem [sic] da Band?

    (FYI, é o email no. 971109, com o assunto (RE Insight Brazil on military purchases)

    "I can't prove anything, and don't quote me on this, but the purchase of the submarines is so singularly stupid that it has to be part of some kickbacks. Lula is probably looking for retirement money. […] So I am sorry that I can't give you some grand explanation that talks of Brazil's grand strategy. It is our assessment that this is purely about bribes and the French using strategies they have applied in the past here in Brazil. The only difference is that Brazil now has money, lots of it, so it can do this stuff. I mean is it a coincidence that they are
    buying so much French stuff? The French know how to bribe."

    Como você pode ver, o próprio analista demonstra incerteza quanto à teoria do suborno na compra dos caças.

    Agora, quanto à teoria do Merval "X9" Pereira: há um outro email, com o assunto "Confed fuckhouse" (#1149294) que traz uma planilha muito curiosa, que menciona a Agência Estado, o DefesaNet e o jornal O Tempo. E uma segunda planilha que lista a revista Época e o Terra entre as parcerias assinadas com a empresa (#1220381).

    Luiz Cláudio Ribeiro

    Não tomei conhecimento da reportagem da Band. Apenas li uma nota na coluna do Cláudio Humberto (não sou adepto dele, mas sempre vasculho informações de todos os lados para tirar minhas próprias conclusões e não se manipulado). Meu questionamento é simples: divulgar que foram vazadas informações sobre este ou aquele assunto não tem nada de mais. Somos inteligentes o suficiente para acreditar ou não nelas. Afinal, a notícia atinge uma das figuras mais célebres da política brasileira. Quanto é mesmo a fortuna dele divulgada pela Forbes? US$ 2 bilhões?

    Leider_Lincoln

    A velha estratégia troll de comentar primeiro para tentar dirigir o debates… Patético! Talvez, meu caro, por que o Brasil não comprou ainda nenhum caça francês e que uma "denúncia" dos Estados Unidos "Iraque tem armas de destruição em massa" da América vale tanto quanto a sua palavra, não é mesmo?

    alexandre

    denunciados pelos estadunidenses? Uhnn!! Altamente confiável. Eu já li . È despeito de perdedor. perdeu playboy. nenhuma relevãncia. A não ser no "Blog do coronel" Veja e folha, Porta vozes da direita hardcore golpista .

    dukrai

    e o engraçado é que o trein agora virou pro lado dos "americanos", segundo o PIG estão fazendo uma proposta de transferência de tecnologia, superior ao pacote dos Hornet dos sionistas. Se isto for verdade, vale dar uma forcinha para los hermanos do norte, comprar o pacote completo, melhor e mais barato que os Rafale e agradecer o Sarcozí por participar da concorrência. Resta saber se deram uma beirada pro Lula kkkk

    Luiz Cláudio Ribeiro

    Apenas questionei a omissão da informação contida no vazamento feito pelo Wikileaks. Omitir informação negativa contra alguém de quem se é partidário ou amigo é o mesmo que imaginar que os leitores não têm inteligência suficiente para acreditar ou não nas informações. Estranho, não? Como se explica a ira da Casa Branca contra o Assange ao ponto de envidarem todos os esforços para colocarem as mãos nele? Quem não tem medo do debate aberto não omite informações, as expõe e apresenta seus argumentos para demoli-las. Obviamente que no meio das notícias do Wikileaks deve ter muita fofoca e intriga.

    Jose Mario HRP

    O achometro dessa inglesada está embasado em que provas?
    Se ao menos colocassem o numero das contas, fotos, gravações/videos!
    Agora achar é muito bonito mas não prova nada!
    Aliás o hornet é um avião velho de projeto, o Grippen nem do papel saiu, e então o que resta?
    Os russos?
    Sem nenhuma transferencia de tecnologia?

    SILOÉ-RJ

    Só vc não viu o engôdo.
    Lula se aposentar, ???
    É ruim heim !!!
    É tudo que eles querem.
    Ele ainda tem muito que incomodar.
    Vc viu a proposta sugerida de presidente do banco Mundial publicada no Finanacial Times???
    Já penssou se ele topa???

    Luiz Cláudio Ribeiro

    O Lula incomodar alguém? Ich… Os banqueiros estão muito felizes… A banda podre está nadando no dinheiro… O SUS é um grande açougue… A copa do mundo custará direitos e liberdades individuais, trabalhistas e contribuinte pagará a farra. Por falar em farra: quanta grana andam gastando com fetas…

    Bonifa

    Isto deve ter sido dito ao ouvido do diplomata por algum jornalista completamente embriagado, que confundia seus mirabolantes sonhos com a realidade. Os americanos deveriam saber que certos brasileiros depois de muito uísque obram miragens, em vez do clássico "in vino veritas". Outra coisa semelhante é a idéia passada aos americanos de que no Brasil a corrupção é generalizada. Os americanos deveriam saber que os corruptos brasileiros, principalmente os jornalistas, baseiam-se na crença de que todos os habitantes do mundo são corruptos.

    renato

    Uai! Huuuuummmmmm! UAI! Tá me cheirando Aé!

pperez

Quem diria Merval, um espião,dedo duro e de fardão!
Já não se fazem academicos como antigamente!

    Cristiana Castro

    Merval é X9 que nem o Waack! Nossa. eles são bons mesmo, a gente morria e nem desconfiava hahahahaha

Marat

Que Aznar, bem como Berlusconi, Tusk, SArkozy e outros sicofantas de plantão não passam de serviçais dos EEUU, disso eu não tinha dúvida. Que a Globo lambe as botas do Tio Sam, também não!
O que me preocupa é que o Brasil, como uma pseudo-nação, se continuar oferecendo milhares de lesa-pátrias para o país mais terrorista do mundo, em poucos anos voltaremos a ser colônia de direito!
Depois de tudo isso, é capaz de pessoas do jaez de um Merval Pereira serem tachadas como disseminadores de teorias conspiratórias. O Globo é um câncer (esse sim) a ser extirpado!

Deixe seu comentário

Leia também